01 maio, 2011

Entrevista EXCLUSIVA com Augusto Silveira

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Esta semana trago-vos mais uma entrevista com um ex-atleta da secção de andebol do nosso FC Porto.

Augusto Silveira, actual guarda-redes da Académica de S. Mamede, iniciou a sua ligação ao FC Porto na época 87/88 (juvenis), tendo finalizado o seu percurso nas camadas jovens do clube na época 91/92, ano em que venceu o campeonato nacional da 2ª divisão de esperanças (juniores).

Ainda de Dragão ao peito, estrear-se-ia como sénior na época seguinte (92/93) com um 7º lugar na classificação final. Após esse ano de azul e branco, seguiu a carreira em outros clubes (Fafe, Boavista Maia, Módicus, Srª. da Hora e Cale), tendo ainda nova passagem pelo FC Porto na época 97/98, onde viria a terminar o campeonato em 2º lugar após uma derrota no campo do ABC na última jornada quando bastava um empate para terminar com o longo jejum de títulos de campeão nacional do andebol do clube (viria a terminar um ano mais tarde).

Actualmente ao serviço da Académica de S. Mamede, Augusto Silveira prepara-se para o adeus à modalidade.

Entretanto, é com enorme prazer que vos deixo a entrevista com Augusto Silveira, agradecendo toda a sua disponibilidade, bem como a preciosa ajuda do Lucho na realização da entrevista (uma vez mais fundamental na realização da entrevista).



    ENTREVISTA EXCLUSIVA com Augusto Silveira

    Como surgiu a paixão pelo andebol?

    A "paixão" apareceu por acaso. Soube que havia andebol no CIC (Colégio Internato dos Carvalhos) e fui lá treinar. Acho que como todos os miúdos queria jogar à frente e por sorte fui parar à baliza. Essa sim, a minha grande paixão!

    Em que épocas jogou no andebol do FC Porto nas camadas jovens e nos Seniores? Que troféus (Nacionais) venceu no nosso clube ou em outros?

    Juvenis 87/88 88/89 89/90
    Juniores 90/91 91/92
    Seniores 92/93 e 97/98

    Infelizmente o único troféu que venci foi um campeonato nacional da 2.ª divisão de Esperanças (juniores) pelo FC Porto em 91/92.

    Qual o jogo que mais o marcou ao longo da sua carreira e porquê? Chegou a ser 3º classificado no campeonato pelo Boavista. Uma época memorável, com José Magalhães a treinador, certo?

    Houve vários, mas aquele que me deu mais gozo ganhar (devido à minha exibição) foi sem dúvida um Boavista - Belenenses nessa época de 94/95. Tínhamos um espírito de grupo e uma união que nos fez obter a melhor classificação de sempre do Boavista (3º lugar). Ninguém deu por nós e fomos fazendo o nosso trabalho o melhor que podíamos e nos deixavam. Para mim, foi o melhor ano de sempre e o nosso treinador era mesmo o Prof. José Magalhães.

    Ainda joga actualmente na A.A.S.Mamede. Para quando o final de carreira? Coloque o nome de todos os clubes onde jogou desde 1984 até hoje.

    O final de carreira foi anunciado no final da época passada (eheheh). Contudo devido a um pedido de um amigo que joga na S. Mamede (Nuno Caminha), derivado a uma série de azares que impossibilitou dois dos seus guarda-redes de darem o contributo e, verdade seja dita, à minha casmurrice de provar que ainda hoje poderia "dar cartas" na 1.ª divisão. Aproveito para anunciar (mais uma vez dirão) que sem dúvida será a última época como guarda-redes de andebol. A idade não perdoa e tenho outros objectivos para atingir como treinador de guarda-redes.

    FCPorto Juvenis, Juniores e 1.ª época de seniores

    84/85 Infantis CIC
    85/86 Iniciados CIC
    86/87 Iniciados CIC
    87/88 Juvenis FCPorto
    88/89 Juvenis FCPorto
    89/90 juvenis FCPorto
    90/91 juniores FCPorto
    91/92 juniores FCPorto
    92/93 séniores FCPorto
    93/94 Fafe
    94/95, 95/96 e 96/97 Boavista
    97/98 FC Porto
    98/99 AC Maia
    99/00, 00/01 e 01/02 Boavista
    02/03 Módicus
    03/04,04/05,05/06,06/07,07/08 Sr.ª da Hora
    08/09/, 09/10 Cale
    10/11 Académica de S.Mamede

    Ainda continua a acompanhar o andebol do FC Porto?

    Evidentemente acompanho o andebol do FC Porto, o meu clube. Este ano menos devido aos meus jogos na S. Mamede, mas torço sempre por eles. Tenho lá amigos, quer no staff quer nos jogadores.

    Dos treinadores que teve no FC Porto, qual o que mais o marcou? E relativamente a jogadores, qual o melhor de sempre no FC Porto?

    O treinador que mais me marcou foi sem dúvida nenhuma o Prof. José Magalhães.
    Relativamente a jogadores gostaria de fazer uma divisão, entre camadas jovens e seniores. Felizmente posso dizer que tive o prazer de jogar com grandes jogadores. Escolher o melhor penso que é injusto, mas aqui vai: nas camadas jovens Ricardo Chorão. Nos seniores: Miguel Eiras.

