08 abril, 2014

Pessimismo, realismos ou o que lhe queiram chamar...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Esta não é uma época normal para os adeptos do FC Porto. Temos de recuar até aos tempos da ditadura para encontrar um FC Porto a tantos pontos da liderança e com o 2º lugar a ser uma completa miragem, quando faltam 4 jornadas para o fim do campeonato.

Não é normal o FC Porto estar a 15 pontos da liderança e a 8 pontos do 2º lugar. Independentemente do que acontecer até final da época, pela positiva ou negativa, o próximo defeso terá que obrigar a uma reflexão profunda sobre o que de mau aconteceu na presente época, para que os erros não se repitam nas próximas épocas.

Não sou por princípio apologista de teorias catastrofistas em relação a uma temporada menos bem conseguida do FC Porto, algo sempre muito empolado pelos anti-Portistas que salivam pelo tão propalado "fim do ciclo". No entanto, a presente época tem demasiadas peripécias negativas que não podem deixar de merecer uma reflexão séria, profunda e sobretudo construtiva em relação ao futuro do clube, que julgo ser o mais importante para a maior parte dos Portistas, sendo que depois há uma pequena franja (sim acredito que é residual) daqueles para quem é mais importante o seu orgulho pessoal, as suas ideias ou as suas embirrações pessoais do que o futuro do clube.

Neste momento, aquilo que vemos, pode-nos ir dando algumas ideias do que correu mal e de várias opções erradas que se tomaram. Claro que é sempre mais fácil analisar depois das coisas acontecerem, mas há situações que entram pelos olhos adentro de quem acompanha e vive o clube mais intensamente.

Há coisas que realmente não consigo perceber, algumas delas em devido tempo (antes de começar a época) as referi. Provavelmente vou ser repetitivo em algumas das coisas que aqui vou referir, mas não me canso de as identificar, pois penso ser este o grande objetivo de quem dá a sua opinião em prol de um clube, ou seja, criticar construtivamente, repetindo até à exaustão aquilo que está menos bem:
  1. Um clube como o FC Porto, não pode apenas ter dois laterais de raiz, Danilo e Alex Sandro, sendo que basta uma lesão ou castigo para se ter de improvisar para esse lugar. Vejamos o que aconteceu em Nápoles, em que só uma exibição à Porto impediu males maiores;

  2. Vou repetir isso pela milionésima vez, mas, mais uma vez, no jogo com a académica, tal foi bem visível e podia ter causado males maiores. Abdoulaye é uma brincadeira de mau gosto, mas é uma brincadeira que não pode continuar na próxima época. É criminoso e arrepiante que um jogador destes seja titular numa posição que já foi de Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Bruno Alves ou Pepe, só para dar alguns exemplos;

  3. O FC Porto tem um problema de extremos desde a saída de Hulk e James. Não vale a pena tornear a questão, dourar a pílula ou enfiar a cabeça na areia, o FC Porto necessita de rever as opções que tem para esse lugar. Continuo sem perceber (e disse-o antes de toda esta m**** acontecer), como é possível termos dispensado Iturbe e Atsu para ir buscar o Licá e o Ricardo! Alguém me explique?!
No entanto, todas estas reflexões serão alvo de análise mais aprofundada quando a época acabar, haverá tempo para tal e será muito importante que tal aconteça.

