19 janeiro, 2008

Sob um Tecla(do) de Lu(ch)o

Taça de Portugal, 5ª eliminatória
19 de Janeiro de 2008
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 20.319 espectadores

FC Porto: Nuno; Fucile, João Paulo, Stepanov e Lino; Bolatti, Lucho «cap.» e Kazmierczak (Quaresma, 61m); Adriano (Lisandro, 74m), Farías e Mariano (Cech, 81m).
Não utilizados: Ventura, Pedro Emanuel, Raul Meireles e Castro.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Desportivo das Aves: Grosso, Sérgio Nunes, Miguel Vítor e Pedro Geraldo; Marcelo Henrique (Pascal, 46m) e Mércio; Leandro, Gouveia (Romeu, 75m) e Castro (Robert, 46m); Leandro Tatu.
Não utilizados: Rui Faria, Rui Miguel, Nuno Mendes e Zambujo.
Treinador: Henrique Nunes.

Disciplina: Cartão amarelo para Sérgio Nunes (37 min), Marcelo Henrique (40 min), Pedro Geraldo (63 min), Mariano (79 min), Miguel Vítor (82 min) e Quaresma (90 min).

Golos: Farías (31 min) e Quaresma (90 min).

Só porque o tempo não é muito, vou deixar-vos aqui apenas algumas notas soltas do que vi no Estádio quanto a esta vitória mais que justa e merecida da única equipa que fez por merecer a passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal: o FC Porto.

Em primeiro lugar, admito, acabei por decidir à última hora deslocar-me para assistir ao jogo, tendo até mesmo ido a «medo», pensando que ia acabar por assistir a um jogo de futebol de final de tarde que se proporcionaria a uma valente seca e uma completa perca de tempo, e ademais, agravada pela natural «selecção» da 2ª linha do nosso plantel para subir ao relvado e defender as nossas cores… afinal, enganei-me redondamente, tendo dado o meu tempo por muito bem entregue, atendendo à demonstração de grande «profissionalismo» de uma grande maioria dos jogadores utilizados, mas a isso, vamos já lá mais adiante.

Mesmo sem nunca precisar de colocar o prego a fundo, o FC Porto foi a única equipa a utilizar de forma pura o ataque ao reduto adversário, mas como digo, sem necessidade de grandes desgastes e grandes correrias. O nosso futebol era praticado com relativa fluidez e rapidez de processos, aparecendo aqui e acolá algumas boas jogadas de ataque planeado, cujo público presente, e bem, retribuía com muito agrado.

Defensivamente, não houveram propriamente ocorrência de «sustos» que motivassem alguma preocupação, onde regra geral, o futebol era praticado longe desta zona do campo, mas quando chamados a intervir, faziam-nos com muita serenidade e eficácia… aqui, abro um parêntesis para sublinhar uma actuação completamente desastrada de Lino, principalmente nos primeiros 45 minutos, parecendo estar completamente deslocado da realidade deste jogo. Para quem precisava de mostrar algo para merecer quiçá mais oportunidades para a 2ª fase da liga Bwin, foi uma exibição bastante comprometedora.

No meio campo, a classe de Lucho fazia toda a diferença, tamanha era a demonstração de superioridade técnica, sendo em grande parte do jogo, o grande (e único) municiador de lances de ataque… invariavelmente, com nota 5 estrelas.

Nas suas costas, Bolatti fazia de Paulo Assunção e aproveitou mais uma vez para subir mais uns (bons) degraus na ambientação ao futebol praticado em Portugal, mostrando em alguns momentos, lances de fino recorte. Já Kazmierczak, digo o mesmo que disse atrás para Lino… uma aposta completamente perdida para este, que esteve francamente mal.

Avançando para o ataque, digo apenas que fiquei eu, e concerteza toda a grande maioria dos ali presentes, completamente surpreso e sem saber muito bem afina o que esperar até ao final do liga Bwin por parte de Ernesto Farias. Definitivamente, o «mvp» deste jogo, mostrando uma raça, rapidez de processos, visão de jogo e uma motivação extra que me fez logo recordar um tal de «Lisandro», só que com menos uns bons centímetros. Neste jogo, mostrou claramente que sabe bem que terrenos pisar e movimentações típicas de um ponta-de-lança com classe. Sinceramente, fiquei com muita «água na boca» para o que esperar dele daqui em diante.

