20 setembro, 2008

Corria o ano de 1996...

... o calendário marcava o dia 18 de Setembro.

- Vamos para casa, o jogo deve estar quase a começar e ainda não jantamos.
- Já ligaste ao Jorge e à Sara? Eles vêm ver o jogo connosco.
- É isso. Liga, e diz-lhes para trazerem pizza, assim janta-se mais depressa. Ou melhor, não ligues, há uma pizzaria excelente perto de casa.
(…)

- Então, pá?!! Ainda temos de jantar e vocês não chegam?
- Estamos a chegar. Voltei para trás por causa do cachecol.
- Até já.

E eis que chegam: o Jorge devidamente engalanado com as cores encarnada e branca…

Jantar encomendado e ala que se faz tarde: rumo à sala de estar, escolher os melhores lugares e ver aqueles onze magnificos, com a camisola mais linda do mundo a entrar no relvado daquele antro: Wosniak, João Manuel Pinto, Lula, Jorge Costa, Fernando Mendes, Paulinho Santos, Sérgio Conceição, Wetl, Zahovic, Edmilson e Artur.

Ainda eu não tinha tido tempo para me sentar, já a Sara gritava goooooooooooolo, perante o olhar incrédulo dos dois adeptos benfiquistas. Se bem me recordo, nem sequer reagiram. Os comentários entre eles eram mais que muitos e francamente muito animadores… até porque tinham na baliza, e passo a citar: um guarda-redes que era um “senhor”.

Seguem-se os restantes minutos da primeira parte, quando já bem pertinho do intervalo, o Futebol Clube do Porto, volta a marcar.
(sorrisos)

- Assim, não pode ser!!! Vêm estes Andrades à Catedral, e ao intervalo já nos estão a ganhar por dois?!!
- Deixa-os voltar… o Autuori no intervalo vai pôr a equipa a funcionar.


Os quinze minutos de intervalo são suficientes para ir ao café comprar tabaco, ouvir as lamúrias do dono do mesmo que tendo a infelicidade de ter numa das paredes colado um poster do SLB foi alvo de piadas, daquelas com sarcasmo à imagem de Jorge Nuno Pinto da Costa.

De volta à sala. Nem tempo de verem se haviam sido feitas substituições e já a bola passava pelo guarda-redes benfiquista: ai já não havia sensibilidade que aguentasse! Foi alegria e festejos da ala feminina, com os dois benfiquistas já com as mãos na cabeça e a soltar impropérios. Mais dois golos de assinatura azul e branca se seguiriam.

Lamentei, nem eu nem a Sara termos um cachecol, uma camisola, o que quer que fosse do Porto. Mas para quem nós olhasse, não tinha como enganar: éramos adeptas do Futebol Clube do Porto! Orgulhosas dos “andrades” que foram à Luz marcar cinco golos sem direito a resposta.

Os jornais no dia seguinte, não deixavam marcas para duvidas: a superioridade do Futebol Clube do Porto fora por demais evidente.



É dos jogos do FC Porto que guardo com mais carinho,
Heliantia.

19 comentários:

  1. Blog da Bola faz campanha contra jornais do Grupo Global Notícias

    www.maisfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Pois Heliantia lembraste bem, grande noite essa, fez quinta feira 12 anos...

    o Porto de Oliveira a ser maltratado pela imprensa (ontem como hoje) e a responder humilhando o slb...

    Ainda tenho o jornal OJOGO desse dia...

    ResponderEliminar
  3. A Heliantia é muito mázinha, ah,ah,ah,.
    Pois é minha cara, ontem como hoje, ganha sempre o mesmo, mas as luzes da ribalta são para os pequenos nadas, que os invejosos dos nossos sucessos, vão conseguindo de longe a longe, como por exemplo: ter perdido apenas por 3-2 em Napoles.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Heliantia:

    Gosto muito do post que publicou.

    um abraço

    passem em

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Heliantia,

    Uma bela e grata recordação. Uma epopeia na Luz, com um resultado condizente, numa equipa que em duas semanas deu duas bofetadas valentes no execrável programa da SIC, o "Donos da Bola"...

    Falavam esses camelos de um pretenso erro de arbitragem num Leiria-Porto, quando os comandados de Oliveira foram vencer a Milão, para a Champions...

    A vitória, histórica, não teve o relevo que merecia no referido programa. Novamente à baila, para surpresa de muitos, o tema estafado da arbitragem, já aflorado no programa anterior.

