22 janeiro, 2008

Glórias do passado nas nossas modalidades



Inicio hoje uma nova rubrica que passa por destacar todas as semanas um ex- jogador ou ex- treinador do FC Porto pertencente ao andebol, basquetebol ou hóquei em patins, velhas glórias do passado que o Lucho segundo o seu critério procurará relembrar. O critério usado passará apenas pelo jogador ou treinador em questão ter, segundo a minha opinião, um passado no FC Porto digno de realce sendo que apenas destacarei personalidades do nosso clube a partir da década de 80 (inclusive), uma vez que foi a partir desse período que o Lucho se «ligou» ao FC Porto eternamente. Pedia a todos os nossos colaboradores do blog ou simples leitores e comentadores que me enviassem para o meu email (sergiopmgomes@hotmail.com) fotos de antigos jogadores ou treinadores das nossas modalidades, uma vez que não disponho de muito material alusivo ao tema. Fotos de Miller, Dover, Engelstad, Rui Santos, Paulo Pinto, Alexandre Barbosa, Santa Bárbara, Luis Graça, Ussati, Jorge Araújo, António Cunha, Vítor Bruno, Realista, Alves, Diego Allende, Cristiano, entre outros, seriam muito úteis.

VÍTOR HUGO: O mágico do FC Porto da década de 80, um brilhante jogador de hóquei em patins do nosso clube responsável por grandes tardes no Américo de Sá, grandes vitórias, glórias e muitos trofeus. Em 9 anos o FC Porto venceu nesse período 8 campeonatos conquistando também títulos Europeus (duas taças dos Campeões Europeus entre outros títulos) com Vítor Hugo, camisola 4, a presentear-nos com momentos de magia absoluta sobre patins. Foi depois treinador do clube conseguindo até uma Taça Cers para mais tarde como Seleccionador (como jogador da Selecção também brilhou) conquistar o Mundial 2003 batendo na final a Itália com um golo de Pedro Alves, também ele, ex-FC Porto. Actualmente é Médico dentista e vai ver o seu FC Porto, com alguma frequência, a Fânzeres.

Andebol: Portugal chora eliminação dramática
1º ABC (37 pts, 14 jgs), 2º FC Porto (37 pts, 15 jgs), 3º Belenenses (33 pts, 14 jgs).

Portugal está fora do Mundial 2009. A derrota na Macedónia por 38-32 obrigava os Lusos a ganharem em casa por 6 golos o que não sucedeu. Portugal ganhou por 31-26 e falhou um livre de 7m no último segundo que a ser concretizado lhe daria o apuramento para o play-off. No final assistiu-se ao desespero dos jogadores, às lágrimas de todos mas acima de tudo deve destacar-se a grande dignidade com que lutaram até ao último instante. Mesmo eliminados foram os nossos heróis. Também se aprende com os desaires.

O campeonato Nacional volta já amanhã com um ABC-Benfica e quanto ao FCPorto só joga domingo às 16h (sporttv2) no recinto do Sporting, um jogo de grande importância para os Dragões que necessitam da vitória para aspirarem ainda ao 1º posto da fase regular. Este fim de semana o FC Porto de Carlos Resende venceu o torneio de Gondomar derrotando, por margens relativamente dilatadas, as formações do Gondomar e do ISMAI.

Basquetebol: Com um base assim este Porto promete
1º Ovarense (92%, 12 jgs), 2º FC Porto (83%, 12 jgs), 3º Ginásio (42%, 12 jgs).

Crónica do Porto/Ginásio(73-65): Estive em Matosinhos acompanhado do Estilhaço (que tirou umas fotos do encontro que podem ver no topo do post) e assisti a um jogo agradável, emocionante e em que o FC Porto de Alberto Babo venceu bem mas com alguns sustos pelo meio. O 1º período mostrou Marçal no seu melhor mas depois Payton estragou tudo com perdas de bola inacreditáveis. No 3º e 4º período o FC Porto voltou a defender bem com Gentry a acertar 2 triplos e João Figueiredo a efectuar penetrações decisivas. O base do FC Porto tem conseguido boas exibições nos últimos jogos o que potencializa ainda mais as exibições da equipa. Assim temos um comandante à altura da equipa. Terrell e Morris estiveram a um nível razoável tal como Paulo Cunha e Sobrinho enquanto Payton foi uma desgraça. Marçal e Figueiredo foram os melhores em campo. O próximo jogo do Porto é frente ao Barreirense no próximo sábado em jornada concentrada. Na taça da liga que se disputa entre 31 de Janeiro e 3 de Fevereiro em Vagos (Cidade do nosso Paulo Pereira) o Porto enfrentará, no jogo dos quartos, o Barreirense.

