15 setembro, 2008

Nova etapa

Aproveitado a absurda paragem da Liga Sagres, e tendo em conta que na pretérita semana se disputaram 2 jogos da selecção nacional a contar para o apuramento do Mundial-2010, gostaria de, para variar, falar de um assunto que raramente abordo: a selecção nacional de futebol.

Entre 2002 e 2008, vivemos um período de tempo em que o seleccionador nacional convocava os jogadores, sobretudo, por razões pessoais, um seleccionador que privilegiava a euforia das bandeiras à janela e outros actos de patriotismo em detrimento de um trabalho discreto, mas sério e eficaz. Além disso, o ex-seleccionador nacional cometeu a maior injustiça de que há memória no futebol português: o afastamento de Vítor Baía. Enquanto foi seleccionador, Scolari nunca se dignou a dar qualquer explicação pelo facto de não convocar aquele que, em 2004, foi considerado o melhor GR da Europa. Foi, como Baía afirmou, um autêntico COBARDE!

Agora com Carlos Queiroz, acabam-se os apelos eufóricos de patriotismo bacoco, as euforias injustificadas e as convocatórias “familiares” do Sr. Scolari. Um dos aspectos que mais me satisfez na 1ª convocatória de Queiroz foi a escolha dos jogadores que no momento se encontram na melhor forma, e não jogadores pelo seu passado, como Scolari tanto gostava de fazer!

Dos 2 jogos realizados, Portugal apenas somou 3 pontos, fruto de uma vitória frente à frágil Malta e uma derrota frente à Dinamarca em pleno estádio de Alvalade. A derrota frente à Dinamarca surgiu nos últimos 5 minutos finais com 2 golos sofridos e depois de Portugal ter realizado uma exibição suficiente para resolver o jogo muito antes dos últimos minutos. Independentemente disso, devo dizer-vos que há muito tempo não via Portugal a fazer um jogo de grande qualidade não só em termos técnicos, mas como também em termos tácticos. 85minutos de muita qualidade, ocasiões flagrantes de golo e boas jogadas de envolvimento ofensivo. Nos últimos minutos, a azelhice de Quim e um golo às tabelas dos dinamarqueses fizeram com que o resultado tomasse um rumo de enorme injustiça (se bem que no futebol não a haja!). Além disso, aqueles minutos finais apenas vieram confirmar aquilo que há muito tempo penso (e que infelizmente dói a muita gente):

- Vítor Baía foi o melhor GR português de todos os tempos;
- Nem Ricardo, nem Quim, nem Rui Patrício, nem algum GR português da actualidade chega aos calcanhares de Vítor Baía;
- Desde 2002, a selecção nacional tem tido uma enorme dificuldade em encontrar um GR à altura de Vítor Baía;

No entanto, e apesar das dificuldades na baliza, penso que a selecção nacional tem todas as condições para encetar uma nova era, uma fase em que os melhores sejam escolhidos e em que deixe de haver o “grupinho dos meninos do Scolari”.

PS: A liga Sagres parou, o que não parou foram as idiotices dos “mesmos do costume”… De uma vez por todas, a indiferença é o melhor remédio…

16 comentários:

  1. Subscrevo totalmente o que disseste.Queirós vai ter muitos problemas com a Liga de Amigos do Scolari -aqueles jornalistas, que passavam férias com o Sargentão-,que vão estar sempre prontos a criticar, eles que a Scolari, perdoavam tudo.
    Se o V.Baía fosse vermelho...coitado do Filipão!...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Considero Quim um bom guarda redes mas é um facto q está muito longe do nível atingido pelo nosso BAÍA.

    Qt a Queiroz desejo q esta derrota caseira sirva para espicaçar o grupo para as novas etapas. Ganhar na Suécia a 11 de Outubro é fundamental. Estou de corpo e alma com esta Selecção, pq esta é de facto a selecção justa, dos melhores em cada momento.

    ResponderEliminar
  3. Boas pessoal. Antes de mais devo dizer que sou de Guimarães (Cidade) e como tal, tive o prazer de ver in loco a iniciação futebolística Sénior do nosso grande GR Vitor Baia. Já num jogo de Juniores cá em Guimarães tive o privilégio de o ver defender, e ke defesas !! Ke não restem dúvidas ke guarda redes como o Baia só aparecem de 100 em 100 anos .. O esganiçado do ricardo nem para apanha bolas dele servia, axo até ke nem para lhe limpar as botas no fim dos treinos.. mas enfim.. foi o Pais ke tivemos enkuanto um urso por cá andou armado em Seleccionador Nacional.. Quanto ao ke escrevi aki na 6ª feira sobre o Postiga, Não é ke algum baixa calças lá de baixo viu e fez outra capa no sábado do rascord com o Postiga ?!?! .. É esta CS ke temos e nada há a fazer..

