25 setembro, 2008

Apelo de um adepto...

...a Pinto da Costa, Jesualdo e seus Dragões!

Não sou grande "blogo-crónista" para me debruçar em artigos sobre tácticas, análises, e esses tecnicismos que tanto aprecio de ler e aprender. Não. Se há posição em que me sinto confortavelmente a vontade, é a defender ataques lançados ao meu clube. Ironizando, almejo um dia por atingir a distinção da nº99, ou a nº2, nesta posição de campo azul e branco.

Peço as devidas desculpas de circunstância por alguma eventual publicidade grátis, ou a quem habituado que está em vir a este blogue e encontrar para ler d-i-a-r-i-a-m-e-n-t-e (bons) artigos novos do seu interesse - "e há que dar o mérito a quem o tem" fazendo jus a nova máxima criada pelo nosso Capitão, Pedro Emanuel - pedia eu desculpas caso o visitante se possa deparar com algum texto que já não lhe era propriamente novo, mas acho que a partilha de estes "pensamentos à peito aberto" com os meus companheiros de armas Portistas que aqui vêem assim o justificam.

Pelo que hoje ocorreu-me de trazer aqui alguns textos que tenho lançado na blogosfera desde que saltou para a berra o "apito Final", de tão actuais que me continuam a parecer. Acabo também por fazer referência a situações menos boas, impopulares de se assumirem, mas que encontro no meu clube e que gostava de vos lançar ao debate, sincero, mas sobretudo construtivo, pois se há coisa que me irrita, é a crítica fácil, obstinada, por vezes doentia e separatista, sobretudo e infelizmente, se for feita por "blogo-crónistas" sistematicamente, nós que temos a obrigação nem que seja moral de congregar, não de desbaratar... É que há deles que conseguem chutar o MST para canto na forma de abordagem nesta vertente.

E lanço ao debate aqui, porque se há "doutrina" que nós Portistas temos, é a de discutir dentro de portas, tirar as devidas ilações, e depois o assunto morre assim, apenas connosco, e dentro da casa do Dragão. Sei que chateia muita gente esta nossa "doutrina", mas pronto! É o que se pode arranjar. Uma coisa é democracia, outra é Populismo.

E já agora só um aparte, muitos adeptos questionaram, com todo o direito, as recentes decisões da SAD, e defendiam a honra do clube acima de tudo, o que também não deixam de ter razão, nem que para isso entrássemos este campeonato presente com menos -6 pontos. Continua a ser pertinente até onde foi ou deveria ter sido defendida a honra do clube, mas o que era certo se adoptássemos como clube essa onda, é que a 3ª jornada deste actual campeonato já todos daríamos o tetra-campeonato praticamente por perdido, estaríamos já a -10 pontos do primeiro classificado, não sei se estão a ver... e a Champions para o ano que vêm?

"Ah, mas podia ser diferente, mesmo começando com seis pontos negativos se a mesma SAD não nos tivesse desbaratado o plantel de lucho do ano passado e depois os contentores de reforços não dão para o gasto..." também já ouvi, e pode parecer uma alegação válida.

Perdemos Bosingwa, Assunção, e "desprezamos" alguns quantos emprestando-os. Mas a nossa maior perda, está à vista, a que marca uma diferença abismal para o Porto de este ano em relação ao anterior, já se sabe, foi a perda de Quaresma, e esse estou agora plenamente convencido que estava mais que perdido, desse por onde desse.

Com ele, foi-se aquela mágia , a criatividade que furava defesas, desiquilibrava com qualquer um, um espirito de jogador vagabundo e de inconformado se a equipa não marca, não me esquece como resolveu um zero-zero depois dos noventa para um 0-3, na ultima época que haviamos jogado com... o Rio Ave, as invenções não raramente assobiadas, mas que resolveram tantos jogos, ou deram tantos a marcar.

Imaginem as saudades que o Lisandro deve ter do passe de letra que eram praticamente 3/4 de golo oferecido. E o no Inferno da Turquia com o Besiktas? E lembram-se da 1ª jornada em Braga no ano passado? não fosse ele a resolver como resolveu, e quem nos diz que tínhamos embalado como embalamos... Adiante, são águas passadas. Quem não está, não conta. «Mas eu vi jogar o Quaresma!»

Onde ia? Ah! Seja como for, salvava-se a honra… Muito bem. Mas há honra no campeonato Português??!! isso existe? Se calhar ficticiamente, ou seja, no caso dos apitos existe de facto para os adeptos do Dragão, porque para o resto dos clubes, a honra vale o que vale, e não dão campeonatos ou Champions. Já a honra do clube pela Europa é outra história, e não foi ela bem defendida e saiu reforçada perante as elites de Futebol mundias?

Atenção! Pugno pela honra, mas sobretudo em situações ou perante quem deva ser pugnada. O que eu quero dizer é que nos órgãos de justiça desportiva e respectivo campeonato Português, é uma treta!

Foi isso que Pinto da Costa quis dizer no discurso imediato a sentença em bicos de pés da CD da liga, quando alegou que o clube não ia recorrer, porque iria ele próprio a titulo pessoal, e nem ia explicar o porquê (era por demais evidente onde é que os recursos iriam parar, como foram) e que ninguém quis perceber. Eu só pergunto: tirando alguns Portistas que se sentiriam ligeiramente com a honra mais intacta, digamos assim, de resto o que é que teria sido diferente em todo o processo que existiu? Nada!

