09 abril, 2014

Os Desafios e Dificuldades são a nossa Energia e Motivação

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Jogo Grande na próxima 5ª Feira em Sevilha. Confesso que me custa pensar que jogamos a este Dia de Semana, mas naturalmente qualquer Prova Internacional merece a nossa atenção e dá prestígio.

Após o Triunfo diante da Académica, diria que sinto o nosso FC Porto cada vez mais Desinibido e Confiante após o Tornado do Barreiro que assolou a nossa Vida durante Meses. É certo que ainda não considero que dominemos todos os Momentos do Jogo com a Assertividade que todos ambicionamos, mas é compreensível a Insegurança e alguma Imaturidade duma Equipa que já passou por tanta Adversidade numa Temporada. A Transição Defensiva melhorou muito, já conseguimos dificultar a saída do Adversário na sua Primeira Fase de Construção, recuperar Bolas no seu Meio campo, a Eficácia na Finalização finalmente melhorou e naturalmente criamos muitos mais problemas aos nossos Oponentes. Defensivamente podemos não estar perfeitos, mas também sinto a Equipa a melhorar Colectivamente e consequentemente Individualmente. Silenciosamente Diego Reyes ganhou o seu Espaço na Equipa e Confiança dos Colegas. Fernando ganhou Raio de Acção e recuperou Protagonismo. Fabiano confirma a sua envergadura na Baliza e tem estado Fantástico, diga-se.

A nossa principal dificuldade, na minha opinião, continua a ser a Primeira Fase de Construção. Os nossos Interiores continuam a não conseguir arranjar mais vezes Linhas de Passe, a não dar Soluções aos nossos Defesas e com isso criam imensa dificuldade a quem tem a bola. Não é por acaso que vemos muitas vezes os nossos Defesas Centrais a arriscar (e falhar) Passes Interiores e consequentemente expondo-se então em demasia aos Ataques Rápidos do Adversário e aos Assobios dos Adeptos. Como Solução vemos então os mesmos a Jogar Directamente para os Homens mais Avançados, nomeadamente Jackson Martinez, dada a sua Capacidade em conseguir ficar com o esférico e assim permitir a subida e aproximação dos Colegas. Quando este não consegue isso, sentimos a Equipa encostada à sua Área.

Mais do que dizer que a Equipa esteve mal na 2ª Parte com os Estudantes, diria que tudo passou mais por esta nossa Incapacidade em controlar esse nosso Momento de Jogo. Julgo ser compreensível a descompressão dos Atletas durante a 2ª Parte. Acredito naturalmente em Luís Castro quando refere que insistiu com os Atletas para não pensarem na Partida de Sevilha, mas que pensariam eles dentro do Campo a cada uma das suas Substituições, que o próprio admitiu terem sido condicionadas pelo próximo Compromisso e não em função do próprio Jogo?...

Ponto Prévio para o Jogo em Sevilha será começar por reconhecer as nossas Fraquezas e concentrarmos a atenção nas nossas Forças. As ausências de Fernando e Jackson Martinez são naturalmente Baixas Importantes. Fernando é mais Forte e Possante que Defour, enquanto o Belga tem uma Capacidade de Leitura de Jogo Defensivo muito acima da Média, antecipa muitos Lances e corta muita Linha de Passe. Diria que por essa sua Característica não necessita de ter o Poder Físico do Brasileiro. Já a ausência de Jackson, aparentemente abrirá as Portas da Titularidade a Nabil Ghilas. O Argelino é um Avançado Forte e de uma Mobilidade assinalável e será importante que consiga ter o apoio dos nossos Interiores, pois é fundamental ganhar muitas daquelas "Segundas Bolas", evitando que os Sevilhanos joguem com a Intensidade habitual no Sanchez Pizjuan. Gostam de colocar os Alas bem abertos e juntar Kevin Gameiro a Bacca, conforme acabaram o Jogo aqui no Dragão. Será então importante que nos protejamos contra essas Ameaças e que agarremos a Oportunidade que naturalmente acredito que tenhamos se conseguirmos sair da nossa Primeira Fase de Construção. O Papel dos nossos Interiores será, a meu ver, determinante.

Não menos Importante e Determinante será a Presença, mas sobretudo o Apoio dos Dragões que ali se deslocarem. Se a Voz de cada um que ali se deslocar for semelhante ao Sentimento que nutrimos pelo FC Porto, acredito que não deixaremos qualquer Habitante de Sevilha dormir durante o Jogo.

O Estágio, esse já começou e teremos a nossa Afinação Final, 4ª Feira, no nosso Pavilhão, numa Eliminatória da Taça de Portugal que temos de vencer diante do Valongo. Pressão e Intensidade Altas, Organizados e com Alegria!

5 comentários:

  1. Aristóteles Onassis09 abril, 2014

    Não estou de acordo. Com

    ResponderEliminar
  2. Excelente analise, o meu maior medo para o jogo de quinta vai ser a utilização de inicio do Herrera! É um bom jogador mas falta lhe alguma intensidade, falta lhe pensar mais rápido os lances por vezes, e é um pouco trapalhão e vai ser fundamental não perder bolas no meio campo defensivo porque certamente o Sevilha irá jogar com 2 avançados e os 2 extremos rápidos que jogaram na 1 mão e serão muito perigosos! Mas se Deus quiser iremos vencer e ultrapassar mais esta batalha !

    ResponderEliminar
  3. Em minha opinião, o jogo de amanhã terá um nível de dificuldade similar ao que tivemos em Nápoles.

    Uma equipa muito forte a jogar em casa, adeptos fanáticos, um ambiente de apoio constante que torna difícil a vida a qualquer adversário (o real Madrid perdeu lá há poucas semanas), o Sevilha luta pelos lugares de acesso à Champions da Liga Espanhola, tal como o Nápoles com a diferença que os italianos ocupavam o 3º lugar, o Sevilha é 5º classificado…

    Teremos de ter todos os ingredientes que tivemos em Nápoles para passar às meias-finais da prova… um grande GR, sobreviver nos momentos mais difíceis em que o Sevilha estiver por cima e muita eficácia na frente de ataque para dar o golpe da misericórdia no pior momento para o adversário.

    Marcando um golo amanhã dificilmente seremos eliminados, porque aí o sevilha terá de marcar pelo menos 3, o que com a nossa defesa habitual me parece complicado, mas ora aí está o futebol é a tal caixinha de surpresas em que tudo pode acontecer.

    Acima de tudo vai ser mais um jogo para sofrer um bom bocado, esperando obviamente que no fim o nosso FC Porto consiga ultrapassar mais um difícil obstáculo. FORÇA FC PORTO!!!

    ResponderEliminar
  4. Já agora, “armando-me” em treinador de bancada, em face das ausências, o meu esquema inicial para o jogo de amanhã:

    GR: Fabiano,

    Defesas: Danilo, Alex, Mangala, Reyes

    Trinco: Defour

    Médios: Herrera e Carlos Eduardo;

    Ataque: Varela, Quaresma e Ghilas.

    ResponderEliminar
  5. Acho que para amanhã ghilas vai ser essencial porque nos tempos em que jogava no moreirense era um jogador lutador e muito matreiro, estes dois aspetos vão ser essências na nossa referência atacante porque prevejo que o porto não tenha tanta posse de bola como habitualmente tem.

    ResponderEliminar