Adriano esteve desinpirado, mas também, demasiado «ausente» do jogo… já Mariano, começou mal, mas com o passar do tempo, foi assentando o seu jogo, mostrando alguns pormenores muito interessantes, mas sinceramente, continua a deixar-me muito a desejar as apostas frequentes neste. A rever.

Para o final, e já com a presença de alguns dos habituais titulares, deixo só uma (pequena) nota de desagrado para a forma como Quaresma encarou os poucos minutos que esteve em campo. Usou e abusou dos lances individuais, quase sempre neste jogo, completamente inconsequentes, mas também para a desnecessária e insistente tentativa de humilhar o adversário, quando se pedia apenas circulação de bola e preferencialmente, como chegou a acontecer por 2 ou 3 vezes, para colegas em melhor posição… bem ou mal, o que é certo é que acabou por ser este a fechar a contagem, colocando ponto final na partida e o resultado em 2-0.

Resumidamente, só pela «atitude» de Farias em jogo durante os 90 minutos, valeu bem a pena o tempo perdido… mas obviamente que o resultado final também ajudou; e muito!

azul + : Farias (VIPortista), Lucho, Bolatti e Stepanov.

azul - : Lino, Kazmierczak, Adriano.

arbitragem: Artur Soares Dias (AF Porto), esteve lá? Nem dei conta!

22 comentários:

  1. Estou como o Jesualdo depois do jogo da Naval:irritadíssimo!Com a exibição, com o Kaz, mas, pricipalmente com o sr.Quaresma, que entrou para gozar com todos os que foram ver o jogo.

    ResponderEliminar
  2. dragao vila pouca, a tua irritação só vai durar mais uns meses. Para o ano não há o Quaresma para assobiar. A SAD vai acarretar com os assobios pela sua transferência.

    Nem sei como o R.Quaresma jogou hoje. Mas, invariavalmente, é assobiado. Volta Alan, estás perdoado....

    ResponderEliminar
  3. Sr.Dragão Vila Pouca,
    Tal como o CJ não vi o jogo mas, sinceramente, acho vergonhoso que se assobie aquele que é o mais genial jogador que o nosso clube tem...Já nos deu muitas vitórias, ajudou-nos na vitória de muitas competições, marcou golos importantíssimos(olhe na Luz por exemplo) e no fim de contas o que ouve de alguns adeptos são assobios...desculpe lá mas isso eu não consigo nem admitir, nem entender....

    PS:Para o ano já não há Quaresma para assobiar...mas sim Mariano, Kaz, Cech...esses artistas da bola!!!Haja um pouco de decência!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    Malta, não vale a pena chatearem-se por causa dos nossos heróis...

    Dever cumprido e, isso por si só, deve bastar. Passámos, recuperamos o Farías, com mais 90 minutos nas pernas e uma dose-extra de motivação, restando-nos aguardar pelo próximo da rifa.

    Agora, venha de lá a lagartada!

    ResponderEliminar
  5. Pois é não viram o jogo...se vissem a forma como ele jogou, se calhar diziam o que eu disse ou pior. Eu não assobio, mas exigo aos profissionais do meu clube respeito. Jogar mal, acontece, agora, entrar num jogo oficial com aquele espírito, não é admíssivel.Quanto ao facto de ele sair no fim da época quero dizer o seguinte:num campeonato como o inglês, espanhol ou italiano o Quaresma de hoje, iria passar um mau bocado.Criticar, chamar a atenção, corrigir, é ajudar, foi assim que Fergusson fez de C.Ronaldo o jogador que é. Deixá-lo fazer o que quer, permitir-lhe tudo, é estragá-lo.No fim do jogo houve muita gente, alguns que são grandes fãs do Quaresma, que me disseram que ele hoje os tinha tirado do sério.Agora não ver o jogo e dar palpites...

    ResponderEliminar
  6. Ricardo Quaresma, um daqueles nomes que quando se ouve no estádio os adeptos aplaudem, gritam, cantam.

