11 abril, 2014

PESADELO NA ANDALUZIA

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Sevilha-FC Porto, 4-1

Liga Europa 2013/14, quartos, 2.ª mão
10 de Abril de 2014
Estádio: Ramón Sánchez Pizjuán, Sevilha
Assistência: -


Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália).
Assistentes: Elenito Di Liberatore e Mauro Tonolini; Daniele Orsato e Paolo Valeri.
4º Árbitro: Riccardo Di Fiore.

SEVILHA: Beto, Coke, Pareja, Fazio, Fernando Navarro, Carriço, Mbia, Rakitić, José Antonio Reyes, Bacca, Vitolo.
Substituições: Diogo Figueiras por José Antonio Reyes (56m), Kevin Gameiro por Bacca (69m), Trochowski por Rakitić (86m).
Não utilizados: Varas, Marin, Iborra, Samperio.
Treinador: Unai Emery.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Reyes, Mangala, Alex Sandro, Defour, Herrera, Carlos Eduardo, Varela, Ghilas, Quaresma.
Substituições: Quintero por Carlos Eduardo (46m), Ricardo por Varela (46m), Kelvin por Danilo (64m).
Não utilizados: Kadú, Maicon, Josué, Licá.
Treinador: Luis Castro.

Ao intervalo: 3-0.
Marcadores: Rakitić (5m, pen), Vitolo (26m), Bacca (29m), Kevin Gameiro (79m), Quaresma (90+2m).
Cartões amarelos: Mangala (29m), Varela (31m), Coke (32m), Quaresma (32m), Bacca (66m), Ricardo (75m).
Cartões vermelhos: Coke (54m).

Não consigo descrever o que me vai na alma. Apenas um sentimento como há muito, muito tempo não sentia. É o que dá ganhar muito e muitas vezes. Mas nem só de sucessos é feita a vida. No entanto, não vou escrever a crónica habitual com a história do jogo em si porque, neste momento, isso é o que menos importa. No final de contas, o que se passou foi mais do mesmo, mais um episódio dos muitos episódios desta miserável época que se pretende que acabe e bem depressa.

Esta noite em Sevilha, o FC Porto viveu um dos piores pesadelos dos últimos anos, perante uma equipa inferior e de 2º escalão europeu. Eu admitiria que este FC Porto fosse eliminado, admitiria que perdesse o jogo, admitiria que a sorte, ou a falta dela, impedisse que a equipa atingisse as meias-finais da prova. O que nunca me passou pela cabeça é que perdesse da forma como perdeu, que fosse humilhado e goleado por uma equipa inferior, que visse jogadores encarem este jogo como se fosse um jogo a feijões.

O que vi hoje foi um conjunto de jogadores que envergonham o emblema que envergam, um conjunto de jogadores que merecem estar em todo o lado menos neste clube, um conjunto de jogadores que entram num jogo sem saber o que fazer, como reagir e como actuar perante as adversidades e perante um adversário que queria fazer golos e dar a volta à eliminatória.

O que pude observar e presenciar na primeira meia hora de jogo é indescritível. É impossível caracterizar e classificar aquela actuação. Se me dissessem que à meia hora de jogo, o FC Porto estaria a perder por três bolas sem resposta e que em vez de três poderiam ser quatro, cinco ou mesmo seis, eu diria que nem nos piores pesadelos. O FC Porto mostrou ser não uma equipa porque essa não existe, nem existiu esta época mas sim um conjunto de amadores que nem nas distritais teriam lugar.

Não venham com a desculpa, nem sequer narrar o facto de que, no primeiro golo, aos 5 minutos de grande penalidade convertida por Rakitic, antecede uma jogada em fora de jogo e a grande penalidade não existe. Isso é tentar minimizar os estragos e a vergonha que esta equipa demonstra jogo após jogo. Porque uma equipa na verdadeira acepção da palavra, perante a desvantagem aos 5 minutos teria que fazer muito mais, teria que reagir de pronto, teria que criar situações e soluções para chegar ao golo. Isto é o que teria feito o FC PORTO que sempre conheci.

Mas não! Logo a seguir surgem outras duas situações para o Sevilha chegar ao golo. Uma com um remate de Koke ao lado e outra com uma defesa de Fabiano para a linha de fundo a remate de Reyes. A defesa aos papéis, sem organização, sem rigor, toda borradinha de medo não sabia o que ali estava a fazer. O conjunto de jogadores (não o FC PORTO porque estes jogadores não são PORTO) continuaram a meter água, a não sair do seu meio-campo, a não construir uma jogada com princípio, meio e fim.

