07 janeiro, 2008

Bom, bom... só mesmo os 3 pontos!

Liga Bwin 2007/08, 15ª jornada
06 de Janeiro de 2008
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 33.209 espectadores

FC Porto: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel «cap.» e Cech; Paulo Assunção, Lucho González e Raul Meireles (Mariano, 84m); Sektioui (Adriano, 60m), Lisandro Lopez e Quaresma (Lino, 92m).
Não utilizados: Nuno, João Paulo, Farias e Kazmierczak.
Treinador: Prof. Jesualdo Ferreira.

Naval: Taborda; Mário Sérgio, Paulão, Diego e China; Delfim, Gilmar «cap.» (Godemeche, 45m), João Ribeiro, Saulo (Marinho, 76m) e Davide; Marcelinho (Elivelton, 67m).
Não utilizados: Wilson Júnior, Lopes, Bruno Lazaroni e Dudu.
Treinador: Ulisses Morais.

Disciplina: Cartão amarelo para Marcelinho (35m), Sektioui (51m) e Delfim (80m).

Golos: Raul Meireles (59m).

De regresso após a paragem natalicia, e já conhecedores de antemão dos resultados normalissimos (!!!) dos mais directos adversários, o FC Porto voltou a entrar no Estádio do Dragão desta vez para a 15ª jornada da bwin, onde iria defrontar os figueirenses da Naval 1º Maio, pensava eu, com toda a vontade em apagar a má imagem deixada na Madeira há 15 dias atrás. Afinal, o que ali se viu durante 90 minutos, foi uma coisa qualquer parecida com futebol, onde a espaços, mas a espaços muito largos, se via uma jogada com principio, meio e fim.

O FC Porto subiu ao relvado com o seu onze base, excepção feita ao lugar de defesa esquerdo que foi ocupado por Marek Cech que subsituiu Fucile, ao que parece, apenas por mera opção técnica. Pensava-se até na possibilidade de Mariano ocupar desde já o lugar de Tarik que se irá ausentar por um largo período, por motivos da sua presença na CAN, em representação da selecção de Marrocos, mas que não se veio a confirmar.

Iniciado o jogo, e apesar de um nítido domínio da posse de bola, muito cedo pressenti que este iria ser mais um daqueles jogos jogados a passo lento, devagar e devagarinho. Não me terei enganado muito. O jogo era mastigado, com passes errados a surgirem a um ritmo anormal, pouca pressão sobre o jogador adversário, e até mesmo uma lenta mecanização na transição da bola. Como dizia, era tudo muito devagar e devagarinho.

Oportunidades de golo, assemelhavam-se quase a um ZERO… e com isso, muito cedo se começaram a ouvir os primeiros assobios nas bancadas (e com razão, diga-se de passagem). Pelo meio, lá começavam a surgir os naturais individualismos, muitas vezes em excesso, como que tentando mostrar que quando o colectivo não funciona, ‘pego eu na bola e resolvo sozinho’. Puro engano, mais uma vez!

O que é certo é que o apito para o final da 1ª parte chegou muito rapidamente, tendo os jogadores saído de campo ao ritmo do ‘assobio’ (mais uma vez, assino por baixo).

Para os segundos 45 minutos, o FC Porto entrou em campo com o mesmo onze titular, mas notando-se logo ali algumas alterações na atitude em campo, mesmo que ainda em dose mínima, que começaram a provocar alguns sobressaltos na defensiva adversária. Por esta altura, era Quaresma (quase sempre ele!) que tentava pegar no jogo, o que a espaços, foi conseguindo.

Quando passavam já cerca de 15 minutos da 2ª parte, Quaresma conseguiu fugir ao adversário directo e flectindo para o centro, desferiu um forte remate colocado junto ao poste, que o guarda-redes adversário sentiu muitas dificuldades em desviar, já que esta levava selo de golo.

Logo a seguir, estavam decorridos 59 minutos de jogo, numa bola aparentemente sem qualquer perigo, o inevitável Lisandro «persegue» o guarda-redes adversário já dentro da grande área adversária, conseguindo no último instante antecipar-se e roubar a bola, que mesmo desviada para a lateral, colocou de imediato no pés de Paulo Assunção já no interior da área, que se limitou a endossar a bola para o remate seco de Raúl Meireles que vindo de trás, se limitou a fuzilar a baliza deserta e inaugurando o marcador a 1-0 para o FC Porto.

Ali, e quando se esperava uma cavalgada em busca do 2º golo, o golo da tranquilidade, o que se assistiu foi exactamente a mais do mesmo até ali visto, ou seja, em ritmo de jogo devagar e devagarinho, muito por culpa dos da casa, que pareciam já ter o jogo ganho.

O que é certo, é que a Naval conseguiu libertar-se um pouco mais, espalhando melhor as suas unidades em campo, e com isso, começar a aproximar-se com mais perigo da baliza defendida por Hélton, que quando chamado a intervir, e fê-lo por 2 ocasiões, respondeu alto e em bom som: «presente».

Sinceramente, não era de todo aceitável este final de jogo, em que pouco ou nada se fazia em busca do 2º golo, com insistentes e sistemáticos atrasos de bola para a defensiva, procurando deixar o tempo esfumar-se até ao apito final… ganhamos, com justiça, diga-se de passagem, mas este, não é o FC Porto a que estamos habituados, e espera-se apenas que este 1º jogo realizado no mês de Janeiro, não venha a ser uma antevisão de um «déja-vu» já da época passada. Esperemos bem que não!

Indesmentível, é o facto de o jogo ter chegado ao seu final com o objectivo principal conquistado, os 3 pontos da vitória, e com isso, um novo aumentar da vantagem para o 2º e 3º classificado, que passa a ser agora no final da 15ª jornada da liga bwin, de 9 e 12 pontos respectivamente.

azul + : Paulo Assunção (VIPortista), Lisandro, Raul Meireles e Quaresma (a espaços).

azul - : colectivamente, para o jogo enfadonho protagonizado pelos da casa; individualmente, Marek Cech, Bruno Alves, Tarik… e desculpem a insistência que até já pode parecer doentio da minha parte, mas Mariano ao que parece, continua com gravíssimos problemas de estrutura mental, ou então, não se percebe como continua a mostrar-nos que a bola lhe queima os pés (e de que maneira), conseguindo inclusive, manter uma média impressionante de 1 a 2 quedas por jogo, quando com a bola dominada, mas sem que nenhum adversário esteja sequer por perto ou a pressionar, o que chega a ser irritante. Alguém lhe empresta umas chuteiras com pitons para jogar?

arbitragem: Paulo Pereira (Viana do Castelo), uma arbitragem normal e sem qualquer caso de relevo.

18 comentários:

  1. "Este FC Porto deveria estar a jogar em Espanha."
    -Rui Santos, Programa Tempo Extra, Sicnoticias. 07.01.2008. 00h:19m.

    No meio de tanta baboseira, o homem tem de acertar alguma, carago!

    Saudações Dragoninas.
    MrCosmos.

    ResponderEliminar
  2. O que nos valeu ontem foi que ao intervalo apareceram na tv 3 ilustres dragões (é verdade passaram na sporttv), no café onde assisti vi o blue, o miau e o caxana, os 3 de pé ao intervalo a conferenciarem e a decidirem a táctica para a 2ª metade. O Miau de barba grande!! Foram vocês q mudaram a atitude no início da 2ª metade!! FORÇA PORTO!!

    Ps-Blue acertaste em cheio com o melhor jogador em campo, ASSUNÇÃO.

    PS2-galinhas a 9 e gatinhos a 12!!

    ResponderEliminar
  3. Melhor o resultado, do que a exibição. Uma vitória q.b.!

    Realmente concordo no ponto relativo ao Manco Gonzalez. Como é que um jogador (ou não) como aquele tem sequer lugar na equipa de reservas do FCP.

    Enfim... Espero pelo Mágico Barbosa já em Janeiro.

    Fiquem bem :)

    http://viaazul.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. O SEGREDO É O LISANDRO!
    Se fosse outro jogador tinha-se atirado para o chão quando esteve em contacto com o Taborda no lance do golo.

    ResponderEliminar
  5. valeu os 3 pontos...

    uma exibiçao k valeu por uns escaços 30 segundos...depois de mais uma jogada á LIXA-os que mais uma vez lutou e acreditou que pudia dar em golo.. a minha nota ++++++ para ele..nao marqou , nao rematou , mas correu pela equipa toda... esse para mim o melhor em campo.. esforçado e o minimo... assunçao e meireles ambos +- .... quanto ao resto, cansados.. muito cansados...acabe depressa o mes de janeiro...



    PS: Eu vi os biboportocarago na TV... vos 3 tavas com um frio do caraças,seria do tempo ou do jogo!!! eis a questao...

    ResponderEliminar
  6. Vai começar contra o Braga uma nova campanha para levar público ao Dragão.É um assunto importante que abordo no meu blog no entanto gostaria de deixar aqui para reflexão algumas questões: com o futebol a sofrer a concorrência feroz das tv's, internet, shopping's,etc., etc.Como pode o clube alterar uma tendência dos últimos tempos de clara perda de público, mesmo sendo nós bi-campeões e líderes confortáveis da liga? A minha opinião é: melhores espectáculos da equipa de futebol!Tenho dúvidas se isso é possível com Jesualdo.

    ResponderEliminar
  7. Últimos 3 campeonatos-Final da 1ª volta:

    2005/06 (17 jogos):

    FCP-40 (+6 e + 10) (+16)
    SLB-34
    SCP-30

    2006/07 (15 jogos):

    FCP-40 (+7 e +8) (+15)
    SCP-33
    SLB-32

    2007/08 (15 jogos):

    FCP-38 (+9 e +12) (+21)
    SLB-29
    SCP-26

    ResponderEliminar
  8. É como diz o titulo, valeram os 3 pontos. De resto uma exibiçaozinha q.b. que chegou a meter sono em algumas ocasiões.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. bOAS,

    É só malta mediática. Ah pois, as cameras de TV já procuram o presidente do blog e seus comparsas:)

    Partilho da opinião geral. Valeu pelos 3 pontos. Só. Tudo o resto foi de uma pobreza franciscana, demasiado mau para ser esmiuçada por aqui. Paulo Assunção, claramente, o melhor homem em campo, aparecendo até em zonas de disparo à baliza adversária!!!

    Meireles também não esteve mal, mas sinceramente, frente a um adversários k foi incómodo, o Porto teria k jogar muito mais. Espero k fique para sábado, pois o Braga será um contendor digno de apreço.

    No meio disto tudo só lamento a derrota do Guimarães, pois os vimaranenses, em caso de vitória, ultrapassavam os lagartos e ficavam com os rosinhas em ponto de mira...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  10. o título diz tudo: valeram os 3 pontos

    kuanto ao jogo já mt s falou, e bem a meu ver

    há apenas k realçar k os assobios só ajudam o adversario e nao a nossa ekipa. o mariano entra e é logo assobiado: é a morte do artista...
    já em relação ao quaresma, as pessoas têm a memória curta...quando sair vão deixar de o assobiar de certeza...acho que percebem o que quero dizer...

    ResponderEliminar
  11. Jogo muito fraco realmente.
    De qualquer modo viramos bem, pelas minhas contas deveriamos ter virado com mais 5 pontos ( 2 perdidos em casa, 2 na inacreditável rábula da Amadora e pelo menos 1 na Choupana , mas temos de melhorar o nível exibicional e marcar mais golos. E chamar mais gente, como é que só estavam 33 000 pessoas indo nós à frente???
    Há que reflectir...
    Com o Braga teremos de jogar mais.
    Ontem gostei do Lisandro, claro, e pouco mais...
    Lucho fez um mau jogo e quando assim é perde-se logo intensidade.
    E deixem de assobiar o Mariano.

    ResponderEliminar
  12. Boa Noite,
    Aqui vai a meu 1º post neste excelente blogg.
    Apesar da boa organização defensiva da Naval acho que, mais uma vez faltou agressividade e pressing, principalmente na 1ª parte.
    Estamos a criar poucas oportunidades de golo para o caudal ofensivo e tempo de posse de bola. Daí, apenas 24 golos em 15jogos, o que dá uma baixíssima média de golos por jogo (1,6). O que nos vale é a magnífica média de golos sofridos (0,3).
    A atitude na 1ª parte deixou muito a desejar, e não quero saber do que os concorrentes fazem, quero sim, melhores espectáculos!
    É consensual que com a partida de Pepe e de Anderson ficamos mais fracos. As contratações não foram «reforços» e os únicos que são alternativa ao onze que iniciou o jogo com V.Guimarães ( com Fucile titular), são o Nuno, o Adriano, talvez o João Paulo e o Chec (este já com muita condescendência). Dos restantes só talvez a médio-prazo, o Bollati venha a revelar-se interessante, para já, é muito «tenrrinho».
    Ora face ao desfalque tido, e sabendo-se que, mesmo com o plantel do ano passado, ainda com Pepe e Anderson, mesmo assim, eram necessários reforços, que dizer actualmente!
    É praticamente unânime que bons resultados aliados a boas exibições têm sido uma excepção e não uma regra. Até porque não é fácil, jogar sempre com o mesmo onze, ou quase, sem que não haja quebras, lesões e até castigos e a equipa não se resinta. Aliás é de prever que se venha a resentir-se ainda mais em Fevereiro e Março. Não quero ser apelidado de mau agoiro. Isto é apenas a constatação de tudo aquilo que temos assistido, e será difícil projectar outro quadro para os próximos meses a fazer crença que não entrará ninguém para reforçar a sério o plantel.
    Dirão: «Mas a prestação, em termos de resultados nas 3 provas podia ser melhor ainda?»
    Resposta: Não, lá isso é verdade!, mas aquilo que antes disso também é verdade.
    É fácil criticar quando se perde um jogo por falta de atitude, mas criticar quando se ganha com a mesma má atitude é tão ou mais importante pois é o 1º passo para se melhorar.
    Para finalizar, direi que este sentimento é o mesmo do que a maioria que aqui escreve, pelo que me tenho apercebido é claro
    Abraço AZULEBRANCO

    ResponderEliminar
  13. Devemos ser os adeptos mais intolerantes e exigentes do mundo.... Compreendo que o fantasma da época transacta ainda nos assola o espírito. Que os nervos se apoderem do corpo pelo mau espectáculo. Aceito.
    Expressar isso com assobios? Não percebo. Quando me apresentarem argumentos válidos que o assobio ajuda equipa e jogadores, admito juntar me a vós. Ontem, mais uma vez, fique triste pelo coro de assobios que presenteavam o Quaresma (e outros jogadores) qd estes realizavam uma jogada inconsequente. Não quero imaginar o cenário dantesco que será qd um dia estivermos na mó de baixo.

    Se com o Tri à vista é assim......


    E, com isto, não me estou a considerar melhor adepto. Não existem aferidores de portismo. Ser Portista não se explica, implica. Implica uma paixão e um orgulho único que nos une numa só causa: o sucesso do FCPorto.

    Por isso lanço o repto, que aqui já foi lançado. Parem com os assobios.

    ResponderEliminar
  14. O jogo estava tão interessante que pelo meio ainda tive tempo de ver «As escolhas de Marcelo»

    Acho que ta tudo dito...
    Ganhar não basta para um portista...

    ResponderEliminar
  15. Relativamente as assobios não sou grande fã destes, mas percebo de certa forma quem paga um bilhete para ir ver futebol e é presenteado com uma exibição de low-profile de uma equipa que tem muito mais para dar, deixa um sabor amargo ao dinheiro despendido...

    E estávamos a jogar contra uma equipa fraquinha que dava para dar algum «show de bola»...

    Assobios focalizados discordo de todo, porque acho que ninguém os merece também...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  16. Meus amigos, os 'assobios' quando na medida certa, nunca fizeram mal a ninguém... e além do mais, servem para 'manter alerta' a equipa e não cairem no facilistismo.

    Sinceramente, acho muita piada à conversa de que 'assobiar' quando todos vemos que algo está mal, só ajuda o adversário... sério, acho mesmo muita piada. E por isso foquei propositadamente, 'algo está mal'!!! Porque já muitas vezes ouvi/senti todo o estádio a apoiar, mesmo quando as coisas correm mal... mas quando se vê empenho, luta e raça. No sábado, grosso modo, ninguém viu isso... ou pelo menos, eu não vi.

    Quer-se dizer, e não, eu não fui dos que assobiei, só disse que compreendia quem o fez... um tipo vai para um estádio de futebol ao fim da tarde d'um domingo, paga um principescamente um lugar anual a preços loucos, apanha com frio, apanha com chuva, quando podia estar em casa no sofázinho com a lareira acesa... e depois, o que vê?... olha lá para dentro, vê um jogo de solteiros contra casados, de jogadores pagos a peso de ouro (alguns, ganham mais num mês que eu em quase toda a minha vida profissional), e pronto, coitadinhos, não se pode assobiar, não se pode protestar, não se pode isto, não se pode aquilo... pois, tá bem, música prós meus ouvidos.

    Deixo-vos aqui uma dúvida... vcs que trabalham diariamente, experimentem só por umas horas ou uns dias, começar a não dar rendimento ao patrão que vos paga ao final do mês e depois contem-me como foi a experiência e o que sentiram na pele! Façam isso, e depois, voltaremos a falar no assunto.

    Aposto que nenhum, repito, NENHUM!!! me vai dizer no final da experiência que: "ai e tal, o meu patrão compreendeu, percebeu e tal, não protestou nadinha, não reclamou nem nada"

    Pois, experimentem, e depois, voltamos a falar.

    ResponderEliminar
  17. Amigo Estilhaço, olha que não, olha que não... eu a assobiar? nada disso :D... ainda se fosse o Ricardo que estivesse na baliza ali no Topo Sul, pronto, ai admitia, que não o estava a assobiar... estava era a fartar-me de o insultar :D... mas isso são outras guerras :D

    Agora, concordo quando dizes que aqui é dificil estarmos todos de acordo, porque cada um vive as coisas de forma diferente... eu próprio, tenho o meu 'patinho feio', um tal de Mariano que me procova uma urticária tal só de o ver em campo, mas carago, alguém pode lá imaginar que eu tenho algum prazer nisso? que ninguém tenha nenhuma dúvida que o que mais desejo é vê-lo, a ele ou outro qualquer a brilhar pelo meu/nosso clube, isso é o que mais desejo. Eu só quero e desejo o melhor para o meu clube, mai'nada!

    Mas, mas quando já começa a ser um abuso à minha paciência, aos meus limites do tolerável, não estou cá com paninhos quentes, quero lá saber... protesto e mai'nada! Como já um dizia há uns anos na tv: "a mim, ninguém me cala!".

    No FC Porto, o meu lema sempre foi só um: "os jogadores passam, o clube fica", por isso, o tal, eu só quero o melhor para o meu clube... com estes, ou com outros... e se eles vão à vidinha, que vão pela beirinha... os que cá ficam, são para mim os melhores do mundo, mas trato-os como um filho menor: "umas palmadinhas, uns responsos, nunca fizeram mal a ninguém".

    E é assim... a vida na terra do Campeão... tudo a protestar de barriga cheia!!! É a nossa sina :D

    ResponderEliminar
  18. Gostaria, antes de tudo, referir o excelente nível de comentários e a forma fluída como as opiniões têm sido expressas!
    Gosto particularmente desse novo vocábulo: Massa assobiativa!
    Até que seja provado o contrário os assobios, têm mais efeitos negativos do que positivos, visto que quem é assobiado, antes de o ser, já sente que as coisas não estão a correr-lhe bem. O tónico do assobio é normalmente negativo, porque vai afectar a auto-confiança do visado. Outros, porém dirão: se ele for forte psicologicamente irá sentir raiva e irá ter uma actuação mais determiunada, mais «à Porto». Acredito que algumas (raras) vezes isso ocorra, mas o assobio também funciona para o adversário, que vendo (ouvindo) o descontentamento dos adeptos contrários sentirá nisso um estímulo positivo.
    Ora admitindo que nem todos ( poucos, muito poucos mesmo) serão «Lisandros», penso, então que o fiel da balança irá pender para a «massa incentivativa» e não para a «massa assobiativa», ou seja: assobiar é muito mais prejudicial do que benéfico.
    Confesso que há uns anos atrás havia um jogador, o Capucho, que me enervava pela sua displicência e vaidade. Nunca gostei dele por isso. Domingo, aquele lance do Lisandro, verdadeiro jogador à Porto, seria impossível ver no Capucho. Este certamente se estivesse em campo pararia para se pentear e arranjar a bandulete, sempre na expectativa que a cãmara o estivesse a filmar.
    Chequei a ter verdadeiros ataques de fúria dentro e fora do estádio por causa desse jogador, que apesar do talento que tinha raramente se servia dele para «pegar na equipe ao colo», pelo contr´sario quando mais se dele precisava, mais ele se escondia algures fora das zonas em que se tinha de assumir a responsabilidade. Apesar disso, ainda que com dificuldade susti sempre os assobios porque desde sempre achei que iriam ser prejudiciais á equipe.

    ResponderEliminar