No basquetebol destaco ainda que o FC Porto sagrou-se este fim de semana Campeão Distrital de Juniores A ganhando a fase final que se disputou em Paredes. As duas vitórias decisivas aconteceram diante do Póvoa e do Académico.

Hóquei: Caio foi um terror para os Ingleses
1º FC Porto (46 pts, 18 jgs), 2º Benfica (40 pts, 19 jgs), 3º Oliveirense (38 pts, 19 jgs).

Crónica do Valongo/Porto(1-6): Vitória indiscutível dos Dragões num jogo que estava em atraso e em que se destacou André Azevedo com 2 golos importantes no início da 2ª metade. Ao intervalo o Porto ganhava com um golo de Garcia mas esses 2 golos seguidos do André é que resolveram a questão. Depois foi só gerir a vantagem perante um pavilhão lotado que se rendeu à categoria dos hexacampeões. Figueira, Caio e Pedro Moreira dilataram o marcador e os Dragões aumentaram a vantagem sobre o Benfica para 9 pontos. O próximo jogo é amanhã em Porto Santo (21h) para no próximo sábado (18h) acontecer a recepção ao Barcelos.

Crónica do Herne Bay/Porto(0-21): No 4º jogo do Porto na Liga Europeia mais uma goleada e com Caio verdadeiramente inspirado apontando 7 golos sendo um verdadeiro terror para os pobres Ingleses. Os outros golos foram de Pedro Moreira (4), Emanuel Garcia (1), André Azevedo (2), Ricardo Figueira (3) e Jorge Silva (4). O jogo de Espanha com o Vic vai decidir quem passa à final four. O Vic ganhou fora ao Prato por 8-1 e segue a 3 pontos do FC Porto. A 16/2 há um Porto-Prato e a 15/3 um Vic-Porto.

Treinador da Semana: Franklim Pais

Jogador da Semana: João Figueiredo

Para técnico da semana, escolho Franklim Pais pelas duas vitórias conquistadas fora de casa diante de Valongo e Herne Bay ... e para jogador da semana, a escolha recai em João Figueiredo, pela excelente exibição diante do Ginásio com 17 pontos e 6 assistências. Caio, Nuno Marçal, André Azevedo e até Pedro Moreira também estiveram em muito bom plano.

NOTA FINAL: na Natação (obrigado ao André Cereja pelas informações fornecidas) devo destacar que a 15 de Janeiro de 1983, a nadadora portista Alexandra Silva entrou para a história da modalidade em Portugal, ao carimbar o recorde nacional dos 1500 metros livres. As bodas de prata do mais antigo recorde nacional absoluto assinalaram-se na passada terça-feira. Alexandra Silva, envergando as cores do F.C. Porto, teve um desempenho absolutamente incomparável em plena piscina das Antas, conseguindo um tempo que se mantém imbatível até aos dias de hoje. Este sábado foi recebida por Pinto da Costa no camarote Presidencial do Estádio do Dragão e assistiu ao Porto/Aves (2-0) para a Taça de Portugal. No II Meeting Internacional Póvoa do Varzim a equipa de Natação do FC Porto conseguiu este fim de semana resultados muito positivos, devendo-se destacar três 2ºs e um 3º lugares para Luis Monteiro, um primeiro e um 3º lugares para Paulo Santos e três 1ºs lugares para Sara Oliveira num total de 9 pódios azuis e brancos.

Parabéns ao Lucho, «El Comandante» do FC Porto que no sábado fez 27 anos. Domingo em Alvalade (20h) teremos mais uma exibição de luxo do nosso «camisola 8».