Aos 26 minutos surge outra calinada. Fabiano coloca a bola em Danilo e este, infantilmente, perde a bola perante a pressão de um jogador contrário. A bola é trocada pelos sevilhanos como querem e Vitolo faz um golo simples. Parecia uma jogada de treino em que um conjunto de jogadores defronta um conjunto de bidões. Não contentes, estes jogadorzecos, sabendo que ainda estava tudo em aberto, permitem novo passeio na sua grande área. A bola passeia e saltita livremente e Bacca no meio de cinco (!!!) jogadores domina a bola, faz a rotação e atira para o 3-0. Aos 29 minutos este era o filme do jogo. Um verdadeiro filme de terror.

Na primeira parte, apenas registe-se aos 24 minutos um remate de Quaresma para defesa de Beto e outro aos 42 minutos de Defour a rasar o poste. Muito, muito pouco para um conjunto de jogadores que almejavam sair com as meias-finais asseguradas.

Na segunda parte com a eliminatória praticamente perdida, Luís Castro retira Varela (coitado!) e Carlos Eduardo (saberá o moço onde joga?) e mete Ricardo e Quintero. O jogo mudou mas não mudou porque o conjunto de jogadores azuis assim o quis mas sim porque o Sevilha o permitiu. A equipa espanhola iria encarar a 2ª parte confortavelmente, recuando linhas e explorando os espaços que o conjunto de jogadores vestidos de azul iria dar ao tentar acercar-se da baliza contrária.

Foi isso que aconteceu mas estes jogadores nem isso sabem fazer. Bola de pé para pé, sempre no sentido lateral e para trás, sem ideias, sem soluções, sem chama, estacionaram no meio campo sevilhano. As oportunidades criadas por Quaresma aos 51 minutos num remate que Beto defende para a barra, por Herrera aos 55 minutos num remate novamente defendido por Beto para o poste e novamente por Quaresma aos 61 minutos a rasar o poste, não justificam sequer um golo para tão pouco futebol mostrado. E mais: este domínio na etapa complementar, além de consentido pelo Sevilha, é também possível devido à expulsão de Koke aos 54 minutos que colocou os espanhóis em inferioridade numérica.

Mesmo em superioridade numérica e encostando o Sevilha atrás, estes jogadores tiveram a veleidade e a desfaçatez de sofrerem novo golo à passagem dos 79 minutos de jogo numa jogada que começa com uma bola perdida por Ricardo (mais uma!) no seu meio-campo para M´Bia. Este desmarcou Vitolo na grande área portista que cruzou tenso. Fabiano defendeu para a frente e Gameiro antecipando-se a Mangala fez o impensável 4-0.

A vergonha estava instalada, o pesadelo era real e este conjunto de jogadores cometeram a proeza de expor ao ridículo um clube com um prestígio e uma história internacional muito rica. Nem o grande golo de Ricardo Quaresma do meio da rua aos 92 minutos atenua esta grande vergonha internacional. Ao falar deste jogo só me vem à memória o jogo com o PSV em 88-89.

Jogadores como Danilo, Jackson e Alex Sandro que custaram milhões, que toda a crítica, treinadores e afins os classifica como jogadores de top, bem podem passear os seus predicados por outras bandas. Metem dó. Jogadores como Varela, Defour, Carlos Eduardo, Licá e Abdoulaye podem preparar guia de marcha porque não calçam neste clube. Há necessidade urgente de encontrar um treinador de renome que seja capaz de pegar no leme e levá-lo a bom porto.

Muita limpeza e trabalhinho há para fazer neste clube. Não só a nível de jogadores e treinadores. Lá dentro muita coisa vai mal e ou muita coisa muda na estrutura, ou vamos continuar a acreditar no Pai Natal todos os anos para nos dar Kelvins 92 e anos como este que estamos a passar presentemente.

Esta época está visto que foi pessimamente mal preparada, foi preparada à sombra do que foi conseguido nos últimos dois anos, a confiar na sorte e na sobranceria em relação aos nossos adversários directos. Andamos a brincar aos treinadores e a fazer contratações de jogadores caros por potenciar, andamos a tentar contratações que falharam à última hora sem ter alternativas imediatas e depois esperam milagres. Que saudades do FC PORTO dos anos 80 e dos anos 90!

