07 maio, 2013

Cenários (não canários!) de 2 títulos que queremos ganhar!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Aquele golo de Spínola no Dragão Caixa, a 2 segundos do fim, deixou-me louco de alegria e por isso, teria muito que vos contar, mas vou aproveitar esta introdução para falar dos lindos canarinhos que me apareceram ontem à noite... MENTIRA!

Vou apenas deixar-vos os cenários possíveis para o fim de semana que poderá ser decisivo para o Andebol e Hóquei, a 17 e 18 de Maio (6ª feira e sábado).

Possíveis cenários no HOQUEI - partindo do pressuposto que o benfica ganha amanhã ao Candelária no jogo em falta - tendo como base o clássico no Dragão Caixa, dia 18 de Maio, pelas 15h30:

a) FC Porto vence o jogo - FC Porto sagra-se de imediato campeão Nacional.

b) FC Porto empata - FC Porto fica em posição muito vantajosa, podendo dar-se ao luxo de ser derrotado em Oliveira de Azeméis e mesmo assim ser campeão, desde que ganhe o último jogo frente ao Candelária no Dragão Caixa.

c) FC Porto perde por um golo - FC Porto fica também em vantagem, mas tem que ganhar obrigatoriamente os 2 jogos em falta, um deles, fora com a Oliveirense.

d) FC Porto perde por 2 golos - FC Porto tem que ganhar os 2 jogos em falta, e esperar que o benfica não recupere o goal average total que nesta altura favorece os Portistas em 34 golos. De notar que o benfica ainda vai jogar amanhã e os jogos que lhe restam a seguir ao Dragão Caixa são de dificuldade reduzida, embora recuperar cerca de 30 golos, não seja fácil.

e) FC Porto perde por 3 - Neste cenário, o FC Porto fica em desvantagem, e ao benfica bastará então ganhar os 2 jogos em falta frente a Sporting e Cambra.

Em resumo, só a derrota por 3 (último cenário) afasta praticamente o Porto do título. Nos outros 4 cenários, os 2 primeiros são muito vantajosos (vitória decide e empate só adia a festa), enquanto os 2 seguintes (derrota por 1 e por 2 golos) embora ainda nos deixem em vantagem, podem vir a revelar-se perigosos em face do calendário mais complicado que temos. Portanto, dia 18 é muito simples, é ganhar ou na pior das hipóteses, empatar.

Possíveis cenários no ANDEBOL (partindo do pressuposto de que o FC Porto ganha ou empata na casa do Sporting, dia 11, contando ainda que o benfica bata facilmente o ABC), tendo como base o clássico no Dragão Caixa, dia 17, pelas 21h30:

a) FC Porto vence - FC Porto sagra-se de imediato Pentacampeão Nacional.

b) FC Porto empata - Apenas se adiam os festejos, pois basta ao FC Porto depois ganhar o jogo na Horta, onde por certo se conseguirá mais uma grande goleada.

c) FC Porto perde - Aqui, a vantagem passa toda para o benfica, que apenas tem que depois ganhar ao Sporting na Luz.

Possíveis cenários no ANDEBOL (partindo do pressuposto de que o FC Porto perde na casa do Sporting, dia 11, contando ainda que o benfica bata facilmente o ABC), tendo como base o clássico no Dragão Caixa, dia 17, pelas 21h30:

a) FC Porto vence por 3 golos - FC Porto sagra-se de imediato Pentacampeão Nacional.

b) FC Porto vence por 2 golos ou por um golo - Festejos adiados, mas apenas isso, pois na última ronda o nosso FC Porto ganha claramente na Horta e é campeão na mesma.

c) FC Porto empata - Vantagem passa para o benfica, que na última ronda pode ser campeão se ganhar ao Sporting.

d) FC Porto perde - Benfica sagra-se de imediato campeão.

Em resumo, se o FC Porto pontuar em Alvalade, depois, no clássico na Invicta frente aos encarnados, serve-lhe o empate ou a vitória (o empate adia o festejo, mas só isso; enquanto a vitória, seja por que números forem, dá logo o título aos Dragões). Se o FC Porto perder em Alvalade, tem que vencer obrigatoriamente o jogo frente ao Benfica; com o empate ou a derrota a passar a vantagem para os lisboetas. No caso de vitória do FC pORTO, se for por 3, há logo festa; se for por 1 ou 2, apenas se adia por uma semana a consagração.



Ou seja, no HOQUEI, chega ganhar ou empatar (se ganhar há logo festa); no ANDEBOL, se não perdermos com o Sporting, também chega ganhar ou empatar (se ganhar há logo festa), se perdermos com o Sporting, chega ganhar e só ganhar (se for por 3 há logo festa).

Mas festa mesmo a sério, era ontem na luz diante do Estoril, não era? Ou já não há? Se calhar não houve festa nenhuma...

E seja qual for a modalidade, o SER PORTO é não festejar antes do tempo. Há que lutar muito, há que suar muito e GANHAR contra tudo e todos. Força Porto!




ANDEBOL
  • FC Porto 26-25 Águas Santas
Vitória emocionante do FC Porto, com um BRILHANTE golo de Spínola a 2 segundos do fim que decidiu o jogo, e deixou o pavilhão em euforia total (também eu lá estava). Vai ser preciso mais acerto no jogo de Odivelas com o Sporting no sábado, pelas 16h00 (bola tv).

Não foi uma exibição brilhante, mas a equipa mereceu ganhar pelo muito que lutou e acreditou.

Spínola fez 6 golos, com Wilson e Elias também a se destacarem com 4 golos cada. Quem também brilhou foi Quintana com diversas defesas, uma delas, impressionante...



HÓQUEI EM PATINS
  • Turquel 1-7 FC Porto
Na aldeia do hóquei, com lotação esgotada, foi um FC Porto sereno, confiante e eficaz que ali surgiu, ganhando com autoridade e muita classe um jogo que se antevia bem mais difícil.

Jorge Silva marcou 3 golos e foi decisivo, tal como Edo na baliza. Os outros golos foram de Hélder, Barreiros, Moreira e Caio.

Sábado (16h/Porto Canal) há jogo da 2ª mão dos quartos de final da liga europeia. O FC Porto, se vencer por mais que um golo passa à final four. Se vencer apenas por um de diferença, seja por 1-0 ou 8-7, há prolongamento. Ao Réus, adversário em grande forma em Espanha, basta um empate. Força Porto!



BASQUETEBOL
  • FCP Dragon Force 93-43 Tondela
  • FCP Dragon Force 84-54 Académico
  • Viana 58-75 FCP Dragon Force
Mais 3 grandes vitórias do Porto na CNB2.
Frente ao Tondela, João Gallina com 18 pontos foi o melhor concretizador.
Frente ao Académico, o melhor foi Pedro Bastos com 24 pontos.
Frente ao Viana, brilharam Eduardo Guimarães e Pedro Bastos com 19 pontos.

Para o nacional SUB20, jogamos amanhã, quarta-feira, pelas 21h30 em Sangalhos, e depois, segunda em casa (21h30) frente à Ovarense.

Para a CNB2, jogamos sábado (15h) no Lagarteiro com o CAD Coimbra, e domingo (17h) em Tondela.



Um abraço do Lucho.

5 comentários:

  1. "E seja qual for a modalidade, o SER PORTO é não festejar antes do tempo. Há que lutar muito, há que suar muito e GANHAR contra tudo e todos. Força Porto!" - é verdade.

    Mas também é verdade que estou muito contente e esperançado que vamos fazer a "tripleta": Andebol, Futebol e Hóquei!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Viva Lucho!

    Que grande jogo de andebol no passado sábado, muito à semelhança do renhido 28-27 da época passada, que também presenciei ao vivo!

    Neste emotivo jogo, destaco a magnífica intervenção do Quintana, que teve tanto de impossível como de fulcral para a vitória final...Penso mesmo que é o momento decisivo no jogo! E depois aquele momento de alegria colectiva indescritível quando o Spínola faz o 26º golo...Toda a gente a abraçar-se nas bancadas, muito portistmo, foi fantástico...Adoro o Caixa por isso...Acho que é actualmente o local onde se cultiva um portismo único! Uma palavra também para a patética exibição da dupla do apito...

    Quanto ao hóquei, vitória muito importante num terreno difícil, numa terra que ama o seu clube e a modalidade...Mas como disse anteriormente neste espaço, esta equipa do Tó Neves cada vez é mais um espelho da garra que foi implementada pelo Obradovic no andebol e assim dificilmente nos conseguiram parar dentro do ringue!

    Estive também presente no derby contra o Académico...Esperava uma partida mais equilibrada mas o desenrolar do jogo mostrou-me o contrário...Excelente atitude dos nossos jovens basquetebolistas, dá gosto ver a sua ambição também!

    E como temos ido a jogos diferentes esta época, foi com gosto que te revi Lucho!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Grande abraço também para ti, Portuense;)

    ResponderEliminar
  4. Silva Pereira07 maio, 2013

    Boa tarde,
    Meu caro quanto ao hóquei não tenho alguma dúvida sobre a vitória do FCP, finalmente o Tó Neves (e fiz alguns reparos anteriores) pôs a equipa a jogar como não via a alguns anos, um hóquei total, sentido coletivo, bem a defender deixou de fazer faltas disparatadas e deixou de fazer dispartes quando as arbitragens são tendenciosas. Não tenho dúvidas que irá ganhar todos os jogos e fazer a dobradinha e talvez seja o ano de tudo se ganhar. Tenho esperança.
    Quanto ao andebol estou mais apreensivo, pois a juntar às arbitragens tendenciosa vejo alguns jogadores em baixo de forma (Gilberto) o Tiago lesionado num momento crucial e assisto a um Wilson D algo nervoso até a discutir com o treinador Obradovic, o que valeu neste jogo foi a excelente postura coletiva destacando os 2 guarda-redes. Fundamental cabeça fria com os lagartos não perder a cabeça com uma arbitragem que prevejo mais do mesmo tendenciosa.
    E POR FIM DOU OS MEUS PARBÉNS A TODOS AQUELES QUE ACREDITARAM QUE MESMO COM A ÉPOCA MAIS VERGONHOSA QUE ME LEMBRO (tenho 59 anos) AINDA ERA POSSÍVEL SERMOS CAMPEÕES.
    Como tenho escrito desde a 1ª jornada esta seria uma época em que se colava bem a máxima CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
    Ontem mesmo com mais uma arbitragem escandalosa assistimos a um empate dos chifrudos e agora só dependemos de nós. Será talvez mais um campeonato como o ganho após o jejum de 18 anos (1977/1978) sofrido mas depois mais saboroso e se isso vier acontecer acho que a Avenida terá a maior enchente. Agora tenho esperança mesmo sabendo que o mafioso nomeador vai fazer tudo para que isso não aconteça.
    Terá que haver um espirito como o do campeonato dos túneis que mesmo expulso um jogador do FCP e a perder por 1-0 demos um baile de bola e ganhamos por 3-1.

    ResponderEliminar
  5. Um fim-de-semana fantástico e que só acabou ontem. Vitórias sem contestação no futebol e no hóquei, vitória do carácter, crença e qualidade de uma equipa de andebol que nunca desiste. Ainda não ganhamos nada, mas agora, estamos em condições de ganhar tudo. Sem excesso de euforias, nem triunfalismos injustificados, podemos conseguir mais uma época à nossa medida.

    Abraço

    ResponderEliminar