Parabéns também ao brasileiro Gomes Amaro, relatador da Gaia FM (95.5 FM), que ouvi com muito prazer na tarde de sábado relatando o jogo Porto/Aves. Viajei no tempo e recordei os meus tempos de criança e adolescente. O Gomes Amaro é eterno e uma voz que marcou a minha vida. «Bola levantada, Farias escorou de cabeça e é goooooooooollll, azul e branco». Que saudades disto, até foi bom não haver TV... Lembram-se do grande Gomes Amaro? Está em forma.

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

21 comentários:

  1. Prabéns Lucho belíssimo post.As modalidades merecem ser destacadas e as suas figuras também.Alguns que são só portistas do futebol, deviam de vez em quando, aparecer em Matosinhos, Fanzeres ou S.Tirso, para perceber o que significa jogar quase sem publico e ter de estar sempre motivado e dar tudo para ganhar. Há nas modalidades exemplos, que algumas primas donas deviam copiar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Efectivamente, é um lugar comum dizê-lo, mas este espaço tornou-se o santuário das amadoras, numa feliz ideia do Lucho.

    Agora, com a rubrica revivalista, vamos poder voltar a relembrar grandes atletas e treinadores, k ajudaram a construir o clube k temos hoje. Para início, nada melhor do k começar com uma lenda: Vitor Hugo. Por causa dele, comecei eu a adorar o hóquei. Ele era o equivalente actual, no futebol, a Cristiano Ronaldo. Com uma dimensão planetária, contribuiu decisivamente para o gozo da hegemonia sobre patins, k o Porto vai reforçando, a cada ano.

    Quanto ao resto, nada de novo. Vitória após vitória, seja qual for a modalidade, com o Porto do Hóquei a fazer contas já à final four da Champions, esse sim o verdadeiro desafio para o plantel.

    Lucho, é mesmo bom voltar atrás, de vez em quando. Sem TV por perto, o Porto-Aves foi nostálgico. Relato no ouvido, fazendo-me recordar daqueles Domingos em k as emoções futebolisticas chegavam pelas ondas hertzianas. E o Gomes Amaro é único, na forma de relatar, sem dúvida...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Lucho, acabei de ler que o Rui Pedro sempre vai para a Amadora.
    Deixa lá, conforma-te, ás vezes é necessário meter uma lança em África.

    ResponderEliminar
  4. Vila pouca, tu andas mt bem informado:) Vai ser bom para ele, se jogar. Pena n vir aqui para o Rio Ave por exemplo, mas pronto.

    P.Pereira:
    Foi de facto nostálgico ouvir o relato no sábado... A vida é uma correria, nem damos conta do tempo passar...

    Relativamente ao Basquetebol apenas acrescentar q o px jogo será sábado às 17h em Vale de Cambra (Porto-Barreirense).

    Gostava de ler aqui mais opiniões sobre o grande Vítor Hugo, o mágico do hóquei na década de 80...

    ResponderEliminar
  5. Excelente ideia de reviver o passado glorioso das nossas modalidades.
    Uma achega... Devias contemplar também o Atletismo, por exemplo, que completamente moribundo no Clube teve também atletas importantes como a Aurora Cunha, a Fernanda Ribeiro ( já não no meu tempo )e muitos outros, inclusive a minha amiga Rosa Mota que também por lá passou na antecâmara do seu enorme sucesso. Se resolveres, poderei dar alguma ajuda nesse sector embora não tenha muitas fotos dos mais colunáveis.
    De resto as coisas vão indo bem nas modalidades, o Hoquei soma e segue, o basket portando-se bem...
    Quanto aos relatos do Amaro, impagáveis realmente.
    A finalizar, vi com satisfação que também decobriste o Blog " http://dazuis08.blogspot.com " feitos por alunos do 9º ano do Colégio da Paz onde também trabalho.É de ver por todos os portistas.
    São uns putos muito fixes e uns grandes portistas com muito humor.
    E está interessante o trabalho deles que também só conheci na semana passada.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Taça de Portugal:
    Benfica- P.Ferreira
    Naval-R.Ave
    Sertanense-F.C.Porto
    Sporting-maritimo
    Setubal-Guimaraes
    G.Vicente-Leixões
    A.Valdevez-Moreirense
    Isento E.Amadora

    ResponderEliminar
  7. Beom sorteio...