A época ainda não terminou, infelizmente. Nem quero imaginar como será o final mas temo que seja mais penoso do que muita gente julga. Com este conjunto de jogadores temos duas meias-finais de taças para cumprir e quatro jogos da Liga Portuguesa para assegurar o acesso à pré-eliminatória da champions league da próxima época. Não sei o que será possível atingir mas não vislumbro nada de bom.




DECLARAÇÕES

LUIS CASTRO

O treinador do FC Porto manifestou o seu desalento pela exibição pouco conseguida dos Dragões frente ao Sevilha, na segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Herrera e Quaresma, naturalmente desiludidos com a derrota na Andaluzia, alertam para o que ainda há para vencer em 2013/14.

​“O lance da grande penalidade acaba por ser preponderante para o desenrolar do jogo. Tentámos jogar, mas o Sevilha pressionou muito alto, criando-nos dificuldades nas nossas saídas para o ataque. O segundo golo foi difícil de digerir e o terceiro abalou-nos por completo emocionalmente. A segunda parte foi claramente nossa, mas esta foi uma noite em que nada nos correu bem”, afirmou Luís Castro na flash-interview que se seguiu ao embate com o Sevilha.

O técnico portista salienta, no entanto, que os azuis e brancos foram uma equipa trabalhadora e dedicada, abrindo horizontes para os compromissos que se seguem. “É fácil apontar erros depois de um jogo que se perde por 4-1. Trabalhámos muito, ainda que nem sempre bem. Neste momento, ninguém no FC Porto se sente bem por aquilo que aconteceu. Temos de trabalhar para o que ainda há para disputar esta época. O próximo objectivo é vencer em Braga”.

Sobre a sua expulsão, bem como sobre o trabalho do árbitro, Luís Castro não podia ser mais explícito: “Creio que o árbitro actuou de forma arrogante e prepotente para comigo e para com os jogadores do FC Porto”.

VÁRIOS JOGADORES

Para Herrera, o golo madrugador dos andaluzes acabou por destabilizar o FC Porto, que não mais conseguiu reagir à desvantagem que se foi acumulando com o desenrolar do encontro. “A grande penalidade que deu origem ao primeiro golo não existiu. Acusámos esse golo e demos espaço ao Sevilha para praticar o seu futebol. Estamos tristes pois esta era uma competição que ambicionávamos vencer. É uma derrota que dói muito, mas temos de levantar a cabeça e trabalhar para vencer o próximo jogo”.

Por sua vez, Ricardo Quaresma, autor do único golo portista neste encontro, reconheceu que os Dragões não entraram bem no jogo: "Jogámos mal e merecemos perder. Podemos e devemos dar muito mais do que aquilo que fizemos neste jogo. Temos de lutar pelo que ainda podemos ganhar”.



RESUMO DO JOGO

16 comentários:

  1. Eu também não me acredito que o Ghilas valha o que esta direcção diz que pagou! Acho é que há muitos mamões a papar do tacho!! Agora ponham-me um processo por isso!! E esta goleada , só me diz que andam é a fazer demasiadas negociatas e a pensar pouco em futebol!! Viva o FC Porto

    ResponderEliminar
  2. Uma noite histórica pela negativa do nosso FC Porto, que mais não é que o resultado da GESTÃO DANOSA que está a ser praticada no clube. Na minha opinião, o menos responsável desta noite é Luis Castro, que muito tem tentado fazer sem ovos.
    Os responsaveis tem que dar a cara, e esses são todos aqueles rambos da Sad, sem exceção que a umas semanas atrás vi a porta da garagem do Dragão a defender o indefensável, e a virarem se contra o policia,tentando desviar as atencoes da porcaria que teem feito,SÃO ESSES SENHORES OS RESPONSAVEIS.
    O FC Porto, dispõe de um canal oficial pelo que aguardo ansiosamente por uma entrevista do Presidente a explicar a GESTÃO DANOSA que fez esta época, e o buraco para onde está a encaminhar o clube, Sr Presidente após as vitórias é muito fácil dar entrevistas.
    Por ultimo, Nós Portistas temos a OBRIGAÇÃO de estar de olhos bem abertos nas próximas semanas, e exigir que rolem as cabeças dos responsaveis por uma GESTÃO DANOSA HISTORICA, SEJAM ELES QUEM FOREM!

