08 janeiro, 2008

Entrevista a uma Campeã Nacional pelo FC Porto

Depois de um fim de semana em que a nossa equipa de futebol voltou a aumentar o avanço sobre a «concorrência» (9 pontos sobre o Benfica e 12 sobre o Sporting no final da 1ª volta) e em que Raul Meireles festejou o seu jogo nr. 100 na Liga com um golo decisivo (vitória do FC Porto por 1-0) diante da esforçada Naval, aproveito também para destacar que também nas camadas jovens o fim de semana futebolístico correu bem ao FC Porto. Três jogos e 3 vitórias: nos juniores, 3-0 ao Braga; nos juvenis, 4-0 ao Padroense; e nos Iniciados, 2-1 em casa do Feirense.

Nesta crónica, porém, o destaque maior vai para a ala feminina que também existe nas modalidades do FC Porto. Além do realce que dou à nadadora do FC Porto, Sara Oliveira, publico esta semana uma entrevista com Vânia Franco, Campeã Nacional 2006/07 pelo FC Porto, Secção de Bilhar Pool. A época de 2006/07 foi dominada pelo FC Porto também na modalidade de bilhar, uma vez que para além do título Nacional por equipas ganho pelos Dragões em Masculinos (Bilhar Carambola) e Femininos (Bilhar Pool), a nossa atleta Vânia Franco venceu o campeonato Nacional Individual de Bilhar Pool. No bilhar Carambola (nessa mesma época) em Masculinos, a vitória individual também foi para um atleta do FC Porto, Rui Manuel. Agradecemos a extrema simpatia e disponibilidade da Vânia Franco em nos conceder esta entrevista exclusiva que serve para divulgarmos um pouco uma modalidade que começa a ganhar expressão no nosso País. Vânia Franco, natural de Viana do Castelo e Portista desde que se conhece, Campeã Nacional em dose dupla pelo FC Porto, responde agora às nossas questões.

ENTREVISTA 'EXCLUSIVA'
Vânia Franco, jogadora de Bilhar Pool do FC Porto

Lucho: Como se sente a defender a camisola da secção de bilhar do FC Porto, sendo também uma adepta do clube?

Vânia: É claro que é muito gratificante representar um clube como o Futebol Clube do Porto, ainda mais sendo uma adepta "ferrenha" do clube! Sinto-me muito bem lá, e por essa mesma razão, jogo bilhar desde 1999... e sempre no FC Porto.

Lucho: É fácil conciliar a sua actividade profissional com a actividade na secção de bilhar do FC Porto?

Vânia: Sim, a minha profissão e o bilhar são perfeitamente compatíveis. Tenho os fins de semana livres, e é ao fim de semana que os jogos se realizam normalmente. Felizmente, não tenho grandes entraves para poder jogar, porque muitas colegas minhas acabam por abandonar, ou não participar tão assiduamente por razões de trabalho. O que é uma pena para a modalidade...

Lucho: Nos torneios realizados longe da Cidade do Porto, nota nas salas onde joga alguma antipatia pelos bilharistas do FC Porto?

Vânia: Antipatia?! Não lhe chamaria bem isso... acho que não passamos indiferentes... jogar com o emblema do FC Porto desperta mais a atenção e a curiosidade das pessoas! É claro que por vezes se ouvem comentários, mas nunca fui maltratada. Brincam muitas vezes, quando são de outros clubes... mas chamar-lhe-ia uma "antipatia saudável"!!!! É sempre aquela picardia clubista.

Lucho: A secção de bilhar do FC Porto (masculina e feminina) tem conseguido ganhar quase todos os títulos nos últimos anos. Qual o segredo?

Vânia: Segredo?! Juntar os melhores... é... temos grandes jogadoras, conseguimos ter bom ambiente na equipa, dedicamo-nos muito... e temos muita vontade de vencer!!!! O que é muito importante... como se costuma dizer... "Querer é poder"!!! É um bocado o meu lema... lutar muito por tudo o que quero!!! Isso funciona com a equipa também!

Lucho: Sonha com a possibilidade de jogar a título profissional num clube Estrangeiro?

Vânia: Aí é a parte do lema que questiono... porque muitas vezes não basta querer! É claro que seria um sonho, mas sei que praticamente impossível. O bilhar em Portugal, principalmente o feminino, não é muito divulgado, não é um desporto que toda a gente conheça ou tenha acesso... para se chegar a um nível alto, é preciso muito treino, muito tempo de entrega e muita disponibilidade! Se me dessem essa oportunidade, logicamente que a "abraçaria", enquanto isso não acontece, continuo a treinar e jogar, como um hobbie, um desporto... e não uma profissão!