O que é certo é que aquela SAD mais uma vez arrasou em todos os campos com essa estratégia delineada desde o início, e a culpa continua por provar, porque não se pode provar algo que não existiu. E tenho dito, a este respeito.

Quanto ao título deste Post, fica esse mesmo apelo deste adepto, ao grande senhor que é o Nosso Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, e que encontrarão tal apelo mais abaixo. Já a Jesualdo e seus Dragões, apelo a que me façam sonhar o mais longe possivel nesta champions que para os adeptos este ano é tão especial. Que me ponham a soluçar, chorar desalmadamente, como o miúdo que recordo aos 11 anos em consagração de plena glória Europeia de 87 no seu banco de cozinha e tv a preto e branco... ou que me façam voltar a sentir aquele sentimento tão sublime, mas tão, tão sublime, que só me recordo de sentir coisa parecida quando assisti ao meu primeiro filho receber a luz do dia neste mundo, e aqui refíro-me ao estado de explosão que foi o acabar com "dores de parto" que foram aquele jogo onde culminou com o último penalty do capitão Pedro Emanuel ao Onze de Caldas, e que resultou no que resultou, apenas e tão só pela segunda vez, ser Campeão do Mundo.

Por último mas não menos importante, um imenso OBRIGADO a todos os elementos do Bibó Porto, Carago!!!, que tão hospitaleiramente me souberam aqui receber e que que contribuíram para que essa primeira foto do post existisse. Aqui não se oferecem apenas vídeos duvidosamente masculinizados nos aniversários dos colegas de equipa. Descobri que tinham o bom gosto de oferecer camisolas oficiais do clube :-) .

E esclarecer-vos que se o nº99 na camisola é uma lógica alusão/tributo ao Vitor Baia, as inicias P.C. nada tem nada que ver com Pinto da Costa (mas até poderia perfeitamente, que Deus no-lo conserve muitos anos). São as iniciais deste que assina com as manias de Mister (do bitaite, só pode).

Paulo César, muito gosto em ser dos vossos, f-a-n-t-á-s-t-i-c-o-s Portistas.
Pronto. Agora descansem um bocadinho, que vão precisar de fôlego para ler tanto "poste". Vá lá... inspira... expira... inspira... Okay, já posso?

_________
Quinta-feira, 15 de Maio de 2008
a LIGA dAS vIRGENS oFENDIDAS [cONTINUAÇÃO]

Quando a mais ou menos 25 anos atrás «homens feitos» me perguntavam : Mas do Porto, Porque?!! a reposta andava habitualmente num "porque Jogam com amor a camisola". E isto era suficiente para ouvir que "lá nisso o miúdo tem razão". Curiosamente vinte anos volvidos, após um 2003/04 de Poderio Europeu pelo clube regional que estranhamente captava adeptos nacionais, o "porque?!!" deixou de me ser colocado e deixei de ver tal espanto. São sinais dos tempos...

Nunca pus as mãos no lume pelo presidente do meu clube, houve alturas e episódios em que não me revia em actos inflamados, mas sempre o achei como «o Homem indicado» para combater num sistema que, diga-se, não fora a Norte inventado.

Não é para mim mais santo ou mais diabo que os outros, apenas tem demonstrado mais perspicácia e inteligência para andar neste «Planeta Futebol». Se o sistema existe - que existe - então todas as equipas nele têm jogado. Mas há clubes insuspeitos, imaculados, que nem têm problema em chamar a policia, com saudades dos tempos em que se faziam partilhas de irmãos (um para ti, dois para mim), e depois há cerca de vinte e tal anos, que chatice! há o Porto...

O que até ver ainda não me convenceram nem provaram, foi de que FC Porto seja, do que quer que fosse culpado. Apenas me mostraram que o sistema contra o FC Porto foi voltado. Provaram-me até a data como dar às massas o que elas querem bem como quão perfeitamente são manipuladas.

E se ratos paridos de montanhas e bodes expiatórios, tiverem como resultado o inicio do que quer que se pareça com mudança do futebol Português, então fiquem lá com a «porcaria» dos seis pontos. Se já é o FC Porto pela resposta em campo quem perfuma e envergonha desportivamente um campeonato pobre e bafiento, fiquem lá com mais uma esmola, ainda que nos custem seis pontos de «honras matemáticas».

O FC Porto como sempre, e desde que o conheço, vai continuar a «jogar com amor a Camisola». E estes ataques, já tinham obrigação de saber, apenas o fortalecem. Mas não aprendem... que ser Portista, não é para quem quer. É para quem pode!

Pica o Play, pode ser que descortines finalmente o que é o tal "sistema".



__________
De MrCosmos a 15 de Maio de 2008 às 15:37

Resumindo, é futebol.

São danças de Milhõ€s, são fanatismos, são paixões. São sucessos, são desilusões, são tudo e são nada, são hoje o besta e amanhã o bestial.