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  3. Vergonhoso, Devastador, Horrível !

    Sinto que levei 1 soco no estomago.. Nem consigo expressar o que sinto, mais uma noite mal dormida.. Estão a MATAR o meu PORTO !

    ResponderEliminar
  4. Luis Castro é um Paulo Fonseca bem falante. Comparado com um mau, um med+iocre é óptimo. Viramos anedotas na Europa, que até qualquer Proença italiano nos goza e ainda nos dá ralhetes. Exceptuando Quaresma, não há um único jogador que se note que tem sangue a correr-lhe nas veis (Mangala também, não sejamos injustos). O retrato fiel desta equipa viu-se no final do jogo, onde Ghilas socializava agradavelmente com um parceiro sevilhano como se estivesse num coktail qualquer. Isto é uma vergonha.

    ResponderEliminar
  5. Eu só gostaria que explicassem como é que se manda um jogador para dentro do relvado, que está constantemente escondido atrás dum jogador adversário, para que a bola nem passe por ele? É assim em todos os jogos e hoje foi mais do mesmo. Como é possível uma equipa técnica continuar a insistir num jogador deste calibre? Será masoquismo?

    ResponderEliminar
  6. Quem deve estar satisfeitíssimo é Rui Santos e o seu sócio Oliveira. Com a estratégia que preparam no inícío da época destruíram completamente o F. C. do Porto. Oliveira prepara o caminho para se apoderar do clube e destruír tudo rápidamente.

    ResponderEliminar
  7. Permitam-me dar uma 2ª opimiao para dizer que criticar Oliveiras, Rui Santos e etc, parece me um completo absurdo , temos que olhar para dentro, nao poder atacar o "inimigo" enquanto tivermos alguem dentro das nossas trincheiras a minar, as mesmas...Dizer também, que neste momento criticar Luis Castro, parece me no minimo injusto , e criticar jogador A, B ou C , claramente acessório...A preparaçao da época , as dispensas, as escolhas para o plante, a gestão do dossier Fonseca, a saida de Angelino Ferreira,os casos otamendi, iturbe, Fernando, etc, etc, denotam que ao longo desta epoca tem existido falhas graves no que a gestão diz respeito, falhas essas que Nós não estamos habituados...
    O resultado em Sevilha, é duro , triste, mas é sobretudo resultado de inumeros erros e anormalidades na gestao do futebol profissional do nosso Porto...Desejo sinceramente, que na proxima 4ª feira os Deuses do Futebol estejam connosco e nos permitam estancar este sofrimento que tem sido esta epoca...
    Amigos portistas, tá na hora de abrir-mos os olhos, estarmos alertas, e estarmos cada vez mais proximos do clube, e a obrigar alguns a pensar mais no nosso FC Porto , que nos seus bolsos, é triste dizer isto, mas é um facto irrefutavel, face a gestão que todos Nós assistimos da época 2013/2014...

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  8. 1-4, VERGONHA! Descalabro defensivo, primeira meia hora catastrófica! Apesar de um golo irregular, os espanhóis ganharam bem.
    E o rótulo diz tudo! Ou quase tudo. Se o Porto poderia (deveria), com justiça, ter ganho no Dragão por 2 ou 3, em Sevilha se há meia hora estivesse a perder por 5 não admirava! Pergunta-se: que é feito daquela defesa (com os mesmíssimos jogadores!) que na época transacta foi o primórdio da conquista do Campeonato?! E onde “está” Danilo e, sobretudo, Alex Sandro? Resposta: não estão cá, devem de estar em férias nas paradisíacas praias brasileiras!... Quaresma e Fabiano não mereciam isto! E nós, adeptos, não merecíamos a quaresma tão cedo…
    Assim, o fado se cumpre - época mal preparada, teimosia do(s) responsável(eis) em não emendar(em) a tempo, desastrosa participação no Campeonato, o mal feito antes da luta final… Restam duas competições. Não auguro nada de bom!... Aí a vergonha e a raiva vão ser maiores… Está bom de ver por que razão…
    Apesar do mau momento: meu coração está sempre, até à eternidade, com quem e o que amo. E eu amo o meu FC PORTO! SEMPRE!

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente, este porto 2013/14 é como um doente terminal, que está sempre prestes a morrer. De vez em quando tem uma recuperação e família ganha esperança. Mas a doença é de morte. Que a época acabe depressa!

