16 abril, 2014

HOJE. MAIS POR NÓS DO QUE CONTRA ELES.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Dia de clássico, é dia de emoções, é dia de não trabalhar (ainda que se esteja no local de trabalho). As horas não passam, o plafond de internet pelo contrário... voa a cada vídeo, a cada cântico, a cada click para ver este e aquele blog. Dia de clássico é dia de sentido de missão, quem hoje se prepara para fazer 600kms despede-se dos seus como se fosse para o Afeganistão. Hoje, é o dia em que a rouquidão não interessa, o dia em que se vai gritar pelo clube, pelo o avô que nos fez portista, pela mãe que percebe esta nossa doença, pela mulher que em casa não percebe a noite sem dormir porque "é só um jogo", pelos filhos, netos, gritamos por nós, pelo orgulho que temos na bandeira azul e branca da invicta cidade.

Mas afinal, feitas as contas, este clássico interessa mais a quem?

A um Futebol Clube do Porto que perde um campeonato, coisa rara uns últimos 30 anos, e que por isso já está condenado a um vazio de títulos de mais 19 anos? Sim. Porque é isso que todos vaticinam. "Cheios de si" apontam o dedo, humilham, insultam, e chamam-nos velhos. Acabados. Senis. Dizem que o nosso tempo já foi. Gosto/Gostamos que assim pensem. Eles é que ainda não perceberam isso. Salvará a época a Taça de Portugal? Não. Claramente que não.

Ou interessará mais a um clube de carnide que procura a segunda dobradinha em 27 anos. Sim, 27 anos! Estes dizem antes que estão em todas as frentes com possibilidade de ganhar, pelo que um deslize será "um mal menor". Se forem eliminados o discurso será fácil, banal, já visto...

E aos adeptos? Aos Portistas, é sempre uma boa deslocação, relembrar o título conquistado e festejado em pleno estádio do rival. Não é ir lá passado duas semanas... foi arrancado, ganho e festejado. Porque foram incapazes de nos deter, de nos ganhar, porque o nosso querer e ambição foi mais forte. Tivemos a hipótese uma vez. Não a desperdiçamos. Tiveram essa hipótese duas vezes... sabemos o que aconteceu...!

Aos outros. Expliquem-me. Logo ficam no sofá? Porquê o Estádio não vai encher? Têm medo que o Porto combalido, goleado em terras de nuestros hermanos, vá mais uma vez ganhar ao vosso reduto? Quando é a "doer" fica tudo em casa... quando é para festejar saem à rua? Marcam eventos no facebook a dizer que reservam o Dragão e hoje nem lá vão? Que vergonha, ou antes, que ORGULHO ser dos meus. É isso que não entendem. A nossa força, a nossa mística, a nossa raça, vê-se nestes momentos, estamos lá, dizemos presente. Vocês preferem o foguete e o confetti.

Em Braga, onde não pude ir infelizmente, vi os suficientes. Os suficientes, que passados 20 minutos do jogo acabar, ainda cantavam por mim, por ti portista, por ti Futebol Clube do Porto.

Hoje, sei dos sacrifícios que muitos fazem para hoje estar contigo Futebol Clube do Porto.

Por eles, por nós que vestimos de azul quando partimos de Azul, por aqueles que infelizmente vão ter que abdicar deste combate, por todos aqueles que razões mais fortes que as emoções os afastam do nosso salão de festas - ganha. Corre mais, joga mais. Esforça mais.

GANHA POR NÓS!

4 comentários:



  1. @ cativo

    vai p'ró carValho, pá! :D

    que post brilhante!
    é que vi-me forçado na contingência de te citar :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Se precisarem de motivação para o jogo é só passarem aqui.
    Tudo dito.

    Porto sempre...

    ResponderEliminar
  3. Primeira mão: 35 mil adeptos no Dragão, cerca de 2000 visitantes.

    Segunda mão: Previsão de 40-45 mil adeptos, previsão de cerca de 1000 visitantes (que por acaso estão em vantagem na eliminatória)

    Apesar de concordar com alguns pontos abordados, o "core" deste post não faz grande sentido ;)

    saudações

    ResponderEliminar
  4. O problema é que nem o Dragão enche. Não podemos criticar os outros quando o Porto tem adeptos iguais, adeptos de sofá. Obrigados um pouco também pela crise instalada nas famílias portuguesas.
    E, jogo a meio de semana..

    ResponderEliminar