http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/
Num ápice, ficámos sem duas das “jóias da coroa”! James Rodríguez e João Moutinho foram, de uma assentada, transferidos para o Mónaco FC, clube de que é proprietário o multimilionário russo Dmitry Rybolovlev. O nosso Clube habituou-nos a lidar com uma realidade: tem de se comprar talentos e jovens com potencial, valorizá-los, promovê-los e, depois, vendê-los com mais-valias que financiem a atividade do futebol e da própria instituição. De momento não há outra forma de suportar orçamentos anuais gordos que não têm correspondência em receitas de bilheteira e/ou televisivas. A realidade portuguesa é bem diferente da vivida por clubes ricos em países com estrutura económica poderosa. Em suma, o FC Porto precisa de vender e, para nosso regalo, tem-no feito muito bem.
A venda, em “pacote”, rendeu ao FC Porto a impressionante soma de 70 milhões de euros! O que passa a ser a maior transação acordada entre um clube português e outro estrangeiro.
Por sua vez, Moutinho rende 25 milhões de euros ao FC Porto mas o Sporting, anterior clube do médio, tem direito a 3,5 milhões que representam 25 por cento em mais-valias, percentagem que ficou definida aquando da saída dos Leões para os Dragões. O FC Porto contratou Moutinho ao Sporting, naquela que foi a maior transferência interna na história do futebol português, por 11 milhões de euros e vendeu-o agora por 25.
João Moutinho e James Rodríguez prestaram relevante serviço ao FC Porto. Foram brilhantes e pedras fundamentais na conquista de três Campeonatos consecutivos, no triunfo na Liga Europa, numa Taça de Portugal e em três Supertaças. Obrigado aos dois. Nós, portistas, jamais vos esqueceremos.
Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)
0 comentários:
Enviar um comentário