03 setembro, 2008

O Prof., o Quaresma e o (outro) Barbas

Na volta das férias um palavra de apreço ao nosso Prof.

Da ideia que não alterava o esquema nasce não apenas a necessidade mas a exigência de um bom par de mudanças com o intuito de criar rotinas em outro bom par de jogadores afim de poder responder, da melhor forma, à especificidade de cada adversário.

No Sábado demonstrou ter o trabalho de casa em dia. Reforçou a defesa com centímetros e rapidez e apetrechou o meio campo de maneira a anular o ataque adversário (viram por aí o Aimar?). Pecou pela ausência de dois pontos em três possíveis mas, opinião pessoal, um empate na casa do adversário e à segunda jornada não poderá ser um resultado assim tão mau.

E agora um bitaite sobre a saída do Quaresma.

As cláusulas de rescisão são utilizadas em contratos para dificultar o 'descumprimento' dos mesmos. É, por enquanto, uma resposta à tão badalada lei "Webster" que permite a um jogador rescindir pagando apenas o montante em falta até ao final do contrato.

Enquanto que a lei "Bosmam", nascida de directivas claras da União Europeia, apesar de alguns efeitos menos conseguidos foi uma lei justa e positiva a "Webster", exclusivamente made in FIFA (que só não a acaba por que não quer) e direccionado aos economicamente mais poderosos, abre as portas à falta de responsabilidade dos jogadores que podem, facilmente, quebrar os acordos previamente estabelecidos com os clubes.

E entenda-se o por enquanto pois há já quem coloque em causa a própria validade das mesmas cláusulas, apontando uma possível solução de as indexar aos valores reais dos contratos e ordenados pois, na presente forma, servem apenas para inflacionar o preço dos jogadores em questão e criar falsas expectativas que pouco ou mesmo nada tem a ver com os valores reais dos jogadores.

Assim, tendo em conta que o valor do Pelé ronda não sei quantos milhões, que a contratação do Quaresma foi a mais cara de Itália e, ainda, a vontade expressa do próprio em abalar fica a pergunta. Terá sido assim um negócio tão mau? Não creio.

Até talvez mais importante, ou não, de se perderem 11 assistências e 6 golos por época é a perda de uma boa razão para ir ao Dragão ver um pouco de magia.

Fico, no entanto, feliz por poder afirmar que vi, com os meus próprio olhos, o Quaresma jogar no Dragão.

E para terminar façam-me um pequeno favor.

Cebolas no relvado à parte e não desejando que façam o trabalho do Exmo. Sr. Presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Futebol passem apenas os olhos pelo Regulamento Disciplinar da LPF e vejam se conseguem descortinar qual o possível castigo pela invasão de campo e agressão ao árbitro auxiliar no passado fim de semana. Penso eu de que, estará lá pela página quarenta e muitos.

18 comentários:

  1. Bem vindo de regresso Estilhaço. Atão essas vacaciones?

    Quanto ao resto, até parece que fomos derrotados, tão pessimista é o tom de alguns portistas e a maioria dos jornais. Como dizes, empatar em casade um pretenso rival nunca pode ser apelidado de mau...

    Faltou apenas o killer instint de Lisandro, ainda entorpecido pelo Verão. Quanto ao resto, aquilo que não se lê, é que Jesualdo anulou as armas do Benfas. Di Maria e Reyes, os tais que sozinhos iriam destruir a defesa portista, nem se viram por lá...

    Tacticamente perfeito, Jesualdo continua a não ter boa imprensa. Qt a isso, nada feito!

    Tal como em relação a Quaresma. Sempre lestos a falarem mal do azul e branco, alguns comentadores aproveitaram os 40 milhões para, grosso modo, dizerem que a saída do Mustang foi uma derrota de...PC. O que eles inventam...

    Quaresma sai sensivelmente pelo triplo do que custava, qd veio para a Invicta. Para além do sucesso desportivo, é vendido por valores bem acima do praticado, esta temporada. Vide os casos de Deco e Ronaldinho...

    Na invasão, continuo à espera da sapiência do Delgado e Cartaxana, ainda incapazes de falarem sobre o tema. porque será?

