10 abril, 2014

Luís Castro: “Esta eliminatória está totalmente em aberto”

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O FC Porto vai apresentar-se em Sevilha (quinta-feira, 20h05 de Portugal Continental) de forma “determinada e corajosa, sem perder o equilíbrio”. Na conferência de imprensa de antevisão do desafio da segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, Luís Castro admitiu que o 1-0 do jogo no Porto é um resultado magro, que “dá esperança às duas equipas” de seguir em frente.

“O jogo de amanhã será difícil e complicado para ambas as equipas. Após a primeira mão, pode haver um olhar sobre o favorito na eliminatória e podemos atribuir favoritismos nos outros jogos dos quartos-de-final, mas esta eliminatória está totalmente em aberto. Em Portugal, embora tenhamos dominado, não conseguimos o resultado que o jogo nos poderia ter dado” afirmou o técnico, na sala de imprensa do Estádio Rámon Sánchez Pizjuán.

Uma eliminatória que termina com um 1-0 na primeira mão, dá uma perspectiva “bem viva” a ambos os adversários para seguir em frente. Por isso, Luís Castro está pronto para um adversário que será agressivo, mas que também terá como objectivo não sofrer golos. “Espero um Sevilha a querer ganhar o jogo e eles podem esperar de nós o mesmo, de forma determinada e corajosa, sem perder o equilíbrio. Um golo na segunda mão pode dar-nos outra estabilidade e vamos procurá-lo desde o primeiro minuto. Vamos estar muito conscientes daquilo que é o jogo e a nossa vantagem, mas procurando sempre o golo”, afirmou.

O treinador dos Dragões desvalorizou as ausências de Fernando e Jackson Martínez – “todos os jogadores convocados estão prontos para dar a melhor resposta, com grande respeito pelo Unai Emery e pelo Sevilha” – e adiantou que a equipa está preparada para abordar o prolongamento, se necessário: “O nosso objectivo é resolver a eliminatória nos 90 minutos. Se tivermos de jogar mais 30, os jogadores sabem o que os espera e qualquer equipa do mundo não terá a mesma intensidade, mas esse será um problema das duas equipas”.

Este será um encontro especial, mas não a salvação da época, frisou Luís Castro, que admite que a final começa a aparecer no horizonte, mas para lá chegar será necessário apresentar “muita qualidade” em campo, esta quinta-feira: “Claro que quando as provas se aproximam do final os jogadores olham para as eliminatórias cada vez com mais esperança. Mas para chegar às meias-finais e às finais é preciso passar os ‘quartos’ e, no jogo de amanhã, só temos pela frente o quinto classificado na melhor Liga do mundo, atrás de Atlético de Madrid, Real Madrid, Barcelona e Athletic de Bilbau, o que tem um valor enorme. Sabemos que fomos felizes em Sevilha em dois momentos muito bons, mas os jogos não se ligam à história, ao futuro ou ao passado, mas sim a um contexto muito específico, que é do amanhã”.

O Sevilha é uma equipa que vale “pela sua dinâmica” e pelo “seu todo” e não pelas individualidades, sublinhou Luís Castro, que destacou o papel dos jogadores nos resultados positivos que têm sido conseguidos nas competições europeias e na Taça de Portugal. “Quando os alunos são bons, o professor aparece. Os alunos são fantásticos e é bom ser treinador no FC Porto, não só pela instituição mas também pelos jogadores que tenho ao dispor. Aquilo que faço é trabalhar e eles também trabalham. Há um conjunto de vontades que nos têm feito ter sucesso em determinadas competições. É fruto do trabalho e nada mais”, concluiu.

Ghilas: “Estou confiante”

​Ghilas atravessa um bom momento: nos últimos dois meses apontou quatro golos, tendo um deles sido no domingo, frente à Académica, encontro em que ainda conseguiu uma assistência para Jackson abrir o marcador. Na conferência de imprensa de antevisão do desafio da segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, em Sevilha (quinta-feira, 20h05 de Portugal Continental), o avançado argelino confessou que está confiante e pronto “para ajudar a equipa”.

​“O golo com a Académica deu-me mais confiança, mas a equipa já estava confiante, estamos todos confiantes pelos treinos e pelos jogos. Espero entrar da melhor forma e fazer o melhor possível”, afirmou Ghilas, que é o maior candidato a ocupar o lugar que normalmente pertence a Jackson Martínez, suspenso para este desafio.

Aliás, o argelino admitiu mesmo que a posição central do ataque é a sua preferida, dando-se já como titular, o que provocou o sorriso e a reacção de Luís Castro, que não garantiu esse facto. “Para mim este jogo é muito importante e toda a gente quer estar na Liga Europa. Estou confiante para jogar, tentar marcar e ajudar o mais que puder”, declarou o argelino, que revelou ainda que Jackson lhe deu “moral”, um hábito entre “todos os jogadores” no FC Porto.

A responsabilidade de substituir Jackson é de “todos”, porque a “responsabilidade interna da equipa” é partilhada: “O meu trabalho é fazer um bom jogo, mas não vou jogar sozinho e sim com a equipa, também terei de vir atrás ajudar. Temos de ser inteligentes e vamos pensar em fazer um golo nos primeiros minutos para tornar tudo mais tranquilo”.

fonte: fcporto.pt


LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Fabiano e Kadú
Defesas: Danilo, Maicon, Reyes, Mangala e Alex Sandro
Médios: Herrera, Defour, Carlos Eduardo, Mikel, Josué, Licá, Kelvin, Quintero e Ricardo
Avançados: Quaresma, Ghilas, Varela.

0 comentários:

Enviar um comentário