06 maio, 2011

Dublin, here we go

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: --- espectadores.

Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália); Assistentes: Cristiano Copelli e Elenito Di Liberatore; Quarto árbitro: Daniele Orsato; Assistentes adicionais: Mauro Bergonzi e Andrea De Marco.

VILLARREAL: Diego López; Mario Gaspar, Musacchio, Bruno Soriano e Capdevila; Matilla, Santi Cazorla «cap.» e Cani; Nilmar, Marco Ruben e Rossi.
Substituições: Cazorla por Marchena (57m), Matilla por Mubarak (57m) e Nilmar por Senna (67m).
Não utilizados: Juan Carlos, Oriol, Borja Valero e Cicinho.
Treinador: Juan Carlos Garrido.

FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Guarín; Hulk, Falcao e Rodríguez.
Substituições: Rodríguez por James (32m), João Moutinho por Souza (52m) e Fernando por Rúben Micael (61m).
Não utilizados: Beto, Maicon, Sereno e Walter.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcadores: Cani (17m), Hulk (40m), Falcao (48m), Capdevila (75m) e Rossi (80m, g.p.).

Disciplina: cartão amarelo a Falcao (26m), Bruno Soriano (54m), Sapunaru (60m), Mubarak (62m), Rúben Micael (74m) e Otamendi (79m).

A “remontada” no jogo da segunda mão das meias-finais aconteceu em Villarreal mas não foi suficiente para levar a equipa espanhola até à final. Esse lugar já está marcado e é para o FC Porto.

Depois de José Mourinho ter levado, em 2003, o FC Porto até uma final da segunda prova de clubes da UEFA, esta quinta-feira foi a vez de André Villas-Boas repetir a proeza em Villarreal.

A forma como este "Submarino Amarelo" entrou em campo ainda fez acreditar que era possível a famosa “remontada espanhola”. O Villarreal fez uma primeira parte extraordinária e foi por isso que conseguiu ser a primeira equipa a marcar, conseguindo encostar a equipa portuguesa, com um ataque fulminante, de tal forma que sufocou os jogadores do FC Porto. Algo raro nesta época para os portistas.

O primeiro golo da equipa da casa nasceu de uma boa jogada pela esquerda com Marco Ruben a cruzar para a área portista onde apareceu Cani a finalizar. Os jogadores do FC Porto pediram fora de jogo à equipa de arbitragem.

Perto do intervalo, Hulk rematou em direcção à baliza e a bola sofreu um desvio num jogador do Villareal, enganando Diego López. Os Dragões fizeram desta forma o empate, silenciando o “Infierno Amarillo”.

Na segunda parte, a formação espanhola voltou a entrar determinada mas o FC Porto deu-lhe as voltas e Falcao (quem mais?) colocou a equipa azul e branca em vantagem pela primeira vez. Um golo que calou os adeptos no “El Madrigal”, que até ao momento tinham puxado pela equipa de forma efusiva.

Mas os espanhóis não desistiram e fizeram a tão famosa “remontada”, com os golos de Capdevila e o goleador Rossi.

Nota ainda para Cristian Rodríguez e Fernando que saíram lesionados deste encontro da segunda mão das meias-finais da Liga Europa

O FC Porto, que partiu para este encontro com uma vantagem (muito) confortável (5-1), irá defrontar-se com o Sporting de Braga, que venceu o seu adversário por 1-0, em Dublin a 18 de Maio.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «Não podia ser de outra forma. Jogámos em profundidade, gerando os espaços que nos deram o golo que precisávamos e tivemos uma grande ocasião para fazer o 2-1, ainda na primeira parte. Eles assumiram o risco, são uma equipa agressiva, o que dificultou a nossa tarefa, mas também não se poderia esperar outra coisa. O FC Porto passa à final com muito mérito, depois de um percurso longo. Estamos muito orgulhosos deste trajecto. O treinador do Villarreal não teve respeito pelo FC Porto, o que demonstrou publicamente, e no Dragão criou um constante clima de provocação, que registámos. Esta equipa construiu um grande percurso na Europa. Caiu aqui, o que é pena, mas podia ter ganho. Resistiu à pressão inicial e depois foi competente. O Braga eliminou equipas muito importantes, desde o Sevilha, o Liverpool, o Benfica e o Dínamo de Kiev. Foi conquistando espaço na Europa e não há nada de invulgar em vir da Liga dos Campeões e atingir a final da Liga Europa, como, aliás, aconteceu na época passada com o Atlético de Madrid, que venceu a competição. Será um desafio alucinante e esperamos estar à altura. Passo a passo, o mais importante é deixar a nossa marca. Este plantel queria muito chegar aqui e também havia uma exigência muito grande por parte da comunicação social, que queria que o FC Porto mostrasse pergaminhos»

Falcao: «Ser o melhor marcador da prova é algo extra, o que só acontece devido ao trabalho da equipa, num grupo que funciona bem e em que as individualidades ressaltam. Estamos felizes com a qualificação. O Braga é um grande adversário, que superou equipas muito fortes, e nós actuaremos da mesma forma, muito concentrados. Mais tarde abordaremos a melhor maneira de enfrentar o jogo. Vim para a Europa, sonho com grandes conquistas e estou muito feliz. Falta o passo final, que é a partida de Dublin. Durante a época, o FC Porto superou momentos difíceis e isto é uma grande alegria, um motivo de orgulho e responsabilidade.»