    O que aconteceu ontem tem um explicação: Quaresma é o jogador amado por todos os adeptos do Porto e quando perde um bola é assobiado. Os assobios acontecem por varias razoes : - muitos porque estao habituados a um Quaresma diferente e sabem que ele é capaz de mais e assobiam numa forma de dizer " TU ES CAPAZ DE MAIS !" -outros assobiam porque estão fartos de ver um Quaresma egoista,que nao tem a atitude de um Lisandro,Bruno Alves,Lucho...,que nao corre quando perde um bola de uma forma infantil. - depois á aqueles que assobiam porque tornam disso um habito e claro que depois sao aqueles que o aplaudem primeiro....
    O Quaresma é um daqueles jogadores que faz muita falta ao Porto, faz assistencias fantasticas, faz golos importantes ( caso do Slb,na turquia etc) traz a magia que nenhum jogador tras ao Porto... mas depois tem aqueles defeitos que os adeptos não gostam que são : a falta de atitude, o egoismo e principalmente o jogo simples que devia fazer algumas vezes.. o jogo simples é o principal problema do Quaresma se ele muitas vezes utiliza-se este metodo nao era chamado de egoista e já não tinha falta de atitude . Porque ? porque nao perdia a bola, nao tinha que correr atras dela.
    os adeptos querem o Quaresma magico mas que nao precisa de ser sempre magico ás vezes basta o nao complicar...
    MAS nao é so o Quaresma que tem que mudar os adeptos por muito magnificos que sejam tem alguns que tem de mudar. Ontem ouvi um senhor ao meu lado no estadio que quando o Quaresma nao consegui passar por um adversario e ATE ganhou o canto disse : " FILHA DA P**A,vai-te embora nao vales nada etc... " e depois quando ele marcou o golo disse : " ES O MAIOR" ... beem esta atitude é pessima quando se gosta muito deve criticar-se mas nao dessa maneira .
    O QUARESMA FAZ MUITA FALTA AO PORTO e quem disser o contrario esta a mentir... vamos mas é ganhar titulos e apoiar os nossos jogadores se o quaresma tem que mudar, alguns adeptos que sao vao ao estadio sabe-se bem pra que... ( acho que é para gastar dinheiro) tem que ficar em casa a ver o jogo no sofá.
    FORÇA PORTO
    FORÇA QUARESMA, CONTIGO ATE AO FIM.. ( apesar de se mudasses umas coisitas nao fazia mal a ninguem)

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o dragão vila pouca quanto à critica ao Quaresma mas também não estou de acordo com os assobios a ele ou a outro qualquer jogador azul e branco.

    Torna-se por vezes exasperante ver um jogador com a qualidade do Quaresma dar ares de principiante.

    Mesmo as estrelas têm de perceber que devem respeitar o público que paga para assistir a um bom espectáculo e o facto de serem considerados mágicos porque são tecnicamente superiores não faz deles jogadores acima de qualquer critica e dão-lhes ainda maiores responsabilidades.

    A humildade fica bem a qualquer um e Quaresma já tem a obrigação de o saber.

    Frases como as que proferiu no final do jogo só demonstra o estatuto que tomou para si.

    ResponderEliminar
  8. Meus Amigos, como já disse no post, este jogo resume-se a 3 notas muito essenciais:

    1º Sem ser um jogo de encanto, foi um jogo muito agradável e muito profissional de todos os que pisaram o relvado do Dragão... gostei!

    2º Farias, fez aquilo que até hoje nenhum de nós lhe tinha ainda visto... correu, lutou, esforçou-se, marcou, com uma visão de jogo excelente, sem nunca virar a cara à luta... um «Lisandro» com menos uns valentes centímetros... pela minha parte, deixou-me muita água na boca para o que vamos ainda ver doravante.

    3º Depois, Quaresma... pois, a velha discussão... para quem não viu, é fácil sentir-se melindrado pelas criticas ou assobios... para quem viu, como eu, compreende a critica, porque houve momentos do jogo em que chegou a ser irritante a 'mania' em tentar fazer o (quase) impossivel quando com jogadores em melhor posição e até mesmo completamente desmarcados à espera para bola para fuzilar... depois, a necessidade irritante de reter a bola para esperar por 1 ou 2 adversários para 'gozar' na cara deles... e com isto tudo, foi até ao golo, de perda em perda de bola, até que a massa assobiativa não perdoou... e a velha história, como digo... neste caso especifico, o que o blog-quaresma aqui refere, está lá tudo, ou seja, quem assobia, não é porque não goste do QUaresma, é porque lhe reconhece muito mais valor e capacidade do que ontem mostrou, até conseguir enervar as bancadas.