    ResponderEliminar
  2. Estilhaço de regresso e como sempre lúcido e objectivo.
    Sobre Quaresma e falta de magia, eu digo que a irritação foi maior que a magia e eu, como a melhor equipa do F.C.Porto que vi jogar, foi a que foi à final da Taça das Taças contra a Juventus, que não tinha mágicos, mas era fortíssima como equipa, não fico preocupado.

    Sobre as cebolas e as agressões - afinal o outro árbitro auxiliar também foi agredido por adeptos do Benfica, com uma garrafa de água na cabeça - nem vale a pena falar é uma vergonha o castigo - 4000 euros de multa - aplicado ao Benfica.
    Sobre o castigo do Luisão, cheira-me que ele vai jogar contra o Sporting, apesar dos 2 jogos de castigo.
    O Benfica e R.Costa vão tratar do assunto.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Estilhaço:

    Com que então, de regresso à base com a já mais que habitual lucidez... própria de quem muito «pensa antes de falar»... pois, já dizia a minha avó que a idade é um posto, mai'nada!

    Sobre o PROF., tal como já o referi no pós-sábado, quanto a mim, esteve bem, muito bem... pena as contingências do jogo que nos levaram a um sentimento total de frustração ao final dos 90m. Melhores dião virão concerteza. Ainda agora estamos na rampa de lançamento.

    Já quanto a Quaresma, agora que a fase de turbulência já mais não é do que história, continua a manter e reforçar a minha posição em duas perspectivas diferentes... se foi um «mau negócio» atendendo à história recente das mega-transferência operadas pelo FC Porto... não deixa de ser verdade que olhando para o momento actual do futebol e dos números que andam/andaram em cima da mesa no que toca a entradas e saídas, este foi um «excelente negócio» que a todos satisfaz... quando assim é, para quê reclamar? Bola prá frente, essa é que é essa!!!

    Por fim, regulamentos... tal como já era previsivel, e não querendo estar a fazer qq tipo de futurologia, pq para isso temos por cá à beira mar plantada a (abelha) Maia das manhãs da SIC, podem apostar que Luisão vai estar no próximo jogo caseiro dos GAYvotas.

    Quanto a interdições, mas quais interdições, quais carapuças... mas isso alguma vez seria possivel?

    A única coisa possível e que a história não consegue apagar, apesar dos manhas, dos cartaxanas, dos delgados e outros tantos que tais é que as incidência estão à vista desarmada para quem as quer ver... com olhos de ver:

    - Luisão agride Sapunaru aos 4m; e o vernelho?
    - Katsouranis fica em campo após gp aos 11m; e o vermelho?
    - invasão de campo por um barbas qq; regulamento? qual regulamento?
    - Nuno Gomes tem entrada durissima sobre Sapunaru; e o vermelho?

    para juntar ao rol conhecido... chega mais uma via imprensa:

    - miserável sanção pecuniária ao SLB pela entrada em campo do adepto; pois bem então, faço daqui um apelo à SAD do FC Porto para que a partir de hoje, retirem todos os pequenos portões que vedam o de acesso ao relvado no Estádio do Dragão, dispensem os stewards... e quando as coisas não estiverem a funcionar lá muito bem para as nossas bandas, que nos convidem a ir lá dentro dar umas caricias aos árbitros, mas sem magoar ou pisar, só mesmo em jeito de aviso... e de certeza que o cenário em termos de resultado rapidamente se alterará. Bem, depois do momento humoristico, dizer apenas que quem esperava melhor convite para incitamento a casos idênticos de violência gratuita? afinal, nada acontece ao clube e o que são hoje em dia meia dúzia de euros de multa, comparados com os milhões que o futebol movimenta? fica mais barato, irmos lá dentro tratar do assunto pessoalmente.

    - LFV entra em local proibido para agradecer o gesto do «justiceiro de negro»; se é proibido, não devia lá estar... se desceu, não podia pq está suspenso... então, onde ficamos?

    Que mais haverá para dizer?

