02 setembro, 2008

4 anos de sucesso nas 4 modalidades

É habitual ouvir-se nas conferências de imprensa de apresentação dos novos jogadores do nosso clube (quando estrangeiros) que uma das primeiras palavras que eles aprendem no balneário do FC Porto é VENCER. Na verdade não há clube em Portugal tão vencedor quanto o nosso. Ano após ano repetem-se as imagens de vitórias, de conquistas, de festejos sempre exuberantes, sem se perder aquele fulgor próprio de quem ganha algo pela 1ª vez.

Os Portistas são assim, viciados em vitórias, sedentos de glória mas, ao mesmo tempo, todos reconhecem a paixão desmedida que há dentro de nós, e que é justamente associada à incrível força que os homens que vestem aquela adorada camisola sentem dentro dos estádios ou dos pavilhões. Essa sinergia de vontades (dos jogadores e adeptos) levaram este clube ao topo de Portugal e à 1ª linha Europeia.

Também por isso se nota um crescendo de ódio e inveja de gente mesquinha que ainda sofre as consequências de vários anos de ditadura e não se habituou ainda à ideia de um Clube fora da Capital dominar de forma avassaladora o desporto Nacional relegando para papeis secundários os dois emblemas da Capital do Império. Não somos ainda o clube com mais adeptos mas acreditem que esse dia não está assim tão longe e, quando ele chegar, acreditem que esta nojenta perseguição da Imprensa vai terminar. Por outro lado, há quem defenda também que a forma como nos tratam contribui ainda mais para que as nossas vitórias aconteçam, uma vez que às provocações dos manhosos costumamos reagir sempre ainda com mais vigor e determinação.

Nesta crónica vou apenas reportar-me às 4 últimas épocas, já não necessitando portanto das épocas gloriosas de Mourinho que antecederam este período de tempo, aliás em 2003/04, imediatamente antes do período que vou analisar, ganhamos os campeonatos de todas as 4 modalidades em questão. De 2004/05 a 2007/08 o FC Porto ganhou sempre títulos em todas as modalidades principais (futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins). É um palmares invejável, este que se segue:


Época 2004/05

No futebol o FC Porto de Victor Fernandez ergueu a Taça intercontinental no Japão derrotando o Once Caldas da Colômbia 4 meses depois de ter iniciado a época com a vitória na supertaça Portuguesa depois de derrotar o Benfica em Coimbra com um golo de Quaresma. No andebol o FC Porto de Paulo Pereira venceu a Taça da Liga derrotando o ABC enquanto no basquetebol o FC Porto de Luís Magalhães venceu a supertaça derrotando a Ovarense. No hóquei (treinador Franklim Pais) ganhamos o campeonato Nacional (tetra) e a Taça de Portugal depois de bater na final o Benfica.

Época 2005/06

No futebol o FC Porto de Adriaanse venceu o campeonato Nacional e a Taça de Portugal (frente ao Setúbal) enquanto no andebol o FC Porto de Paulo Pereira venceu a Taça de Portugal na final frente ao Sporting. No basquetebol o FC Porto de Luís Magalhães venceu a Taça de Portugal vencendo na final o Benfica enquanto no hóquei o Porto de Franklim Pais venceu tudo, campeonato (penta), taça e supertaça (estes 2 últimos trofeus frente ao Viana e Benfica).

Época 2006/07

No futebol o Porto de Jesualdo Ferreira venceu o bicampeonato ganhando ainda a supertaça frente ao Setúbal enquanto no andebol (treinador Carlos Resende) se ganhou a Taça de Portugal (frente ao Benfica), título que se repetiu no basquetebol onde os pupilos de Alberto Babo derrotaram na final o Belenenses. No hóquei ganhou-se o hexacampeonato (Franklim Pais) em sistema de play off e com 3-0 na final ao Benfica e ganhou-se ainda a supertaça (frente ao Viana).

Época 2007/08

No futebol o Porto de Jesualdo ganhou o tricampeonato Nacional enquanto no andebol (Carlos Resende) e basquetebol (Alberto Babo) se ganhou a Taça da Liga com vitórias frente a Sporting e Ovarense, respectivamente. No hóquei mais uma época de ouro ganhando os trofeus todos, campeonato (hepta com 3-1 ao Benfica na final do play-off), Taça (frente ao Braga) e supertaça (frente ao Cambra).