A paixão é pelo emblema que sustenta o clube, não o é no meu caso por culto ao homem. Não confundo Gratidão, que lhe tenho, com «Beatificação», o próprio Pinto da Costa já demonstrou várias vezes que repudia isso. Ameaçar com a demissão se a Sad fizesse aprovar o seu nome para o estádio do Dragão é um dos exemplos.

Não encontro comparação No percurso de Pinto da Costa com qualquer outro presidente do futebol Português. Pelo Lado positivo. E mesmo mundial...

Pelo lado negativo, não tenho problemas em identificar e criticar o que um presidente possa fazer e que prejudique o meu Clube. O que não encaixo é lições de moral das «virgens ofendidas com currículo ordinário», se tenho telhados de vidro, não atiro pedras.

Quero ver é se esta anunciada e tão esperada mudança do futebol Português, vai ser apenas imparcial. Nisso é que eu não tenho fé... Cá estaremos para ver.
_________
Quarta-feira, 30 de Julho de 2008
eFEITOS dA fRAGRÂNCIA à sUOR dO pORTO.


foto Jorge Dias

Afinal estava enganado, não acabou. Ainda havemos de estar a jogar as meias finais da champions 08/09, e no clube das papoilas saltitantes a quererem o nosso lugar. Vou propor ao Pinto da Costa que lhes ofereça as camisolas suadas do nosso último jogo na champions, pois está visto que se começa a idolatrar a fragrância emanada pelas mesmas. Andam inebriados com os aromas à suor trazidos pelos ventos do norte.

Mesmo que não admitamos, todos precisamos de fontes de inspiração. O Benfica, que não é melhor que ninguém, também precisa.

Precisa do Porto para o sucesso dos seus presidentes, precisa do Porto como bode expiatório dos seu fracassos, precisa do Porto para que , por acréscimo, quando um adepto qualquer no mundo com mais de 60 anos perguntar - donde é essa equipa, o F.C.Porto? Alguém responda: daquela cidade que produz este maravilhoso vinho, fica em Portugal tás a ver? O pais do Benfica.

Porque admito, O Benfica é a imagem de Portugal, e contra isto não há remédio. Somos o País que somos. Temos quem trabalha, e os snobes, e pior que os elitistas snobes alfacinhas verdes assumidos, são os snobes de taberna vermelha, os que argumentam com o desprezo que a palavra «provincianos» atinge na capital. Antes nos desprezassem mesmo... mas não conseguem.

Eu assumo, sou adepto de um clube provinciano. Onde quem lá trabalha se tem de levantar mais cedo da cama, dar provas de trabalho, ter menos 2 semanas de férias que os outros, e no final da época logo haverá na capital vermelha habituada a impor por decreto quem lhe reclame os proveitos, qual imposto. O meu clube, provinciano, assiste a isto tudo resignado, que o poder executivo da capital vermelha tem ao seu serviço a Procuradoria Geral da República, E se é Geral, vejam lá o que se passa, que a nós parece-nos a Procuradoria para a Corrupção do Norte e Ilhas, pois que há territórios nesta República, que são autenticas Casas Pias impenetráveis.

O meu clube assiste resignado a tudo isto, aguenta as estocadas, provincianamente preferindo continuar a trabalhar e acreditar que os tribunais civis existem precisamente para assegurar o controle dos excessos do Poder residente na capital executiva da República. Sabem que, no Porto?! jamais! Nunca serão inocentados pelos snobes da Popula, e portanto, continuarão a deitar a consciência tranquila e serena no travesseiro, provinciana e religiosamente acreditando que «Deus não dorme" e "Ajuda quem muito madruga».

Nesta capital do Fado, precisam de acreditar que um dia também serão capazes a aspirar ser Europeus.

Pinto da Costa, apelo à Misericórdia Divina! No fim, dá-lhes as camisolas da Champions. Suadas!
________
Artigos ou comentários publicados no bLOGUE gERAÇÃO rASCA e no Futebolar.

35 comentários:

  1. Mr. Cosmos, escusado será tecer elogios ao teu post :)
    Adorei a primeira parte...
    O olhar do Pedro Emanuel ilustra bem "aquele" jogo.

    Memorável aquela manhã :D

    ResponderEliminar
  2. Mr. Cosmos:

    Então queres q o Presidente lhes ofereça as camisolas suadas da Champions e que solicite a Misericórdia Divina?

    Achas isso possível? Misericórdia para com aquela gente? É chama, lume, brasas, LABAREDAS para cima deles. Um verdadeiro Inferno, mais nada. :)

    Qt à manhã do jogo com o Once Caldas alguém se recorda do relatador da antena1 completamente rouco e a chorar ao gritar o golod e pedro emanuel? :) lindo.

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me bem do Fernando Eurico completamente rouco e tão nervoso que nem conseguia dizer o nome de Pedro Emanuel.
    Tive um belo aniversário nesse ano

    ResponderEliminar
  4. *Helianta* Tudo Bem ?

    Lucho, compreendeste-me mal nesa parte da misericórdia, ou eu não me fiz entender. Mas se rele-res as ultimas linhas do post, vais perceber que EU é que apelo a Misericórdia Divina, Para ver ver se o Pinto da costa comete a "blasfemiazita" de lhes oferecer as camisolas dos nosso jogadores no +ultimo jogo que fizermos na champions. Já não há Paciência, aquela gente anda como digo inebriada (bêbada) com os aromas de suor da nossas camisolas, pois desejam tanto ter uma camisola suada na champions... tás a ver? Era o pinto da costa no fim dar-lhas, para eles snifarem e ver se a Porto-dependência deles passa... O caso é tão grave que eu apelo a Misericórdia divina.