    Mudassem as cores de todas as situações aqui relatadas (e que não fazem parte de nenhum imaginário) e o chinfrim que ainda a esta hora andava por aí... como não é, parece que tá tudo bem... só parece mesmo (e para eles), porque para nós, podemos deixar de continuar a falar neles e a relembrá-los.

    Se os outros o fazem, colhem proveitos (vide caso do Zbordêm este fds em Braga; Paulo Bento, filho, não dizes nada desta vez?), porque não haveremos tb de fazer choradeira?

    TRIaBrAçO,

    ResponderEliminar
  4. Sobre o jogador q saiu agora do Porto:

    «sonhava voltar a uma equipa grande»...é preciso eu dizer mais alguma coisa?

    Coitado. Pegamos nele quando estava nas ruas da amargura e levamo-lo ao topo... Mas a tal magia já nesta última ÉPOCA foi em quantidades muito reduzidas...

    ResponderEliminar
  5. Meu caro estilhaço, Jesualdo armou muito bem a equipa de início mas conseguirás tu explicar-me porque razão substituiu o Tommy ao intervalo por um Guarin que corre muito mas tirando o excelente passe para o Lisandro aos 4 minutos da 2ª parte fartou-se de fazer maus passes e de perder bolas. Se Jesualdo armou bem a equipa, não foi capaz de a alterar convenientemente com o decorrer do jogo até porque não é metendo só avançados que se ganha jogos. E porque razão quando entrou o Candeias, este ficou pelo lado esquerdo passando Rodriguez para a direita? É normal que os extremos troquem de lado mas não é natural que fiquem sempre trocados e Jesualdo já tinha feito o mesmo disparate contra o Belenenses. Jesualdo não é mau a organizar as equipas (excepto contra o Sporting) mas é muito mau a ler o jogo. Aliás, basta ver quantas vezes demos a volta a um resultado negativo (na época passada acho que só por uma vez). Com Mourinho, normalmente começávamos a perder e ganhávamos.

    Quanto a Quaresma, não me parece grande negócio porque primeiro, o nosso presidente disse que eram 40 M€ e deixa-o ir por menos de 20 mais o Pelé que o Inter comprou o ano passado por 1M€ aos amigos das GAYvotas. Além de que abriu um precedente complicado para futuras negociações. Lembram-se quando o Zahovic quis ir para o Valência e o presidente não deixou porque o Veiga o quis enganar? Se calhar hoje, Pinto da Costa também tem poderes muito limitados dentro desta SAD com negócios muito mal explicados.

    Em relação aos rosinhas, esta do Luisão é para o inefável Ricardo Costa tentar parecer isento como ainda faltam 4 semanas para o jogo com os lagartos, ele ainda tem tempo para ser ilibado ou então para dar mais uma ajudinha aos calimeros de Alvalade. De qualquer maneira, o Luisão também não é um jogador de topo...
    Em relação à coacção exercida por aquele "pobre diabo", o problema do Ricardo Costa é que ele não é sócio e, portanto, às tantas foi o Pinto da Costa que lhe pagou para ele ir dar um calduço no bandeirinha. Se isto tivesse acontecido no Dragão, os telejornais abriam todos com a notícia da invasão e que no Porto são uns vândalos, etc. Mas, claro, como é em Lisboa, este acontecimento gravíssimo aparece como um fait-divers e como um acto cómico e a cotovelada do Luisão, nenhum dos supostos comentadores se referiu a ela.
    Se nos lembrarmos que quando houve alguns problemas graves na noite do Porto o nosso PGR imediatamente criou uma Comissão Especial chefiada por uma Procuradora de Lisboa e agora com problemas tão ou mais graves na capital ele não fez nada, está tudo dito. E não se esqueçam dos polícias pagos por nós que comem a Carolina e impedem que ela faça o teste de álcool e drogas depois de um acidente...

    ResponderEliminar
  6. http://estadiodragao.com/quem-sera-o-proximo/

    Votem no favorito!

