02 abril, 2014

ATÉ NUNCA

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Há a lei. E há o sentimento. Há a palavra. E há os actos.
Melhor que ele, sei o poder da lei (trabalho com ela). Melhor que eu, ele sabe o poder da palavra (trabalha com ela).
A Lei é usada para quando a palavra, a conversa, o dialogo se esgota. A palavra antecede a lei. A consideração antecede a palavra.
Quando quero pedir algo, fui educado a perceber a viabilidade do meu pedido antes de o formular. Quando quero usar a lei, fui habituado a perceber se a via do dialogo já se tinha esgotado. Quando uso a lei, sei que é o último recurso. O recurso que não tenho receio de usar porque a palavra de amanhã, hoje, já não me interessa. Quando uso a lei, uso-a, sem sentimentos.

Amanhã, como todos sabemos, o dia irá chegar. E aí, não vai ser com sentimentos que te vou receber. Não te vou acolher de braços abertos. Não és um salvador. Não és um Sebastião. Muito menos um filho pródigo. Se há algo que me ensinaram, (rezo para que seja mais uma das coisas que o teu chá das cinco não te tenha ensinado) é que o mundo é redondo. Não devemos cuspir onde comemos. Nem devemos esquecer quem nos deu a mão. Quem nos fez crescer. Como um bebé cresceste connosco, aprendeste connosco, valorizaste-te connosco. Como um filho mal agradecido colocas agora os teus num "lar abandonado". Não me esqueço disso. Faço questão de passar a mensagem. De que a lição viva para além de ti. De defender com unhas e dentes que a cadeira que apelidaste de sonho nunca mais seja tua. Conseguiste-o. Fiquei na dúvida com a saída para o Chelsea, hesitei com Will Coort. Tive a certeza pelas tuas palavras. "Fiz tudo como manda a Lei".
Meu ganapo.

A lei. É uma "merde" (fica sempre melhor em francês...!). É que a lei, na sua maioria, não passa de uma enumeração de direitos subjectivos. É verdade que estão lá. Mas sou eu que escolho seguir o caminho da Lei.
Posso escolher o caminho do sentimento. Sentimento que se superioriza à razão. E que me levaria a ao seguinte raciocínio.
"Will Coort é um grande treinador, mas o sentimento que nutro pelo F.C.Porto". Meu clube de coração. Atenção. Não fui eu que o disse. Foste tu. Foste tu que me disseste isto. Foste tu que apregoaste isto. Foste tu, entre o barulho dos torniquetes da Arquibancada (última bancada a cair, como nós, guarda a alma SEMPRE resistente) que gritaste, não sussurraste, GRITASTE o teu portismo. Sem que ninguém te pedisse isso.
E tu escolheste o caminho da lei.
Ignorando o sentimento.
Ignorando a palavra.
Ignorando o respeito.
Depois de alertado. Depois de criticado.
Respondes. "Fiz tudo conforme a lei."
Usaste porque desinteressaste-te pelo dialogo. Usaste porque não quiseste saber do sentimento.
Usaste-a porque fugiste.

Isto tudo para dizer, ou melhor, questionar. Não a ti. Nem o teu nome digo. Só o facto de correr risco de que o Google associe este texto a ti, repele-me. Mas a todos aqueles portistas que ainda têm a secreta esperança que tu um dia voltes.
Acham. Sinceramente. Que esse senhor merece alguma vez ter o privilegio de que só poucos tiveram?
Conhecem Zeljko Obradovic? Saiu do clube que amava. Pela Porta Grande. Entrou pela Porta Grande. Aqui está a resposta ao "dinheiro é dinheiro", "futebol é um negocio", "o desporto hoje é um negocio". É verdade, mas não deixa de ser um negócio baseado em paixões e sentimentos. Tu podias ter uma recepção, já não digo semelhante, digo amigável. Mas preferiste esquecer o sentimento. Meu caro o Sentimento, é tudo. Preferiste escolher a lei para estragar, ainda mais, tudo. Preferiste a lei, para maltratar, achincalhar o teu clube. Preferiste refugiar-te num argumento vazio, "lei", para justificar o injustificável. Um dia vais perceber o que digo, mas esse dia... para mim já é tarde.
Por mim. Podes sentar-te no lugar hoje ocupado por Jorge Jesus. Não imaginas o prazer que me dava de teres sido tu a ajoelhar no Dragão.
Como comecei. Até nunca.