    Triabraços à campeão!

    ResponderEliminar
  5. sobre o video, e o locutor rouco, revejam aqui isso mesmo: http://www.youtube.com/watch?v=wAT6UsD-YUk&feature=related

    Mas cuidado, levem lenco de papel para assistiram aquelas imagens e locuções emocionadas...

    ResponderEliminar
  6. O da Antena 1 a chorar ?!!
    eheheh
    Eu nem o número do meu pai conseguia marcar :P

    ResponderEliminar
  7. Um belo post, mas como toca em muitos pontos, vou apenas comentar a parte relativa ao Quaresma e a Honra ofendida.
    Sobre o Quaresma, se é verdade que ele foi muito importante e decisivo, também não deixa de ser verdade que em jogos mata-mata falhou: Schalke, Final da Taça por exemplo e depois não podemos, nem devemos, quando as coisas correm mal, vir sempre falar na falta do Cigano.
    Para que eu me sentisse desonrado, na minha condição de portista, era preciso que eu acreditasse na bondade do Apito, e em todas as suas envolventes, isto é testemunhas e quem conduziu o processo, respectivamente Carol e Mizé.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. LUCHO e FUCILE fora dos convocados.

    O Porto vai jogar em 4-4-2 ??

    Com o seguinte onze:

    Helton;
    Sapu, Lino, Alves e Rolando;

    Mariano Fernando Meirels Rodriguez

    lisandro e hulk

    ResponderEliminar
  9. Mr Cosmos:

    Parabéns por mais um magnifico e ilustrativo post dos teus, com toda a prosa linguistica que há muito aprendi a admirar, já dos tempos da minha frequência, ainda que anónima, do Geração Rasca.

    Muito e tanto que aqui nos trazes... e sinceramente, não acredito que haja um único Portista, daqueles de alma e coração, que não se reveja em todas estas tuas palavras. Nem um único... porque Portista que se preze, não pode sequer pensar ou julgar de outro modo que não este.

    Sobre os "apitos", não vou acrescentar nem nada ao dito por aqui e já aqui atrás tb pelo Amigo Vila Pouca... poderia ponderar acreditar em parte ou em todo, mas para isso teriam que haver testemunhas ou instrutores crediveis... como não é o caso, nem de perto nem de longe, não há que duvidar que tudo não se trata tão só de uma perseguição cobarde e doentia a algo ou alguém que lhes atormenta a alma.

    Sobre "Quaresma", direi apenas que MUITO OBRIGADO por tudo o que fez, que nos deu... mas foi bem pago para isso e já cá não mora... como tal, bons, bons, agora, são apenas os que cá estão!

    Por fim, rapidamente percebi a tua extrema felicidade pelo nosso presentinho, já que entraste mesmo na hora certa... foi chegar, ver e receber a camisola e mainada!!! Já eu, não posso dizer o contrário... ando aqui desde 25Mai2006, mas camisolas, nem vê-las até hoje, tenho mesmo que as pagar ;)... vamos lá ver se este ano tb me calha em sorte o privilégio de receber a minha 74 à lá mode bLuE bOy, cabendo aos outros encostar a barriga ao balcão, enquanto eu me delicio a inspeccionar o material ofertado ;)

    TRIaBrAçO,

    ResponderEliminar
  10. Lucho fora dos convocados? como? why? lesão ou meramente opção técnica?

    ResponderEliminar
  11. Está em gestão de esforço, Blue.

    DEve andar cansado e o treinador preferiu poupá-lo para Londres.

    ResponderEliminar
  12. Dragão Vila Pouca,
    acabo por subscrever na totalidade e assinar por baixo o seu anterior comentário.

    O que me envolve os pensamentos por esta altura é que , eu estive algo (bastante) confiante com os reforços deste ano, aquando a final da pré época. fiz post aqui sobre o assunto, e a minha impressão, alias - ilusão - naquela altura é que provavelmente até poderíamos ter ali um FC Porto este ano ainda mais forte, se bem que ainda é cedo para ilações desse tipo e há que dar tempo ao tempo. Mas como a 1000 dias que não estava habituado a levantar o pescoço para cima ao ler a tabela classificativa, o optimismo já não é o mesmo de outros tempos. Seja como for, aquelas camisolas são o que são, Porto sempre!

    Saudações Dragoninas!

    ResponderEliminar
  13. Lucho, "gestão de esforço"?
    Mas qual gestão de esforço?
    Ainda vamos no 5º jogo da época, 3ª jornada da liga interna, 15 dias atrás que houve sem ponta de chuto na bola, e "gestão de esforço"?

    Pois, pois... tou mesmo a ver o filme... oxalá me engane... mas se nos últimos jogos de que grande parte de nós tem memória, o mais valioso tem sido quase consecutivamente e invariavelmente o Lucho que se vai safando qualitativamente do marasmo que se tem apoderado de grande parte dos restantes, sem ele, oxalá me engane, ou amanhã lá pela noitinha na Meca do futebol, vamos passar em companhia de todos os outros nossos, um bom passar... oxalá me engane.

