27 abril, 2014

FELIZMENTE… JÁ FALTOU MAIS PARA ACABAR!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Fazer qualquer tipo de prognóstico em relação ao FC Porto atual, é um exercício quase tão viável como prognosticar os números do euromilhões.

A época que se aproxima a passos largos do fim (felizmente!) foi efetivamente má demais, nenhum Portista na sua pior previsão pensaria que o FC Porto a 2 jornadas do fim já estivesse arredado do 2º lugar e a 15 longínquos pontos da liderança. As razões para que tal tenha sucedido são várias e terá de haver uma reflexão muito profunda e, mais importante que isso, terá de haver uma ação muito eficaz (dos responsáveis máximos) nos próximos tempos de modo a minimizar todos os estragos desta época, bem como preparar a próxima época da melhor forma possível.

Faltam 3 jogos para o fim da época, 4 na melhor das hipóteses. Obviamente que nada do que acontecer até ao fim mudará a avaliação desportiva do que foi esta época. Ainda assim, seria bom que a equipa, num assomo de dignidade, honra e respeito pelos adeptos que tanto sofrem por este clube, acabasse a época da melhor forma possível. E neste momento acabar a época da melhor forma possível, implica vencer os 2 jogos frente ao nosso “querido rival”, retirando-lhes a possibilidade de fazer o pleno de taças este ano.

Para além disso, considero ser importante que de uma vez por todas não haja medo da parte do treinador, chame-se ele Fonseca, Castro ou Zé das Iscas. Esta tem sido uma época marcada pela falta de coragem da parte de quem comanda tecnicamente a equipa. Se nos últimos 3 anos tivemos 2 treinadores que NUNCA vergaram perante quem quer que fosse, e que por isso em 90 jogos para o campeonato apenas perderam um (contra Bruno Paixão em Barcelos), 2 treinadores que nunca tinham medo de arriscar, que abordavam quase sempre bem os jogos mais difíceis (pelo menos internamente), 2 treinadores que não tinha medo de ser felizes, este ano a verdade é que assistimos a uma fraca liderança técnica da equipa.

Por mais que se queira dourar a pílula, por mais que se queira ser mal-intencionado ou por mais que haja uma qualquer motivação que nada tem a ver com a crítica construtiva ao FC Porto, a verdade é que o comando técnico do FC Porto este ano tem sido demasiado fraco para um clube com esta dimensão. E sim, tivemos quebra de qualidade em alguns sectores da equipa. E sim, houve erros graves da SAD, como a brilhante venda de Otamendi e o ainda mais espetacular regresso de Abdoulaye e outras que tais, mas a verdade é que este plantel vale infinitamente mais do que se tem visto em campo. Infinitamente mais!

Como prova disso que estou a dizer, considero sintomático o que aconteceu no jogo com o Rio Ave na passada 2ª feira. Depois de uma 1ª parte com um FC Porto cinzento, cheio de passes para trás, para o lado e atrasos para o GR, o chamado futebolzinho que não serve para rigorosamente nada, eis senão quando entra o Quintero na 2ª parte. Ao que parece, o colombiano não sabe defender, não é taticamente disciplinado e arrisca demasiado. Tudo isto é muito bonito e muito belo, mas a verdade é que o colombiano simplesmente inventou 2 passes que permitiram um penaltie e um golo e arrancou uma falta que permitiu o 3º golo. Invariavelmente tem sido assim, Quintero pouco joga, mas quando o fez ou marca golos decisivos (belenenses e setúbal) ou faz assistências ou mexe com o jogo frouxo da equipa. Não nego que Quintero precisa de crescer taticamente, é evidente.

Mas pergunto: e James, Hulk, Futre, Deco e tantos, tantos outros também não eram jogadores inexistentes taticamente quando chegaram ao FC Porto? Eram sim senhor. Tiveram treinadores que os ajudaram a crescer, que os enquadraram taticamente na equipa, que apostaram neles em jogo e que desse modo contribuíram para o seu crescimento tático.

Em minha opinião Quintero exemplifica uma parte do que foi o FC Porto desta época. Um medo terrível em apostar em jogadores jovens com qualidade que poderiam ter sido enquadrados de outra forma. Estou fartos de Defours, Licás e outros que tais, muito “certinhos taticamente” mas que não fazem uma só jogada de rasgo. É preciso magia, criatividade e qualidade técnica. E Quintero tem tudo isso. Precisa é que o dêem confiança, o coloquem a jogar com mais regularidade e sobretudo que não façam dele o salvador de todos os problemas da equipa, pois isso ele não pode evidentemente fazer com a idade e maturidade que tem. É urgente aproveitar a qualidade de vários jogadores do atual plantel, integrando-os num sistema tático bem trabalhado e consolidado. Só assim esses jogadores podem evoluir!

Casos como Quintero, Ghilas, Herrera, Reyes e alguns outros são casos paradigmáticos quanto à qualidade desperdiçada a que temos assistido este ano em relação ao plantel. Arrisco a dizer que se James ou Deco pertencessem a este plantel, também seriam colocados em causa por muita gente. Aliás, em 01/02 também uma época horrível, Deco pertencia ao plantel e se calhar na altura era considerado uma aberração, depois foi o que se viu. Como em 04/05, Diego era uma ameixa, Luís Fabiano era o pior ponta-de-lança à face da terra. Análises em épocas horríveis podem levar a que no futuro haja arrependimentos em relação à real qualidade de alguns jogadores.

Há jogadores que valem infinitamente mais do que têm mostrado. E há outros que não são tão maus como se pensa. É preciso ter cuidado com as revoluções, as limpezas de balneário e outras coisas parecidas. O sucesso do FC Porto da próxima época terá muito a ver com um correto diagnostico de quem deve ficar e de quem deve sair. No atual plantel, há jogadores que não têm qualidade sequer para equipas da II Liga mas também há jogadores que têm potencial para se tornarem grandes mais valias no futuro, quiçá vendas por muitos milhões de €. A questão para o MILHÃO de Euros é mesmo saber quem deverá ser o próximo treinador. E esta será uma questão FUNDAMENTAL para o nosso futuro próximo!

NOTA FINAL: Partiu um dos Homens que juntamente com Pedroto e Pinto da Costa contribuíram para o grande FC Porto que hoje conhecemos. Um daqueles Homens que irradiavam FC Porto por tudo quanto era lado. Inteligente, competente e sobretudo apaixonado pelo clube. Num ano tão horrível como este, esta é mais uma péssima notícia. Paz à sua alma.

3 comentários:

  1. Pois é meu caro completamente de acordo, mas quer apostar que o nosso jovem Quintero hoje as 18:15 estará sentado no banco? Eu não tenho duvidas..

    FORÇA PORTO HONRA A CAMISOLA !

    ResponderEliminar
  2. Caros Amigos Portistas

    Maldita epoca esta alguem deve ter feito um pacto com todas as divindades da incompetencia pois pior que isso e tambem para ajudar a isso so a desdita de falta de sorte. Porque de sorte e azar tambem se faz o jogo e este ano AZAR aos molhos é o que temos tido de mais. Mas para esta malvada epoca acabar ainda temos de jogar com as corujas encornadas. Para isso deviamos jogar so com os Bes. Dar desde ja o imerecido descanso de ferias aos cansadinhos da equipa A. Para mais revolta ainda no passado fim de semana ate no hoquei perdemos com essa treta dos calimeros que estao para evitar a descida. Realmente esra epoca tem sido mesmo má de mais
    Ate para o ano e que venham melhores dias ao Dragao.

    276mqj

    ResponderEliminar