    ResponderEliminar
  7. Em relação à invasão do chifrudo estou de acordo com tudo o que escreveram, mas se tal se tivesse passado no Estádio do Dragão com um adepto do FC Porto, também acho que se deveriam aplicar todas as sanções que deveriam ser aplicadas ao benfica que tanto reclamadas foram, a bem da coerência. Terão o meu respeito se assim pensarem. Dura lex, sed lex para todos. Se entenderem que nós devemos ter uma regime de inimputabilidade não dou para esse peditório.

    Que o benfica deve ser penalizado de acordo com o regulamento, totalmente de acordo mas também todos os outros clubes quando estiverem envolvidos por situações semelhantes.

    Portistas, sim e sempre. Facciosos, não.

    ResponderEliminar
  8. [...]À partida, tem uma grande vantagem: é desejado em Milão. Com tantas objecções à saída do jogador, o Inter não desistiu e foi até ao fim para satisfazer a vontade de Mourinho. No entanto, Quaresma já fracassou num grande clube, o Barcelona. É um pouco arriscado mas, conhecendo o Mourinho como conhecemos, será certamente uma grande aposta para esta época. Para o futebol português, apesar de ser menos bom internamente, é excelente que saiam jogadores portugueses para se mostrarem à Europa e acrescentarem valor à nossa selecção.[...]

    in Futebol Português

    ResponderEliminar
  9. Quaresma facassou num grande Clube - o Barça - mas triunfou noutro GRANDE CLUBE, o FCPORTO que fez dele o que é hoje...
    Estou como o Lucho, isso ele esqueceu-se de referir.

    ResponderEliminar
  10. Resumo comentado da palhaçada de sábado...

    1ª parte

    http://www.youtube.com/watch?v=h_-ofDCk5IY

    2ª parte

    http://www.youtube.com/watch?v=ayfye54dWPQ

    ResponderEliminar
  11. Bom Post do Estilhaço!Concordo.

    Relativamente aos dois pesos e duas medidas utilizados tanto pela Comunicação Social como pelo famigerado Ricardo Costa,e não só,isto já é assim há muitos anos,infelizmente.
    Por causa de problemas do género,é que há uns 3 ou 4 anos atrás(quando tomei conhecimento da existência dos canais de televisão do Barça e do Real)sugeri no FC Porto-site que criassem um canal de televisão afecto ao FC Porto a fim de repôr a verdade dos factos sempre que fossemos lesados.Um canal de televisão que defendesse as nossas côres.
    Quanto ao Quaresma,não me deixa saudades porque tem tanto de bom jogador como de "puto".Acho que como profissional não é grande coisa.O JMourinho até já lhe deu uma indirecta ao admitir que ele(Quaresma)tanto será bom a jogar como extremo,como a jogar na bancada.
    Pessoalmente gosto de jogadores 100% profissionais,e, que além disso tenham caracter, personalidade forte.
    Que em caso de serem cobiçados por outros clubes,consigam afirmar: bom,sinto-me bem no clube,porem se aparecer uma proposta que seja boa para mim e para o clube,então estudá-la-ei!

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Olá Amigos!

    Alguém conhece:
    http://amesaredonda.blogspot.com
    Gostava de saber se é credível?!

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Viva !

    Estilhaço, prazer em te ler de novo.

    Já fazias falta com os teus links.

    11 assistências e seis golos é bom .

    O grande problema continua a ser, quanto a mim, a estrutura do campeonato Português. Até que ponto este é competitivo com equipas tão desniveladas ?

    O que, aliás, quanto a mim prejudica, como já escrevi, o Porto nas competições europeias.

    Acho escandaloso que o Benfica não tenha sido severamente punido, após a intrusão dum adepto em campo.

    Em qualquer lugar da Europa era : Ou proibição do estádio ( entre 2 e 3 jogos) ou jogos ( entre 2 e 3 jogos ) à porta fechada.

    Não me apetece discutir quanto ao resto.

    Jesualdo vai ganhando !

    Que Quaresma seja feliz ! Que Mourinho seja feliz ! Mas que não esqueçam que tudo devem ao Porto !

    Só um "aparté" se autorizas Estilhaço.