    Aguardemos por mais desenvolvimentos do assunto... ou talvez não.

    ResponderEliminar
  14. Vila Pouca, sabe que respeito e muito a sua opinião, mas desta vez vou discordar: o Quaresma faz falta! Os jogos do Porto perderam magia, tornam-se aborrecidos... o Porto tem que arranjar alguém que destabilize lá no meio :)

    Presidente & Lucho:
    Gestão de esforços ?!! Isso é para rir ?
    Quanto mais tempo estão parados, pior é :(

    ResponderEliminar
  15. Estilhaço, e?

    Há 3ª jornada, com 5 jogos nas pernas e quando não é de todo um momento critico para o clube, que não é caso para tanto, mas que é uma fase importantissima que não se podem perder mais pontos face aos resultados e exibições conseguidas até aqui, além do mais porque daqui por 1 semana e pouco mais, vamos a Alvalade ( para já, levamos 4 de atraso), não sei o que é isso de gestão de esforço para qualquer um que fosse, que era exactamente igual o discurso, neste caso. nem mais, nem menos, que o melhor jogador do FC Porto no momento actual... o único, aquele que ainda consegue mexer algo nos ritmos de jogo e dar qualidade a meio-campo, até que soprem melhores ventos nas exibições, mas tb nos resultados que se espera caminhem lado a lado, tal como estamos (mal) habituados.

    Mas prontos, o homenzinho tá muito cansado, tá de rastos, deve ser isso... deve ter andado a carregar placas na construção civil durante toda a semana e a subir escadas com baldes de massa às costas e a esta hora, os bicos de papagaio na coluna estão a dar de si... deve ser isso. Pois, deve ser mesmo.

    Depois, claro, há que dar descanso ao Lucho pa ir a Londres... jogar como é norma em 99% dos casos (antes assim não fosse, mas o é por rotina e sistema dos treinadores tugas, mas não só) todos cá trás, com a táctica do borrados de medo habitual, como se os Arsenais deste mundo fossem alguns bichos papões ou batessem em alguém.

    Mas prontos, vou ver se convenço tb aqui a minha chefia para me dar uma facilidade na balda amanhã aqui ao work, fruto apenas d'uma pequenita gestão de esforço que tou mesmo a precisar... afinal, um fds de 3 dias, é sempre melhor do que de 2, não?

    Ai cruz, dai-me paciência... e sabedoria para entender estas coisas que me põem um nervoso miudinho dificil de controlar rssss

    ResponderEliminar
  16. Heliantia há uma máxima no futebol que já é muito antiga: só faz falta quem cá está.
    M.Cosmos ainda é cedo para para juízos definitivos.Vamos aguardar, até porque Paços, Arsenal e Sporting, vão ser bons testes à nossa capacidade.
    Depois disso já podemos ficar com uma ideia mais aproximada do nosso valor.
    Abraços

    ResponderEliminar
  17. Ah, eu ao contrário da malta, acho bem que o Lucho seja poupado.
    Nos últimos jogos, na parte final, ele já não anda - porquê não sei - e por isso é melhor um, que dê o litro e não alguém que vai jogar contra o Paços com a cabeça no Arsenal.

    ResponderEliminar
  18. Até agora não vi ninguém a comentar o “grande” e novo projecto do Benfica – o Canal Benfica. Para além de ser um serviço pago, não tenho grandes esperanças quanto aos seus conteúdos televisivos. Podemos esperar do Canal Benfica mais um “sucesso” à semelhança do que foi a Operação Coração? Será apenas um canal de TV para que Luis Filipe Vieira consiga fazer boa figura? Será apenas um canal de TV para fazer do Benfica um verdadeiro clube da primeira Liga? Não será apenas um canal para disfarçar os péssimos resultados desportivos?
    Acredito que o novo canal do Benfica não passará de uma RTP Memória ou de um canal História.
    Afinal de contas, qual a finalidade deste canal televisivo?

    ResponderEliminar
  19. Importa-se de repetir ?
    (estou a brincar)



    Ok, agora a sério: constou-me (eheheh) que é para dar os títulos ganhos a cores ;)

    ResponderEliminar
  20. Meu caro Luis Filipe Castro Oliveira :

    Não me parece apropriado falarmos desse assunto neste blog de ... adeptos do FC Porto.

    Os projectos e intenções desse imbecil LFV é lá com os lampiões. Eles q o aturem.

    E sobre esse canal espero q tenha a estreia q eu tive esta noite em sonho... o Nápoles vai-se apurar no último minuto!

    ResponderEliminar
  21. Luis Filipe:

    Com todo o respeito que me possas merecer, mas desculpa lá, aqui a tasca ainda não virou o Magalhães de Lemos, certo?

    Ainda não viste aqui ninguém a falar do novo canal dos GAYvotas?