James: «Jogámos bem e o mais importante é que estamos qualificados para a final de Dublin. Consegui-lo no primeiro ano na Europa e com a minha idade é muito positivo e deixa-me muito feliz. O Braga surpreendeu-me, mas a final será boa, porque vamos defrontar uma grande equipa. Queremos terminar bem a época.»

VÍDEO DO JOGO



37 comentários:

  1. NUMA FINAL EUROPEIA MAIS UMA VEZ!

    EM 10 ANOS, É A NOSSA 3ª FINAL EUROPEIA DEPOIS DE UEFA EM 2003 E CHAMPIONS EM 2004!

    SOMOS IMPRESSIONANTES!

    GRANDE FC PORTO!

    GRANDE FC PORTO!

    PS: Não posso deixar de dedicar esta vitória à corja nojenta que tanto inventa contra o nosso clube… Agradeço também a estas BESTAS, porque elas ajudam-nos a ser mais fortes!
    Que chupem e continuem a chupar, porcos de merda!

    AMO-TE FC PORTO!

    ResponderEliminar
  2. pessoal sabem a que horas chegam os nossos jogadores ao aeroporto?

    ResponderEliminar
  3. pessoal sabem a que horas chegam os nossos jogadores ao aeroporto?

    ResponderEliminar
  4. Final nortenha! Viva a "província"!
    Abaixo o centralismo arrogante e trauliteiro!

    ResponderEliminar
  5. 7 anos depois, mais uma final europeia!

    SOMOS ENORMES, SOMOS PORTO!

    ResponderEliminar
  6. É a pronúncia do Norte!...
    (com algum sotaque sul-americano, por supuesto...)
    Hoje acho que todos ficamos cansados só de ver jogar, mas foi uma grande grande noite...

    ResponderEliminar
  7. Época de sonho! Inesquecível! E aquele braga, uiui :) Poooooorto!!

    ResponderEliminar
  8. A minha 4º final europeia.
    Poucos são os clubes que dão tanto aos seus adeptos.

    Obrigado Porto !

    ResponderEliminar
  9. no site do aeroporto nao tem informação nenhuma

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. AMO-TE FUTEBOL CLUBE DO PORTO!!!!!!!!!!!!!!

    EU VOU A DUBLIN!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Gente estamos na Final ,estou sem palavras e só de pensar já fiquei em pele de Dragão!

    Obrigado FUTEBOL CLUBE DO PORTO.

    Os SuPer DraGões cantam.

    VENCEREMOS,VENCEREMOS,VENCEREMOS OUTRA VEZ, O PORTO VAI GANHAR A TAÇA ,COMO EM 2003.

    Acredito que sim ,mas vamos respeitar o Braga.

    Obrigado Porto.

    Vamos para cima deles Porto

    ResponderEliminar
  13. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Grande Helton : Foi ele quem salvou o Porto duma capilota na primeira parte.

    Não percebo nada de futebol, mas aquele sistema de jogar com uma defesa tão alta podia ter sido dramático.

    Mas também é verdade que quem não arrisca não petisca !

    Agora é esperar pela final.

    Mais uma vez o FC Porto aparece como a única equipa Portuguesa com maior estatuto europeio.

    O jogo foi dado em canal aberto Francês.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  14. chegam a 1 hora!


    todos ao aeroporto!

    PORTOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  15. Esta equipa é o orgulho de uma região, o Norte, de gente trabalhadora, com espírito de sacrifício e com uma vontade férrea de lutar contra as adversidades que lhe surgem pela frente!

    Espero que os nossos pasquins nojentos não venham agora empolar, todos aziados porque a sua equipa predilecta lá não está, que é uma final portuguesa e tal e tal... É sim uma final entre duas grandes equipas do NORTE, uma região que o país deveria seguir como exemplo... Talvez se assim o fosse o país não fosse a merda que é...

    Por isso, acima de tudo hj é uma grandiosa noite para a região Norte. Vai ser uma grande final....

    Atenção que o Braga eliminou Liverpool, Kiev, Celtic, Sevilha e venceu o Arsenal... Vai ser um jogo dificil... Mas acredito claramente na estocada final que será obviamente por vencer a Liga Europa...