    PS: Sou motard e todos os domingos de manhã tomo café no sítio habitué dos motard´s em Vila do Conde, kem for PORTISTA e MOTARD e kizer por conversa em dia, é só dizerem.. Bem hajam ..

    ResponderEliminar
  4. Bem, já o disse num post mais abaixo... mas se houve (e ainda continua a haver!) fantasma de Baía na baliza do FC Porto... tb na selecção há-de haver porque os que por lá andam, são tão banais que para os calcanhares da categoria do Vitor Baía, têm muito para andar... e nunca lá chegarão!!!

    E então se o termo de comparação for aquele toninho com voz de Maria Vai com Elas do Ricardinho do Montijo, bem, é total perca de tempo... é como separar a água do azeite tamanha é a diferença de qualidade!

    No entanto, não tenho qq pejo em admiti-lo... neste momento, e já de há uns tempos para cá de uma forma inequivoca, Português, o melhor é de facto Quim, mas mesmo esse, uuuiiii, perto do Baía, é misturar alhos com bugalhos.

    O engraçado é que hoje em dia, a paneleiragem da CS não anda com o Queiroz ao colinho como andou com esse «veado» do brasileiro... vá-se lá saber porquê!

    Nós até sabemos... e eles tb... mas fazemos todos de conta que não sabemos... e tá bem!

    ResponderEliminar
  5. Ontem na SIC o Rui.Brilhantina.Santos lá teve a decência de admitir que o último grande guarda-redes Português foi Vítor Baía...E foi até ao extremo de aceitar que o que aconteceu com Baía, só sucedeu assim, porque ele era Portista!...Parabéns mr.Brilhantina, mas por favor nós não somos burros, já sabíamos disso há muito tempo! Sabíamos que foi desse modo que o Scolari "ganhou" a "simpatia" dos Portugueses, é fácil perceber, é só dar um pouco de graxa aos de lá de baixo e é tudo nosso...-Agora Rui Santos, é mais fácil de dizer a verdade -eu sei, o palermóide do Scolari está longe e não volta-, mas enquanto nós clamávamos no deserto na hora em que as coisas estavam a suceder, os restantes calavam-se...

    ResponderEliminar
  6. Muito bom artigo.
    Eu no entanto não sinto tanta "adoração" pelo baia como a maior parte dos portistas...mas é indiscutivel o seu ENORME valor!!
    no entanto para mim o melhor guarda redes q o Porto teve foi o MLYNARZCHICK (n sei se é assim que se escreve).
    foi simplesmente UNICO na baliza do porto. e que saudades.....
    o Baía foi simplesmente o melhor guarda redes português dos ultimos 374621354612 anos!!

    saudações desPORTISTAS.
    e vamos ver se o pseudo treinador não inventa contra os turcos!!
    2-0 é a minha previsão!! Lisandro e Raul Meireles ou Hulk

    ResponderEliminar
  7. SIC NOTÍCAS

    Estado condenado a indemnizar
    Pinto da Costa
    Presidente do FC Porto vai receber 20 mil euros
    O Tribunal da Relação do Porto condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 20 mil euros a Pinto da Costa. Em causa está a detenção do presidente do FC Porto no tribunal de Gondomar em Dezembro de 2004.
    SIC




    Na altura, Pinto da Costa apresentou-se de forma voluntária e combinada com o Ministério Público para prestar declarações, mas acabou por receber ordem de detenção já no interior do tribunal.

    A defesa do líder portista alegou que Pinto da Costa foi alvo de uma detenção ilegal, mas viu o pedido de indemnização recusado pela primeira instância de Gondomar.

    Pinto da Costa recorreu entretanto e o Tribunal da Relação do Porto vem agora dar razão ao presidente do FC Porto e condenar ainda o Estado português ao pagamento de 20 mil euros de indemnização.

    O Ministério Público deve, no entanto, recorrer desta decisão para o Supremo Tribunal de Justiça

    Agora e que vai ser bonito....
    VITOR BAÍA É SO O MELHOR DO MUNDO


    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Estava à espera da parte nº2 da Saga do Rei Artur.

