01 janeiro, 2008

Expectativas azuis e brancas para 2008

Nesta 1ª crónica de 2008, além da crónica do Belenenses vs FC Porto em basquetebol, deixo-vos as minhas expectativas para este novo ano que hoje se inicia, no que se refere ao Universo azul e branco, desde o futebol até ao hóquei em patins. Que este seja mais um ano memorável.

Basquetebol: vitória indiscutivel
1º Ovarense (89%, 9 jgs), 2º FC Porto (89%, 9 jgs), 3º Lusitania (44%, 9 jgs)

Estive em Grijó e apesar do atraso de mais de duas horas no jogo (por causa de um problema numa tabela) dei o meu tempo por bem empregue. O FC Porto arrancou uma bela exibição e vingou-se de um Belenenses que já nos tinha ganho esta temporada. Uma vitória indiscutível (95-80) que mantém o FC Porto encostado à Ovarense antes do grande duelo do próximo domingo em Matosinhos. Excelentes exibições de Marçal, Cunha, Terrel, Figueiredo e Gentry. Bem mais discretos estiveram Morris e Payton. Uma boa assistência e quase toda adepta do FC Porto que vibrou com a melhor exibição do FC Porto nesta temporada. Paulo Cunha foi o mais regular com boas prestações nos 4 períodos (19 pontos). Marçal fez 20 pontos e 4 triplos e até Terrel me surpreendeu positivamente com bons indíces de eficácia no ataque e na defesa. O base Figueiredo fez a melhor exibição da época e Gentry foi também muito eficiente. Um bom final de ano para os Dragões de Alberto Babo. FC Porto e Ovarense seguem na frente com 8 vitórias e apenas 1 derrota. Depois segue-se um grupo de 4 perseguidores mas já com 5 derrotas consentidas. Domingo em Matosinhos temos um escaldante FC Porto - Ovarense (17h RTP2).

Treinador da semana: Alberto Babo
Jogador da Semana: Paulo Cunha

Futebol: «O tricampeonato espera por nós e Moscovo ali tão perto»

A nossa equipa de futebol começou a época perdendo a supertaça num jogo cheio de Paixão mas logo se recompôs conquistando 8 vitórias consecutivas no campeonato, devendo-se destacar as conseguidas em Braga com 2 golos do mágico Harry Potter e em casa diante do Sporting, esta materializada através de um míssil de Meireles. Depois vieram 2 empates, um deles, na Amadora que me deixou à beira de um ataque de nervos, mas as grandes equipas são assim, escorregam mas logo se reerguem. E foi o que o Porto fez, conseguindo desde aí 3 vitórias consecutivas, triunfando na Luz com trivela do mágico Quaresma e derrotando a sensação oriunda de Guimarães com golos do nosso matador Lisandro e do Marroquino Tarik. É certo que a derrota na Madeira, na última jornada, nos fez perder um pouco do avanço mas mesmo assim, nesta altura, a uma ronda do final da 1ª volta o Porto tem 7 pontos de vantagem sobre o Benfica e 9 sobre o Sporting e nas duas próximas jornadas joga em casa. Ou seja, tem tudo a favor para que o tricampeonato, conquistado pela 1ª vez em 1997, volte a sorrir ao emblema azul e branco. A má 2ª volta da temporada transacta serviu de experiência para Jesualdo e esta época não deveremos sofrer assim tanto. Na taça de Portugal estamos na luta ao contrário do que sucede com a taça da Liga.

Na Champions League somos os únicos resistentes de Portugal e estamos para já nos oitavos de final onde defrontaremos o Schalke da Alemanha. Na fase de grupos conseguimos de forma brilhante o 1º lugar, à frente de Liverpool e Marselha. Lucho Gonzalez com 3 golos foi o nosso melhor marcador nesta competição. O FC Porto é favorito (mas há que o provar em campo) para passar aos quartos de final e depois só ficam a faltar duas eliminatórias até chegarmos à final de Moscovo. Sonhar nunca fez mal a ninguém e estes heróis de azul e branco permitem que todos nós sonhemos com Jesualdo Ferreira a erguer a Champions e a festejar bem mais efusivamente que Mourinho. Acreditem campeões.