Lucho: Quais os objectivos da Vânia e do Bilhar do FC Porto para a época em curso, 2007/08 ?

Vânia: Os meus objectivos... voltar a ganhar o campeonato, tanto individual como por equipas! Claro que gostaria de ganhar tudo! É para isso que treino e luto... vou tentar.

Lucho: Há muitos Portistas em Viana do Castelo?

Vânia: Há mais benfiquistas (eheheheh)... nós somos poucos, mas bons!!!

Lucho: Que acha do facto de neste blog termos um dia em exclusivo para destacar as outras modalidades, que não o futebol?

Vânia: Acho muito boa a ideia, porque os clubes não são só o futebol. Todos usamos o mesmo emblema, com a mesma dedicação! Todos merecemos um bocadinho de divulgação. Obrigado por nos darem essa oportunidade!

Lucho: Costuma ir ao Dragão ver o futebol? Vibra muito com a equipa?

Vânia: Não vou muitas vezes, mas quando vou, lógico que vibro!!!! Salto, fico com pele-de-galinha, arrepiada com os nervos, canto, grito, vibro como qualquer Portista! Somos assim... vivemos as coisas intensamente, acho!

Lucho: Títulos Europeus são possíveis para o bilhar Português?

Vânia: No feminino não acho que seja possível. Também pela razão que acima referi. Somos todas atletas amadoras, pela Europa fora há muitos/as jogadores/as profissionais... que têm oportunidades. Aqui ainda não acontece isso, com muita pena minha, pois em Portugal temos grandes valores, quer no feminino, quer no masculino. Espero que um dia, alguns possam ser realmente aproveitados.

Beijinhos da Vânia.... E um Bom Ano 2008!!!!

Andebol: Próxima jornada é absolutamente decisiva
1º ABC (37 pts, 14 jgs), 2º FC Porto (37 pts, 15 jgs), 3º Belenenses (33 pts, 14 jgs).

O campeonato está parado desde o dia 23 de Dezembro e só regressa em finais de Janeiro havendo lugar nesta fase para os jogos de apuramento para o play-off (Mundial de 2009) relativos à Selecção Nacional «A». Na última 5ª feira, a nossa Selecção bateu a Bulgária (em Peso da Régua) por 42-17 com o Portista Tiago Rocha (7 golos) a destacar-se, ele e o guarda redes Ricardo Candeias, também atleta do FC Porto. Este domingo em Varna, Bulgária, a nossa Selecção voltou a ganhar por 43-31 com 11 golos do Portista Pedro Solha e 5 do também Dragão Álvaro Rodrigues.

No que respeita ao campeonato, o próximo jogo do FC Porto será disputado dia 27 de Janeiro (16h00, Sporttv) em Almada, recinto do Sporting CP. Esta jornada é decisiva para a luta pelo 1º lugar, uma vez que dia 23 joga-se um ABC-Benfica e dia 30 um Madeira-ABC. É fundamental para o FC Porto conseguir uma vitória diante do Sporting esperando-se que o ABC perca pontos nestas duas partidas. Na 1ª volta, o FC Porto derrotou o Sporting por 27-23. Nesta partida do dia 27, já deverá estrear-se o novo reforço do FC Porto, o Croata Mirza Saric.

Basquetebol: Triplo de Marçal quase dava prolongamento
1º Ovarense (90%, 10 jgs), 2º FC Porto (80%, 10 jgs), 3º Lusitânia (50%, 10 jgs).

No passado domingo, o FC Porto demonstrou estar na luta pelo título uma vez que a Ovarense, principal candidata e possuidora de um orçamento incomparavelmente superior, andou quase sempre atrás no marcador. Em Matosinhos, o FC Porto entrou melhor mas na parte final os nervos e a falta de sorte ditaram a 2ª derrota da época no campeonato. Nos últimos segundos, o FC Porto a perder por 3 pontos, teve nas mãos de Marçal o prolongamento, mas a bola não entrou. Depois, mais 2 lances livres e vitória final da Ovarense por 67-62. Destaco Paulo Cunha, João Figueiredo e Julian Terrell, este último com 11 pontos e 18 ressaltos. Quanto ao Payton, volto a insistir que ainda não me convenceu... Morris e Gentry estiveram muito irregulares. Arbitragem com dualidade de critérios na marcação de faltas sempre em nosso prejuízo. O FC Porto ficou perto, muito perto da Ovarense e até ao fim da época a equipa irá crescer bem mais e nos play-off se verá... Sábado (21h00), o FC Porto desloca-se a Vagos no início da 2ª volta.

