05 setembro, 2008

A deslumbrante força do Dragão

Marcante. É o mínimo que se pode aferir no rescaldo do primeiro olhar sobre o deslumbrante Vitalis Park, o novo centro de referência do projecto Dragon Force, inaugurado esta quinta-feira. O presidente portista liderou a comitiva que ficou a conhecer de perto mais um espaço emblemático da vivência azul e branca. O encanto foi generalizado.

Ao primeiro vislumbre, já se percebia que o fascínio provocado pela intervenção no mítico recinto portista, situado em pleno coração da cidade do Porto, conduziria os visitantes ao longo dos diversos momentos que assinalaram a cerimónia de inauguração. Os modernos campos de futebol, envolvidos pelas inovadoras infra-estruturas que compõem a nova face do Campo da Constituição, agora sob designação de Vitalis Park, serviram de cenário único para um evento carregado de emoção, de recordações e de novidade.

Depois de conhecidas as diversas valências que dão forma ao espaço, reforçadas pelo encanto vivido a cada passo na descoberta das novas instalações, foi a vez do presidente do F.C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, e do líder da Unicer, António Pires de Lima, expressarem o seu regozijo perante uma das mais recentes manifestações práticas da duradoura parceria entre as duas instituições.

O presidente da Comissão Executiva da Unicer salientou a «honra e orgulho» sentidos enquanto parceiro dos Dragões, atestadas numa obra que considerou «magnífica»: «É um projecto exemplar e emblemático, que dá garantias incondicionais a todos os que nele investiram», salientou.

António Pires de Lima apontou a «força de uma obra com cunho de responsabilidade social e de apelo à prática desportiva e à vida saudável» como elementos centrais da aposta da instituição no novo espaço de referência do futebol jovem azul e branco. «Estamos perante uma grande obra», concluiu.

Jorge Nuno Pinto da Costa, por seu turno, aproveitou a ocasião para exprimir o seu encanto face à revitalização de um espaço marcante na história do clube: «É uma satisfação enorme para todos os que, como eu, jogaram futebol e dirigiram equipas neste recinto, pleno de significado para o F.C. Porto. Evocamos da melhor forma todos os grandes campeões que por aqui passaram e pretendemos continuar a formar homens e campeões neste espaço», referiu o presidente portista.

Qualificando o Vitalis Park como uma área «bonita e aprazível», o líder dos Dragões lembrou igualmente algumas das figuras históricas do clube, que deixaram a sua marca nos tempos áureos do Campo da Constituição, como António Feliciano, presente no evento, ou Artur Baeta, representado pela filha na cerimónia e imortalizado num dos inovadores recintos de treino do local, a que dá também o nome.

«Estou muito feliz e muito grato por mais este grande evento do F.C. Porto, consciente de que o futuro será cada vez mais risonho e mais forte com equipamentos como este», acrescentou Jorge Nuno Pinto da Costa, agradecendo igualmente a cooperação com a Unicer e o trabalho do arquitecto Ludgero Castro na concepção e execução do Vitalis Park.

Indiferentes ao que se passava em seu redor, os jovens atletas, que efectuaram os primeiros exercícios nos diversos recintos disponíveis, seguiam encantados com o inquestionável poder da bola. Donos de um espaço que detêm por direito próprio, prosseguiram a sua caminhada formativa de azul e branco vestidos, num espaço com condições absolutamente excepcionais para a prática desportiva.

O encanto suscitado pelo Vitalis Park pode agora ser partilhado por todos os interessados, a partir das 15h00 de quinta-feira e sexta-feira, mantendo a renovada infra-estrutura as portas abertas para um vislumbre, definitivamente, marcante.

in fcporto.pt

9 comentários:

  1. Já lá estive e aconselho todos a visitarem, para verem no que se transformou, o Histórico recinto da Rua da Constituição.
    Está um mimo!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Tomáramos nós que o dinheiro que a SAD ganha com as transferências de jogadores fosse sempre gasto em algo útil para o clube, seja em jogadores com qualidade ou em infraestruturas que o engrandecem ou em abater o passivo.

    Desta vez, a SAD esteve bem. Tomáramos nós que fosse sempre assim.

    ResponderEliminar
  3. hurakatai disse...
    "Desta vez, a SAD esteve bem."

    A "FCP-Futebol SAD" nada tem a ver com esta obra... nem com qualquer outra obra que eu saiba.
    Esta obra, tal como a do "Dragão", são obras do Futebol Club do Porto ou de empresas criadas pelo Club, como é o caso do estádio do Dragão que é da sociedade "Porto Estádio".

    ResponderEliminar
  4. dragao vila pouca disse...
    "Já lá estive e aconselho todos a visitarem..."

    Pois eu passei por lá esta manha e os seguranças não me deixaram entrar.... Será que o prezado consócio "de vila pouca" tem privilégios que outros associados não teem?

    ResponderEliminar
  5. fotos do novo complexo da constituição:

    http://www.fcporto.pt/Adeptos/Galeria/Fotos/adepgaleria_inauguracaovitalispark.asp

    ResponderEliminar
  6. Mais uma infra-estrutura que vai fazer crescer e muito o FC Porto, para além do simples orgulho que é uma obra daquela beleza pertencer ao clube. Assim se vai fazendo a grandeza do nosso clube. Antes, passava diariamente de autocarro na Rua da Constituição e ficava triste por ver aquele espaço histórico em mau estado e quase votado ao abandono. Agora, ainda não vi a obra, mas até deve passar gosto lá passar e visitar. Terei certamente oportunidade para isso.

    ResponderEliminar
  7. Hulk onze milhas:
    Primeiro não é dragão de Vila Pouca, mas Vila Pouca de nome.
    Depois e sobre os meus previlégios, não tens nada com isso.
    Finalmente, ontem à tarde foi o Open-Day e nem eram precisos previlégios para ir visitar a Constituição.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Como eu dissera em Post's anteriores é preciso sim, olhar em frente rumo ao futuro e o Vitalis Park -ex-Campo da Constituição- é uma referência bem de acordo com as restantes estruturas existentes...Que diferença entre este Porto 2008 e o de 2003!...Dragão, Centro de Treinos do Olival, Vitalis Park e Dragãozinho!...Sempre a somar e a sorrir para os desafios que nos vão necessariamente surgir. A partir daqui, o Museu...Depois se verá! -Muitos parabéns FCdoPorto, obrigado por tudo excelentíssima Direcção!...Viva o Futuro, viva a Esperança, viva a Vida.

    ResponderEliminar
  9. «... A "FCP-Futebol SAD" nada tem a ver com esta obra... nem com qualquer outra obra que eu saiba (..) Esta obra, tal como a do "Dragão", são obras do Futebol Club do Porto ou de empresas criadas pelo Club, como é o caso do estádio do Dragão que é da sociedade "Porto Estádio" ...»


    Pode repetir p.f.?

    ResponderEliminar