Quem somos?
O SIRC (Social Issues Research Centre; Centro para Pesquisa de Assuntos Sociais), é um centro independente de pesquisa social em Oxford na Inglaterra. Neste momento, um dos nossos projectos é pesquisar a importância do futebol na vida dos adeptos em 18 países europeus.
Este é um estudo que está interessado no lado positivo do desporto rei e em comparar a sua importância ao longo da Europa. Eu sou Portuguesa e trabalho como assistente de investigação no SIRC, sendo a responsável pela pesquisa no nosso país.
Logo aqui abaixo, está uma lista das perguntas que o SIRC está interessado em ver respondidas. Parecem ser bastantes, mas são fáceis de responder e só dependem da opinião de cada um. Cada pessoa pode responder às perguntas que achar mais interessantes se as não quiser ler todas.
Qualquer adepto disponível para uma entrevista/conversa telefónica, pode contactar-me no meu email que está referenciado mais abaixo. Aqui vão as perguntas:
1 - Consegue descrever a atmosfera do seu clube em poucas palavras?
2 - Que tipo de reputação têm os fans do seu clube em comparação com outros clubes?
3 - Para além das vitórias e golos, que alegrias lhe traz o seu clube?
4 - Que emoções associa com o futebol, apenas em 3 palavras?
5 - Qual é a diferença entre o nível de apoio que dá ao seu clube e à selecção nacional?
6 - Tem rituais especiais á volta do futebol? Por exemplo, vai sempre ao estádio com os mesmo amigos, veste roupas especiais da sorte, canta certas canções?
7 - Depois do jogo, o que costuma fazer? Fala sobre a partida durante muito tempo? Vai jantar/ tomar um copo? Faz a mesma coisa, quer a sua equipa ganhe ou perca, ou há uma diferença?
8 - Acha que os adeptos têm uma influência na forma como os jogadores se comportam em campo?
9 - Como descreveria o apoio que dá ao seu clube? Acha que tem mudado ao longo dos anos? Por exemplo, os seus pais já eram do seu clube? Começou desde pequeno a gostar de futebol?
10 - Até que ponto é que a sua vida social (tanto a nível de amigos, como família) está ligada ao futebol?
11 - O que acha que é o limite saudável de amor pelo futebol? Onde está o limite entre adepto e fanático?
Claro que estas são perguntas pessoais e cada um é livre de responder o que quiser! Mas para nós, a sua opinião é importante! Nós queremos saber o que acham os verdadeiros adeptos em Portugal, não só os dirigentes!
Podem sempre contactar-me no meu email em sofia@sirc.org.
Obrigado,
Sofia
Oxford está a fazer um estudo… vamos colaborar!
ps - como forma de facilitar as vossas respostas, coloquei na caixa de comentários o número identificativo de cada uma das perguntas que a Sofia pretende ver respondidas por cada um de vocês, pelo que para facilitar, só precisam de copiá-los, colar na vossa caixa de comentários e responder a cada uma delas. Acaso não pretendam responder a todas elas, bastará eliminar o número identificativo da mesma e passar para a seguinte.
1 -
ResponderEliminar2 -
3 -
4 -
5 -
6 -
7 -
8 -
9 -
10 -
11 -
aBrAçO,
1 - Paixão, dedicação e ambição.
ResponderEliminar2 - Exigentes, dedicados, fanáticos.
3 - Orgulho.
4 - Prazer, orgulho, alma.
5 - Actualmente, há uma diferença muito grande, com vantagem para o clube, há uns anos atrás existia um equilíbrio.
6 - Evito ver o futebol em locais que associo como azarentos.
7 - Quando perde, gosto de me isolar.
8 - Sim.
9 - Desde pequeno q gosto. Em minha casa todos são do FC Porto. Quanto ao apoio acho q qd era criança havia mais magia, hoje sinto-me mais ferrenho.
10 - Muito. Ser do Porto aumenta exponencialmente a possibilidade de uma pessoa se tornar minha amiga.