    "Zeljko Obradovic é um conceituado treinador sérvio de basquetebol. Esteve 13 anos ao serviço dos gregos do Panathinaikos. Esta época, mudou-se para a Turquia, para o Fenerbahçe. E, como o destino, gosta destas partidas, na EuroLiga, as equipas cruzaram-se no mesmo grupo. Até aqui, tudo simples. O difícil é explicar o que se passou no primeiro "regresso a casa" do técnico sérvio. 20.000 pessoas lotaram o pavilhão do Panathinaikos numa das mais belas homenagens que o desporto já mostrou.
    O vídeo (abaixo) está a correr o Mundo. E, é bom de perceber porquê. É que o que se passa entre o 1m20s e o 2m20s é... um minuto arrepiante. Tudo o mais dispensa traduções e outros comentários. No dia em que o resultado (o Panathinaikos venceu 76-67) não foi notícia, mas sim a carreira de um Homem e o amor dos "seus" adeptos. No fim de tudo, o que seria do desporto sem emoções?"
    www.modalidades.com.pt

10 comentários:

  1. Muito bom o post! O badameco referido no texto, já nos desiludiu 2 vezes já não cairemos na Terceira.
    O respeito, a gratidão e o amor estão acima de qualquer lei e esses valores fazem parte do ser PORTO, ele deixou de ser Porto por isso para mim passou a ser lixo

    ResponderEliminar
  2. 5*****! Muito bom! Parabéns! Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Excelente post; parabéns.
    Judas deixou-se seduzir pelo
    dinheiro... traíu um amigo leal...
    cometeu um erro irreparável que
    o levou ao suicídio e ficou na
    história como o maior traidor da
    humanidade.
    Outros há que foram contemplados
    com o "Dragao de Ouro"...
    abandonaram covardemente o Clube: pela ganäncia, posicäo social e
    interesses (por enquanto) desconhecidos. VENDERAM-SE!
    PROSTITUÍRAM-SE! CONSPURCARAM-SE!
    Até ao dia que seräo julgados e
    condenados.
    ESSES FICARÄO NA HISTÓRIA DOS MAIORES VIGARISTAS DESPORTIVOS
    (como por exemplo: Vale Azevedo).
    Portugal é um País de BILTRES...
    que o diga os "vampiros" do BPN!

    ResponderEliminar
  4. O mais triste é que, se um dia está na posição do Zeljko Obradovic ou, pior, de regresso ao nosso banco, vai ser recebido de braços abertos por muitos. O número terá diminuído com o caso Will Coort mas, ainda assim, serão demais...

    ResponderEliminar


  5. @ cativo

    bravo!
    revejo-me nas tuas palavras, repletas de sentimento.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. Viva.
    Não gosto muito dos "anti".
    Mas eu sou anti duas coisas.
    sl merda.
    avb.
    Esse rapazola voltar ao nosso clube, para mim deixava-me mais fodido do que descer aos distritais.
    Abraço.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  7. Eu costumo dizer que cada um tem o que merece... quando relembro diversas figuras que receberam Dragões de Ouro ou de Honra, verifico que na maior parte das vezes essas figurinhas são uns autênticos figurões para o clube, que abandonam quando lhes cheira a dinheiro. Por vezes acho que o PC gosta de estar acompanhado por certas figuras que nada dizem ao clube na gala dos Dragões de Ouro, ex.. Relvas, Aguiar, Xavier, Menezes, etc, etc. Que fez de bem ao clube o presidente Cavaco para receber o Dragão de Honra... e outras personalidades do género? Não foi no governo dele que penhoraram a retrete? Que fez Durão de bom para o FCP? o AVB fez uma época apesar de fantástica e logo mereceu um Dragão de Ouro. Já agora porque não um Dragão de Honra para Catroga, para a Ferreira Leite, para o Carlos Daniel.Engraçado que a maior parte senão todos os futebolistas que ganharam dragões foram embora para outros clubes tratar da sua vidinha vulgo cifrões, Bruno Alves, Moutinho, Falcão, Lucho, Hulk, James,Raul Meireles, etc, etc... Isto veio ao caso porque apesar do que o AVB fez ao FCP quando foi para o Chelsea foi posteriormente agraciado pelo nosso clube e voltou a "enganar" o PC, "ganda" portista esse figurão saiu.
    cumprimentos
    Martins

    ResponderEliminar
  8. Excelente texto, e não era preciso o caso Coort, para ver a falta de carácter desse garoto.
    No entanto quando regressar ao Dragão como adversário quase aposto que vai ser recebido e aplaudido de pé!
    God79

    ResponderEliminar
  9. Nota Prévia :

    Se não era o defensor numero 1 do regresso de AVB ao Dragão, andaria muito lá na proximo, porque gostava do futebol de AVB e acreditava no portismo de AVB, fiquei na duvida com a saida para Londres, porque achei que a historia estava mal contada, e com a entrega do dragão de ouro, percebi que até o presidente tinha perdoado...Uma falha de conduta é perdoável, 2 falhas de conduta é falta de carater...Não acredito que esse senhor tenha um boa receção no nosso dragão , e nas nossas cadeiras de sonho, e desejo ardentemente que esse senhor, e o rublos russos se cruzem no nosso caminho, para ter o Julgamento de Carater merecidissimo pelo Tribunal do Dragão .
    Para terminar, 2 palavras para o post e para o video, o post Brilhante, o video que o acompanha Arrepiante!!

    Abraço

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  10. Subscrevo inteiramente o comentário do Eduardo! Também fui um admirador do futebol e ambição que o AVB espevitou no FCPorto, mas mais grave do que vir "roubar" o Will Coort, foi a justificação que deu, daí também subscrever por inteiro o magnifico texto do CATIVOANTAS.
    PS. O vídeo é mesmo arrepiante!
    DMST

    ResponderEliminar