Hóquei: FC Porto joga amanhã um dos jogos em atraso
1º FC Porto (37 pts, 15 jgs), 2º Oliveirense (34 pts, 17 jgs), 3º Benfica (31 pts, 16 jgs).

No último sábado, o FC Porto deslocou-se a Valongo e aos 31 segundos já vencia por 1-0, golo de Emanuel Garcia, mas passado um minuto o jogo foi suspenso por excesso de humidade no piso. Uma decisão que os dois conjuntos aceitaram. Agora terá que se encontrar nova data para esta partida que se iniciará com 0-0. Assim, o FC Porto ficou com 2 jogos em atraso, sendo que um deles realiza-se já amanhã em Fânzeres (21h00) frente ao Portosantense, desafio a que assistirei ao vivo. Sábado também em Fânzeres (18h00), acontece a recepção ao Candelária. A liderança está segura mesmo com duas partidas em atraso.

Treinador da Semana: Alberto Babo
Jogador da Semana: Julian Terrell

Para técnico da semana, escolho Alberto Babo pela demonstração de força perante o favorito da prova numa partida que se perdeu por uma unha negra... e para jogador da semana, a escolha recai em Julian Terrell, jogador a subir de forma de dia para dia, desta feita 11 pontos e 18 ressaltos. Pena é o Toree Morris estar a fazer o percurso contrário.

Natação: Sara Oliveira do FC Porto na Selecção e nos Jogos Olímpicos

Sara Oliveira, nadadora do FC Porto, garantiu em Agosto de 2007 a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, graças ao desempenho nos 200 metros mariposa do Open de Paris. Nadou a distância em 2.11,57 minutos, marca que corresponde a um novo recorde nacional absoluto. Sara Oliveira (na foto) esteve este início de ano no Estágio de Preparação Geral da Selecção Nacional em Rio Maior (de 2 a 6 de Janeiro). A atleta do FC Porto, que regressou à competição no Campeonato Nacional de Clubes que decorreu em Silves depois de uma paragem motivada por uma lesão no ombro, voltou assim a fazer parte de uma convocatória da nossa Selecção. Volto a recordar que a Natação do FC Porto continua bem viva com a actividade dos nossos atletas a efectivar-se nas piscinas de Campanhã e da Constituição, entre outras. Ainda no último Campeonato Nacional de Clubes, a equipa feminina do nosso clube obteve o 3º posto e a Masculina o 4º lugar, competições que foram ganhas pelo Clube de Natação da Amadora e pelo Clube Fluvial Vilacondense, respectivamente. O site onde recolhi toda esta informação, e onde pode ficar a par de todas as novidades na Secção de natação do FC Porto, é este.

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

19 comentários:

  1. Adoro basquetebol e uma das minhas primeiras grandes alegrias de portista, foi quando no pavilhão do Infante Sagres, conquistamos o campeonato nacional era jogador treinador o Dale Dover. Na época passada fui ver praticamente todos os jogos em Matosinhos, este ano não vou, acho que se muda demais nos jogadores americanos, todos os anos entram uns saem outros, nunca temos uma base que permita, como no caso da Ovarense, funcionar bem desde o ínicio.Com os jogadores portugueses que temos se fossemos críteriosos ns escolha de 2 ou 3 americanos...o título era nosso.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Lucho, mais um excelente serviço à nossa causa, ideia fantástica de ires buscar o Bilhar, uma modalidade que quase nunca se fala mas onde somos fortes e bem organizados ( era de admirar o contrário )e mais uma entrevista agora do lado feminino de uma nossa campeã. Parabéns.
    Quanto ao resto, pena termos perdido no basquet, também me lembro de ter estado no Infante de Sagres ( ou no Académico?? )a ver a grande equipa do Dover, só ele um one show men. Fabuloso...

    ResponderEliminar
  3. E acrescento que é uma pena termos as modalidades todas separadas que o novo pavilhão vai resolver mas lamento que o sonho da piscina olímpica tenha ficado por um decrépito tanque de cimento inacabado no antigo complexo das Antas e nunca mais seja realidade.
    Apesar disso continuamos a ter atletas de valor.