    Por fim, só uma nota final e que não posso deixar de aqui salientar... estas (últimas) declarações de Quaresma são uma MERDA, próprias de um 'menino mimado', para não dizer mais...

    Se é verdade que "ele está farto de nós"... tb não deixa de ser verdade que muitos outros estarão fartos de ver o 'pior' de Quaresma, sem em detrimento do colectivo e do 'bom' que todos lhe reconhecemos e sabemos que ele o tem.

    Essa de "quanto mais assobiarem, EU resolvo os jogos", é de um egoísmo e vedetismo inacreditável... estou pasmado... querem ver que ele agora joga sozinho?

    Por fim, "que no final da época vamos deixar de o assobiar"... se é um adeus antecipado, resta-me dizer-lhe um Obrigado por tudo! e desejar-lhe boa viagem... pela beirinha.

    Moral da história: mais valia estar calado e fazer apenas aquilo que sabe e bem, jogar futebol!

    Eu não contribuo, nem nunca contribui para esse peditório... desde que me conheço, o meu único ídolo, é o FC Porto é o clube, o símbolo, a mistica, a crença e a raça... agora, ídolos com nome de Manuel, Joaquim, António, isso deixa para os que acreditam nisso, eu não!

    "Os homens passam... o clube fica!"... para bom entendedor, meia palavra basta.

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  9. Fiz um post com um capítulo dedicado ao Quaresma em que mais palavra menos palavra, subscrevo por inteiro o que disse o Blue boy.
    Um clube que teve jogadores do calibre de ( os que acompanhei de perto)A.Oliveira, Cubillas, Futre Madjer, Jardel, etc.,e continuou a ganhar depois deles não é refém de ninguém, por muito talento que tenha, como é o caso de Quaresma.

    ResponderEliminar
  10. Passámos a eliminatória e isso é o que interessa!! Quanto ao Quaresma, acho que qualquer um começaria a ficar chateado de ouvir tanto assobio!! Ele abusa nas fintas, faz merda nos passes mas uma coisa é certa... é daqueles que me faz ir ao estádio e do qual espero sempre um momento mágico, que é impossível aparecer se não errar bastantes vezes. É sem dúvida alguma um jogador vital na nossa equipa, e assobios são para adversários e para quando as coisas correm mal no que se refere a resultados... o que não foi o caso. Pelas bandas do Dragão virou moda assobiar o Quaresma e já vi discussões dentro do estádio por causa disso. Aqueles que assobiam os próprios artistas mesmo quando a equipa ganha não sei o que vão fazer ao estádio. Exorcizar a semana de trabalho mal passada é?! Deixem mas é jogar o rapaz, que ele não merece isso, e se precisarem de assobiar virem-se mais para aqueles que usam a camisola amarela!!

    Quanto à palavras do mágico no final do jogo, bem, nesse caso acho que Pinto da Costa devia dar-lhe uns calduços naquele cachaço. O que ele afirmou não se diz e não é próprio de um profissional do FC Porto.

    Saudações

    Psd - na Tunísia ouvi muito vendedor a dizer "Porto... Quaresma... Tarik..." mas nada de malficas ou lagartos... será que eu ando a ouvir uma história mal contada!! :D

    ResponderEliminar
  11. Viva !

    Continuo sem net em casa . Tou a consultar porque estava angustiado quanto ao resultado. O Porto passou ainda bem . Mas esta coisa é um roubo : 1hora = 2 Euros de consulta na net.

    Pessoalmente, dou muito valor , nao sou o unico, à taça de Portugal.

    Nao estou bem a par do que se passa com Quaresma. Interessa saber que o futebol é um desporto colectivo. Quem nao entende que ninguem é insubstituivel é porque nao tem maturidade !

    Katita, se os Tunisinos começam a elogiar jogadores Marroquinos isso é bom ! Mostra que o Tarik jogador no qual sempre apostei ( escola da Borgonha) tem fama em toda a Africa. é bom para o Porto.