    Lucho : O andebol aqui está a ultrapassar montanhas. O número de moças e moças que querem se iniciar nesta modalidade, nas escolas, está um pouco loucura. Não há lugar para todos nesta modalidade, actualmente. As únicas modalidades que parecem fazer concurrência são o rugbi e o ping-pong.

    Lucho : Como faço parte dessa loucura, continuo : A guarda-redes da selecção Francesa de andebol não só é mega bonita, como também fora de série !

    Há que reconhecê-lo !

    Calma : Não estou apaixonado. Mas gostei das suas grandes defesas sempre com o penteado adequado para não se desfazer. Franzina e grande. Foi espectacular !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  14. visitem o nosso blogue oficial das Just Girls.

    http://just-girls-banda.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Como alguém já referiu -e peço desculpa a quem o fez, pelo meu esquecimento- o Quaresma ao afirmar que chegou "novamente" a um grande Clube, disse -talvez inadvertidamente- tudo o que sentia relativamente ao Porto. E isso não é novidade para mim, ele olhava-nos como pouco merecedores da sua melhor consideração. Barcelona e Inter -para ele- são Clubes grandes, Porto e Sporting provavelmente não!...Tudo certo, pode dizê-lo e pensá-lo, mas não lhe fica bem.
    Eu sempre disse que ele tinha genialidade, mas tinha também uma cabeça pequenina e reafirmo-o, no entanto mesmo assim, desejo-lhe a maior sorte do Mundo.
    Que seja muito feliz nesse GRANDE CLUBE...Ele e Mourinho, devem-nos alguma coisa, embora pensem os dois exactamente o contrário.Vão ter tempo de conversar sobre isso e confidenciarem: -Se não fôssemos eu!...

    ResponderEliminar
  16. Desculpem-me ,mas...
    E imagens do suposto golo dos gaivotas?
    Não há?
    Agora já é suficiente dizerem-nos que é golo e toda a gente aceita o suposto golo como verdadeiro?
    Custa assim tanto mostrarem-nos o suposto golo?
    E se não foi golo?
    Será que têm receio de mostrar algo que poderia indiciar um acto de "cobardismo" por parte do árbitro auxiliar?
    NÃO TEMOS DIREITO A VISIONAR O SUPOSTO GOLO???

    ResponderEliminar
  17. Quanto ao castigo a aplicar ao Benfica, parece-me que o regulamento da Liga tem bem definida essa situação nos artigos 145 e 148...No 145 alínea 2: "Se a agressão tiver por objecto elemento da equipa da arbitragem, delegado.......o clube é punido nos termos do nº 1 do artº 143."
    -Se formos ler o que diz o artº 143 na sua alínea 1, ele não refere nada sobre a equipa de arbitragem, a não ser que tomemos como boa a referência a "agente desportivo...ou pessoa autorizada por lei a permanecer no terreno"...E refere sim uma multa entre 5.000 e 15.000 Euros!...Refere também a circunstância da "interrupção da sua realização por um período superior a 5 minutos" o que não é o caso!...Se em vez do número 1 referisse o número 2 do mesmo artigo -que para mim era o aplicável- a coisa era bem diferente.
    -Depois no artigo 148 "Das agressões", refere uma multa entre 1.250 e 2.500 Euros, "sem prejuízo do disposto nos artigos anteriores". Nos artigos anteriores nada está definido
    em concreto!...Isto é uma completa omissão ou salada de frutas no que se refere a uma invasão de Campo. Tudo fica nas mãos do árbitro. Se ele interrompesse o jogo, mas não o fazendo nem mencionando nada de relevantemente grave dissipou a responsabilidade do acontecido!...
    -Foi o que aconteceu e por isso, não foi sequer considerado ao nível do disposto para "As invasões pacíficas" (artº 147)...
    De salientar que em ano(?) anterior, o Porto foi ameaçado com derrota e interdição do Dragão só por que os seus adeptos ameaçaram invadir -para festejar um título-, o campo em Paços de Ferreira -se não estou enganado...

    ResponderEliminar
  18. Quando no coment anterior eu digo "parece-me que o regulamento da Liga tem bem definida essa situação", claro que estou a IRONIZAR!...

    ResponderEliminar