Gostaria de dizer também o seguinte: as taças de Portugal e da Liga, e mesmo um eventual brilharete na LE (se bem que nesse caso a época passaria para outra dimensão), não podem apagar tudo o que de mau tem acontecido. Os dois principais objetivos, o campeonato e a Champions League, tiveram um FC Porto do pior que se viu nos últimos 40 anos, e isto faz-me a mim, pessoalmente, ter um desgosto que nada do que possamos ganhar até final da época apagará. Repito, na minha humilde opinião, a grande missão de LC, mais do que ganhar qualquer coisa até final da época, é recuperar a dignidade de um FC Porto moribundo durante o consolado de PF e tentar acabar a época da forma mais digna possível. Exigir-lhe mais do que isso, é exagerado. O futebol não é uma varinha mágica em que de um momento para o outro se conseguem mudar 8 meses de mediocridade extrema para uma época repleta de êxitos, vencendo os adversários mais difíceis, por mais lesões, castigos e azares que surjam. Chamem-me pessimista, negativo ou o que quiserem. Sou realista, e estou preparado para que esta época seja um bater no fundo que paradoxalmente nos poderá catapultar para um futuro bem melhor que o presente. Não foi isso que aconteceu nos últimos 30 anos?

PS: Não vou comentar a razão ou falta dela da SAD do FC Porto no processo colocado a Miguel Sousa Tavares. Nem tão pouco vou comentar a duvidosa capacidade de análise de MST em relação a muitas temáticas técnico-táticas relacionadas com o FC Porto (como por exemplo, o facto de ter entregue por 2 vezes o campeonato ao slb no bicampeonato de VP). Apenas digo duas coisas: 1º que MST foi o mais brilhante defensor do FC Porto em relação ao apito dourado, calando a cambada de filhos da p*** que tanto denegriram o nome do clube; a 2ª, é que o FC Porto é semanalmente ofendido (através das mais puras mentiras e alarvidades) em vários programas de tv, privados ou públicos, por palermas que deveriam limpar a boca imunda quando falam do FC Porto! E essas ofensas vão desde corrupção, compra de árbitros, suborno de tudo e mais alguma coisa.m Parece-me que existem dezenas de engravatados anti-Portistas que já deveriam ter tido um processo da SAD do FC Porto pelas muitas mentiras que dizem em relação ao clube, tão ou mais graves do que aquilo que o MST possa eventualmente ter insinuado na crónica que escreveu. O FC Porto tem demasiados inimigos externos para encontrar nos seus próprios adeptos focos de conflitualidade. É a minha humilde opinião.

7 comentários:

  1. CARO RCBC na sua análise desde primeira letra a ultima do seu post revejo-me na integra, e acredito que muitos portistas certamente se reverão, saliento 2 pontos em que já tambem escrevi aqui neste mesmo espaço, o facto de TODOS NÓS PORTISTAS, termos de estar de olhos muito bem abertos no proximo defesa, e não passar cheques em branco a ninguem, A GESTÃO DESTA EPOCA FOI DANOSA DEMAIS, para não termos os olhos bem abertos...
    O segundo tema, é MST , não vou discutir quem tem o não razão, agora muito me entristece e intigra, quando vejo dezenas de cães raivosos na tv, a vomitar odio e alarvidades contra o nosso clube, acusando tudo e todos de corrupçao, de salarios em atraso, etc,etc e a preocupaçao do nosso departamente juridico ir para um dos nossos...é na minha opinião um ENORME TIRO NOS PÉS, que deixará a rir todos esses cães raivosos, muito deles engravatados, que semana após semana, dizem as maiores barbaridades sobre o nosso Porto...até no departamento juridico me parece que a GESTÃO É DANOSA...

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  2. Caro RCBC enumerou alguns dos erros desta época do Porto em que concordo e tenho vindo a dizer neste blog, mas agora é tempo de apoiar a equipa no que resta da época e quinta temos uma batalha pela frente e é nisso que devemos estar concentrados! Quanto ao processo do MST não estou muito a par do assunto mas o MST costuma dizer alguns disparates quando fala de futebol, mas deixa me triste ver estes conflitos com Portistas, quando muitos "paineleiros" esses sim deviam pagar por tudo o que escrevem e dizem acerca do Porto !

    Um Abraço e quinta se Deus quiser iremos vencer mais uma batalha!

    ResponderEliminar
  3. Miguel Monteiro09 abril, 2014

    Caro RCBC,

    Permita-me lembra-lo que Pepe e Bruno Alves foram maltratados, assobiados e insultados por muitos de nós quando deram os primeiros passos no nosso clube.

