30 abril, 2014

PORTO DE ABRIGO

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Que época. Que foi isto? Fomos atropelados por um comboio. E, não contente, o comboio fez marcha atrás e calcou novamente.
Estamos desfeitos em pedacinhos. Desanimados, frustrados.
Queremos que esta época seja um exemplo. Queremos fazer destes jogadores um exemplo. Queremos "limpeza de balneário" porque para o ano é que é. Queremos berrar que sempre que nos calcam voltamos mais fortes. Queremos tudo. Não temos nada. Queremos o amanhã e esquecemos o ontem. Queremos hoje o estrelato.
Calma.
Batemos, chocamos de frente com o fundo.
Respirem. Analisem. Sejam pragmáticos. Não caiam em discursos feitos dos opositores nem embandeirem em discursos ocos de sucesso anunciado.
O meu Clube já teve dias melhores. Perceber isso é meio caminho andado para o sucesso. Mas a razão do sucesso não é, um reconfortante, "calma, que sempre que isto aconteceu, ganhamos tudo".
É trabalho. É dedicação dos responsáveis pelo clube. É escolha acertada do plantel e treinador. É cuidado no planeamento da época. É tudo aquilo que nos caracterizou. Aquilo que sempre nos caracterizou e que o golo do Kelvin e o espaço K nos tirou. Ganhamos dois campeonatos com remendos, e isso fez com que tudo fosse, parecesse, fácil. Janko a principal ponta de lança! Lembram-se? E Sem Hulk? Aquele Hulk cuja a falta atribuímos a perda do titulo de Jesualdo! Ganhamos. E conseguimos. Hoje, este ano não deu. Fim de Ciclo? Não. Fim de Plantel. É necessário reformular, apostar, fechar e unir.

E agora, tu és o culpado? Aquele é o culpado? O outro é o culpado?
Não. Ou melhor. Não sou ninguém para julgar. Ninguém é ninguém para julgar. Não me arrogo de super poderes para ditar quem tem culpa ou quem não tem. Não tenho dados que me permitam chamar este ou a aquele de "culpado". Não vamos cair e não vamos ser os coveiros da desgraça.
O que eu sei. O que vivenciei. O que festejei. Foram vários e diversos títulos. Foram várias humilhações ao rival. Foram várias conquistas em todas as modalidades. E isso foi conseguido com quem hoje está lá.
Jorge Nuno Pinto da Costa saberá mais do que ninguém o melhor para o clube. Errará é certo. Como já errou. Mas errará menos do que outro. E triunfará mais do que muitos. É a este pensamento que me agarro. É neste pensamento e com esta certeza que sei que o dia de amanhã estará a ser planeado.
Com ele. E com ele vamos voltar às vitórias.

Agora, tu. Sim tu que estás sentado confortavelmente a ler este texto. Podes fazer mais pelo Futebol Clube do Porto? Porque é que não fazes? Vês manifestações de adeptos de outros clubes nas redes sociais. E o que fazes? Vês um jogo no Dragão e o que fazes? Vês um jogo no café e o que fazes? Vais ao estrangeiro e vês um individuo com uma camisola do Futebol Clube do Porto e o que fazes? Vês uma derrota do FCPorto e o que fazes? Vês uma vitória, e o que fazes?
Pensa também tu naquilo que queres dar ao Futebol Clube do Porto. Não te sentes na confortável posição do apontar responsabilidades a este ou aquele. Faz. Defende o teu clube. Honra o teu clube. Não sejas o primeiro a virar as costas. Não sejas o primeiro a criticar. Sê o primeiro a apoiar, a defender, a gritar por ele. Não me digas que estás cansado, frustrado. Isso estamos todos. Mas todos somos muitos. E prefiro muitos mobilizados em prol do meu clube do que muitos sentados a apontar os dedos.
Não somos patetas alegres. Mas também não somos ratos.
O Futebol Clube do Porto precisa de mística? Quem melhor que nós para a transmitir?
O Futebol Clube do Porto precisa de "raça" e "orgulho"? Quem melhor que nós para a conseguir?
O Futebol Clube do Porto precisa de jogadores "à porto"? Quem melhor que nós para os motivar a ser?
Não batas palmas quando o Rei "vai nú". Mas não lhe escondas a roupa.
Tu, como todos. Tens responsabilidades. Exige tudo. Mas dá tudo.
O último jogo em casa é contra eles. É contra o nosso principal rival. Não abandones o Futebol Clube do Porto. Não abandones o teu símbolo. Não abandones, tu também, a tua mística.
Porque se o "Porto é o último baluarte de uma região esquecida, de um norte".
TU és o último baluarte de uma mística abandonada e relegada.
Que rebente a bomba. Que gritem. Que festejem.
Mas que TU grites mais. Que tu apoies mais. Que tu os Cales. E lhes mostres que ser PORTO é mais do que um # recheado de poemas.
Porque no Dragão. Nosso Porto de Abrigo.
MANDAMOS NÓS.