    Até que, provavelmente tão fartos daquilo como eu, os jogadores portistas resolveram fazer alguns engolir sapos vivos. E que sapos. Logo 5, num festival que começou pelo pés de Artur e Edmilson, duas setas apontadas à baliza do "grande senhor"...

    Soberba e inesquecível exibição, com um golo fenomenal de Wetl...

    ResponderEliminar
  6. Realmente uma goleada HISTÓRICA, Heliantia ;)
    Daquelas que a ser com quem era, deu-me um gostinho... mas um gostinho tal especial, que ainda hoje, passado este tempo todo, sabe tão bem reviver!!

    Parabéns pelo post!
    Parafraseando o Blue... SOBERBO! :D

    ResponderEliminar
  7. Parabéns por esta recordação.
    Se fosse hoje podem crer que as capas dos pasquins de lisboa reduziriam a noticia a 1/8 da página aumentando a da morte anunciada do fotografo fundamentalista do slb.
    Mas a manias das grandezas lá está: Portugal inteiro chora pela perda deste grande benfiquista!
    Eles ainda não perceberam que é a "donos das borlas", "dias ferreiras", e etc que vamos buscar a nossa força.

    ResponderEliminar
  8. Apenas quero acrescentar um pormenor:
    - nesse ano o FCP contou com um grande marcador de golos chamado de Mário Jardel...que nem sequer foi titular no jogo aqui referido....então se jogasse...


    PS:Lembro-me perfeitamente deste jogo...foi uma vitória normal sobre um adversário muito fraquinho...Mais uma de muitas supertaças que o FC Porto já conta no seu historial!

    ResponderEliminar
  9. Andebol

    ganhamos novamente...

    Porto-34-sao bernardo-28

    estive na póvoa a ver o jogo e vi por lá o nosso amigo vilapouca.

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Artigo mesmo bom ( Já explico).

    Cinco estrelas para o teu artigo !

    Mas desde há muito que deixei de clicar nas estrelas. Isso é para quem não tem coragem de comentar.

    A greve mundial dos biateiros está a chegar !

    Comentários sim ! Estrelas ( para recuperar o quê ? ) Não !

    Já pensaram no que é Google ?

    Não estou a gozar : Existe uma forte tendência, em França, para que nos blogs haja palavra e não estrelinhas !

    Voltando ao teu artigo :

    Acho só pena que no teu comentário não hajam capas de diários não desportivos . Entendo também que demasiadas fotos teriam tornado o texto maçador ou sobrecarregado ( para o leitor estrelinha).

    Heliantia, não se trata de critica. Só critica quem nada faz.

    Obrigado, pelas fotos de arquivo. São ainda em papel. Lembrar talvez que o Jornal de Notícias ( Jornal do Porto) foi o primeiro periódico Português a estar on-line.

    MeirelesPortuense :

    Obrigado pela sua resposta. Por associação de ideias também houve aqui um jornal gratuito chamado "Metro". Daí a minha curiosidade.

    Aqui continua a existir o " 20 minutes". Salvo erro, mas não estou no segredo dos deuses, este diário gratuito foi em parte comprado pelo "Le Monde". Não é só em futebol que existem tubarões ! Lol !

    Mas controlado ou não, o "20 minutes" ficou a ser após o "Le Parisien" e à frente do "l'Equipe" o jornal mais lido.

    Lucho :

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Sim : É preciso defender, no Porto, o andebol. A modalidade.

    Mesmo apostar !

    Estive, hoje à tarde, sábado, a falar com colegas de ginástica. Todos e todas falam de andebol.

    É um desporto do século vinte e um porque tal como na psp os ataques e as defesas não têm tempos perdidos

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Heliantia: A verdade é que passados uns meses eu fui sujeito a uma intervenção cirúrgica e quando estava no recôbro a primeira coisa que fiz quando acordei, foi perguntar pelo resultado do Benfica-Porto!...-Devo ter sonhado com esse jogo durante a operação.
    O enfermeiro que estava de plantão a mim é que não gostou nada desse despertar. Nem ele nem a minha dolce mulher, que sabedora do meu insólito acordar, quase me punha novamente a dormir!?...Tassssss.

    ResponderEliminar
  12. E o árbitro era o Rolinha...Todos sabemos agora que é Benfiquista!

    ResponderEliminar
  13. Grande vitória do FC Porto, lembro-me bem deste jogo e nem precisava de visionar o vídeo para me lembrar dos golos em pormenor.

    Este jogo marcou o início de uma temporada fantástica, com António Oliveira ao leme, em que conquistámos o tri de forma inequívoca e ficámos em 1º lugar do grupo na Champions com 5 vitórias e 1 empate (foi pena a derrota pesada em Manchester devido a uma noite paupérrima).

    Lembro-me que mais ao menos nesta altura - não tenho presente se antes ou depois deste jogo da Luz - também fomos ao San Siro derrotar o Milan por 3 - 2, com bis de Jardel. Grande, grande equipa que possuíamos: Drulovic, Zahovic, Jardel, Edmilson, Sérgio Conceição, Artur, Jorge Costa, Aloísio, etc. Não havia concorrentes nacionais que se aproximassem sequer do nosso poderio. Bons tempos!

    ResponderEliminar
  14. Bruno Pinto disse..."grande equipa que possuíamos: Drulovic, Zahovic, Jardel, Edmilson, Sérgio Conceição, Artur, Jorge Costa, Aloísio, etc."
    Pois caro Bruno, nesse tempo ainda não tinhamos milhoes de euros para mandar vir da América do Sul contentores cheios de jogadores....

    ResponderEliminar
  15. Heliantia:

    é caso para cantarolar: "e para quando mais cinco»?

    Parabéns por esta bela recordação.

    ResponderEliminar
  16. Ainda sou do tempo...em que o FCP levava cabazadas de 12 golos no estádio da luz...ainda sou do tempo em que o FCP ficava 14/15 anos sem ganhar um troféu...ainda sou do tempo em que o FCP era um clube regional...tipo Marítimo...ainda sou do tempo em que o Benfica ganhava titulos no estádio do bessa, em plena cidade do Porto...enfim...ainda agora sou do tempo em que o BENFICA é o maior clube de Portugal e do mundo...e por mais corruptos que sejam, vocês NUNCA MAS NUNCA VÃO CHEGAR AOS CALCANHARES DO GLORIOSO SLB, NUNCA!! O que vocês estão a passar, já o benfica fez o mesmo, e melhor, ou seja, já ganhou de tudo!! Saudações Encarnadas da linda águia vitória...

    ResponderEliminar
  17. És, és e em dose industrial... mas acho que devias ser mais um bocadinho... tás mal aproveitado.

    Passa bem... e continua alegremente a viver na insignificância da tua existência.

    Saudações pá GAYvota!

    ps - gostei dessa expressão "ganhou de tudo!!"... TUDO??? falas do quê? um dia, tens que nos explicar o que é isso de TUDO... eu sei o significado... tu, duvido!

    ps2 - só um aparte ainda quando ao TUDO... tudo o que vocês têm, nós temos... agora, o que nós temos, vocês não têm. Reflecte um pouco nisso... isto é, se conseguires!!

    ResponderEliminar
  18. Caro anónimo Benfiquista, dado que refere TEMPOS TÃO ANTIGOS, eu seria incapaz de lhe faltar ao respeito.
    Mas acredite, não lhe fica nada bem toda essa animosidade.

    Saudações Azuis e Brancas.

    ResponderEliminar
  19. Ai que saudades que eu tenho dos tempos do Salazar!
    Que bom que foi ele não ter deixado o Eusébio ( e não só) transferir-se para Itália porque era necessário proteger o clube do regime!
    Ai que saudades que eu tenho dos tempos em que o Presidente da Federação de Futebol (e não só) só podia ser indicado pelo Beleneneses, Sporting e, claro, clube do regime, os quais iam "alternando" os seus sócios pelo lugar!
    Ai que saudades que eu tenho dos tempos em que não havia televisão e o país inteiro não podia ver os célebres "roubos de catedral", a proteger sempre o clube do regime.
    E enfim.... poderia continuar por aí.... mas como não tenho saudades nenhumas desses horríveis tempos.... E como não quero ficar azedo...não quero pensar mais nisso...
    Gosto mais de recordar coisas passadas depois do 25 de Abril de 74, como as duas taças do mundo que o futebol português conquistou em Tóquio, coisa que nunca tinha acontecido até então!
    Ou a supertaça europeia de futebol que também nunca tinha vindo para Portugal.
    A azia é uma coisa terrível! E então quando dá em "kotas" como eu...
    Por alguma razão a venda do kompensam tem vindo a aumentar...

    ResponderEliminar