    ResponderEliminar
  4. Queria só acrescentar que o mérito desta entrevista à Vânia passa muito pela visão do Blue Boy que me alertou em devido tempo para a possibilidade que haveria de contactar esta ilustre bilharista do nosso clube. Uma oportuna entrevista sugerida pelo nosso big boss:)

    Já agora este fim de semana joguei bilhar com um colega e só lhe ganhei 5-0:) Mas ele era fraquinho:)

    ResponderEliminar
  5. Amigo Lucho, nada disso... o mérito a quem o merece, e esse é todo teu... eu, como costumo dizer a brincar, mas falando sério, aqui no blog sou Presidente de nada... Presidente, somos todos nós, sem excepção, os que colaboram na manutenção e actualização diária do blog, os amigos do blog que mesmo não escrevendo, ajudam noutras empreitadas também de relevo, os que comentam, os que apenas nos visitam, etc, etc... portanto, todos aqueles que de um modo completamente gratuito, defendem o nosso clube com unhas e dentes, mostrando ao mundo que este nosso mágico FC Porto, é aquele clube que nunca desiste e com uma alma e orgulho imenso que pode ser combatido... mas nunca derrubado!!!

    Portanto, aqui, estamos todos esclarecidos :D... no resto, mais uma crónica "à Lucho" e mai'nada.

    Mais uma entrevista a embelezar o teu post desta semana, calhando desta vez a chamada ao palco do estrelato, à Vânia Franco, jogadora feminina da equipa de bilhar do nosso FC Porto, que muito nos honra por vários motivos: ser mulher, defender as nossas cores na equipa feminina de bilhar... e tão ou mais importante, ser Portista e uma Dragona dos 7 costados.

    Ahhh, pronto, admito, vou abrir um parentesis, mas só por 1 minutinho apenas :D... enquanto administrador deste blog, o meu especial agradecimento à Vania Franco pela disponibilidade demonstrada desde a 1ª hora para nos dispensar 5 minutinhos da sua vida pessoal/profissional com o objectivo de nos permitir esta entrevista e mais um exclusivo deste blog, sempre com a marca do Amigo Lucho. O meu/nosso obrigado.

    No andebol, depois de uma paragem prolongada, espera-se uma reentré em grande e à Porto, carago... é para ganhar aos lagartos no dia 27 e esperar que o ABC se espalhe ao comprido. A ver vamos.

    Quanto ao basquetebol, em função do atraso do Amigo Caxana, tive a oportunidade de conseguir televisionar todo o jogo... e o que posso dizer apenas é que a 2ª parte desastrosa, principalmente, o 3º período, deitou tudo a perder... "morremos na praia", será a expressão mais correcta... ahhh, e os americanos, sinceramente, pouco ou nada me convencem. Neste campo, este ano, estamos muito deficitários. É a minha opinião.

    No que toca ao hóquei, mesmo em pisos escorregadios, aos 31 seg, já venciamos por 0-1... dúvidas, há?... quer-me parecer que vai ser mais um passeio tranquilo até à glória final.

    Para finalizar, na natação, desejos de boa sorte para a nossa nadadora Sara Oliveira para Pequim... e apenas um reparo residual: "a equipa feminina do nosso clube obteve o 3º posto e a Masculina o 4º lugar". Como? importam-se de repetir? Mas como é? é preciso convocar a malta assobiativa do Dragão para ir assistir a umas provas em Campanhã ou na Constituição? Parece-me que sim, parece-me que sim... vamos lá a deixar de brincadeiras e toca mas é a dar aos braços e aos pés :D

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    Começando pelo início: aumentamos a vantegem para a concorrência. Mas qual concorrência?:)

    Coitados deles, sempre a darem tiros nos pés, vivendo de sonhos esfumados nas brumas da memória. Grandes, grandes, só mesmo na Playstation...

    Qt ao resto, volto a frisar k este espaço é único na promoção, excelente, das modalidades amadoras.

    E hoje com novo bónus, com mais uma entrevista exclusiva, dando a conhecer um rosto (e k belo rosto) de uma das modalidades k mais alegria dá ao clube. O bilhar sempre em grande. Aposto k os adversários da Vânia ficam distraídos a olharem para os belos olhos:)

    No basquetebol a Ovarense continua a ser a nossa "besta negra", vencendo os portistas por 7 pontos, mostrando k serão, sem dúvida, um osso duro de roer. Mas eu mantenho a fé...

    No andebol vamos ficar a torcer por umas escorregadelas do ABC, com 2 jogos difíceis, permitindo ao Porto a liderança.

    No Hóquei já se sabe de antemão o que a casa gasta...

    Parabéns à Sara pela qualificação para essa montra que são os Jogos Olimpicos, sem dúvida um marco na carreira de qualquer atleta.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  7. Já me esquecia,

    Percam os pruridos e comprem a Bola...

    Nas modalidades amadoras, é de ler com atenção redobrada, o desabafo de Alípio Matos, antigo técnico de futsal do Benfas e actual treinador do Belenenses. A descrição do ambiente de terror que o treinador faz até arrepia, aludindo ao último Benfica-Belenenses, em futsal.