    Fiquei um pouco decepcionado !

    Mas bom !

    Não é uma crítica. Mais uma vez, só critica quem não produz.

    Tenho tendência a pensar que um dos melhores guarda-redes do Porto foi, efectivamente, como o escreve João Filipe Ferreira, o nosso guarda-redes Polaco.

    Grande jogo ele fez em Viena. E, sobretudo, em Kiev !

    Como não quero parecer muito e muito velho, houve também no passado um grande goleiro que defendeu as nossas redes.

    Lol : É erro repetir sempre a mesma palavra. Obrigado Português do Brasil.

    Baia foi sem dúvida o melhor guarda-redes português dos últimos anos .

    Mas sem passado não há presente nem futuro.

    Os nomes ? : O Big Brother Google está à disposição !

    Penso que, como já escrevi, que Vitor Baia pode ser um digno representante do FC Porto.

    As guerras ou guerrinhas entre aquilo ou isto, não me interessam. E ainda menos a selecção !

    Interessa-me o futuro do FC Porto !

    Em tom de provocação e de memória para quem pensa que os adeptos de futebol são "atrasados mentais".

    Não deixa de ser verdade que na história do Futebol houve um Senhor guarda-redes. Não muito bom, mas um Grande Senhor.

    Durante o campeonato do mundo na Argentina,em 1978, após uma enorme campanha internacional contra o boicote , contra a ditadura de Vidola, teve a coragem de ir manifestar com "as loucas" da Praça de Maio, pelo regresso dos desaparecidos ( filhos, filhas, mães, etc.)

    Foi o único !

    Trata-se, claro, do goleiro da selecção Sueca da época!

    Não vamos falar selecção !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. Estado condenado a indemnizar Pinto da Costa

    www.maisfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    RCBC e Paulo Pereira as grandes minhas desculpas. Espero que aceitem.

    Confundi os nomes e dias de programação. Não prestei atenção.

    Sinal de fadiga ?

    RCBC,

    Mantenho tudo o que escrevi, ( exceptuando o que diz respeito à parte 2 da saga do rei artur porque não tem cabimento neste espaço ).

    Mais uma vez peço desculpa pela minha distração !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Para além do estado ter de indemnizar o Presidente,
    segundo me parece - um passarinho informou-me - o acordão do Tas é muito favorável ao F.C.Porto.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Não há dúvida que o Baía foi um grande guarda-redes, mas, clubismos à parte, este jogador sempre foi sobre-valorizado.
    Ainda assim, não deixou de ser um dos melhores jogadores portugueses de sempre.

    ResponderEliminar
  13. Good News, Vila Pouca:

    O Acordão do TAS mt favorável ao FCPorto. Isso seria ouro sobre azul... Vamos esperar q seja tornado público... E dp deixar de ter essa faca apontada ao nosso peito...

    Qt a PdC e a indemnização essa devia sair do bolso da Morgadinha.

    ResponderEliminar
  14. E a palhaçada continua no Dia Seguinte...

    ResponderEliminar
  15. A canalhice continua na SIC...Volto a colocar a questão: -Então o Nuno não dá uma sapatada no Rodriguez?...Se dá e foi ele quem tomou a iniciativa das hostilidades mostradas -e toda que tenha OLHOS verá nas imagens disponibilizadas- então haverá castigo maior para o Nuno.Nuneta.Gomes, ou não é assim?...A SIC só serve para tentar pôr em causa e castigar os Portistas? A entrada de mais um anormal do Benfica em directo, só serve para atestar que aquela estação de TV está completamente submetida ao poder da Capital Portuguesa!...Quanto à presença do nosso representante, sinceramente era preferível que o Guilherme Aguiar, aprendesse a ser mais acutilante para com estes ataques, até para desarmar os oportunistas que volta e meia, surgem a querer baralhá-lo e estou a falar também, evidentemente, dos seus colegas de debate!-Que dois grandes Filhos da Mãe deles!...Eu por mim mandava-os à merda e em grande estilo, especialmente ao Bruto.Dias.Ferreira!...Tassss, que o gajo é mesmo BRUTO!...Vê-se bem que é irmão de quem é!...Que duas caricaturas!!!...

    ResponderEliminar
  16. http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1013749

    No JN vem o acordão do TAS. Que cabeça devem ter os Delgados e outros idiotas nesta altura

    ResponderEliminar