Nas camadas jovens também se tem ganho com alguma regularidade, embora com menos predominância que nas equipas seniores.

Em 2004/05 ganhamos algo em todas as modalidades, vencemos o campeonato Nacional de iniciados em futebol (com o técnico Álvaro Silva), no andebol ganhou-se a taça Nacional de juniores, no basquetebol venceu-se o campeonato de Nacional de juniores A, título que também se conseguiu no hóquei.

Em 2005/06 apenas no hóquei se ganharam títulos jovens com os juniores e iniciados a fazerem a festa azul e branca com os campeonatos conquistados.

Em 2006/07 ganhamos os títulos de juniores e iniciados em futebol (técnicos Ilídio Vale e José Guilherme) enquanto no basquetebol ganhamos os títulos de Sub 24, juniores B e Iniciados. No hóquei ganhamos os campeonatos de juvenis, iniciados e infantis. Foram 8 títulos nesta época onde só o andebol ficou em branco.

Em 2007/08 ganhou-se apenas o campeonato Nacional de Infantis em hóquei em patins embora outras equipas jovens das outras 3 modalidades ficassem muito perto da glória. Até cansa, confessem lá !!!

Qual será o nosso segredo? Esta é a questão que todos fazem mas só nós sabemos a resposta. A resposta é dada por muitos de nós no Dragão, em Fânzeres, em Matosinhos, Santo Tirso ou até na Póvoa de Varzim. A resposta é a devoção ao clube que amamos. E depois confiar nos responsáveis das nossas equipas que procuram sempre escolher os melhores. Que a nova época volte a dar-nos todas estas alegrias, pelo menos...

ps - Este domingo iniciou-se a Liga de Andebol e o FC Porto foi empatar ao pavilhão da Luz por 31-31. Um resultado positivo onde o Dragão de OURO foi Ricardo Moreira com 8 golos. Dois jogos na Luz, em futebol e andebol, com 2 empates positivos embora em ambos os jogos os Dragões merecessem até a vitória.

Um abraço,
Lucho.

24 comentários:

  1. Lucho no fim de semana para além do sabor amargo do empate no futebol, também no Andebol fica o mesmo sabor. Estivemos a ganhar por 3 a poucos minutos do fim e deixamo-nos empatar no último segundo.Começa a ser demais e definitivamente o C.Resende tem de rever essa matéria.
    No Hóquei o nosso amigo Reinaldo VEntura partiu o braço e entrou com o patim esquerdo.Espero que recupere rapidamente pois todos são poucos para ganhar o oitavo título seguido.
    No futebol é como dizes: até cansa! O que é qque eu disse? Não cansa nada!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. lucho excelente post como de costume!
    o segredo do f.c.porto para ganhar quase tudo tambem passa pelos atletas que conpoem os seus planteis e a quem lhes incute aos atletas valores altos de garra determinação para lutar até ao fim dos jogos pelos 3 pontos em disputa.
    vai começar o c.n.de juvenis dia 7 e mais uma vez é para ser campeão que se entra neste campeonato COM GARRA E DETERMINAÇÃO O F.C.PORTO SERÁ CAMPEÃO!
    ABRAÇO LUCHO

    ResponderEliminar
  3. Excelente post. Contudo, só me permito discordar num ponto. Não cansa nadinha. Alías, confesso que espero sempre muito mais titulos dos jovens do FC PORTO do que os que têm acontecido. Sinto até que nos ultimos anos temos vindo a perder terreno para os rivais. Mérito deles, se calhar...

    ResponderEliminar
  4. Lucho excelente "Post"!