    Como perspectiva esta 2ª volta da fase final do nosso campeonato? Considera que o FC Porto tem condições reais para a renovação do título de campeão Nacional, o tricampeonato?

    Penso que a 2.ª volta do campeonato da maneira como está, desvirtua um bocado o espírito do campeonato. Contudo estou convicto que o FC Porto tem todas as condições para fazer o tri.

    Qual o sete ideal da história do andebol Portista?

    Acho injusto fazer um sete ideal do andebol do FC Porto. Por isso, faço a Equipa Ideal:

    GR: João Santa Bárbara e Sérgio Morgado;
    PE: Rui Rocha e Paulo Carneiro;
    LE: Carlos Resende e Eduardo Filipe;
    CE: José Luzia e Dragan Bogdanovic
    LD: Alexandre Barbosa e Dragoslav Punosevac
    PD: Miguel Eiras e Ricardo Costa
    PV: Pokorkine e Luis Graça

    Ressalvo que apenas falei de jogadores do meu tempo. É difícil fazer a comparação com os actuais jogadores, embora os actuais sejam alguns dos melhores a nível nacional!

    Chegou jogar no antigo pavilhão Américo de Sá? Sente saudades desses tempos?

    Cheguei a jogar no Américo de Sá. As saudades são muitas, o ambiente era muito bom. Era a nossa casa. Aquela atmosfera no dia de jogos, o apoio dos adeptos, era tudo fora de série.

    Onde estavas a 12 Abril de 1999 quando o FC Porto ganhou ao ABC nas antas e foi campeão 31 anos depois? O que sentiste? Tu que tinhas estado no plantel um ano antes...

    No dia seguinte ao meu aniversário estava no pavilhão Américo de Sá (cheio a abarrotar). Sinceramente tive um misto de sensações: Senti uma alegria enorme por ver o meu clube do coração a ser campeão ao fim de 31 anos e muitos dos meus amigos estarem lá a jogar e tristeza por, devido à minha vontade de jogar, ter saído para o Maia e dessa forma não ter sido campeão. No ano anterior tinha falhado por uma unha negra (no verdadeiro sentido do negra = arbitragem) !!!

    O que representa o FC Porto na sua vida?

    Costumo dizer que sou do FC Porto desde pequenino, mas sou desde que me lembro. O FC Porto é tudo!!! Revejo-me plenamente num clube que luta contra tudo e contra todos desde sempre, contra todas as descriminações que é tratado (senti muito isso no andebol e continuo a ver que é verdade). Sou também contra a centralização que é feita em Portugal e por isso mesmo o FC Porto é um grande exemplo na luta contra o "sistema". FC Porto FOREVER!!!

    Uma palavra sobre o nosso blog e o acompanhamento que efectuamos sobre as modalidades do FC Porto.

    Gosto de consultar o V/ blog e acho que fazem um bom acompanhamento sobre as modalidades do FC Porto.
    Prestam um bom serviço a todos os que, como nós, vivem as alegrias do NOSSO CLUBE.

    Grande Abraço,
    Augusto Silveira

8 comentários:

  1. Mais uma bela entrevista, a um dragão para sempre.
    Parabéns e um abraço

    ResponderEliminar
  2. O Augusto Silveira é um grande Portista. Merece tudo de bom. Um grande abraço para ele.

    ResponderEliminar
  3. Bela entrevista!
    Grande abraço deste teu ex-colega e sempre amigo.

    Ass: Zé Coine

    ResponderEliminar
  4. Coração azul01 maio, 2011

    Mais uma belíssima entrevista.
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  5. Isto é serviço público FCP...GRANDE LUCHO!!!!Com um serviço assim nem precisamos de canal FCP...contudo quando o tivermos estas na linha da frente para editor de conteudos sobretudo nas modalidades!!!

    ResponderEliminar
  6. tenho uma muito vaga ideia da presença deste (nosso!) Augusto Silveira de dRAGÃO ao peito, mas depois de ler na íntegra mais uma fabulástica entrevista a cargo do Sevilha03 perante um Homem, um ex-Atleta e um Portista que diz simplesmente isto:

    "Costumo dizer que sou do FC Porto desde pequenino, mas sou desde que me lembro. O FC Porto é tudo!!! Revejo-me plenamente num clube que luta contra tudo e contra todos desde sempre, contra todas as descriminações que é tratado (senti muito isso no andebol e continuo a ver que é verdade). Sou também contra a centralização que é feita em Portugal e por isso mesmo o FC Porto é um grande exemplo na luta contra o "sistema". FC Porto FOREVER!!!"

    merece todo o meu total e completo respeito... é também com estes heróis que se faz diariamente a história do nosso fcPORTO.

    Obrigado Augusto Silveira!
    Obrigado Sevilha03!
    Obrigado Lucho!

    Obrigado a todos aqueles que diariamente tornam realidade os nossos mais bonitos sonhos!!!

    ResponderEliminar
  7. Mais uma excelente entrevista, não me recordo do Augusto Silveira, porque o Andebol não era uma modalidade que acompanhava, neste momento é uma modalidade que me apaixona, e o Lucho é o culpado disso!;))))


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. Um abraço ao meu amigo Silveira.

    Grande entrevista e claro um abraço ao Sevilha.

    CIC a maior productor de andebolistas de qualidade a nível mundial.

    E mais não digo.

    ResponderEliminar