14 janeiro, 2008

De Braga para o Dragão…

Há dez anos atrás, este irá ser já o décimo-primeiro, quando vim morar para Braga, diziam-me: “Ui, tu vais para Braga? Mas lá é só lampiões…”. E não, não estavam enganados. Não digo que os Bracarenses não gostem do SC Braga, mas era sempre como segunda opção, quase por obrigação de terem nascido na Cidade.

Curiosamente, é o actual treinador do Futebol Clube do Porto, o próprio Prof. Jesualdo Ferreira que altera de forma significativa essa situação. Devolveu aos Bracarenses o gosto pelo seu clube, curiosamente um homem cuja côr clubística todos sabem qual é… irónico, não?

Já é habitual ver no Colégio, os miúdos nos dias de ginástica com a camisola do FC Porto. A fotografia publicada, foi tirada por mim, numa casa no centro histórico de Braga, no verão passado. A casa já dela é linda, mas com esta bandeira…

Agora, de volta ao tema e para vos contar como é que uma adepta Portista nascida na Invicta Cidade, vive os dias de jogo no Dragão. Como são mais as vezes que não vou, e como ver os jogos na televisão me aborrece, passemos ao mais importante: aos jogos em que posso estar presente!

A alegria começa logo no dia, em que o meu irmão me diz: “Vamos ao Dragão!”. A partir daí, é contagem decrescente para o jogo… no próprio dia, já ninguém me atura (eu sei, eu não era assim, mas o estar longe da minha Cidade tem destas coisas). Perde-se o apetite, quer-se que as horas passem a correr para ir a casa buscar o cachecol e seguir rumo ao Porto.

Na A3, a viagem serve para dar asas à imaginação e dizer que vamos ganhar e por quantos (digo eu), pois parece que o optimismo nestas coisas caiu apenas para o meu lado… à medida que nos aproximamos do Porto, fica-se parado no trânsito, mas não deixa de ser divertido, pois os carros com os cachecóis afectos ao FC Porto já são muitos e depressa se chega ao Dragão. Já nas imediações do Estádio, é arranjar lugar e aí, sim!

Finalmente, estou na minha Cidade! E nesta altura, qualquer descrição fica muito aquém daquilo que se sente. É um estado de tranquilidade tal, que quando vejo o Estádio do Dragão, outro resultado que não o da vitória, não me passa sequer pela cabeça.

E depois de se passar pela segurança, depois de passar o cartão, depois da área dos cafés quando se desce as escadas, a primeira visão que se tem do Estádio do Dragão – do relvado já com os jogadores e todo aquele barulho – digam lá se não é uma imagem de nos cortar a respiração?!!

De seguida, procurar o lugar habitual, cumprimentar os conhecidos e… ver o FC Porto jogar, torcer por eles até ao fim se necessário, sair 8 minutos antes do final (esta parte é que não está com nada…) e regressar, regressar feliz a Braga com uma vitória e aproveitar a viagem de regresso para dizer: “Eu não disse? Não disse que o Porto ia ganhar?!!”.

E enquanto o meu irmão fala do desempenho feliz ou menos feliz deste ou daquele jogador, eu vejo-os como um todo. Para mim, o FC Porto é sempre um “todo”, excepção para aquando do golo do Tarik. Aí, acho que foram os 50 kms de regresso a falar dele.

Nas raríssimas vezes que o FC Porto não ganhou, o regresso pode não ser tão divertido, mas a verdade é que só o facto de ter estado na minha Cidade, no meu Estádio, fez valer bem a pena ter ido.

“Vale sempre a pena ir ao Dragão!”

Beijinhos,
Heliantia.

16 comentários:

  1. Se vale Heliantia. Ainda este sábado qd entrei no DRAGÃO já em cima da hora e qd vislumbrei o tapete verde e o ambiente fantástico q já se vivia tive um feeling q a noite ia ser nossa!!! E foi caramba, mas q noite... E temos tido muitas desde q lá vou:)

    ESTA VIDA DE DRAGÃO SÓ DÁ CAMPEÃO...

    ResponderEliminar
  2. Se apenas pudesse escolher um jogo desta época para ir ao Dragão, teria sido sem duvida alguma o jogo de sábado... como gostava eu de lá ter estado. Por comentários de amigos, já soube que o jogo foi dos melhores, se não, o melhor dos últimos tempos :)

    ResponderEliminar
  3. Acredito que para quem vive longe do Porto deve ser dificil não poder acompanhar como se quer a equipa. Também eu sentia aquela ansiedade antes dos jogos, aquela coisa por dentro que depois desaparecia quando começava o jogo. Digo sentia porque já vai prá 2 anos que deixei de ir ao Dragão.
    Parabéns pelo post que está altamente.

    http://estrelasdofcp.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Por acaso também sou minhoto, vivo a cerca de 60 km do Porto, mas tenho a sorte de conseguir vê-los muitas vezes. Mas nesta região há muitos mouros, e uma bandeira assim pendurada não é todos os dias que se vê.
    Um abraço e um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde

    Eu moro no minho e existem muitos benfiquistas. É um facto. Mas existem também muitos sportinguistas e muitos portistas. Portistas se calhar já é ela por ela. A cidade de Guimaraes tem tambem muitos adeptos dos 3 grandes sendo o Vitória o 2º clube de muitos socios com lugar anual. Pois é... e perguntam voces... oh mitico tás louco nao tas???

    Eu respondo: Nao!
    Sou realista. Os benfiquistas daqui do norte onde é que podem ver o benfica? Ou em Braga ou em Guimaraes... Essa é a razao de os estádios encherem quando o monstro glorioso (RISOS) se desloca ao norte do país.