    Agressões, provocações, tudo perante o beneplácito da arbitragem, que permitiu uma hostilidade enorme (relatos até de dirigentes benfiquistas acirrando ânimos das bancadas) para os merdas conseguirem vencer, mesmo assim, tangencialmente...

    O apito encarnado também no futsal!

    ResponderEliminar
  8. Jorge Aragão, houve jogos no Palacio de Cristal( contra o Benfica), no Académico( contra o Sporting,o americano deles até perdeu as lentes de contacto) e a fase-final, com o Benfica de Luanda,o Sporting de Lourenço Marques( agora Maputo)e Académica,para além do F.C.Porto como é óbvio.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Faltou acrescentar: foi no Infante Sagres.

    ResponderEliminar
  10. PAULO PEREIRA E ESTILHAÇO:

    Esse clima de terror e violência que o Belenenses viveu na Luz este sábado (no futsal) é perfeitamente compreensível uma vez q os
    enc(o)rnados vêm nessa modalidade a única onde poderão conquistar um título. É o desespero!! E eu que nem gosto de futsal desejo do fundo do coração q o azul tb ganhe esse título. Não é o azul do Porto mas pronto:)

    Mais uma época desastrosa para os lamps é o q se prevê.

    ResponderEliminar
  11. Estilhaço, boa achega... Paulo, deixa-te mas é de música e trata mas é de fazer o scan dessa noticia para se colocar no contra-dossier :D

    ResponderEliminar
  12. O Luisão em conferência de imprensa disse: "Aqui no Benfica, ao contrário do que acontece noutros clubes, não existem problemas entre os jogadores. Ninguém se dá mal."
    Como?Imaginem, eles dão-se bem e tratam-se assim! O que aconteceria se, se dessem mal?

    ResponderEliminar
  13. Meus amigos desculpem a insistência, mas, ao passar no blog biqueiradas, vi um post a lembrar a morte daquele que para mim foi melhor treinador português de todos os tempos.José Maria Pedroto!A ele e ao actual presidente se deve muito daquilo que é agora o F.C.Porto.Pena que não tenha vivido o tempo suficiente para ver a obra extraordinária que ajudou a construir.

    ResponderEliminar
  14. Boas,

    Não tenho o artigo. Eu não compro a Bola:) Bem, compro só nos dias em k somos campeões europeus:)

    Vi o jornal do café e foi lá k li o artigo. Mas amanhã ainda vou ver se a apanho.

    Inté

    ResponderEliminar
  15. Dragão Vila Pouca:
    Quando falei no Académico foi por causa de me ter lembrado de ter visto lá jogos, mas é claro que também os vi no Infante. Mas na altura fiquei confuso e daí ter colocado um ?.
    Obrigado.
    Lembras-te de outro americano antes do Dover, o Jeffrey?
    Era base, muito eficaz mas, claro, não tão exuberante. Também excelente.

    ResponderEliminar
  16. O melhor americano que vi no F.C.P. foi o Crawford, uma vez contra o Sporting em Ovar marcou 69
    pontos.F.C.Porto indemnizado por Co Adriaanse em 1.150.000 EUROS e por Riekerink em 146.250 euros.Quem não respeita o Dragão?!
    Paga E NÃO BUFA!

    ResponderEliminar
  17. Ora aí está um post diferente e bem interessante!
    As modalidades do clube em revista!

    Bem, muito bem mesmo!

    Parabéns e saudações

    AZULEBRANCAS!

    Ps- Lembro-me duma vez, no antigo Pavilhão das Antas, após um Jogo com o Real Madrid para a Taça dos Campeões, jogo esse que perdemos claramente, como era norma no Basquete contra os gigantes da europa. Ora nessa altura o único americano que jogava por nós era o Leon Neal e o Real Madrid também tinha um americano,cujo nome não me lembro e quando já estava de saída, mas ainda dentro do túnel, ouço outro portista conformado, dizendo: O que é que se pode fazer o Leal,(assim mesmo Leal)dos gajos é melhor «co nosso»!

    ResponderEliminar
  18. Dragão vila pouca eu vi quase todos os jogos (se não todos) da final do campeonato, o ano passado e achei o seguinte e não sei se concordas:

    o base da Ovarense (Cordell Henry), comparado com o nosso (Julien Blanks), era muito superior. O tipo marcava de qualquer lado, conseguia meter a bola onde queria.. Penso que desequilibrou o jogo completamente.

    ResponderEliminar
  19. Acrescento q o jogo de hj à noite em hóquei (esta quarta feira dia 9 às 21h) em Fânzeres frente ao Portosantense tem entradas gratuitas. Lá estarei.

    ResponderEliminar