19 abril, 2014

MAIS PERGUNTAS DO QUE RESPOSTAS

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

1 - PROBLEMA

Sejamos fracos: temos um problema.

O diagnóstico está feito: a equipa está bloqueada, sem ritmos, sem rotinas, sem garra nem querer; o plantel é desequilibrado, não oferece soluções nem garantias; as escolhas de treinador e jogadores revelaram-se erradas.

Mas o diagnóstico não oferece resposta para tudo, desde logo para as origens do problema e para as respectivas soluções.

2 - ORIGENS

Muito se tem especulado sobre as origens do problema: SALÁRIOS EM ATRASO, comissões de empresários e dirigentes, luta pela sucessão na era pós-PdC e etc.. Na verdade, não tenho informação suficiente para formular um juízo sério e consistente sobre as causas do problema. Até pode ser uma combinação de todos esses rumores.

Custa-me pessoalmente a acreditar em salários em atraso, não obstante admitir que, no momento actual, em que a falta de liquidez atinge transversalmente o nosso tecido empresarial, o FCP possa também sofrer algumas limitações a esse respeito.

COMISSÕES DE EMPRESÁRIOS E DIRIGENTES parece-me um cenário plausível. Como se justifica o pagamento de cerca de quatro milhões de euros por 50% do passe de Ghilas ou então oito milhões de euros por 80 % do passe de Herrera? O argelino passou pelos escalões secundários do futebol francês e português antes de chegar ao FCP e o mexicano ainda não se havia afirmado no futebol do seu país.

O que levou Fucile - jogador que poderia aumentar os níveis de competitividade nas laterais do FCP - a não jogar? O que levou Iturbe - jogador que poderia ter feito a diferença nesta época, fazendo descansar Quaresma e sendo alternativa mais do que válida a Varela - a ser emprestado quando a sua pré-época foi altamente prometedora? O que levou Rolando - jogador que, nos tempos que correm, poderia trazer outra consistência ao centro da defesa do FCP - a ser afastado abruptamente do plantel? O que levou Castro - jogador que poderia fazer várias posições do meio campo e que, certamente, seria o primeiro a comer a relva pelo FCP - a ser empurrado para a Turquia?

São demasiadas perguntas sem resposta e todas com denominador comum - escolhas da máquina do FCP.

LUTA INTERNA PELA SUCESSÃO DE PDC parece-me óbvio. As aproximações de Alexandre Pinto da Costa e de Fernando Gomes à SAD do FCP, a saída de elementos preponderantes da SAD e o papel cada vez mais nuclear de Antero Henriques são elementos que podem não coexistir pacificamente na estrutura.

Penso que todos os portistas o desejam e, mais do que isso, o merecem. Terminada a época, PdC deveria explicar o que correu mal e o que pretende do próximo ano, do próximo treinador do FCP e do próximo plantel.

3 - SOLUÇÕES

Por muito que aprecie o estilo e a postura de Luís Castro, penso que não haverá condições para o manter para a próxima época. Se a equipa tivesse sido capaz de reagir e de ganhar a Taça de Portugal e a Taça da Liga, terminado bem o campeonato, talvez se pudesse aproveitar esse crescendo e começar a partir daí. Temo bem que, para fazer reset à máquina, o treinador tenha de ser sacrificado.

Coloca-se, assim, a questão de saber que poderá ocupar o lugar. Marco Silva? É a aposta mais recorrente nos jornais. Chamo, no entanto, a atenção para o campeonato que a Académica está a fazer. Com uma equipa de longe menos capaz, com jogadores medianos e mesmo fracos, Sérgio Conceição luta, neste momento, pelo sexto lugar, o que me parecia, no início da época, completamente impossível.

Parece-me que é no plantel que a mudança se deverá fazer sentir com maior acuidade. Varela chegou ao fim da linha. Defour tem qualidade para ser titular no Braga. Ba nem no Braga. Carlos Eduardo, Herrera, Josué, Licá e Quintero têm de subir de nível. Kelvin não pega. Danilo e Alex Sandro têm de perceber se querem permanecer e honrar a camisola de FCP (e, em boa verdade, precisam de descanso). Jackson quer ficar? Fica. Não quer, vai embora.