5 comentários:

  1. "Exige tudo. Mas dá tudo." tão simples quanto isto! Grande crónica.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente. Mas infelizmente acho que no próximo jogo em casa contra o regime ainda vai estar menos gente. Neste ultimo jogo até se viu vermelhos na bancada central, e a fazer festa. Há 14 anos que assisto a todos os jogos em casa do Porto, e foi a primeira vez que vi isso. Se calhar os sócios acomodaram-se. Mas haverão sempre aqueles que nunca vão mudar, sentindo o Clube com mais intensidade nos maus momentos, porque aí é que se torna mais importante o apoio. Apoio não é fechar os olhos e dizer que tudo vai ficar bem, esperar que outros resolvam. Mas estar presente. Fazer sentir o espirito do Dragão.
    Abraço.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  3. O NOSSO MAIOR PROBLEMA ESTA ÉPOCA, FOI O TREINADOR. COM UM TREINADOR QUE TIVESSE VALORIZADO OS JOGADORES,EM VEZ DE OS DESVALORIZAR, ESTARÍAMOS COM OUTRO ANIMO E TALVEZ A FALTA DE SORTE QUE NOS FALTOU EM CERTOS JOGOS NÃO EXISTISSE. MAS CONCORDO QUE SE TIVÉSSEMOS NA EQUIPA MAIS JOGADORES HÁ PORTO SERIA MAIS FÁCIL TRANSMITIR A NOSSA MÍSTICA, ESTOU-ME A LEMBRAR DE DOIS JOGADORES QUE ANDAM PERDIDOS NO CAMPEONATO TURCO,MEIRELES E BRUNO ALVES, "QUE SE CALHAR NÃO SERIAM MAIS CAROS DO QUE ALGUNS QUE TEMOS NO ACTUAL PLANTEL", E QUE TÊM A RAÇA QUE PRECISAMOS. LI UM ARTIGO DE OPINIÃO DE JOSÉ ANTÓNIO SARAIVA, NO RECORD " ALELUIA UM ARTIGO REALISTA SEM DIZER MAL DO FC PORTO" QUE É MUITO INTERESSANTE E DEMONSTRA A REALIDADE PORTISTA DESTA ÉPOCA.
    NÃO ESTAMOS MORTOS E VAMOS DEMONSTRA-LO NA NOVA ÉPOCA COM UM BOM TREINADOR.
    SOMOS PORTO.

    ResponderEliminar
  4. Uma crónica excelente que merece ser partilhada e posta em práctica por todos nós. Pelo FCPorto tudo, pelo FCPorto sempre!

    ResponderEliminar
  5. beirão Portista:

    Estado assume dívida de Luís Filipe Vieira ao BPN 21 Novembro 2013, 08:59 por Jornal de Negócios

    Dívida de 17 milhões de euros passou para a Parvalorem. Falta ainda apurar se resultou de esquema fraudulento, avança o "Diário de Notícias". O presidente do Benfica e um sócio estão há quatro anos a ser investigados acerca do seu alegado envolvimento num esquema fraudulento que prejudicou o BPN. Mas os prejuízos da operação, avaliados em 17 milhões de euros, já foram transferidos para o Estado, que arcará com eles. Segundo a edição desta quinta-feira do “Diário de Notícias”, o Estado, através da Parvalorem (empresa que gere os créditos do BPN), herdou uma dívida de 17 milhões de euros dos empresários ao banco. Esta dívida poderá ter sido gerada por uma burla orquestrada por Luís Filipe Vieira e o seu sócio Almerindo de Sousa Duarte, uma situação que ainda está sob investigação e da qual o "DN" dá alguns pormenores. O crédito estava colocado no BPN IFI em Cabo Verde mas, segundo relata o jornal, o BIC, liderado por Mira Amaral, recusou-se a herdá-lo, pelo que o encargo ficará à responsabilidade da Parvalorem.

    Ler mais em: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/estado_assume_divida_de_luis_filipe_vieira_ao_bpn.html

    ResponderEliminar