Andebol: «No play-off, Santo Tirso vai exultar com este Porto»

O 2º posto ocupado pela nossa equipa na fase regular, é para já a classificação possível mas nesta 2ª volta os Dragões não desistirão nunca de alcançar um ABC sempre muito ajudado pelas duplas de arbitragem. No play-off, e havendo isenção, o Porto com Eduardo Filipe, Bosko e Tiago Rocha em forma, e agora com o novo reforço Croata, Saric, promete causar sensação e lutar até ao último segundo pelo título alcançado pela última vez em 2004. Nesta época realce para as vitórias diante do Sporting (27-23) e do Madeira (29-28). Na Taça das Taças o Porto tem causado sensação conseguindo até agora eliminar os Holandeses do Panningen e os Franceses do Paris, numa eliminatória decidida por Bosko no último segundo. Nos oitavos de final os Dragões defrontarão um opositor Russo, e tudo é possível tal como sempre tem afirmado o nosso técnico Carlos Resende.

Basquetebol: «A missão passa por destronar o gigante de Ovar»

Este Porto tem ganho quase os jogos todos (2º lugar com as mesmas vitórias da Ovarense) mas é certo que na única vez que defrontou a Ovarense (na supertaça) perdeu. Os Americanos contratados, ou pelo menos parte deles, deixam muito a desejar não parecendo que a equipa tenha no imediato potencial para chegar ao título (ganho em 2004 pela última vez) destronando a hiper-favorita Ovarense. Mas há que confiar na competência e sagacidade de Alberto Babo e nos Portugueses desta equipa, já que as vitórias alcançadas têm passado muito por eles, por Nuno Marçal e Paulo Cunha, fundamentalmente. A boa exibição frente ao Belenenses pode ser um bom prenúncio, a ver vamos.

Hóquei em patins: «Heptacampeonato e final four da Liga Europeia»

O Porto de Franklim Pais segue imparável rumo ao hepta conseguindo até ver 6 pontos de vantagem sobre o Benfica contando ainda com um jogo a menos... A 1ª posição e a vantagem casa é importante para os play-off onde na realidade tudo se decide. Reinaldo Ventura tem feito uma grande época e é o jogador mais em destaque. A supertaça ganha ao Cambra constituiu-se como o 1º trofeu da temporada e a última vitória (4-1) diante do Vic de Espanha deixou o Porto perto da final four da Liga Europeia. Veremos se é desta, que para além dos títulos internos, os Dragões voltam a triunfar na Europa, o que já não sucede desde 1996 quando o Porto ganhou a Taça Cers. Esta Liga Europeia é a nova denominação da Taça dos Campeões Europeus ganha pelo Porto em 1986 e 1990.


Desde Junho de 2007 que assino esta crónica neste blog. Tem sido para mim um enorme prazer escrever sobre as várias modalidades do nosso clube e verificar a grande participação (a ler e/ou a comentar) de adeptos azuis e brancos. Aqui fica um especial agradecimento ao Blue Boy por me «aturar». E que 2008 seja também um ano memorável para o BIBÓ PORTO, CARAGO!. Um bom ano para todos. Especialmente, para os que sofrem por este clube.

Um abraço,
Lucho.

5 comentários:

  1. Lucho, no primeiro dia do ano estás logo na linha da frente.
    Excelentes análises ao que se tem passado e se perspectiva para este ano que se espera mais um ano do Dragão e, se não ganharmos tudo, pelo menos sermos dignos e fazermos as coisas bem feitas de acordo com as nossas potencialidades. Em relação ao Basket, talvez a saida do Luís Magalhães dA Ovarense possa enfraquecê-los um pouco e possamos aproveitar.
    Tenho muita fé no Hoquei, o que mais desejava era a vitória que nos foge na Liga dos Campeões e espero o Tri no Futebol. Acho que o Andebol vai dar luta e o abc que se cuide.
    Um bom ano para todos.

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Inicias o ano em boa forma, Lucho. As expectativas, num clube como o nosso, são sempre elevadas. No fim-de-semana lá poderemos aferir mmelhor o k esperar deste Porto basquetebolistico, enfrentando a nossa recente besta negra. Sabendo k um jogo na fase regular nada terá de identico aos dos play-offs, seria mesmo assim crucial uma vitória, pelo estofo moral k representaria, face à ideia vigente de imbatibilidade dos homens de Ovar.