    Ja agora Quaresma ...Os adeptos Marselheses alcunhalaram-no com o trocadilho : Caresse moa !

    é claro que como portista sempre defendi e defendo Quaresma enquanto ele vestir a camisola azul e branca.

    Desculpem os acentos (falta ou acrescimo° !

    O Porto segue em frente numa competiçao com historia e com um belo nome . é o que conta !

    E viva o Porto !

    ResponderEliminar
  12. Mimado ou não, a verdade é que o Quaresma dá outro "ar" ao futebol. O talento raro que ele tem embeleza os jogos. Por mim, pode até nem marcar. Habituada a vitórias já eu estou. O futebol sem o Quaresma é uma pasmaceira...
    Prefiro ganhar pela vantagem mínima mas com jogadas de puro talento, a uma goleada "insossa"...
    E fico muito triste se ele sair no fim da época :(
    Os adeptos que o assobiam não merecem um clube que se dá ao luxo de manter um jogador destes... goleadores há muitos, jogadores de talento acima da média são raros.

    ResponderEliminar
  13. Ainda sobre o caso Quaresma, escrevi no meu blog:

    "É, sem dúvida, o assunto do momento na blogofera portista, e a polémica desportiva do mês. Quaresma, qual criança de dois anos a quem lhe negaram algo, resolveu amuar. Ao bom estilo cigano, com exuberância gestual e um imenso vulcão de fúria ardendo dentro do peito viril...


    Em qualquer outra situação, desde que a Protecção de Menores não estivesse a olhar, o caso resolvia-se à boa maneira de antigamente: com um par de tabefes bem ministrados nas ventas...


    Hoje em dia isso seria politicamente correcto. Talvez uma palmada pedagógica, mas convenhamos que Quaresma, apesar dos tiques, já não é uma criança endiabrada, um adolescente hiperactivo ou um marginal imberbe. Quando muito, corresponde ao estereotipo do futebolista actual: rico, famoso, mas burro que nem uma porta...


    A vedeta, com um ego sobredimensionado, acha-se isenta de qualquer manifestação sonora de desagrado vinda das bancadas. Transformando o relvado do Dragão no seu recreio particular, uma espécie de playground para as tropelias típicas infantis, onde as diatribes teriam que ser forçosamente acompanhadas por interjeições de espanto e fascínio, o "mustang" perdeu a noção do ridículo.


    Esquecido já da disciplina imposta por Adriaase, Quaresma foi soltando-se dos espartilhos tácticos, achando-se uma espécie de divindade no seio de um plantel trabalhador. Fazendo tábua rasa dos mandamentos futebolísticos, que professam o pontapé na bola como um jogo colectivo, onde a comunhão entre os integrantes da equipa deve ser enorme, transformando-a numa entidade una, o cigano continua a olhar prosaicamente para o seu próprio umbigo.


    Sempre venerei o clube, aquele emblema que me faz estremecer de paixão, as camisolas que provocam arrepios de emoção. É esse clube que se tornou o centro da nossa religião. Aliás, o Porto é a Religião. Alguns passam por lá como meteoritos, desaparecendo rapidamente no firmamento, esquecidos ao fim de breves instantes. Outros, perenes, permancem para sempre na memória, pelo contributo que deram ao crescimento e glória da Instituição.


    Quaresma está num equilíbrio precário. Pode ser uma estrela, cadente, deixando um rasto de magia por onde passa, mas esquecida no final do espectáculo. Ou pode ser mais um daqueles, poucos, que entraram por direito próprio no Olimpo dos grandes profissionais, de nomes pronunciados de forma reverente, cujas histórias são contadas, de boca em boca, à volta da lareira, nos frios dias de Inverno.


    Para mim, parece que ele já escolheu o caminho. "Podem continuar a assobiar, que eu continuo a resolver jogos"!. Presunção e água benta....