11 - Tendo mais para o fanático que para o adepto, mas ainda me controlo:)
1 - Vencedor e ambicioso
ResponderEliminar2 - Exigem sempre mais
3 - Orgulho por levar o nome da cidade a todo o mundo
4 - Felicidade, Paixão, emoção
5 - de 0 a 10 é 10 para o meu clube e 4 para a Selecção
6 - Levo sempre uma peça de roupa ligada ao FCP, apesar de não ser supersticioso
7 - Ou vou para casa, ou tomar um copo com os amigos
8 - Sim
9 - Desde que me lembro, sempre fui do FCP, como toda a minha familia
10 - Tenho amigos benfiquistas e acho que na amizade o futebol fica um bocado de parte pq afinal não é tudo na vida
11 - Acho que não há limite
Abraço
http://estrelas-do-fcp.blogspot.com/
1 – paixão, dedicação e lealdade.
ResponderEliminar2 – com um grau de exigência tipicamente latino.
3 – acima de tudo, orgulho
4 – alegria, loucura e camaradagem.
5 – não tem sequer comparação possível, porque o meu clube é incomparavelmente melhor que a selecção nacional, como tal…
6 – rituais propriamente ditos não, mas há um outro adereço especial que por algum motivo nos tornamos quase inseparáveis e na hora, tenhamos especial predominância sobre ele, por ex: um cachecol, um boné, etc.
7 – depois de um jogo de futebol, o pós acaba sempre encrencado no resultado final do mesmo, porque os estados de espírito são totalmente opostos e tudo isso acaba a ter influência no tal pós-jogo… ganhando-se, naturalmente a «boa disposição» surge e com isso a excitação própria da vitória… perdendo-se, não tem que surgir obviamente a má disposição, mas tudo em volta fica condicionado e sem mais graça
8 – sim, claramente, porque sentindo-se apoiados, a confiança está elevada e a probabilidade de as coisas saírem bem, é muito mais alta… não se sentindo apoiados, tudo se torna mais complicado, até as coisas por vezes mais fáceis.
9 – o meu apoio foi, é e sempre será incondicional, esteja no 1º, esteja no último lugar. Podemos mudar de tudo na vida, mas de clube, não se muda… nasce-se azul-e-branco, morre-se azul-e-branco. Quem me incutiu toda esta paixão descontrolada pelo FC Porto foi o meu Pai que desde muita tenra idade, pois desde tenra idade que assiduamente me habituei a ir ver todos os jogos em casa e com isso, fazer crescer a minha paixão pelo FC Porto que a cada dia que passa, mais é sentida.
10 – não está propriamente associada, até porque estaria a ser hipócrita, mas se me dizem ser do FC Porto é uma coisa… se me dizem ser dos «outros», não digo que fujo ou abdico de imediato à relação de amizade, mas as coisas acabam a correr naturalmente de um modo muito mais lento.
11 – limites não há, nem para mim alguma vez irá haver, porque a minha paixão pelo FC Porto é milhentas vezes superior a essa linha imaginária, mas para mim, a grande diferença que acaba por distinguir um adepto de um fanático, quanto a mim, grosso modo, acaba por ser a violência… um adepto, utiliza maioritariamente a sua paixão em favor… o fanático, na maioria, é o oposto.
aKeLe aBrAçO,
1 - Estabilidade, Vencedor e Paixão
ResponderEliminar2 - Nos maus e bons momentos estamos sempre lá!
3 - Orgulho, porque eu não sou do FCP pelas vitórias mas sim pelo AMOR.
4 - Espectáculo, Emoção e Prazer
5 - Sinceramente se a selecção perder pouco me importa por isso..
6 - Levo sempre o mesmo cachecol
7 - Discuto com os meus amigos e costumo ir comer qualquer coisa a um restaurante qualquer
8 - Sim, os adeptos são o 12º jogador
9 - O meu pai é portista fanático desde pequenino e desde ai que nasceu o meu fanatismo pelo futebol, principalmente pelo Futebol Clube do Porto. Apoio sempre o FCP nos bons e maus momentos
10 - Eu sou amigo de benfiquistas e sportinguistas e nem penso nas suas cores. Mas os meus melhores amigos são todos portistas :)
11 - Não há limite. Como disseram a diferença entre o adepto e o fanático, na minha opinião é a violência e a forma como apoiam a sua equipa.