    Pena k o duo de Lisboa johue em casa, pois se disputassem a eliminatória fora de portas eram fortes candidatos...à eliminação!

    Com humildade e as doses necessárias de profissionalismo, esta será de fácil passagem.

    ResponderEliminar
  8. Grande jogada da Sad ao recomprar os 9% do passe do Quaresma que estavam na posse de um fundo.A polémica morreu.
    Falemos de outras coisas, por exemplo do sorteio.Fácil se encarado com o espírito certo,caso contrário, podemos ter surpresas.

    ResponderEliminar
  9. Jorge: Se puderes envia-me então o q tiveres sobre personalidades do Atletismo, ok? Não é uma área q domine, mas...

    Sertã em festa com a recepção ao maior clube Nacional. Grande Porto, grande festa q será no distrito de Castelo Branco, bem no centro deste País.

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Continuo sem net em casa , ja começa a ser demais.

    Parece me boa a ideia apresentada no artigo.

    Falando dum passado mais presente :

    Na ediçao ( este teclado so tem til com manipulaçoes complicadas )da conceituada revista HandAction do mes de Dezembro de 2007 o Porto é posto em destaque por Rodolphe Tréhet na pagina 65. é focado que o Porto ganhou contra um Paris que tem quatro internacionais franceses.

    Ate no andebol é o Porto quem faz falar de Portugal !

    E viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Quatro homens estavam a discutir quem tinha o cão mais esperto.
    Um Engenheiro, um Matemático, um Químico e um Funcionário Público.
    Para se exibir, o engenheiro chama a sua cadela:
    -Régua, faz aquilo!
    Prontamente, a cadela sobe para uma mesa, pega num papel, caneta e desenha
    um circulo, um quadrado e um triângulo.
    Todos, assustados, concordaram que era um animal BEM esperto...
    Então o Matemático disse que o seu era melhor... Chamou sua cadelinha e disse:
    -Equação, vai fundo!
    A cadela entrou na cozinha e de lá saiu com 12 biscoitos, os quais dividiu em 3 pilhas de 4.
    Ainda mais assustados, todos concordaram que aquilo era surpreendente...
    Mas o Químico também mostrou as habilidades do seu bicho:
    -Molécula, força!
    A cadela levantou-se, abriu o frigorífico, pegou num litro de leite, num copo de 300ml e colocou exactamente 200ml de leite nele sem derramar uma gota sequer;
    Silencio... todo mundo ficou abismado...
    Num instante, alguém se virou para o funcionário público e perguntou:
    - E o seu cão, o que faz?"
    O funcionário público fala então para o seu cão:
    -Descanso, é a tua vez!"
    Descanso pulou do seu canto, comeu os biscoitos, bebeu o leite, cagou no papel do desenho, "arrasou" com as 3 cadelas, alegou que se aleijou nas costas ao fazer isso, elaborou um relatório de dispensa por falta de condições de trabalho e foi pra casa o resto do dia por dispensa médica!!!

    ResponderEliminar
  12. Boas Lucho, sempre com as noticias em dia no que toca às «amadoras»... e com mais uma novidade para o blog, desta vez, a recordação das «velhas glórias» das mesmas. Tás em grande, carago!

    Entretanto, prometo dar-te uma ajuda nessa pesquisa de infos e imagens que necessitas. Aguarda noticias minhas.

    Quanto à primeira glória aqui evocada (Vitor Hugo), estou tal como o Paulo Pereira disse, foi muito através do seu brilhantismo que me apaixonei pelo hóquei... e que grande equipas nessa altura tinhamos. Recordo-me dele próprio, Franklim, Realista, o António Alves e penso até mesmo que tanto o Tó Neves e o Pedro Alves ainda foram dessa geração, se bem que em fases da idade já bem distintas. Lembro aqueles jogos ali no Pavilhão mesmo ao lado do antigo Estádio das Antas, que normalmente estava a abarrotar... foram tantos e tão bons momentos ali vividos. Recordar... faz bem!