    PS: Desculpem lá, sei que isso pode ser arrogante, mas já estou com água na boca só de pensar numa final de Supertaça Europeia entre o nosso FC Porto e o Barcelona... Que partida de futebol, meu Deus!!!

    ResponderEliminar
  16. Eliminámos uma grande equipa e só uma super-equipa como o FC Porto a podia afastar da competição. O Porto geriu bem a eliminatória ainda que o Villarreal, fazendo o que tinha de fazer, tenha assustado alguns adeptos azuis-e-brancos. Mas a equipa não se assustou. O Villa marcou dois golos irregulares e outro de penalti. O FC Porto, nos momentos adequados soube transmitir aos espanhóis que a “missão era impossível”. Grande exibição de Helton a fazer uma época de sonho. Guarín esteve excelente, bem acompanhado por Hulk, Falcão e James. Hoje não gostei de Otamendi.

    Uma final nortenha em Dublin é um acontecimento fantástico. Os vermelhos foram mandados para o lugar deles. Têm o que merecem, “mai” nada... Uma Final é para se ganhar; não há vitórias antecipadas. É preciso continuar a lutar e fazer bem para sairmos triunfantes. O dia 18 será um dia grande para o futebol português. Mais uma taça UEFA está a caminho. Que a viagem seja para o PORTO.

    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  17. Ah, esqueci-me: GRANDE DIA, 2 ENORMES ALEGRIAS...!!!
    Mais vitórias, mais alegrias.

    ResponderEliminar
  18. CONSEGUIMOS!!!

    Agora é respeitar o Braga que está de parabéns também!

    Vou dar tudo por tudo para ir a Dublin!

    Força Grande Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Só posso dizer que uma época como esta era seguramente um sonho no início mas hoje é uma realidade com 2 finais para ganhar e 4 jogos para vencer e terminar a melhor época de sempre da história do clube.

    Parabéns a todos desde direcção, equipa técnica, com menção muito especial a André Villas-Boas, e a todo o plantel que tem sido absolutamente inexcedível.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  20. A unica coisa que eu desejo neste momento é dia 18, estar em Dublin!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  21. Duplamente Feliz pelo Porto e pelo Braga..
    Quanto ao jogo, difícil como se previa mas controlamos e mercamos e ao fim e ao cabo... ganhamos 7-4.
    Venha de lá Dublin mas com cautelas pois não são favas contadas.

    ResponderEliminar
  22. Gostaria de saber como arranjar bilhetes para a final da liga europa e da taca de portugal. Vivo nos estados unidos e gostaria de adquirir os bilhetes antes de fazer a programacao da viagem a dublin e lisboa.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  23. caríssimas(os),

    submarino ao fundo! :)

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo I

    ResponderEliminar
  24. Não foi com sombrero, mas que interessa isso, quando a elimatória nunca esteve em perigo e passou a melhor equipa?

    Época para a memória e atenção que já tivemos muitas...

    A arrogância e a megalómania foi triturada.

    Parabéns à estrutura do F.C.Porto, na pessoa do seu Presidente.

    Ao técnico e equipa técnica.

    Aos médicos e enfermeiros.

    E aos adeptos, fantásticos que nunca deixaram a equipa caminhar sozinha.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  25. Alguém sabe o estado das lesões do Fernando e do Cebola?

    ResponderEliminar
  26. Passagem à final como se espera e pretendia, num jogo complicado em que o FC Porto não foi capaz de evitar a derrota.

    O jogo podia e devia ter sido melhor controlado, apesar da real valia do adversário. Os Dragões atravessaram neste jogo demasiados momentos de nervosismo e desconcentração, um tanto incompreensíveis, tendo em conta a confortável vantagem de que dispunham.

    Valeu-nos nessas alturas o bom momento de Helton (que grande exibição!)que com um punhado de enormes defesas evitou o descalabro.

    O objectivo foi conseguido, mas fiquei com a sensação de que se o FC Porto tivesse jogado o seu normal, teríamos saído do El Madrigal com mais uma vitória.

    Parabéns a toda a «família» portista que contribuiu para mais uma final europeia.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  27. Bom dia,

    Ontem como se esperava, os espanhóis entraram muito agressivos, e a fazer uma enorme pressão sobre a equipa de arbitragem. Nos primeiros 25 minutos passamos por dificuldades, fruto do pressing desta equipa de grande qualidade. Acabaram por conseguir marcar, apesar de Helton e Otamendi, nomeadamente, estarem imperiais na defesa.

    Depois de sofrermos o golo partimos para cima, e demos a reviravolta no marcador, e estivemos perto do 3-1, mas fruto das lesões, e da substituição necessária de Moutinho, acabamos por permitir ao Villarreal vencer a partida.

    Falcao, Guarin e Hulk fizeram um excelente jogo.