    ResponderEliminar


  10. só para referi que, mesmo com o coração dorido, não é necessário recuar a 1988/1989.
    em 2011/2012, senti o mesmo frente ao Manchester City (4-0)...

    ResponderEliminar
  11. so para diizer ke o porto e tri campeao nacional ganhou 7 campeonatos nos ultimos 8 anos penta na supertaça e ainda tem as mais finais da taça de portugal e taça da liga eles lampioes ficam contetens com as migalahs o porto come o pao inteiro

    ResponderEliminar
  12. À partida o plantel para abordar a época até nem era mau.
    Iturbe, Quintero, Izmailov, Fucile, Otamendi, Lucho, dava garantias de alternativas e uma mesclagem de veteranos com juventude que poderia catapultar o Porto novamente para coisas interessantes a nível internacional e passear calmamente no campeonato interno.
    Só que o treinador era fraquíssimo, pouco inteligente, teimoso e deu-se carta branca a um incompetente para dispensar, queimar, ostracizar jogadores que sabiam mais de futebol a dormir que Paulo Fonseca acordado. A SAD borrifou-se para a medíocridade de Paulo Fonseca e sacudiu a água do capote, deixaram arrastar a teimosia deste até aos limites do impossível, apenas por teimosia. Claro que o resultado, não poderia ser famoso e agora tudo se coloca em causa, até o valor de jogadores de grande potencial.

    ResponderEliminar
  13. Fiz o meu comentário, acima, antes da publicação deste post.
    Agora venho de novo só para dizer:
    EXCELENTE TEXTO! COMPLETAMENTE DE ACORDO, "4 Lusos".
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Boa Noite

    Hesitei se deveria ou nao colocar este comentario, porque sei que poderá desancadear uma onda de criticas, mas após falar com muitos portistas hoje ao longo do dia, parece me de elementar bom senso.
    Os comentarios de que tudo é uma vergonha, é tudo uma porcaria, o jogador A não presta, etc, infelizmente na minha modesta opiniao, nao vao levar nos a lado nenhum...Acho que está na hora de NÓS PORTISTAS, mostrar mos que efectivamente nos interessa-mos pelo clube também nos momentos maus,nesse sentido, acho que era importante , respeitosamente e civicamente existir pela parte dos socios ( como eu o sou, a 2 meses de fazer 25 anos), como dizia, existir um pedido de assembleia geral, para debater e tentar perceber com quem foi eleito, o que se passou esta época, e o qual o plano estrategico para dar a volta por cima, tudo sem peixaradas, respeitando quem muito nos deu ao longo de mais de 30 anos, uma assembleia a porta fechada, sem comunicaçao social. Já sei que muitos estarão em desacordo, e respeito todas as opinioes, mas acho que os celebres sao uma vergonha, joguem a bola, nao resolve nada, é necessario um debate construtivo em torno do que falhou no nosso FC Porto, e quais as estrategias a seguir, e dar uma volta de 180º na gestão , preparaçao e politicas de vendas e contrataçoes da epoca 2013/2014.

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  15. CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTÁRIO DO ANÓNIMO. COMO FOI POSSÍVEL DESBARATAR UM PLANTEL QUE DAVA ÓPTIMAS GARANTIAS E LEVA-LO AO PONTO DE NEM A GARRA QUE ERA A NOSSA IMAGEM DE MARCA, EXISTIR. PODEMOS PERDER MAS DESDE QUE DEIXEM A PELE EM CAMPO, ASSIM NÃO, NUNCA, JAMAIS EM TEM ALGUM.É URGENTE VOLTAR A MÍSTICA QUE TANTO TEM ANDADO ARREDADA DESTE PLANTEL. O NOSSO GRANDE PORTO TEM DE ESTAR ACIMA DE TUDO E DE TODOS. PRIMEIRO O NOSSO GRANDE PORTO, SEGUNDO O NOSSO GRANDE PORTO, TERCEIRO O NOSSO GRANDE PORTO E ASSIM POR DIANTE. QUEM QUISER ESTAR ACIMA DO NOSSO GRANDE PORTO, QUE FAÇA AS MALAS E PUTA QUE O PARIU. SOMOS PORTO SEMPRE E ATÉ Á MORTE. VIVAAAAAAAAAAAAAA O PORTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

    ResponderEliminar