    Mas nao é o Porto nem o benfica nem o sporting que têm o maior numero de adeptos... é o anti FC PORTO!

    Mas isso é saudavel :)

    OBRIGADO PRESIDENTE PINTO DA COSTA :)

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  6. Lucho, afinal não sou a única a entrar já com o jogo a decorrer :)
    O único senão deste sábado, foi mesmo ter sido contra o Braga. Adoptei-o como segundo clube, mas desejo apenas que não perca mais jogo nenhum até ao final :)
    Paulo Pereira, mas porque deixou de ir ao Dragão ? Eu só não vou a todos os jogos porque quase que tenho de arrastar o meu irmão para me levar :D
    Teixeira, também eu já tive uma bandeira do FCP na varanda...mas motivos de força levaram-me a guardar a mesma em sítio seguro :)
    Mítico, eu tinha ideia de que o Vitória de Guimarães era o único clube que reunia à sua volta os Vimaranenses... ou seja, a cidade onde adeptos de outros clubes seriam raros...
    "...monstro glorioso..." ?!! eheheheh

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    Belo post, feito com o coração e com uma frase que soa como refrão. "Vale bem a pena ir ao Dragão". Se vale. Não sendo frequentador assíduo, mas passando por lá amíude, sinto sempre a ansiedade típica quando lá chego. Depois de estacionar, o calcorrear das ruas, vendo o movimento de milhares dos nossos, irmanados numa fé quase religiosa, avançando para o palco dos sonhos. E depois, quando ele se avista, a emoção a tomar conta de nós. As luzes, o barulho, a vibração, o colorido, tudo mesclado para transformar o ambiente em algo único, mágico.

    E depois, lá dentro, o urro que se solta, mal os vislumbramos a sair para o terreno de jogo. A veneração por uma camisola, por um símbolo, por um ideal, k nos torna aquilo k somo: PORTISTAS COM MUITO ORGULHO!

    Abraço,

    ResponderEliminar
  8. Heliantia :

    Perder 8 minutos (mais os descontos) é crime !
    Melhor, é um atentado !

    Parabéns pelo post. Está muito bom!

    ResponderEliminar
  9. O 4ª golo foi dedicado a todos aqueles que permaneceram no seu lugar, até ao apito final.
    Continua a haver muitos portistas que não esperam pelo final do jogo, pois desta vez tiveram o merecido prémio!...

    ResponderEliminar
  10. Os oito minutos não são de ânimo leve... Mas o facto de ter a viagem de regresso a Braga, duas pequeninas à minha espera que no dia seguinte têm de estar no colégio e ainda o olhar desaprovador de um marido adepto do slb...acho que são suficientes para justificar, não é verdade ?
    :)

    ResponderEliminar
  11. Ó Heliantia,

    Há que converter o dito cujo à nossa religião:)
    Bem lá no fundo ele já nos deve invejar à muito tempo, por isso, com uma ajudazinha feminina, o seu marido ainda se converte e compra um cativo no Dragão:)

    ResponderEliminar
  12. Heliantia, como já te tinha dito em 1º mão, gostei e muito deste teu texto, porque está 5 estrelas... quer se queira, quer não se queira, esta é uma imagem de marca de qualquer Portista que se preze e orgulhoso das suas cores. Parabéns, carago!

    Ahhh, e gostei sinceramente da suprema confissão, que por acaso já era do meu conhecimento :D, num dos teus últimos comentários: "... e ainda o olhar desaprovador de um marido adepto do slb".

    Enquanto se é vivo, vai-se sempre a tempo de 'mudar'... e pra melhor :D

    Prontos, vá lá... toca a fazer mais um esforço... nós confiamos nas tuas capacidades e sabemos que vais conseguir... só não sabemos é quando :D

    ResponderEliminar
  13. Heliantia :

    Estava quase tentado a reforçar a ideia do Paulo Pereira...

    Mas acho que no caso em apreço o melhor , o melhor mesmo ,
    é justamente reconhecer grande mérito ao seu marido.

    Eu nunca me esquecerei que o meu saudoso Pai ,
    sendo benfiquista ferrenho,
    me levava pela mão
    (tinha eu 5 anos),
    ao estádio das Antas para ver o PORTO jogar.

    NUNCA me influenciou
    no sentido de escolher o Benfica .

    Deixou-me , livre e conscientemente ,tomar na altura própria a minha decisão.

    Tomei-a pouco tempo depois.
    Aos 6 anos de idade.
    Para sempre !

    ResponderEliminar
  14. Heliantia parabéns pelo "post". Dá prazer ler a vontade e dedicação de uma Portista tão grande!

    E parabéns pela fotografia (não sei se tua) do Dragão, está fantástica! Até te ia pedir, se fosse realmente tua, me conseguias arranjar numa resolução maior!

    E espero que arranjes mais oportunidades para vir ao Dragão, porque adeptos como tu fazem falta!

    http://viaazul.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Azul Dragão,
    obrigada :)

    Dragão, a foto do Estádio não é minha, mas tenho quase a certeza por posts anteriores que pertence a alguém deste blog. É uma questão de contactar com o Blue Boy e ele sim, pode confirmar.

    ResponderEliminar
  16. Dragão, esta foto não é nossa, mas foi sim 'raptada' pelo Paulo Pereira no site "olhares.pt".

    Passa no post dele aqui no blog, do dia 22-Nov-07, e poderás lá confirmar a foto, e até mesmo a fonte.

    Para finalizar, resta apenas dizer que esta foto está fantástica, de uma beleza invulgar... é assim o nosso mundo; é assim o nosso FC Porto; é assim o nosso Estádio do Dragão!!!

    ResponderEliminar