    Já tou como a Heliantia questionava... importaste de repetir? :)

    Bahhhh, deixa-te mas é de dar música ao bom estilo aqui do Amigo do Estilhaço, um tal de Bino, e fala-me de coisas sérias... e com conteúdo ;)

    Por mim, estou pouco a preocupar-me com o que vão lá mostrar nas horas de prime-time:

    - onde até podem bem desengonçar o Pata Negra do Eusébio a mascar o seu marisco predilecto (tradução: tremoços)

    - ou até mesmo pela madrugada fora, pós noctívagos ou amantes da arte rupestre, uns skatches de sodomização mútua entre o Nuno Gomes e o Calado na apanha do sabonete debaixo do chuveiro mais ao fundo, onde a luz da lâmpada fluorescente menos incide,

    - tudo isto com apresentação do tal emigrante AMAricano que deve ter saido d'uma catacumba qualquer lá dos Afeganistões e sempre a repetir-se que "ahh, aquilo eu sei, é uma GAYvota", etc etc... quero lá saber!

    - ou ainda, ou ainda (ena pá, já pareço a promoção à bota Botilde), o traficante a exemplificar como é que se consegue voar sem uso de qualquer substância liquida de Redbull, porque esse, bem, esse não precisa das asas, porque para hélices, já lhe bastam as orelhas ao estilo Dumbo.

    ResponderEliminar
  22. Mr Cosmos parabens pelo magnifico texto, concordo contigo desde a 1ª palavra até ao ultimo ponto final.

    Mas já chega de falar de quem já não está, os que cá ficaram são os que fazem falta e no fim da época discutimos melhor o que correu mal.

    Sobre o apito, sempre disse que se os tribunais civis derem razão ao Pinto da Costa a federação e a Liga iriam fechar as portas com falta de dinheiro para pagas as indmisaçõea que a Sad tem obrigação de pedir, caso contrario tem que rodar cabeças. Isto está ainda muito longe do fim, vou esperar para ver. E olha que os donos da verdade já começaram a pagar... há e em dinheiro vivo porque qualquer outro modo de pagamento vindo de quem bem é careca de certeza.

    Quanto á não convocatoria do Lucho para amanhã, estou 100% de acordo com o Blue, é que jogadores cançados á 3ª jornada, mais vale vendelos e o mais depressa possivel...


    TRIabraços!

    ResponderEliminar
  23. Blue, sobre a apreciação ao post´t. tenho de estar a altura deste espaço não é? faço por isso.

    Sobre as poupanças para o jogo com o paços, e se é esse o motivo, sei, não... vamos lá ver, fazer fé, apesar de me parecer uma má decisão.

    A proposito, se percebi bem o Prof. Jesualdo hoje em noticia de conf.ª imprenssa, sobre as assobiadelas, ele diz que quer ele como a equipa já compreenderam, e que aceitam uns assobios por justos, outros por injustos. Os do fernerbahcé soaram-lhe a injustiça perante tanto estreante na prova, Já contra o Rio Ave admite alguma justiça nas assobiadelas da bancada.

    A minha opinião sobre as assobiadelas, é que se forem com justiça, é para serem mandadas! Era o que mais faltava, comermos e calar-mos! Ali é o Estádio ou os adeptos do Dragão, meus senhores! E não fazemos a coisa por pouco...

    ResponderEliminar
  24. Boas.

    Então e se durante o jogo o Lucho se lesiona não podendo ajudar a equipa na próxima 3ª feira?

    Coitado do Prof. Pardal, o que vocês escreveriam sobre a sua bestialidade.

    Vamos com calma, pois o treinador do Paços disse hoje nos jornais, que o P.Ferreira iria jogar no Dragão, na sua máxima FORÇA. ( Lá vai pancada q.b. )
    Ora, para bom entendedor meia palavra basta.

    Pelo tipo de arbitragens que temos apanhado, não me admira que amanhã a música seja a mesma.

    Por estes factos e por aquilo que está em jogo na próxima 3ª feira, concordo com a gestão do Prof.

    Por outro lado, é nestes jogos em que a referência maior não se encontra no jogo, que poderemos aquilatar sobre a qualidade dos reforços. ( Guaryn e T.Costa )
    É que agora não há desculpas. Ou são eles a pegar no jogo e a fazer as jogadas, ou então podem passar para a bancada.

    ResponderEliminar
  25. Dragon4:

    Era o que mais me havia de faltar a tal gestão de esforços, só porque na 3ª feira vamos jogar em Londres... e como tal, Lucho pá bancada, com medo que parta o verniz da unha, arranje algum entorse por tropeçar num grilo, etc etc... e tudo quando ainda só vamos na 3ª jornada da liga. Muito bem.

    A mim, e hoje, perante esta realidade, e cada qual pensa como quer... é mais importante, muito mais importante o jogo de amanhã com o Paços do que o de 3ª feira em Londres. E sabes porquê?

    Porque amanhã, é obrigatório ganhar... não se aceita outro resultado que não esse! Se bem recordas, em 3 jogos, já levamos 4 de atraso. No minimo, exigo que até dia 5Out, não aumente a diferença... e se possivel, não dependendo unicamente de nós, encurte (o que espero).

    Na 3ª feira, perder em Londres com Lucho ou sem Lucho, qual é a crise? a normalidade do resultado até todos nós saberemos, certo ou não? perder, será banal dado o poderio do adversário e o factor casa do mesmo... empatar, era bem bom... ganhar, então era ouro sobre azul.