As contratações deverão ser cirúrgicas e, em tempos de crise, há que olhar para dentro. O FCP possui um vasto leque de jogadores na equipa B e na equipa sub-19 de elevadíssima qualidade. E não digo isto com aquela nostalgia das referências portuguesas, querendo a todo o custo ver jogadores nacionais no plantel. Pelo contrário, tenho acompanhado, no Porto Canal, aquelas equipas e devo dizer o seguinte: Rafa é dos mais promissores canhotos do futebol português; Tozé está um jogador feito; Vítor Garcia e Quino são alternativas mais do que viáveis; Gonçalo e Ivo têm qualidade para evoluir na equipa principal; Agu pode ser ensinado e tornar-se num bom trinco; Vítor, capitão dos sub-19, é uma verdadeira pérola e um centro campista como há poucos em Portugal.

Às vezes penso o que seria destes jogadores se vestissem de verde e branco...

Admito que este texto apresenta mais interrogações do que respostas, mas acho que, nesta fase, é disto que precisamos, isto é, identificar as questões pertinentes e legítimas para, no final da época, merecermos, como merecemos, as respectivas respostas.

Pedro Ferreira de Sousa

6 comentários:

  1. Isso é tudo muito verdade, mas longe de ser toda a verdade, são tudo sintomas e não causas. As rachas nas paredes, as janelas empenadas e outros pequenos defeitos que começam a surgir são consequências e sintomas de alicerces mal feitos.

    Quando se constrói uma casa em cima de um banco de areia os problemas começam a surgir quando o vento aumenta de intensidade. E quando vem um terramoto as consequências são ainda mais graves.
    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  2. Um artigo interessante que revela muito do nosso insucesso esta época!~

    Não concordo quando mete o nome do Licá nesse lote de jogadores porque esse mesmo jogador não tem nível para subir mais, nem o mínimo de qualidade para representar uma instituição como o Porto! Arrisco me a dizer que deve ser o único extremo do mundo que não sabe fazer uma finta : )

    A equipa B tem alguns bons valores como Pedro Moreira, Tozé, Gonçalo, Ivo, mas discordo de si em relação á equipa de Juniores! Penso que é das piores equipas que tivemos nos últimos anos neste escalão! Não é por acaso que se encontra penso eu em 4º lugar a vários pontos já do slb, e nem a fase de grupos conseguiu passar na Youth League. Tem alguns bons jogadores como Andre Silva, Rafa mas a grande maioria é de uma mediocridade assustadora.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    gostei bastante do artigo, eu mesmo já coloquei algumas dessas perguntas. Creio mesmo que a nação azul e branca já as terá colocado de uma forma transversal.

    Custa-me ver um Porto sem atitude... Custa muito!!! Com mais ou menos qualidade os meus 28 foram preenchidos com equipas "à Porto"; essa expressão única! O que se tem passado ultimamente, alargando para os resultados da formação, é sinal de que algo se passa.
    Ainda assim, acredito que este ano possa servir para reorganizar as tropas, como aliás aconteceu em 2010. "só os ratos fogem!", espero sinceramente que esta tenho sido para dentro.

    PS: tem-se falado muito dos craques que passaram no Porto desde a era Mourinho e das suas negociações milionárias, eu só digo: "que saudades dos anos 90!"

    ResponderEliminar
  4. COMISSÕES DE EMPRESÁRIOS E DIRIGENTES parece-me um cenário plausível. Como se justifica o pagamento de cerca de quatro milhões de euros por 50% do passe de Ghilas ou então oito milhões de euros por 80 % do passe de Herrera?

    Preparado para levar com um processo de 1 Milhão?

    ResponderEliminar
  5. http://tribunaportista.blogspot.pt/2014/04/a-vergonha.html

    A merecer LEITURA ATENTA.

    ResponderEliminar
  6. Mais um difamador ?

    Pronto, eu digo o que quiser, mas não tenho que provar ou justificar nada.

    Assim tudo e todos podem ser postos em causa.


    ResponderEliminar