    ResponderEliminar
  14. Ó Paulo como se chega ao teu blog?
    Está indisponivel!
    De qualquer forma, estou de acordo contigo.Oxalá um dia o R.Quaresma não venha a ter saudades dos assobios do Dragão. Com esta mentalidade de prima dona, não vai a lado nenhum.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Quaresma só tem de meter uma coisa na cabeça ... tem de jogar mais para a equipa e deixar de amuar quando não lhe passam a bola.
    Quanto aos assobios, são criticáveis, sempre, os jogadores precisam de apoio pelo que há que mudar comportamentos e não se pode ter ópera todos os jogos.
    Agora é aprendermos todos com isto, os adeptos a apoiar, o Quaresma a jogar com o seu génio mas menos individualista em certas situações.
    E mais nada, rumo ao TRI.
    Se no fim da época sair ... um dia teria de ser, é pena e o Porto continua.
    Também lamentei a saída de Anderson e muitos outros e continuamos na senda das vitórias.

    ResponderEliminar
  16. blueboy :

    Subscrevo a 100% o teu comentário.
    Não há , a meu ver , argumentos que me convençam do contrário !

    ResponderEliminar
  17. Enfim, as segundas linhas fizeram uma boa exibição, mas o Quaresma, conseguiu tirar-lhes o protagonismo todo. Enquando devias andar todos a falar do Farias e do Bolatti, ele falou de maneira a ser "heroi". É muito de extremos, ou joga muito bem ou muito mal, ou fala muito bem ou entao devia tar calado. Enfim.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Teixeira, tens toda a razão... quando se poderia aqui estar a ter uma discussão saudável quanto a algumas das surpresas agradáveis que vimos neste jogo, e quiçá até, tendo os «reforços de Inverno» dentro de casa, andamos para aqui a discutir o «sexo dos anjos», enfim...

    No resto, e só porque tenho ouvido/lido muitos Portistas a comentar as «assobiadelas» ao Quaresma neste jogo, era importante esclarecer que a «assbobiadela monumental» que despolotou todo este caso, aconteceu 2 minutos antes do golo deste, quando com Lisandro completamente isolado na entrada da grande área, resolveu querer fazer tudo sozinho, tentando fintar 2/3 adversários... e perder a bola infantilmente!

    Foi aqui, que a paciência se perdeu para muitos dos que lá estavam... porque aquela jogada, foi o esgotar da paciência para o excesso de 'egoismo' até ali demonstrado, desde que entrou em campo.

    Repito, tudo isto aconteceu a 2 minutos do final do jogo... e 1 minuto antes do seu golo.

    É bom que isto fique bem clarificado, porque até dá a ideia que ainda não tinha entrado e já estava a ser assobiado.

    Para finalizar, e sem querer que mensagem passe como critica a quem quer que seja, até porque sempre o disse que não sou mais Portista que ninguém, ninguém mesmo (tal como ninguém é mais Portista que eu!), nesta paixão pelo FC Porto, não recebo lições de Portismo de ninguém... de ninguém mesmo!

    Quaresma, teve o que mereceu... e ponto final parágrafo!

    Tudo o resto, são 'idolatrias' quanto a mim, nada desejáveis... o meu, e julgo que o clube de todos nós, é o FC Porto, com quem quer que esteja a vestir a camisola... não é, nunca foi, nem nunca vai ser o FC qualquer coisa com nome próprio.

    O meu único clube... é o FC Porto!!

    aKeLe aBrAço,

    ResponderEliminar
  19. obrigadinho por convidares a malta....




    abraço

    ResponderEliminar
  20. Caxana, tás a falar do quê?
    Se é do que penso... que eu saiba (tu sabes)!

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  21. Eu acho que o Quaresma até disse algo como: "se continuarem a assobiar mais eu me agarrarei à bola!"...Para mim são palavras de alguém que não tem a noção do seu papel de Profissional de Futebol! Não assobiaria a equipa, nunca o fiz e espero que nunca o venha a fazer a não ser que seja atacado de crise de forte senilidade -o que pode acontecer a qualquer um e em qualquer momento...Mas devo dizer que me irritam solenemente alguns desplantes do Quaresma e também -devo confessá-lo- do Helton ou do Bosingwa, desplantes completamente desnecessários que põem em risco muitas vezes jogadas de perigo iminente!...Acho que o Quaresma é um jogador com enorme potencialidade -se for corrigido ou se quiser corrigir-se- mas com um cérebro de verdadeira criança!...

    ResponderEliminar