    Mas lá fora, temos 1 jogo, 1 vitória, 3 pontos. Cá dentro, temos 3 jogos, 1 vitória, 2 empates, 5 pontos... e 4 pontos de atraso.

    Volto a repetir, mas cada cabeça, sua sentença... Lucho amanhã na bancada, porque lhe estão a doer os bicos de papagaio e há que descansar fds prolongado para Londres, não, não e não!

    ResponderEliminar
  26. Mr.Cosmos,

    Desta forma, a escreveres assim, ainda fazes com que o presidente do estaminé nos despeça a todos:)

    Carago, tens prosa para dar e vender, causticando os infiéis que nos tentam fazer frente. E tentar eles bem que tentam...

    Mas já estou como o Lucho. Dar-lhes as camisolas seria uma daqueles bofetadas de luva branca, algo praticável entre cavalheiros, numa espécie de código de honra. Mas eles não são cavalheiros. Longe disso. A ironia de lhes entregarmos as suadas insígnias seria bonita de se ver, mas prefiro mesmo vê-los a arder na Santa Inquisição...

    Ah, e essa fotografia do Pedro é sublime. Dava um mural fabuloso, em tamanho gigante, no Dragão, como forma de se ver o que significa a mística, a vontde de vencer. Está lá tudo. Devidamente espelhado naquele olhar...

    Na Champions, tal como tu, sonho todos os dias com a repetição de êxitos passados. E, fica desde já prometido, se formos campeões, bem que poderíamos organizar uma passeata a pé, até ao Santuário de Fátima. Seria por um bom motivo:)

    ResponderEliminar
  27. Já não é a primeira vez que falo neste assunto ...
    Parece-me muito deficitária a preparação física da equipa.
    Não faz sentido nesta altura estar-se com esses problemas, não faz sentido o Jesualdo ter falado de cansaço já por uma ou outra vez...
    Então algo estará mal neste campo e a ser assim merece uma boa reflexão.
    Amanhã é para ganhar e que o Tarik regresse depressa.

    ResponderEliminar
  28. Parabéns mais um excelente texto mr cosmos temos escritor....
    Gestão de esforço .....estamos a brincar !!!!
    Vamos ver o que isto vai dar .... Eu acho que não está nada perdido. Acredito na equipa mas não podemos facilitar .
    Canal quê ???????
    Bem se o problema são conteúdos estão bem servidos. Séries policiais tem aquele gajo que se pirou para Londres ele tem enredos até 2056 , e sempre serve de repórter em Londres enquanto não gamar o microfone .Canadá tem o parolo da gaivota .
    Gastronomia tem o Adeusébio que quando é para comer à GÓLA é até cair .
    Programas de pneus o orelhas sempre pode falar mal dos presidentes ganhadores .
    A Maria Amélia para ficção feminina ele até já diz que quer ficar encostado lá no clube , e não é burro porque quem quer aquilo a fazer de jogador ?
    Wrestling o barbas o do fiscal de linha , sempre faz de palhaço
    Os do Record e da Bola podem fazer de MARRETAS .


    Está visto conteúdos não lhes faltam. Vai ser bonito.



    Abraço

    ResponderEliminar
  29. As pessoas que estão a criticar a não convocatória do lucho devem ter estado desatentas durante a semana, porque o lucho não participou em pelo menos dois treinos e os outros fez treino condicionado, logo é normal que não se arrisque a sua utilização, dado que os dois próximos jogos são muito importantes (Arsenal e Sporting). Saudações portistas

    ResponderEliminar
  30. Palavras de um inimigo vermelho de estimação;

    "O que pensa de Jorge Nuno Pinto da Costa?
    Seria injusto não admirar a obra do general De Gaulle em França e o mesmo digo no caso de Jorge Nuno Pinto da Costa. Só um ditador liberal pode fazer o que ele fez naquele clube e ninguém me impede de o reconhecer como um estratega supercompetente. Quero também dizer que nunca me faltou a nenhum acordo, incluindo os que não estavam escritos.
    Carolina Salgado destruiu Pinto da Costa?
    A Pinto da Costa nem as máquinas políticas todas juntas o conseguiram destruir."

    Entrevista do ex-empresário de futebol Manuel Barbosa ao DN.
    Está tudo dito...

    ResponderEliminar
  31. Viva !

    Gostei mesmo muito do artigo.

    Adorei a vídeo que não conhecia e que dei a ver. Acho completamente biruta aquele debate. Não haja dúvidas a sociedade Portuguesa é uma sociedade da oralidade. Falar, criar trocadilhos, etc. O importante é ser orador !

    A racionalidade é para Inglês ( ou Francês ? Lol) ver.

    Dentro deste contexto parece que o presidente do Porto foi mais que um As !

    Parece-me que a "honra" do Porto por estas terras em nada foi tocada. Tudo continua igual !

    Tentarei voltar, em breve, sobre este item. Com ou sem estatísticas oficias.

    O Porto é o clube Português com maior projeção internacional.

    Na vídeo houve uma personagem que falou e que, quanto a mim, disse algumas besteiras.

    Portugal qualificou-se para o Europeu ( e não para o Mundial) após uma má apreciação de arbitragem. É verdade que não é penalti. Mas um árbitro é humano.

