15 janeiro, 2008

FC Porto vive mais um fim de semana memorável

Desta vez fui ao Dragão. E fui em boa altura. A melhor exibição da nossa equipa esta temporada nos jogos disputados no estádio mais belo de Portugal (Porto-4-Braga-0). Na tarde do último sábado fui ver o hóquei e assisti a mais uma goleada do imparável hexacampeão. Saí a correr de Fânzeres, estacionei o carro ainda longe e fui a pé para o Dragão recordando outros tempos anteriores à existência do Metro. Encontrei o Jorge Aragão pelo caminho, até vislumbrei ao longe 2 ex-colegas da Universidade, esperei pelo meu primo, pelo Estilhaço e pelo Blue Boy para colocarmos a conversa em dia. Enquanto esperava ainda espreitei a TV e soube que em Lisboa tinha escurecido mais cedo :D

Entrei no Estádio pela porta 9 e senti um arrepio, um feeling que a noite ia ser mágica, juro-vos que senti. O Estádio estava mais belo que nunca e os nossos heróis estavam a entrar em campo. O Hino do Porto obriga-me a levantar da cadeira e em pé cantei todos os versos em alta voz. Depois, o resto vocês já sabem, o Blue já vos contou. Saí de lá feliz, muito feliz, ser deste clube é especial. Uma palavra final para Lisandro López, é um orgulho para mim ter um jogador tão talentoso, tão dedicado, tão humilde a vestir a camisola do Clube dos meus sonhos. Pois, e pelos vistos já estão a 11 e a 14 pontos de distância. Segundo me contaram no programa BwinLiga da TVI do último domingo, aquilo mais parecia um velório. Vamos ter luto Nacional até começar o Euro-2008.

Quanto ao resto são vitórias e mais vitórias, 2 jogos no hóquei, duas vitórias, 1 jogo no basket, uma vitória, 2 jogos nas camadas jovens de futebol e duas vitórias. É sempre a somar!!!

Andebol: Portugal efectua jogo decisivo em Guimarães
1º ABC (37 pts, 14 jgs), 2º FC Porto (37 pts, 15 jgs), 3º Belenenses (33 pts, 14 jgs).

O campeonato está parado sendo que grande parte dos jogadores do plantel do FC Porto estão a disputar nesta altura o apuramento para o play-off (Mundial de 2009) relativo à Selecção Nacional «A». Portugal tem nesta altura duas vitórias tantas como a Macedónia e será entre estas duas Selecções que se disputará o ansiado apuramento. Os desafios decisivos estão marcados para os dias 17 e 20 de Janeiro, este último em Guimarães (17h na RTP2).

Do FC Porto (maior «fornecedor» da Selecção) estão presentes 7 jogadores, Candeias, Solha, Tiago, Bosko, Martingo, Álvaro e Arezes. Álvaro Rodrigues (na foto) foi mesmo considerado este fim de semana o melhor jogador Português presente no torneio da Noruega. No que respeita ao campeonato da LPA, o próximo jogo do FC Porto será disputado dia 27 de Janeiro (16.05h na Sporttv2) em Almada, recinto do Sporting, devendo-se salientar que nesse dia (19.45h na Sporttv1) também se joga um Sporting-Porto em futebol. No próximo fim de semana a equipa de andebol do FC Porto disputa o torneio Internacional de Gondomar. Este sábado ganhamos ao S.Bernardo por 34-33 em jogo particular.

Basquetebol: Maior vitória da época em Vagos
1º Ovarense (91%, 11 jgs), 2º FC Porto (82%, 11 jgs), 3º Lusitânia (45%, 11 jgs).

No passado domingo, o FCPorto conseguiu o resultado mais expressivo da sua carreira neste campeonato. Os Dragões ganharam em Vagos por 48-76 frente a um adversário que tem causado algumas surpresas nesta prova. A defesa foi o ponto forte do FC Porto que ao intervalo já vencia por 10 pontos. No último período as diferenças avolumaram-se e o adversário nem aos 50 pontos chegou. Aliás sendo Vagos a terra do nosso colega Paulo Pereira não havia necessidade de tanto empenho... destaco João Figueiredo, Sobrinho e acima de tudo o MVP da partida, uma vez mais Julian Terrell (na foto) com 19 pontos e 8 ressaltos. Tem subido de forma de jogo para jogo e hoje é já uma das referências deste Porto versão 2007/08. No próximo fim de semana, em Matosinhos, temos um Porto-Ginásio, equipa com quem nos temos dado bem esta época.