    No Hóquei o hepta deverá ser uma realidade, alargando a hegemonia para níveis nunca vistos em Portugal. Mas, tal como o Jorge Aragão, anseio mesmo é pela Champions, k nos tem fugido cruelmente.

    No Andebol a luta será titânica e imprópria para cardíacos. Se no ano passado fomos afastados da final por um mísero golo, este ano os deuses da sorte premiarão os azuis e brancos, estou certo.

    No futebol, espero um ano interno de 2008 pejado de escolhos, extra 4 linhas, mas lá dentro, pese a maior dificuldade da 2ª volta, com saídas complicadas, o campeonato terá k ser menos sofrido do k no ano anterior. Contudo, os corações baterão mais fortes nos jogos da Champions, almejando chegar mais longe, continuando a ser os únicos a empunhar as cores nacionais, por essa Europa fora.

    Se 2007 foi um ano intenso, na defesa deste clube, 2008 será idêntico. Fileiras cerradas em torno do símbolo do Dragão, num blog k já se tornou, por mérito próprio, numa referência na bogosfera.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Lucho, Grijó é a minha terra, é um orgulho ter o FC Porto a actuar aqui. E temos ali um belo pavilhão, não?

    ResponderEliminar
  4. Primeiro de tudo, um abraço para o Jorge Aragão e para o Paulo Pereira que são 2 grandes adeptos do FCPorto. Dois Dragões que se interessam pelo FC Porto no seu todo, nas diversas modalidades. Que este 2008 nos deixe satisfeitos, q seja pelo menos tão bom como 2007.

    Bruno Pinto:
    Sim, têm um pavilhão com boas condições, gente simpática e muitos Portistas. Gostei claro. Pena o atraso por causa de 1 tabela partida.

    ResponderEliminar
  5. Amigo Lucho, entrada em 2008... à Dragão, carago! Se em 2007 surpreendeste com as tuas análises... para 2008, as expectativas estão elevadissimas, portanto, cabe-te 'dar corda na sapatilha' e manter a bitola... tu consegues; nós sabemos que conseguirás!

    No futebol, meio-passo está praticamente dado rumo ao bi-TRI e com (quase) folha limpa... esperemos apenas que este Janeiro de 2008, com 3 jogos em casa e apenas 1 fora, seja completamente o oposto da época passada por esta mesma altura... estamos com a veia toda; haja fé!!!

    No que toca ao andebol, continuamos na cola ao ABC no que a internamente diz respeito e a esperança é a última a morrer... já lá fora, depois do brilharete em Paris, resta dizer que "nada a perder, tudo a ganhar!".

    Para o basquetebol, o mesmo, ou seja, na cola ao nada bicho-papão Ovarense... se mantivermos a 'fé' da época passada, este ano, mesmo que com um plantel desiquilibrado no que toca a americanices, temos tudos para que os vareiros de Ovar "nem cheirem", se me faço entender.

    Por fim, pois, no hóquei em patins, resta dizer que os agoiros dos abutres de serviço nos pasquins, lá terão que enfiar a viola no saco e ajoelhar-se perante o 'campeão FC Porto'... fazendo aqui votos para que no que toca à Liga Europeia, finalmente e desta vez, é que seja mesmo, porque já estamos fartos de 'morrer na praia'.

    ps - como? quando? onde? olha repete lá? eu, aturar-te???... óhh meu Amigo Lucho, eu é que tenho que agradecer com todas as letras a tua disponibilidade e com isso, a demonstração cabal das tuas capacidade em prol do "nosso blog", deste Bibó Porto, carago!. Importante aqui, neste caso, és tu!!! Nós, apenas cá estamos para 'aplaudir' e agradecer os teus escritos... há muito que fazes parte desta «equipe». Ahhh, e se essa conversa lamechas é para pedir aumento de ordenado, tira lá o cavalinho da chuva que as tetas já secaram ;-P E nem penses sequer mudar de ares, porque não há blog algum que tenha capacidade financeira e não só para te contratar... tu vales muitos milhões de euros e eu cá sou como o nosso Mítico PdC, ou venham de lá esses 30 milhões de euros ou 'bem hablar'!!

    aKeLe aBrAçO,

    pps - acabadas as férias natalicias, estou de volta em «full»... já tinha saudades, carago! :-P

    ResponderEliminar