    A história do Pelé:
    ...Pelé nasceu na Invicta e o F. C. Porto sempre foi o clube do coração. Tanto assim que, depois de tentar o Senhora da Hora, foi ao Boavista fazer os testes de captação equipado à F. C. Porto. Não foi renegado, mas logo aconselhado a vestir uma malha axadrezada. Assim o fez e pelo Bessa ficou, entre os oito e os 13 anos. Era ponta-de-lança e marcava muitos golos...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. visitem o meu blogue

    http://os-clubes-natacao.blogspot.com/

    se quiserem visitar este site:

    http://fcporto.planetaportugal.com/

    ResponderEliminar
  6. Bons Momentos...

    passem em:

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Lucho:

    Não há muito mais para dizer depois da descrição que fazes neste teu 2º parágrafo e que se me permites, vou «raptar» para o voltar a deixar aqui em plano de evidência:

    Os Portistas são assim, viciados em vitórias, sedentos de glória mas, ao mesmo tempo, todos reconhecem a paixão desmedida que há dentro de nós, e que é justamente associada à incrível força que os homens que vestem aquela adorada camisola sentem dentro dos estádios ou dos pavilhões. Essa sinergia de vontades (dos jogadores e adeptos) levaram este clube ao topo de Portugal e à 1ª linha Europeia.

    É preciso dizer mais alguma coisa? Olha que não, olha que não...

    Talvez, maybe, um nadinha nas camadas de formação, manter uma maior estabilidade de «conquistas»... e então sim, estaria quase, quase tudo nos conformes. A ver vamos se os passos que foram lançados recentemente nesta área, frutificam em breve... esperamos todos que sim!

    ps - e atão Lucho, o «Porto» ficou «Seguro» ou nem por isso?

    ResponderEliminar
  8. Cansar não cansa, mesmo nada, vencer desde 1893. É um sabor fantástico, este o de pertencer a um clube vencedor, eclético e de enormes tradições...

    A cada dia, cada vez mais orgulhoso.

    ResponderEliminar
  9. Eu vou repetir o que disse no blogue Dragão até à Morte.

    Eu ja tenho saudades do quaresma,vou so dar um exemplo e bem recente,no sabado na luz fomos bem superiores durante toda a partida porque não ganhamos?faltou quaresma com ele uma jogada de genio ou uma assistencia de genio dariam ao fcporto de certo a vitoria em mais um classico.
    Deixo uma forte mensagem de apoio ao ricardo que tenha a maior felicidade do mundo e que um dia regresse ao dragão pois tera as portas escancaradas para regressar.
    Queria agora dizer o seguinte,eu era ate ao pouco tempo um leitor assiduo de blogs do fcporto mas recentemente e cada dia que passa estou a deixar de os consultar e porque?
    sinceramente este e um blog com opinião mas um blog serio ( Dragão até à Morte ) mas outros como portistas de bancada bibo porto etc...ENJOAM-ME...
    E porque?
    como e possivel as pessoas que la escrevem como os zirtaevs os ricardos costas(com esse nome so pode ser um filho da puta repito um filho da puta que nem portista deve ser)os blues os luchos etc...Eu dou graças a deus de o fcporto não ser gerido por essa cambada de energumenos que so diz mal de tudo e todos,desrespeita constantemente as pessoas que lideram o fcporto fazendo criticas banais futeis e sem pingo de verdade.Queria lembrar a essas pessoas que o fcporto ganhou muito continua a ganhar e vai continuar a ganhar de certeza mesmo com esses cães a ladrar constantemente fazendo-se passar por portistas mas que sinceramente acredito que muitos deles nunca sequer entraram no dragão para ver este clube e ter esta paixão que nos move a todos os que amamos o fcporto.
    peço desculpa pela dureza das minhas palavras e pela falta de delicadeza com essas pessoas mas estou farto de ver quem se diz portista dizer tão mal do porto e da sua gente,um abraço
    mesmosdesempre86

    ResponderEliminar
  10. mesmosdesempre86:

    Não sei qual a tua intenção, nem tão pouco a motivação por trás desse discurso (... energumenos... esses cães a ladrar...), mas por mim, já que tocas no meu nome, bem que vais ficar a falar sozinho.

    No resto, e apesar de não te dever algum explicação da minha vida pessoal, dir-te-ei apenas em jeito de desabafo que tenho apenas e só 25 anos de sócio, em 30 e mtos poucos de vida... de facto, ficamos por aqui mais que conversados... e passa bem.

    ps - ahhh, e essa de insinuares que «eu», já que repito, trazes o meu nome à baila nesse teu discurso, insulto a minha gente e o meu Porto, realmente, é de bradar aos céus... deves andar a ver muitas novelas, só pode... se estivesses como dizes em Lisboa este sábado (como sempre estou), se estivesses no Algarve há uns dias tb atrás, se estivesses ao meu lado no Dragão em todos os jogos (!), se chamas ao meu apoio incondicional insultar a minha gente e o meu Porto, não queiras então saber o quanto insulto as outras gentes e o outros que não do meu Porto. Mas isso era estar a dar explicações a mais a quem entrou aqui e começou logo por me «insultar» gratuitamente.

    ps2 - no resto, meu caro, sempre que cá quiseres passar, és bem vindo, como todos são que vêm por bem... se não quiseres, ou sentires NOJO como dizes de cá passares, problema teu... não meu/nosso. Apenas a ti te diz respeito.

    ResponderEliminar
  11. Estou de férias, mas passei pelo blog e o meu 'commnent' vai para mais uma vez agradecer e dar os parabéns aos Lucho pelo seu post das terças-feiras, que dá uma visão mais alargada do nosso FCPORTO.

    ResponderEliminar
  12. Sobre os insultos, do "mesmosdesempre86" nem uma palavra.


    Blue:

    Quanto ao Porto Seguro, foi uma semana muito divertida e cheia de boas recordações. É um local muito bonito. Sobre os óculos ficarem embaciados, sabes andei quase sempre com os de sol e por isso disfarçava melhor:)

    abraço...dp conto-te o sofrimento dos 90m sem saber o q se passava na Luz...

    ResponderEliminar
  13. Mesmosdesempre86,falas na seriedade do blog - eu agradeço-te - mas,depois, utilizas uma linguagem imprópria para falar das pessoas. Também colocas no mesmo saco o Bibó-Porto e o Portistas de Bancada o que é muito injusto, para o Bibó-Porto, onde toda a gente puxa para o mesmo lado e todos são portistas, desinteressados, atentos e que estão em todas as modalidades a apoiar o clube e não só no futebol. Eu, que tenho lá amigos que considero, sou a melhor testemunha disso. Publiquei o comentário porque no final pedes desculpas pelas palavras proferidas, mas não voltarei a fazê-lo, se a linguagem for a mesma.

    Blue publiquei o teu comentário e se reparaste, tinha lá uma resposta ao comentário dos mesmos desempre86 que acima reproduzo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Lucho,

    Carago, imagino o que deves ter sofrido sem ver o jogo, nem saber notícias. Má semana para tirar férias:)

    Passei situação idêntica, numa final da Taça entre Porto e Marítimo. Estava de férias em Tenerife e, a certa altura, sem me poder controlar mais, desatei a telefonar ao meu pai, de 5 em 5 minutos. Gastei bastante mas valeu a pena. Vencemos:)

    No clássico, como sempre, a estrelinha não esteve do nosso lado. Foi pena. Oportunidade ideal de colocar aqueles merdas a 5 pontos.

    Para não variar, Paulo Bento anda sorridente. Primeiro condiciona a arbitragem e, como ontem em Braga, cala-se quando os erros lhe são favoráveis. Vai ser um campeonato quente, sem dúvida..

    Em relação à invasão de campo é que o silêncio é ensurdecedor. Delgado e Cartaxana, sempre lestos a vilipendiarem o Porto, não abordam o tema polémico. Medo de quê? De uma interdição, logo agora que vão receber os leões?

    O futebol tuga no seu melhor!

    ResponderEliminar
  15. a unica modalidade em que possuem hegemonia é no hoquei, e mesmo este ano por pouco a perdiam, visto que no andebol o campeao e o benfica, no basquet a ovarense da cartas e no futebol o sporting tem ganho trofeus e é um desporto sem resultados certos.

    Cumprimentos benfiquistas ;)

    ResponderEliminar
  16. Olá Lucho, penso de que andaste em Porto Seguro na "passerele do alcool" a beber uns capetas enquanto não sabias do resultado. Estou errado??
    De resto o vício de vencer vai continuar tal como o vício de ser burro e não o querer encarar na sua pura realidade pelos abutres que pululam neste país.
    Não me queria meter na confusão mas verbero totalmente as palavras do mesmodesempre. Lamentável.

    ResponderEliminar
  17. Boas,

    Mais um grande post como sempre! No FC Porto, quanto mais ganhámos, mais vitórias queremos. É uma questão de exigência...