    Abdoulaye tem 23 anos. Se não estou erro entrou no nosso clube com 18. Foi emprestado ao Covilhã, Académica onde fez uma época muito boa (na altura falava-se no interesse do clube do regime), regressou ao Porto B e foi emprestado ao Vitória onde tornou a fazer uma primeira metade da época de alto nível.
    Infelizmente passamos o tempo inteiro a criticar tudo e todos porque não aproveitamos a Formação e depois não temos a mínima paciência para acarinhar e cuidar dos nossos.

    Imagine o caro RCBC o que não irá na cabeça de um menino de vinte e poucos anos quando entra em campo no SEU estádio e ouve um coro de assobios ao primeiro passe errado...
    Aliás, foi o que andamos a fazer a época toda com a grande maioria dos jogadores e anterior treinador.

    Estamos mal habituados, burgueses e com uma soberba do tamanho da Torre do Clérigos.
    Um ano sabático vai fazer-nos bem para descermos à terra

    Um abraço!
    Miguel Monteiro

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Caro Miguel,

    No meu último parágrafo, escrevo: “Sou realista, e estou preparado para que esta época seja um bater no fundo…”

    Não aceito, nem tão pouco me identifico com a crítica do mal habituado, burguês e com soberba do tamanho da Torre dos Clérigos.
    Se há coisa que tenho procurado defender aqui é que uma má época não significa o fim do mundo, nem um apocalipse em relação ao futuro do clube. Tentei até à ultima dar o beneficio da duvida a PF, provavelmente durante mais meses do que a média do beneficio da duvida dado por muitos Portistas, que neste caso tinham toda a razão em relação à incompetência de PF e à urgência da sua demissão em tempo devido…

    Relativamente a Abdoulaye, nada tem a ver com arrogância ou má vontade, tem a ver com a minha genuína opinião em relação a um jogador que não tem capacidade para jogar no FC Porto. O ano passado na final da taça da Liga, lembro-me que fez 3 entradas para cartão vermelho e um penaltie que deu o 1/0 ao braga e consequente inferioridade numérica para os segundos 45 minutos… Logo aí suspeitei em relação à qualidade do senegalês.

    Este ano é curioso que foi titular no empate em Guimarães, na derrota com o Estoril, na derrota com o scp e na derrota com o Nacional… Em todos estes jogos fez péssimas exibições, mal colocado, desconcentrado e violento…
    Obviamente não foi por ele que apenas perdemos estes jogos, mas em todos eles a sua exibição foi péssima… Não podemos ter jogadores como Abdoulaye a titular…. Por mais volta que demos, esta é a verdade…

    E não, não se trata de uma cruzada contra o senegalês… Trata-se de colocar o dedo na ferida de muita coisa que correu mal esta época… E dispensar Iturbe e Atsu para ficar com Licá e Ricardo, vender Otamendi para ir buscar Abdoulaye, esperar até janeiro para ir buscar Quaresma… Enfim, se calhar é um bom ponto inicial de discussão do que correu mal esta época… Claro que é apenas uma ponta do iceberg mas ajuda a perceber alguma coisa… E longe de mim levar a discussão para a dimensão pessoal… Nada tenho contra estes jogadores que referi, apenas considero que não têm qualidade para o FC Porto, só isso.

    ResponderEliminar
  6. Miguel Monteiro09 abril, 2014

    Caro RCBC,

    O meu “reparo” não foi dirigido especificamente a si, mas a todos os portistas em particular. Eu incluido.

    Sob a capa de uma “exigência desmedida”, somos intolerantes sobretudo para aqueles que são formados dentro de portas. Abdoulaye pode, como afirma, não ser jogador para o Porto. Mas se lá está é porque alguém lhe vê Qualidades que nós, que não assistimos aos treinos, não vemos. Vitor Pereira viu Qualidades, Paulo Fonseca viu Qualidades e agora Luis Castro tambem vê Qualidades, para além dos outros treinadores dos clubes por onde passou.

    Se vai ou não ser excelente, não sei. Só o tempo o dirá. Mas o que tenho a certeza é que nós não lhe facilitamos minimamente a vida. Joga num posto especifico que tal como os guarda-redes, maioritariamente só dá nas vistas pelos seus erros. E não é com assobios e insultos que ele vai lá chegar. Pepe e Bruno Alves foram muito fortes mentalmente para superar esta pressão. Espero sinceramente que Abdoulaye também o seja, para bem de nós todos.

    Quanto à incompetência de Paulo Fonseca é a sua opinião e da esmagadora maioria dos portistas, mas não a minha. Existiram uma série de condicionantes que a meu ver levaram ao insucesso. Uns de sua responsabilidade, claro está, outros externos e alheios à sua interferência directa e outros ainda devido à nossa impaciencia, tal e qual como com o Abdoulaye. Paulo Fonseca é novo e não tinha experiencia de um grande clube. Quem o contratou sabia disso, mas certamente reconhecia outros atributos que com a nossa ajuda faria com que se transformasse em mais um caso de sucesso. A realidade demonstrou o contrário. A nossa contribuição foi a contestação que se viu, chegando a situações que a todos nos deveriam envergonhar enquanto cidadãos.

    Infelizmente, somos intolerantes com as dificuldades. Ao minimo contratempo e lá vamos nós começar a atirar pedras a tudo e todos. Foi assim com CoAdriense, Jesulado, Vitor Pereira e agora Paulo Fonseca. Claro que a Administração da SAD também não sai ilesa. Quando ganhamos são uns visionários, mas quando perdemos (em média de 4 em 4 anos) andam-se todos a governar com o dinheiro das transferências...

    Aliás e a proposito de treinadores, enumere-me um único que, na última decada, tenha saído com vontade de regressar um dia... um só! Incluindo os "amados" Mourinho e Libras... porque será?!

    Caro RCBC, uma vez que sigo regularmente o Blog sei que pessoalmente não se revê na maioria das "críticas" que acabo de fazer. Nem tão pouco isto é uma resposta a nada. Apenas um comentário que, embora saiba bem, não traduz o pensamento da maioria do universo portista, também não deixará de ser válido. Penso eu de que... :-)

    Um abraço e continuação de boas escritas!

    Miguel Monteiro

    ResponderEliminar
  7. Caro Miguel,

    Relativamente à questão dos treinadores… Percebo o que você diz e até concordo em parte com o que diz mas não posso deixar de dizer que nunca um treinador do FC Porto mereceu tanto as críticas dos adeptos como PF…

    Diga-me um único jogador que tenha evoluído com PF? ZERO!

    Diga-me uma única coisa positiva em termos táticos implementada por PF? ZERO!

    Diga-me um único jogo que tenhamos ganho por ação de PF? ZERO!

    A entrevista de Lucho dada ao Jogo é interessante e ajuda a perceber um pouco do consulado de PF…

    Que me desculpe quem pensa o contrário, mas eu continuo na minha… PF foi uma espécie de tornado de incompetência que varreu o Dragão… E que deixou tudo em cacos… LC está a tentar heroicamente juntar os cacos que durante 8 meses PF deixou… E todos nós sabemos que para destruir bastam meia dúzia de meses… Para construir é que por vezes demoram anos…

    Quanto aos restantes treinadores que passaram pelo clube só houve dois treinadores que se aproximaram da mediocridade demonstrada por PF… Octávio Machado e Quinito… Todos os outros estão a uma distância qualitativa bem distante de PF… E é também por PF ser tão mau que agora parece que LC é tão bom… O que não invalida minimamente o bom trabalho que considero que LC está a fazer…

    ResponderEliminar