    Já nas modalidades em si, à excepção do andebol que esteve de férias prolongadas, é mais do mesmo... e do costume: de vitória em vitória... até à glória final.

    Pois, Gomes Amaro... Quadrante Norte... bons velhos tempos, carago! Que saudades daquelas tardes de domingo a ouvir o rádio, que saudades...

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  13. Ahhh, pois, esqueci-me do sorteio da «fruteira»... Sertanense? quem? não faço a minima ideia de quem seja, mas de uma coisa estou certo: é para ganhar e mai'nada!

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  14. Meu caro amigo Lucho, os meus sinceros parabéns pois graças a ti e (com outros colaboradores) este blog cada vez mais é uma referência em relação ao nosso FCP.
    Quanto a mim dou-te sinceramente as minhas felicitações.

    Caxana, não percebi o teu comentário ao post?

    Bem haja a todos os BLUES

    ResponderEliminar
  15. Duas notícias: o Quaresma renovou até 2011.
    Carolina a ex-alternadeira foi chamada para prestar depoimento na liga no ambito do processo apito dourado. O que quererá a Liga?

    ResponderEliminar
  16. Não posso ser diferente dos outros e também tenho de dar os parabens ao Lucho porque faz sempre um trabalho SUPER EXCELENTE no que concerne ás outras Modalidades, porque o FC Porto não é só Futebol.Tentarei arranjar o material que pediste no teu Post, pois como tu já viste no meu Blog também falo das outras modalidades e por vezes tenho de fazer pesquisa á procura de fotos e outros dados... Se encontrar alguma coisa mando logo, ok lucho?

    Fica sõ aqui uma pequena sugestão: Porque não falar nos Desproto Adaptado? É uma das secções desportivas do nosso FC Porto e que quase nenhum clube tem em Portugal e que muito pouca gente fala...

    Saudações Portistas!!

    http://misticaazulebranca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Lucho :
    Obrigado por esta prenda !

    Podes dar-me a tua opinião a propósito do desempenho do João Reveles (base do G.F.) ?

    Estou curioso porque fui o 1º treinador do João Reveles(pai)-desde os iniciados até sénior , mas , infelizmente , nunca vi o João Reveles(filho)jogar !

    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Excelente post, apesar de nunca ter visto o Vitor Hugo jogar, só ouço falar bem dele, através de amigos portistas, blogs, sites e do meu pai. Este ano no Hóquei vamos para o Hepta-Campeonato, ninguém nos pára!

    E espero também que seja este ano que ganhemos a Champions no Hoquei, titulo que nos anda a fugir à muito tempo. FORÇA PORTO!

    Finalmente gostaria de saber se o administrador do blog poderia deixar o blog "Dragões Azuis" adptarem a sua ideia ao recordar jogadores goloriosos do passado.

    http://www.dazuis08.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Obrigado a todos pelas vossas palavras como sempre algo exageradas:)

    azul dragão:
    o base Reveles foi titular do GF frente ao Porto mas o nosso base conseguiu ganhar-lhe o duelo. É rápido, tem garra mas neste jogo não foi muito feliz.

    dragoes azuis:

    por mim podem aproveitar a ideia desde q mencionem a fonte mas o melhor é enviar email para o blue boy (adm. do blog)... têm um blog mt fixe:)

    superdragão:

    a ideia do D.adaptado é boa embora as fontes de inf. sejam escassas, vamos ver o q aparece no futuro e dp logo se vê.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  20. Dragões Azuis, antes demais, bem vindos a este espaço... espero que seja para continuar.

    Quanto ao solicitado, esperam o quê afinal? tal como o Lucho referiu, desde que e sempre que «bebam» informação d'outros espaços, manda a regra e a boa etiqueta na net que se referencia a «fonte»... desde que o façam, podem aqui raptar o que vos realmente der na gana.

    Entretanto, e como já lá passei no vosso blog, não queria deixar de elogiar o vosso trabalho... a máquina já está em andamento; resta-vos agora não a deixarem parar!

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar