08 setembro, 2008

O regresso do futebol…

Passou-se um mês desde a última vez que aqui escrevi e muita coisa se passou entretanto: o início da Liga Sagres, o sorteio da Liga dos Campeões e, finalmente, o desfecho da novela “Quaresma”… aqui vai a minha opinião:

Início da Liga Sagres
Depois de uma tranquila vitória sobre o Belenenses na 1ª jornada, em que Hulk marcou um grande golo e deu boas indicações no tempo em que actuou, parecia que nada poderia travar um começo de campeonato, novamente, demolidor do FC Porto. Aliás, foi esse o grande trunfo de Jesualdo nos 2 títulos anteriores, isto é, começar a vencer cedo, amealhar muitos pontos logo no início e conseguir aí boas vantagens pontuais para a concorrência, sempre mais preocupada com as novas “Estrelas do Oriente”, ou com as constantes e já tão badaladas promessas do “Este ano é que é…”. Ora bem, logo na 2ª jornada, num campo que ultimamente tem sido fácil para o FC Porto, os primeiros 2 pontos perdidos, e muito mal perdidos dadas as incidências do jogo. Senão vejamos, o FC Porto entrou a ganhar com um golo de Lucho Gonzalez, dominou por completo a primeira parte, com várias oportunidades flagrantes para marcar, nomeadamente, Rodriguez (que beleza teria sido se este marcasse) e Lisandro com uma bola à barra da baliza de Quim. Depois do intervalo pouco ou nada muda com o FC Porto a continuar à procura do 2º golo, novamente Lisandro isolado perante Quim e… bola nas bancadas! Mais uma soberana oportunidade de golo, daquelas que não se podem falhar! Quando tudo parecia se encaminhar para mais um resultado tranquilo eis senão quando aparece o grande desequilibrador do jogo: Helton. Praticamente sozinho o brasileiro deu o empate ao Benfica, que sem saber muito bem como e porquê se via empatado com o TriCampeão Nacional. Até ao fim do jogo, e depois da expulsão da besta grega, o que se viu foi um Benfica amedrontado e exausto (o que é surpreendente dado terem o melhor preparador físico do mundo e arredores, segundo o Sr. Flores) e um FC Porto incapaz de dar o golpe da misericórdia numa equipa adversária moribunda. Em suma, dois pontos perdidos, estupidamente, e que podem fazer falta lá mais para a frente!

Sorteio da Liga dos Campeões
Depois de 2 épocas com o sabor amargo dos oitavos-de-final (Chelsea e Schalke 04), o FC Porto entra esta época na mais importante competição europeia de clubes com legítimas ambições de seguir mais além. Uma equipa que em 2003 venceu a Taça UEFA, que em 2004 venceu a Liga dos Campeões e que no final desse mesmo ano se sagrou campeã mundial de clubes no Japão, além de ser uma das equipas com mais participações na Taça dos Campeões no actual formato de fase de grupos seguida de fase a eliminar, tem de ser uma equipa com GRANDES AMBIÇÕES na Europa. Para este desafio o FC Porto conta na 1ª fase com um grupo que inclui o Arsenal, o Fenerbahce e o Dinamo de Kiev, um grupo que do meu ponto de vista encerra grandes dificuldades, uma vez que me parece haver grande equilíbrio entre 3 equipas, FC Porto, Fenerbahce e Arsenal, enquanto o Dinamo actuará claramente como outsider”. Deste modo, vai ser um desafio difícil para o FC Porto, uma vez que as deslocações à Turquia não são nada fáceis e o Arsenal é uma poderosa equipa num dos melhores campeonatos do mundo, tendo uma estrutura de vários anos, com um treinador muito experiente e conhecedor do futebol europeu. Terá de ser um FC Porto forte e ao seu melhor nível e claro, eu acredito que assim será… o FC Porto é assim: responde sempre bem nos momentos decisivos!

Desfecho da novela “Quaresma
Muito se tem dito acerca da transferência que envolveu o extremo português para o Inter de Milão. Se é certo que os 18,6 milhões com que o Inter resgatou o internacional português estão muito aquém da cláusula de rescisão fixada no contrato de Quaresma, não é menos certo que vivemos um contexto de crise, na economia global, nos particulares, nas empresas, e, por arrasto, nos clubes de futebol. Ou seja, não se pode esquecer que quer Deco, quer Ronaldinho foram transferidos por montantes inferiores ao que envolveu o negócio de Quaresma. Claro, isto não serve de única e exclusiva razão para o FC Porto não ter feito um melhor negócio, agora ajudam a explicar parte. Quanto a Pelé, tenho a melhor das impressões deste jogador, um jogador que é certo pouco jogou, mas quando o fez foi sempre com qualidade. É um jogador com grande margem de progressão e quanto a mim é um forte candidato ao lugar deixado vago por Paulo Assunção. A ver vamos…

ps - A agressão daquele adepto vestido de encarnado na pretérita jornada da Liga Sagres deveria merecer um tratamento sério, honesto e adequado por parte de quem tem a responsabilidade de actuar num caso destes. A simples multa de uns míseros milhares de € (o que para o clube interveniente pouco interessa dada a abundância de dinheiro para aquelas bandas) só pode ser um acto de brincadeira e falta de respeito para com os outros clubes da Liga! Um caso daqueles só poderia merecer a interdição do estádio. Só que a questão é: o Benfica, clube do povo e das massas, tem de ganhar este campeonato, com agressões a árbitros, com pressões ilegítimas ou ameaças a tudo e todos, mas tem é de ganhar… Aliás, já que é um tema tanto em voga: conhecem melhor forma de pressão sobre os árbitros do que agredi-los?!?!

3 comentários:

  1. Muito bom o post do nosso amigo RCBC. Aborda todos os pontos essenciais deste início de época e tal como ele tb eu julgo q este grupo da champions encerra muitas dificuldades e só um Porto ao melhor nível atingirá os oitavos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho lido por aí, já em vários blogs que se diz que poderá haver um novo caso igual ao de Meyong e mais recentemente ao caso Edimar do Braga, que não é bem caso visto que o jogador só poderá ser inscrito em Janeiro. Bem, a minha dúvida é a seguinte: Diz-se que Hulk em 5 meses já jogou por 3 clubes, um desses clubes o Porto. E que Edimar não foi inscrito precisamente por num ano ter representado dois clubes, logo não poderia jogar oficialmente por um terceiro, o mesmo aconteceu com Meyong. Algué sabe se isto é mesmo verdade? E se é, como é que permitiram ao Porto inscrever o Hulk e não permitiram ao Braga inscrever o Edimar? Não compreendo, pois parece-me que no Porto não iam ser ingénuos e burros ao ponto de prejudicar o clube, que como nós sabemos se fosse cometida a irregularidade o Porto perdia pontos.

    Alguém me sabe explicar?

    ResponderEliminar
  3. Caro portuense-portista, a primeira pergunta que se impunha colocar a ti próprio deveria ser "onde é que o Hulk JOGOU em três (3) clubes no dito período?".

    Pois é, não jogou, logo perceberias que a tua dúvida desapareceria.

    ResponderEliminar