    Contrariarmente ao que se poderia pensar, tal decisão não foi, na altura, nada apreciada quer pela fff ou pelo governo Francês.

    Não existiam nem existem dois milhões de Portugueses em França. A menos que se contem os filhos dos filhos dos filhos até à potência n ! Lol!

    A fff ( bem reacionária) têm canais para encher os estádios ( clubes, amiguinhos and etc ).

    Antes pelo contrário, a fff, obedecendo às directivas do acordo de amizade franco-russo, ditadas pelo governo Francês, na altura não estava na nato, ficou fera.

    Foi assim que durante esse europeu uma certa imprensa reproduziu ( deliberadamente creio ) os nomes portugueses à espanhola. Assim se lia Hernando Gomes e não Fernando Gomes.

    E ainda há quem seja contra o acordo ortográfico !

    O que é certo é que durante esse europeu se viu brilhar o meio campo do Porto. O único que a nível europeu soube fazer frente ao melhor meio campo europeu da altura ( Platini Giresse Tigana ).

    Por essa razão, apitos ou outras coisas que nada entendo, o Porto tem aqui,memória e ,logo, grande projeção.

    Não vou comentar as opções, segundo os comentários acima, para o próximo jogo.

    Mas penso, espero me enganar, que o plantel do Porto é novato e frágil. Que é preciso dar descanso a pedras essenciais.

    Os jogadores não são de ferro !

    MrCosmos,

    A tua escrita e "a geração rasca" lembra-me os "situacionistes" do início dos anos 60. Estarei enganado ?

    Apreciei mesmo bem o que aqui criaste !

    MeirelesPortuense e Lucho :

    O prometido é devido.

    O nome do clube alemão de meninas que aceitam fazer topless para arranjar um patricionador é :

    Meiendorfer sv !

    Lol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  32. Discurso do Prof Jesualdo;

    "Preocupação mesmo pareceu tê-las o treinador dos dragões com as arbitragens, chamando a atenção para o facto de o processo “Apito Dourado” “poder estar a condicionar nas avaliações”.

    O prof. acha que estas bestas dos árbitros são burros?

    Eles são mais espertos do que você pensa. Se para as mesmas situações do jogo tem comportamentos/decisões diferentes, só podemos pensar que são atitudes premetitadas e corruptas.

    O que o apito criou, foi uma capa de impunidade para quem prejudica descaradamente o FCP, e descaradamente favorece os verdes e vermelhos.

    Veja esta ò Prof;
    Então o homem que marca um penalti fantasma no academica-setubal, e que o ano transacto marcou outro penalti fantasma que descaradamente favoreceu o benfica contra o estrela, vai apitar o benfica-sporting?

    Nunca se premiou tanto a incompetência, como agora. Basta que seja dos nossos...

    No final do jogo de sábado, o calimero môr vai berrar, e no próximo será benificiado. Ora o próximo jogo com quem será Sr Prof?
    Claro que é com o FCP.

    Enquanto o Sr pensa que possa estar a condicionar, já eles avaliaram e estudaram muito bem as avaliações e os calendários dos jogos.

    Isto já não parece uma casa de banho de uma taberna qualquer...é mesmo o wc do taberneiro mor.

    ResponderEliminar
  33. Porto Maravilha, sobre os "situacionistes" tenho uma muito vaga ideia desse movimento que existiu, conhecido pelo visto e pelo que a wikipédia me diz, pela internacional situacionista, e que parece-me, teve algo que ver com o conhecido movimento do 1º de maio de 68, que descampou no que sabemos, inclusive o impacto em portugal viria a germinar o 25 de abril, Apenas lí agora dois ou três tópicos, pois a hora já é avançada, mas despertou-me imenso interesse. Logo irei ler os pormenores com mais atenção, bem como terei todo o gosto em receber mais informação do companheiro vivido que é o Porto maravilha! Sobre a geração Rasca, encontra uma excelente descrição em peça jornalística da SIC, em vídeo aqui: http://geracaorasca.blogs.sapo.pt/446.html Por lá aguardo a sua visita e comentário, bem como todos os demais que queiram aparecer e comentar varias temáticas que por lá se abordam.

    Triabraços, à campeão!

    ResponderEliminar
  34. O Lucho não foi convocado para os últimos jogos da Argentina.
    Não percebo tanta poupança para o jogo de Londres, pois aí temos poucas hipóteses diante da equipa que mais gosto de ver jogar na Europa.
    Oxalá me engane...

    ResponderEliminar
  35. Viva !

    MrCosmos, agora tenho pouco tempo para responder sobre os Situacionistas.

    De qualquer modo, tenho todas as revistas da Internationale Situacioniste de 1958-69.

    Rapidamente : Os Situacionistas não são mais ( esquematizando) que a continuação do Surrealismo.

    Tiveram importância no pensamento de maio 68 ( não como revendicação) mas como um olhar sobre a "mixité" ( homem-mulher) e, também, na visão da "sociedade espectáculo". Penso que alguns dos seus textos continuam bem válidos. Sobretudo no que diz respeito ao uso da câmera / a sociedade espectáculo.

    Domingo, (amanhã sábado vou tar apertado), irei comentar no espaço que apresentas.

    Será com prazer !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar