27 maio, 2013

Qual o próximo?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Em primeiro lugar, não posso deixar de elogiar Vítor Pereira. Como tenho visto ultimamente, até da parte de não-Portistas como por exemplo Carlos Daniel, finalmente há algum reconhecimento ao trabalho do ainda treinador do FC Porto. Os números são claros!

VP conseguiu ser bicampeão nacional frente a um slb muito diferente dos tempos de vale e azevedo ou damásio (que acabava a 30 pontos do 1º), conseguiu-o frente a um slb aclamado pela generalidade da crítica como a melhor equipa portuguesa a jogar à bola. VP e o seu FC Porto conseguiram em 60 jogos para o campeonato perder apenas um contra bruno paixão, VP conseguiu evidenciar em campo uma superioridade tática clara frente ao slb do tão aclamado “exterminador implacável” (2 vitorias 2 empates), VP conseguiu vencer 2 supertaças, atingiu o objetivo mínimo dos oitavos da champions no 2º ano e ainda atingiu uma final da taça da liga perdida frente ao Braga, o único clube português que foi capaz de ganhar 2 vezes ao FC Porto nestes 2 anos de VP.

Para além da fria análise aos números, acho que também é importante analisar o conteúdo do trabalho de VP. Goste-se ou não, a verdade é que VP incutiu um modelo e fio de jogo característico à equipa. Um modelo de jogo que tem duas ideias fundamentais e sobre as quais girava tudo o resto: posse de bola e pressão alta! A verdade é que, como disse Pedroto um dia, bola há só uma, e uma equipa que pura e simplesmente não permite ao adversário ter bola durante grande parte do jogo domina mais facilmente o mesmo. Em jogos para o campeonato, a posse de bola média deve ter rondado os 65% a 70%. Tudo isto se consubstanciou em muitos golos marcados e poucos sofridos, muitas vitórias e raríssimas derrotas. Basta olhar para as estatísticas e ver os resultados do modelo de jogo (considerado por alguns enfadonho) aplicado por VP.

Perguntam vocês, mas então um treinador bicampeão que finalmente consegue algum reconhecimento profissional e então eu escrevo um post com o título “O próximo treinador” como que dando a entender que este mesmo treinador não irá continuar ao leme do clube em que se acaba por sagrar bicampeão nacional?!!?

Posso estar muito enganado mas fiquei com a sensação, depois da entrevista de Pinto da Costa à rtp, que VP não deverá continuar no FC Porto. Pelo que se percebe, VP tem propostas do estrangeiro muito vantajosas do ponto de vista financeiro, VP acaba de se sagrar bicampeão podendo sair pela porta grande de um clube em que tantas vezes foi injustiçado. É perfeitamente normal que VP queira ir à procura de melhores condições financeiras e sair do clube, que por exemplo tem um ilustre adepto (Sousa Tavares) que numa crónica escreveu “até Passos Coelho seria campeão no FC Porto”. É perfeitamente normal que VP já se tenha fartado de tanta crítica, de tanta desvalorização e de tanta asneira que sobre ele tem sido dita e que agora procure algum reconhecimento internacional, quanto mais não seja do ponto de vista financeiro.

Assim, e repito, confirmando-se a saída de VP, o FC Porto terá de ir ao mercado arranjar um treinador para a próxima época. E a grande questão que se coloca agora é: qual o perfil do treinador a escolher?

Na minha modestíssima opinião, em relação a este assunto, apraz-me dizer algumas coisas sobre o perfil que deverá ser escolhido em caso de saída de VP:

1) Não concordo que a escolha corresponda a um perfil idêntico às últimas 2 escolhas, ou seja, não concordo que o próximo treinador seja português e jovem. No futebol, a teoria de que se uma coisa corre bem em determinada altura, então é porque se repetirmos essa coisa até à exaustão, irá sempre correr bem independentemente do contexto em que ela ocorra. Vou ser o mais direto possível: nem Domingos, nem Paulo Fonseca (nem nenhum outro português, tirando dois!) são melhores treinadores que VP. Se o objetivo é ir para um patamar superior em termos de treinador, então a escolha de qualquer um destes dois treinadores não é, nem pouco mais ou menos, uma melhoria em relação a VP, o que obviamente não quer dizer que Paulo Fonseca ou Domingos sejam maus treinadores. Simplesmente, não são é melhores que VP!

2) Há também a questão financeira. É evidente que o FC Porto não estará em condições de pagar a um treinador uma quantia estratosférica dado o atual contexto. No entanto, ao longo dos últimos 2 anos, ouço insistentemente que está na hora do FC Porto investir mais no seu posicionamento europeu já que a hegemonia interna é clara (8 vitorias em 10 campeonatos) e agora o próximo passo a dar será claramente assumirmo-nos como uma equipa para quem os quartos-final da champions seja o pão nosso de cada dia. Para este passo, se calhar é necessário investir um pouco mais no treinador, ou seja, investir num treinador que eventualmente tenha outra dimensão europeia em relação a AVB, VP ou mesmo Mourinho, que quando iniciaram o seu belíssimo trabalho no FC Porto eram treinadores jovens e inexperientes.

3) Pressupondo que o FC Porto estará disposto a ir mais além em termos financeiros do que tem ido ultimamente, o perfil que considero ser o mais adequado para uma eventual substituição de VP corresponde a alguém com bom currículo internacional, experiência no cargo e que tenha uma imagem capaz de uma grande mobilização, uma figura já com uma dimensão europeia bem significativa.

Posto isto, acho que há 3 nomes que na minha modesta opinião, sendo bastante caros (menos de 3 milhões/ano seria difícil contratá-los) poderiam ser treinadores que teriam condições de elevar o FC Porto a um patamar europeu superior ao ocorrido nestes últimos 2 anos:

• Jupp Heynckes: Um treinador livre que acaba de ser campeão europeu. Com 68 anos, seria uma boa forma de terminar a carreira num país com sol, boa comida e a treinar um dos 8 melhores clubes europeus da atualidade com uma estrutura do melhor que há no mundo!

• Pellegrini: Um treinador que fez um trabalho fantástico no Vilarreal e no Málaga, aquilo a que se pode chamar um dos senadores do futebol mundial! É caro, mas acho que com a matéria-prima que lhe iriam dar podia fazer estragos!

• Mano Menezes: Um treinador que está livre, depois de ter sido estranhamente demitido da seleção do Brasil para ser substituído pelo génio scolari. Relativamente aos dois anteriores, terá a vantagem de ser um pouco mais barato. Tem um trabalho de base e qualidade feito em equipas brasileiras, nomeadamente o Grémio e Corinthians, fazendo um meritório trabalho que lhe valeu o comando da seleção, do qual foi despedido após 5 vitorias consecutivas em jogos amigáveis, numa decisão considerada por muitos mais politica que desportiva. Foi também medalha de prata nos jogos olímpicos de Londres.

Em suma, penso que a escolha deverá ser uma de duas: ou mudar para um treinador igual ou pior que VP, no fundo qualquer um português que seja escolhido, ou tentar ir buscar um estrangeiro com provas dadas, com um adjunto da casa que lhe transmita a mística do clube e a organização do costume. Convinha também não vender mais jogadores titulares, tipo Fernando e Mangala. É que James e Moutinho já foram e se 70 milhões não são suficientes para equilibrar as contas, algo vai mal...

PS: Para mim, seria mais cómodo dizer a mítica frase “o que a SAD escolher está bem escolhido”. Mas como sabem, não sou assim. Sou direto e frontal nas minhas opiniões e geralmente não gosto apenas de opinar depois dos resultados do totobola. Porém, apoiarei quem vier e nunca farei caça às bruxas como muitos fizeram nos últimos 2 anos a VP.

PS2: A arrogância, a megalomania, a bazófia, a vaidade e a sobranceria foram derrotadas mais uma vez, desta feita na final da taça. Nunca um treinador foi tão idolatrado pela comunicação social como o “exterminador implacável”. O mito construído pela comunicação social, a forma excitada como muita gente coloca jesus num pedestal, o “mestre da tática”, “o criador da ciência”, “o professor do povo” é de facto incrível. Perdeu TUDO!!! Vítor Pereira, como homem e como treinador, dá uma goleada a jesus... CLARAMENTE!!!

19 comentários:

  1. Boas,
    Por mim Vitor Pereira fica. Mas tambem fiquei com a ideia de que pode nao ficar. Assim sendo, fico a espera do que vai acontecer. Desde que nao venha o JJ... esta tudo bem...

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. @ RCBC,

    "Qual o próximo?"

    mas qual próximo? VP já saiu?

    surpresa (para mim!)... será ele não continuar!

    ResponderEliminar
  3. Caro BlueBoy,

    Em minha opinião, a permanência de VP seria neste momento a melhor solução para o clube. Sobretudo porque me cheira que caso VP não continue, a escolha recairá sobre um treinador português, pior que VP!

    Pela entrevista que Pinto da Costa deu à rtp quando ele diz “Existem vantagens e desvantagens na permanência de VP” ou então “VP vai continuar a ter uma carreira de sucesso no FC Porto ou não…”, sinceramente fiquei com a ideia de que VP não irá continuar.

    E sinceramente, como também digo no meu post, acho mesmo que VP não irá continuar porque preferirá os milhões de um clube estrangeiro em detrimento dos desaforos de muitos Portistas que nunca o valorizaram, nunca o respeitaram, nem tão pouco percebem a qualidade do seu trabalho.

    Dou-te um exemplo, assistia pela tv aos festejos do tricampeonato na rtp informação quando foi perguntado a um adepto acerca dos méritos de mais um campeonato… Sabes a resposta do adepto… Foi literalmente assim: “VP vai é para o centro de emprego no final do contrato!”

    Ou seja, eu tenho a clara sensação de que é o próprio VP a não querer continuar porque já esta farto de muitas coisas… E tendo outras propostas (daí também ter um novo empresário conhecido na Europa) poderá achar que a saída do FC Porto é o melhor para ele.

    No restante, caro Amigo, como bem sabes eu considero que VP é basicamente o melhor treinador português que o FC Porto pode ter neste momento… Com duas exceções, que nem vou referir mas que se tratam de dois bons treinadores e dois maus homens (nós sabemos quem são)… De resto em termos táticos, técnicos e de conhecimento de futebol VP está muito acima de todos os outros… Seja Domingos, seja Paulo Fonseca, seja Peseiro, seja o mestre da tática, seja quem for…

    Só compreenderei a saída de VP se for para contratar um grande nome internacional e aí sim acredito que podemos dar o passo em frente… Mas atenção, é melhorando também o plantel e não só mudando de treinador que podemos fazer melhor na Europa!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Não sei se Vítor Pereira vai ou não sair, mas fiquei mais reticente quanto á sua continuidade exactamente após a entrevista do Sr. Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e talvez o nosso actual treinador queira de facto procurar novos horizontes ou outro reconhecimento e evoluir em termos profissionais, perante tais factos espero e desejo que tanto o Futebol Clube do Porto como Vítor Pereira sejam felizes na opções que tomarem.

    Quanto ao perfil por si desenhado não me parece que seja essencial para o Futebol Clube do Porto atingir outro patamar europeu ir buscar um treinador consagrado porque a competência para dirigir um clube como o nosso não se deve medir apenas pelo currículo, é importante ter em conta a personalidade, as ideias ou os conceitos de jogo e o nosso panorama em todas as vertentes, por isso a minha preferência recai sob alguém que conhece bem a nossa casa e tem valor ou capacidade, ou seja Domingos.

    Depois quanto aos nomes por si referidos o mais apelativo para mim seria Pellegrini pela forma como sabe potenciar ou lançar jovens jogadores e espremer o talento que lhe é colocado á disposição, pois Jupp Heynckes já ganhou muita coisa e não sei se viria com a ambição necessária para galvanizar o nosso clube em torno de uma grande prestação europeia, finalmente quanto a Mano Menezes por aquilo que li e tomei conhecimento através de alguns amigos as maiores dificuldades deste treinador são a gestão e rotatividade de um quadro de jogadores, por exemplo quando as suas equipas faziam boas campanhas a nível externo os resultados no campeonato brasileiro eram desastrosos e vice-versa, pelo que tenho muitas reservas quanto ao que poderia acrescentar ao nosso clube, até porque no continente europeu as provas são mais exigentes e o ritmo de jogo é diferente, enfim resta esperar para saber qual a opção do nosso Sr. Presidente Pinto da Costa.

    Abraço e uma óptima semana
    Porto Castle

    ResponderEliminar
  5. Mano Meneses não por favor!!!
    Muito ruim.
    José Magalhães

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que nesta fase, o que interessa é listar nomes dos que nem pensar:
    ex-jogadores com Domingos à cabeça, J.J., Heynckes, Mano Menezes, Pellegrini...
    Uns porque são conhecidos de mais,e conhecem a casa de mais, e não iria funcionar; o JJ todos sabem porquê o H. e o P. porque são lentos a pensar, MM porque não conhece esta merda e terá de ter tempo para aprender...

    O que nos daria jeito: O Klopp.

    ResponderEliminar
  7. De jj acho que já disse tudo. Um mito criado pela imprensa, o profissional de futebol em Portugal mais bem pago de todos os tempos (4M€), um autêntico flop há 3 anos consecutivos, mesmo assim continua a ser idolatrado por certa imprensa. O pavor que o “orelhas” tem de um dia vê-lo no FC Porto joga a favor de jj, que provavelmente irá renovar por mais uns 4M€/ano. Ontem foi insultado e agredido por um jogador seu mas mesmo assim continua tudo dentro da normalidade. Fosse isto no FC Porto, e haveria programas televisivos sobre o tema.

    Quanto aos restantes nomes… Bem sei que esta fase de indefinição dá azo a muita especulação, muito nome lançado ao ar… Mas mantenho a mesmíssima opinião: VP é muito melhor treinador que Domingos ou Paulo Fonseca, que pelo que se percebe serão os dois nomes mais fortes à sucessão de VP (caso este saia). Acho que serão soluções fáceis e baratas, mas tenho sérias dúvidas que representem uma manutenção ou melhoria da qualidade apresentada nos últimos dois anos. É claro que numa estrutura forte como a do FC Porto os treinadores têm melhores condições de triunfar. Mas nos últimos anos temos assistido a situações demasiado complexas para podermos continuar a pensar que qualquer treinador serve e que qualquer um continua a ganhar campeonatos tranquilamente.

    Quanto aos nomes estrangeiros que referi… Quer Pellegrini, quer Heynckes são treinadores reputadíssimos, com trabalho e currículos invejáveis. Um bom treinador é bom em qualquer lado do mundo, como é evidente tem que ter o apoio de alguém (adjunto e estrutura) que lhe enquadre no clube e que lhe faça perceber o contexto em que está… Mas que são grandes treinadores isso não duvido! Agora também o mais provável é que um acabe no Real Madrid e outro acabe no Manchester City, por isso não creio que sejam hipóteses fortes neste momento, com pena minha! O Kloop é outro muito bom mas também inacessível…

    Não deixa, no entanto, de ser curioso que pelo menos no que toca a treinadores portugueses não haja unanimidade em relação a um possível nome… Pelo que vi durante 2 anos o que não deviam faltar era treinadores portugueses melhores que VP… E sinceramente espero ansiosamente por mais nomes de possíveis substitutos de VP, pelo menos da parte de muitos anónimos que nas alturas menos boas do FC Porto vinham para este e outros blogs clamar pelo despedimento de VP (em muitos casos insultando tudo e todos)… Anseio pelos comentários destes anónimos e pelas suas propostas para o nome de treinador caso VP saia… Ou se calhar é sempre melhor falar mal do que dar propostas alternativas…

    ResponderEliminar
  8. quero que venha o JJ pra ganhar-mos tudo que temos pra ganhar LC campeonato ser tetra e penta por ae fora e as tacas de PT e mas a da Cerveja rsrsrs e ja agora a super tacas tb.

    ResponderEliminar
  9. @ Filipe,

    Bates mal pa caralho, não?

    ResponderEliminar
  10. @ RCBC,

    Meu caro, com todo o respeito pelos ditos tais de "anónimos" que aqui e acolá quando lhes convém, e os ventos sopram a favor, tb gostam de opinar sobre tudo e merda alguma, armados em donos da verdade, tb esses, a esta hora, devem estar a curar o "melão", bem mais pequenino é verdade, mas tb o estão.

    azar!

    ResponderEliminar
  11. Boas!

    Já aqui expressei, há dias, a minha opinião sobre VP. Disse-o, antes de saber o que o futuro nos reserva, que o meu maior desejo era que ficasse! Como qualquer outro treinador, tem os seus defeitos, mas...tem tb MUITA COMPETÊNCIA! É português, portista e evoluiu bastante!

    Apesar de concordar com a questão de estarmos na altura de uma afirmação internacional mais consistente, não sei sinceramente, se o caminho dos treinadores estrangeiros é o melhor, pois os nossos melhores feitos foram sempre alcançados com treinadores nacionais! Aprecio muito J.Heynckes e Pellegrini. Não gosto nada de Mano Menezes!

    Quanto aos portugueses, SÓ me interessam 3:

    -Jesualdo Ferreira (apesar dos problemas conhecidos nos jogos internacionais fora de casa, trabalha jogadores jovens como ninguém!)

    -Marco Silva (Apesar de jovem, demonstra um enorme conhecimento de futebol, sagaz taticamente e altamente responsável como confirma a sua passagem por director desportivo do Estoril antes de passar a técnico principal, para além de que o futebol patenteado pela sua equipa pareceu-me MUITO melhor do que o do Paços, apesar do 5º lugar / 3ºlugar. É óbvio que as questões de liderança perante alguns jogadores poderá funcionar a seu desfavor...)

    -Rui Faria (seria uma surpresa para mim...mas não é a 1ª vez que vejo o seu nome ligado ao FCP! Não sei se é portista, mas julgo que poderia ser uma aposta MUITO interessante! Tem mundo, conhecimentos tácticos e físicos ímpares e conhece bem o clube e o país. Acredito que tenha uma liderança forte. Falta saber se aceita cortar o cordão umbilical com o Special One!)

    PS - No entanto volto a reafirmar que VP merecia e devia ficar. Pena é que o reconhecimento do seu trabalho pela maioria dos portistas seja o que é. Nulo! Não compreendo...mas se calhar tb não é para compreender! Só espero é que os Anti-VP não se venham a arrepender das críticas, algumas a roçar o insulto, a um homem que ANTES demais é portista como nós!!

    Pedro Pinto


    ResponderEliminar
  12. Fernando Costa27 maio, 2013

    Boa tarde Caros Portistas

    Em relação ao tema posso dar-vos uma noticia que não é nada certo (ainda estão em negociações), mas vem de uma fonte válida dentro da Sad portista da qual eu tive acesso e que acho que deve ser partilhada por todos os adeptos do melhor clube do mundo.

    então aqui vai aa noticias:

    1º VP foi convidado a renovar pelo FCP por dois anos e o mesmo só quer por um ano.
    2ª Antero Henrique e nosso grande Presidente estão em negociações com uma treinador já referido aqui de seu nome Rui Faria (adjunto de Mourinho).

    Mais uma vez vos digo que pode não se passar nada em relação aos temas como disse estão em negociações.

    A minha opinião pessoal, há que dar um grande crédito ao VP nestes dois anos...Agradeço o que fez e o que fará pelo FCP se assim o mesmo entender.


    ResponderEliminar
  13. Tambem acho que a ser português, o treinador só pode ser VP!!!!
    Se sair, terá que ser um estrangeiro e o Pellegrini é altamente (e tambem altamente caro, pelos vistos), mas anda aí um gajo já velhadas mas que percebe muito de futebol e é mestre nas transições (de planteis não ofensivas!); Gus Hiddink!!!

    ResponderEliminar
  14. se for estrangeiro que arranjem um obradovic.se for portugues aposta no domingos.o vitor pereira sai em grande,é injustiçado,e se fosse para continuar estava tudo acertado,este timing é para acerta a vida do pereira num clube estrangeiro.boa sorte vitor

    ResponderEliminar
  15. «O FC Porto fez uma proposta a Vítor Pereira para a renovação do contrato, mas ainda não há acordo. O Vítor Pereira transmitiu à direção que necessita de algum tempo para refletir sobre a proposta para depois tomar uma decisão», afirmou o representante do treinador dos dragões, em declarações à Rádio Renascença.

    Confirmado isto, fica cada vez mais claro que VP a não ficar será por sua vontade e não do FC Porto, que lhe apresentou uma proposta de renovação.

    A questão do timing é que me parece complicada, pois se VP apenas dará resposta no final da próxima semana, então passará muito tempo e provavelmente os bons treinadores que podem estar disponíveis hoje podem já não estar no final da próxima semana. No futebol o tempo é importantíssimo.

    Contudo, é esperar para ver no que dá e desejar que aconteça o que acontecer, seja uma escolha boa para o clube e que nos mantenha no rumo do sucesso, sem arrogâncias, sem festas antecipadas e sem fanfarronices.

    Espera-nos um novo ano difícil, pois os tubarões cercam cada vez mais os nossos bons jogadores. Eles sabem onde está a qualidade e sabem que no FC Porto a matéria-prima é boa. Por isso o assédio vai ser forte e não podemos vender meia-equipa sob pena das dificuldades do próximo treinador (mesmo que seja o mesmo) serem acrescidas.

    ResponderEliminar
  16. Jesualdo (os regressos são raros) ou Vítor Pereira (os ciclos fecham-se NO fcp). Entre portugueses, MAIS NADA!

    Entre estrangeiros: Hiddink não estava mal!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Porque Vitor Pereira é melhor e só não ficará se for para Inglaterra:
    -Porque em 90 jogos para a Liga (30 como adjunto), o FCPorto perdeu apenas 1
    -porque evoluiu e aprendeu a comunicar em apenas 1 ano
    -porque evoluiu e veste-se melhor desde há um ano
    -porque passou fase da Champions e outros falharam
    -porque taticamente sempre deu um baile ao Jesus
    -porque tornou o FCPorto a equipa com mais posse de bola 68% só superiorizado pelo Barcelona com 70% na europa
    -porque perdeu grandes jogadores como o Falcao e Hulk e mesmo assim foi campeão.
    -O FCPorto perdeu 3 jogos (Malaga e dois Braga), por coincidencia em todos o FCPorto perdeu-os com 10 jogadores por expulsoes.

    Ja pesquisei sites ingleses e ele está muito bem cotado em Inglaterra como adjunto do Villas Boas e o Everton já lhe fez uma proposta.

    ResponderEliminar
  18. estrangeiros são sempre falhanços a nivel interno, basta ver o Koeman no Benfica e Heynckes a nivel interno nao sabem ganahr a equipas como Moreirense ou Setubal. Nao estao motivados, mas a nivel de champions podem chegar aos quartos ou meias.
    Estrangeiros NÃO

    VPereira sim para manter a supremacia Nacional !

    ResponderEliminar
  19. “estrangeiros são sempre falhanços a nivel interno,”

    Carlos Alberto Silva foi bicampeão… Ivic fez a dobradinha em 88… Robson foi bicampeão, chegou às meias da champions e aos quartos-final da taça das taças (perdida em penalties para a Sampdoria)… Co Adriaanse fez a dobradinha em 2006…

    Não foram propriamente falhanços…

    Assim de cabeça lembro-me de Del Neri e Fernandez como grandes fiascos, mas estes também ocorreram numa época completamente atípica.

    Espero fortemente que VP aceite a proposta de renovação… Mas se não aceitar, e depois de todos os nomes de portugueses que aqui foram ditos (creio que não ficou nenhuma possibilidade de fora) apenas reforço a minha ideia de que um treinador estrangeiro seria o mais adequado…

    A ver vamos…

    PS: O Hiddink é um grande treinador! O problema é que ganha 8 milhões/ano e está no Anzhi da Rússia que com certeza não o quererá libertar por tuta e meia… Mas se estivesse livre, seria uma boa possibilidade… É esse o tipo de perfil que eu defendo para o caso da saída de VP…

    ResponderEliminar