    Falcao bateu o recorde de golos numa só edição da UEFA Europa League ou Taça UEFA, estabelecido por Jürgen Klinsmann há 15 anos, ao elevar a sua contabilidade para 16 na caminhada do FC Porto rumo à final.... Notável!

    Fizemos história, e estamos mais uma vez, passados 7 anos numa final europeia!

    Uma palavra de apreço para os bravos adeptos do Porto que foram apoiar a equipa.

    A nossa equipa continua a fazer uma época de sonho, e esperamos todos que culmine com a conquista da Liga Europa e Taça de Portugal.

    Parabéns ao Braga e a Domingos ... o ídolo que fez o nosso treinador entrar nas lides do futebol.

    Sem ironias, concordo que o Braga será mais difícil de bater numa final que o Benfica, uma vez que é uma equipa muito consistente defensivamente, e que consegue "guardar" vantagens mínimas.

    Um abraço e bom fim de semana,

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    PS
    Este fim de semana em Águas Santas podemos escrever mais uma página bonita na história do nosso clube. Caso vençamos os locais, seremos tricampeões nacionais de andebol.

    ResponderEliminar
  28. Boas

    O pior cenário confirmou-se após a morte de Bin Laden.

    O extremismo islâmico agravou-se.

    Só ontem 6 Milhões de pessoas deixaram de acreditar em Jesus

    Um abraço

    ResponderEliminar
  29. Dublin:

    Venceremos, venceremos...


    Já lá estamos, agora só um pouco mais de azul;)

    ResponderEliminar
  30. A música do momento:

    http://www.youtube.com/watch?v=JaepgkYN02E

    ResponderEliminar
  31. HOJE ESTOU SOLIDARIO com os adeptos do BENFICA (NO NAME e DIABOS)... junto a minha voz as vossas... e entoemos em perfeita sintonia... SOIS UMA VERGONHA , VOS SOIS UMA VERGONHA , UMA VERGONHA , VOS SOIS UMA VERGONHA... hahahahahahahahehehehehe

    ResponderEliminar
  32. se queriam uma final europeia com equipas LUSAS... so pudiam ser estas 2... Foi uma meia-final IBERICA... as equipas PORTOguesas venceram as ESPANHOLAS..

    ResponderEliminar
  33. Falar da “verdade desportiva” hoje, não dá jeito nenhum pois não? Suspeito que o exterminador implacável, o tal mestre das tácticas o graúdo dos estalos, por esta hora já deve ter as malas arrumadas. Não é por nada mas aposto que os três milhões do premio prometido pela vitória em Braga lhe vão parar as mãos como indemnização. É que o homem dos pneus pediu um tempo para reflectir, e isso naquelas cabeças directivas dá sempre asneira.
    Como é bom ser adepto do Porto.

    ResponderEliminar
  34. Grande prova de maturidade deu o nosso FC Porto ontem... é verdade que o resultado não foi aquele que esperava, mas a forma como soube lidar com a pressão do público e com o golo cedo do Villarreal mostrou mais uma vez que não pertence a esta "galáxia europeia"

    Se em vez do FC Porto estivesse a jogar o Man Utd, o Barcelona, o Chelsea o Bayern, não notaria a diferença porque as equipas de topo nunca entram em pânico nem perdem a calma.

    Parabéns também ao SP. Braga pelo apuramento contra os miseráveis que pareciam destinados a chegar à final, tal a sorte que tiveram desde a entrada na prova com o golo do Lacazette, passando pelo S. Roberto que eliminou o Paris SG até ao golo nos descontos dos descontos em Eindhoven quando a equipa estava de rastos e a perder por 2-0... provou-se que o destino contrói-se dia a dia!

    Dia 18 espero que se faça justiça na competição e o FC Porto vença como merece.

    VIVA O FC PORTO!

    ResponderEliminar
  35. Boas

    só há mesmo uma palavra "GLORIGOZO"

    http://aeiou.expresso.pt/ganhe-bilhetes-para-ver-o-benfica-em-dublin-mesmo-apos-eliminacao=f647271

    Abraços

    ResponderEliminar
  36. E agora Dublin. Por acaso ninguém tem conhecimento de um pacote em conta? É pena...
    Força Porto

    ResponderEliminar
  37. Caro Fimoze,

    Não se fala agora da verdade desportiva, porque a verdade desportiva tem se visto dentro de campo… Foi-se o campeonato, foi-se a taça, a supertaça e a Liga Europa… Sem espinhas...

    A verdade desportiva é que as pessoas que estão sempre a falar de verdade desportiva são uns verdadeiros bandalhos ordinários e mesquinhos que procurando esconder os seus defeitos dedicam-se a injuriar o FC Porto, através de historias umas mais ridículas que as outras…

    Mas este final de época esta a expor o ridículo que são estes senhores… são uma cambada de fdp sem vergonha que agora se calam como ratos…

    ResponderEliminar