Hóquei: FC Porto continua invencível e demolidor
1º FC Porto (43 pts, 17 jgs), 2º Oliveirense (35 pts, 18 jgs), 3º Benfica (34 pts, 17 jgs).

Na última quarta feira desloquei-me a Fânzeres (também lá estava o Estilhaço) e assisti ao jogo frente ao Portosantense que o FC Porto venceu por 4-1. Este desafio estava em atraso desde a 6ª jornada e não foi nada fácil para os Dragões. Na 1ª metade o guarda redes dos Madeirenses esteve insuperável e o empate a zero inevitável. Na 2ª metade o Porto abriu as hostilidades com Reinaldo Ventura de penalty (falta sobre Jorge Silva) a facturar para logo de seguida acontecer o empate. O Porto não acusou o toque e partiu em busca de mais uma vitória materializada com golos de Garcia, Figueira e do capitão Filipe Santos. Destaco o grande golo do nosso capitão (3º) e a jogada colectiva do 4º tento. Edo Bosch já esteve no banco mas foi ainda Nelson Filipe o nosso guarda redes titular e que bem que ele esteve. Caio esteve algo perdulário falhando alguns golos e até um penalty na parte final.

No último sábado, o FC Porto derrotou o Candelária por 7-1 com uma 2ª parte absolutamente fantástica e onde Reinaldo Ventura (na foto com Filipe Santos) esteve imparável, uma vez mais, com 3 golos apontados. Os outros foram de Caio, Figueira, Emanuel Garcia sendo que o último foi apontado pelo ainda júnior Nélson Pereira após brilhante jogada de Caio. Neste desafio, onde eu e o Estilhaço voltamos a marcar presença, deve-se salientar o regresso à titularidade de Edo Bosch e a simpatia de Emanuel Garcia em conceder um autógrafo ao «Estilhaço Júnior». Este foi o 17º jogo do FC Porto no campeonato e a sua 13ª vitória contando ainda com 4 empates e zero (!) derrotas. Este Porto de Franklim 2007/08 continua invencível, tanto em Portugal como na Europa!!! Sábado há jogo em Inglaterra para a Liga Europeia e no dia 23 temos um Portosantense-FC Porto. O Valongo-FC Porto (em atraso) deve realizar-se amanhã às 21h, mas a FPP ainda não deu a confirmação definitiva.

Treinador da Semana: Franklim Pais
Jogador da Semana: Julian Terrell

Para técnico da semana, escolho Franklim Pais pelas duas vitórias conseguidas pelo nosso hóquei esta semana mantendo este Porto imbatível até ao momento... e para jogador da semana, a escolha recai em Julian Terrell, pela 2ª vez consecutiva, o MVP do FC Porto de Alberto Babo. 19 pontos, 8 ressaltos e 5 assistências que fizeram de Terrell um terror para os basquetebolistas do Vagos.

Nota final: na Natação (informação fornecida pelo nosso colaborador André Cereja), este fim de semana, o FC Porto viu uma sua atleta ganhar o grupo das meninas Infantis A (raparigas de 95) na competição Nadador Completo que se disputou em Paços de Ferreira. Os nossos parabéns a Ana Gonçalves.

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

19 comentários:

  1. O Porto é grande em tudo carago...

    Onde está envolvido, só existe um sinonimo para FCP que é vitória...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  2. "Desta vez fui ao Dragão." Como? Ó Lucho então não vais sempre? Quanto ao resto;rotina, meu caro é apenas rotina.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Não posso ir a todo o lado:) Já tive lugar anual desde 2001 até 2005, mas desde final desse ano sou apenas sócio e compro bilhete qd quero ir...Vou a cerca de 7/8 jogos por época, esta temporada já fui 5 vezes:)

    E depois vou quase todos os fins de semana (e mesmo a meio da semana) ver jogos das modalidades a S.Tirso, Matosinhos e Fânzeres...

    Não é fácil:)
    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  4. Lucho, sempre que ouço o Hino do FCP no início dos jogos, dou os meus parabéns a quem o trouxe de volta. Na altura em que optaram por não o colocar, nem parecia que o FCP ia jogar, tamanha era a falta de respeito.
    Lembro-me de num jogo, entrar a equipa ao som dos "Filhos do Dragão", e os sócios que costumam ficar ali na bancada por trás do banco de suplentes cantarem o Hino :)
    Não me lembro contra quem jogamos, nem do resultado, mas essa imagem nunca a irei esquecer.
    O FCP tem "ALMA", tem "HISTÓRIA" e não é por contendas entre autores e interpretes que abdicamos do nosso Hino.

    ResponderEliminar
  5. Não sei se pode ser aqui, mas aqui vai: as capas dos desportivos são de uma idiotice sem fim!
    Qual a notícia que deveria ter destaque ?!!
    A vitória do Guimarães que assim "passa" o sporting!
    Mas não, é o slb... e caso não fosse a contratação de mais um infeliz, seria porque outro deles teria espirrado ou coisa que o valha :(
    Não transmitem a realidade desportiva do país... é de uma bajulação ao ex-glorioso que me irrita de verdade.
    Foram grandes ? Certamente o foram... mas eu não me lembro disso! Desde pequena que é o FCP que ganha, que nos honra com títulos de Campeões Europeus, Taças Uefas e Campeões do Mundo!
    Acham mesmo que é com "jogadas de fora do campo" que mantêm os adeptos e conquistam novos ?!!
    ...
    Fica para um futuro post...

    ResponderEliminar
  6. Amigo Lucho,

    Pois é, quando olhamos com olhos de ver para tudo o que mexe de azul-e-branco, até ficamos com uma leve sensação de cansaço, tantas e tantas são as conquistas, as vitórias e as glórias... mas não, nós somos uns eternos insatisfeitos, quiçá até fazendo um copy de um dos últimos textos do Presidente PdC na Revista Dragões, somos de facto os "melhores adeptos do mundo... e arredores", tão só porque não nos cansamos de vencer, nem tão pouco nos contentamos com ditas normalidades.

    Olha-se pró futebol, e já nem há adjectivos para catalogar tamanha superioridade... mas eles, idiotas como são, não há forma de encaixar e engolir em seco. Adiante...

    Olhamos ali para o lado, prás tais ditas 'amadoras', e vai tudo de vento em popa... ou se é 1º, ou se anda ali a morder os calcanhares aos imediatos.

    Revisionamos as 'camadas jovens', e é soma e segue... ou quase.

    Portanto, de que nos queixamos afinal? só se for da fartura, só pode!!!

    Quanto às tuas visitas ao Dragão, lamento que não sejas um habitué do nosso Palco das Emoções... mas conhecendo-te como já conheço, é como se estivesses lá em todos os jogos a confraternizar connosco e a celebrar ruidosamente tantas e tantas glórias.

    aKeLe aBrAçO,

    ps - Heliantia, a menina anda com um mau feitio, que lhe vou contar :D... passado que foi o momento hilariante, era mesmo só para te dar os parabéns, pq estou deveras surpreso com a tua muito recente participação 'activa' qb nos comments... é caso para dizer: "ahh carago, fujam que a fera soltou-se" :D

    ResponderEliminar
  7. Ahhh, só mais uma coisa Heliantia... esqueci-me de responder à tua dúvida lançada... estava para aqui a tentar recordar-me desse tal jogo do cansaço provocado por esse tal 'Filhos do Dragão' que alguns iluminados queriam à força fazer dele o nosso hino... sinceramente, não me consigo agora recordar, mas tb pouco interessa para o caso... o que importa dizer é tão só que não conseguem, nem nunca conseguirão e ponto final!!!

    Há coisas na vida, que a história não consegue apagar nunca... o nosso 'Hino', o verdadeiro, o puro, o que apela ao nosso sentimento Portista, é um desses casos.

    Passem os anos que se passarem, as nossas origens nunca se apagarão... aquele 'Hino', será único para todo o sempre!

    ResponderEliminar
  8. DEDICADO AOS PORTISTAS E À ESPERA QUE O CAMÕES SE LEMBRE DOS OUTROS!

    Que escreveria Camões, hoje, se fosse vivo?

    Os Portíadas


    CANTO PRIMEIRO

    1

    A fama dos Dragões assinalados
    Que desta Mui Nobre, Invicta e Leal,
    Em estádios nunca antes disputados
    Jogaram p'ra ganhar cada final,
    E em torneios e jogos esforçados
    Mais do que era sonhado em Portugal,
    Entre gente remota conquistaram
    Nova glória, que tanto sublimaram;

    2

    E também as memórias gloriosas
    De oitenta e sete, aí principiando
    Nova Era, e as terras viciosas
    Que de Espanha ao Japão foram domando,
    E aqueles que por obras valerosas
    Se vão da lei da Imprensa libertando,
    Cantando espalharei por toda parte,
    Se a tanto me ajudar o engenho e arte.

    3

    Cessem da pantera e mais felinos
    As deambulações grandes que fizeram;
    Cale-se dos tais cinco violinos
    A fama das vitórias que tiveram;
    Que eu canto o peito ilustre dos meninos
    A quem Manchester e Real obedeceram!
    Cesse tudo o que Record e Bola cantam,
    Que outros valores mais alto se alevantam!



    Só para recordar:



    O F. C. Porto tem mais títulos internacionais oficiais que todos os outros clubes portugueses juntos!

    BIBÓ PORTO, carago!!!!

    ResponderEliminar
  9. Boas,

    Lucho, sem dúvida foi uma vitória estrondosa com a exibição a condizer, nessa recepção aos arsenalistas de Braga. E ainda bem. Nada tenho contra o clube da terra actual da Heliantia, mas as negociatas de António Salvador com o Orelhas sempre me deixaram de pé atrás, bem como as dificuldades criadas sempre k o FCP se interessa por algum jogador bracarense. Levaram k contar, com Lisandro, mais uma vez, a dar o exemplo do k é sentir aquela camisola. Belo jogo...

    Nas amadoras, mais do mesmo. O Porto sempre em alta, lutando pelos títulos, provando k não sabe fazer outra coisa do k vencer. Ah, e não te preocupes com a "tareia" k o Vagos levou do Terrell e Cª. Só têm o k merecem:) Vagos é um feudo de mouros, mas onde os Dragões existentes são de boa cepa. Por isso, no Pavilhão de Vagos, fizeram-se ouvir, comemorando a maior vitória da temporada. Foi também a iniciação da Filipa, no seu primeiro evento desportivo de cachecol azul e branco ao pescoço. E k orgulho senti, ao vê-la aplaudir a rapaziada:)

    Abraço,

    ResponderEliminar
  10. Grande jogo do Porto, mais uma vez grande Lisandro.
    Nas amadoras continua a boa senda das vitórias.
    As capas dos desportivos continuam uma vergonha.
    Quanto ao nosso inspirado poeta e a pedido do Estilhaço, amanhã mesmo vou fazer chegar " Os Portíadas " aos colegas de Língua Portuguesa para dele fazerem bom uso no sentido de uma mais esmerada educação dos nossos alunos.
    Lucho, foi um prazer encontrar-te antes da grande saga.

    ResponderEliminar
  11. ALGUÉM VAI A ALVALADE?? PRECISO DE BOLEIA!!! SE KISEREM DIVIDO CUSTOS! CONTACTAR FILIPECSCS@IOL.PT.

    ResponderEliminar
  12. Só para actualizar horários do px fim de semana:

    No futebol jogamos no Dragão frente ao Aves às 18.30h de sábado (taça portugal).

    No basquetebol o jogo COM o Ginásio é em Matosinhos sábado às 16h e o Lucho lá estará...

    No hóquei o jogo é em Inglaterra frente ao Herne Bay e inicia-se às 20.30h de sábado.

    ResponderEliminar
  13. Paulo Pereira, o Salvador é Portista :)
    E as ligações dele ao presidente do slb, têm mais a ver com a Britalar... claro que esses compromissos comprometem acordos a nível de futebol.
    Mas acredito que no passado sábado deve ter sido a única vez que não ficou muito aborrecido com a derrota :)

    ResponderEliminar
  14. "...compromissos comprometem acordos"
    Ai este Português :)

    ResponderEliminar
  15. E parabéns ao Paulo Pereira pelo apoio à nossa equipa de basket:) Cada vez mais dou valor a estas «pequenas» coisas:)

    Jorge tb foi um prazer encontrar-te.

    ResponderEliminar
  16. Esqueci de mencionar o jogo de hoje em hóquei (quarta feira dia 16 às 21h)- Valongo-Porto.

    O Restante está conforme o q já tinha divulgado:


    No futebol jogamos no Dragão frente ao Aves às 18.30h de sábado (taça portugal).

    No basquetebol o jogo COM o Ginásio é em Matosinhos sábado às 16h e o Lucho lá estará...

    No hóquei o jogo é em Inglaterra frente ao Herne Bay e inicia-se às 20.30h de sábado.

    ResponderEliminar
  17. Um jogo a horas decentes :)
    Eu lembro-me de ir ao Estádio das Antas com o meu Pai e o meu irmão aos sabados à tarde...
    E não se joga para a Bwin ?

    ResponderEliminar
  18. heliantia:
    este fim de semana não há bwin...
    o px jogo é em alvalade dia 27

    ResponderEliminar
  19. Obrigada, estava a confundir com a outra competição em que jogamos com os suplentes :)
    Pena esta quebra no campeonato, agora que íamos tão bem lançados...

    ResponderEliminar