    Lucho, vejo que foste a Porto Seguro... Sorte a tua... Também já lá estive e adorei, aquilo é sensacional... :-)

    Quanto à mã educação aí desse artista, não percebo o que é que ele quer, deve ter andado a fumar umas ervas! Abomino completamente toda e qualquer crítica à liberdade de expressão. Cada um deve dizer o que pensa e não é por isso que se deixa de ser portista. Um portista que come e cala a tudo o que o clube faz não é mais portista que um que tem sentido crítico, pelo contrário. Eu, pelo facto de admirar profundamente Pinto da Costa, não quer dizer que esteja sempre de acordo com ele e que não possa expor o meu diferente ponto de vista. E não é pelo facto de ser fã do talento de Quaresma e de lhe estar grato pelos momentos geniais que me proporcionou de dragão ao peito, que tenho de concordar com a forma ingrata que escolheu para deixar o clube e não o possa criticar por isso. Logo ele que, na conferência de imprensa em Itália, referiu que estava satisfeito por estar de volta a um grande clube!!!! Grande jogador, mas um miúdo em termos de mentalidade. Oxalá Mourinho o faça crescer como jogador e o torne uma pessoa mais madura e consciente.

    Detesto ver pessoas a colocar em causa o portismo dos outros, só porque criticam algo que não concordam no clube. Também não gosto, por outro lado, ver outras que constantemente criticam tudo e mais alguma coisa de forma destrutiva, como também se vê alguns. Acima de tudo, há que respeitar a livre opinião de cada um e ter sentido crítico, desde que construtivo. Sensatez, afinal.

    ResponderEliminar
  18. Benfica 3500 euros de multa.
    Luisão 2 jogos de castigo.

    ResponderEliminar
  19. Viva !

    Lucho sempre um prazer em te ler. Concordo que é necessário trabalhar mais ainda nas camadas jovens : Mas uma progressão sempre tem altos e baixos.

    Partilho as tuas angústias : Há que ver crescer as camadas jovens.

    Lucho : Voltamos, em certa medida estamos no ínício da época, ao teu semanário.Não te esqueças de pôr lá as classificações para as modalidades. Desde já obrigado !

    Essa coisa dos empates é a lei das Séries ?! Lol !

    Ainda não respondeste ao que pensas da contratação da guarda-redes Francesa para a nossa equipe de Andebol ( Desculpa là a brincadeira ! ) !

    Mesmodesempre86 : Uma só coisa. Sou Portista. Por este blog que, para mim, é excelente,( há também outros : E Viva a Blog-esfera Portista !), tenho dado tempo do meu tempo livre. Nem sempre estou de acordo. Mas uma coisa é certa , se queremos ver o Porto crescer há que continuar a saber dialogar, tal como os nossos ancestrais.

    Não aceito, nem aceitarei insultos dirigidos à Blog esfera Portista vindos de quem nada é .

    Mas estou como o Lucho : Nem (mais) uma palavra !

    Quem faz o Porto somos nós !

    Paulo Pereira : Mais que cem por cento de acordo contigo : A invasão do estádio da Luz ( um ou mais adeptos) deve ser punida. Ou interdição ou jogos sem espectadores (campo fechado ).

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  20. oh, oh... podem dizer que o lucho fez um grande post e é verdade.
    um abraço

    mesmosdesempre86

    ResponderEliminar
  21. Jorge Aragão:

    Eu estive mais numa de caipirinhas:)

    Miguel:

    Acho q em relação ao desporto não estás muito por dentro... porque senão tinhas q admitir a nossa hegemonia no futebol e hoquei, sim pq somos hepta e tricampeões e se um tri não demonstra hegenonia, o q dizer? qt ao andebol e basket temos ganho sempre trofeus apesar da hegemonia aqui ser do abc e ovarense. qt ao teu slb só sobra o futsal...o andebol foi um acaso...

    portomaravilha:
    No andebol a França está em grande,campeões olimpicos... qt oa redes o Candeias é um excelente redes de andebol..está é lesionado...

    ResponderEliminar
  22. Vilapouca:

    Não sabia dessa lesão do r.ventura...2 meses de fora...e no basket o base j.figueiredo tb está 1 ou 2 meses de fora...no andebol candeias e alvaro tb estão out...

    ResponderEliminar