09 setembro, 2008

Palavras para quê?

Página do Presidente

Um dragão atento ofereceu-me um placard (ver página 48) com a reprodução de seis recentes primeiras páginas do jornal A Bola.

Na primeira datada de 14 de Maio, a toda a altura de página, podia ler-se: «FC Porto com Champions em risco?». Na segunda, logo a seguir, edição de 16 de Maio, também com grande mancha, escrevia-se: «Benfica quer FC Porto a pagar em todas as frentes». Já na terceira de 30 de Maio, A Bola previa, a toda a largura: «Champions mesmo em risco. Baixa no plantel. Forte abalo no Dragão». Na quarta, em 5 de Junho, informavam: «Dragão vai à guerra». No quinto exemplar, sexta-feira 13 de Junho, dia em que a UEFA iria tomar uma decisão, A Bola anunciava bombasticamente: «Presidente da Liga anula trunfo do FC Porto». Na sexta, de 16 de Julho, após o conhecimento da decisão do Tribunal do Desporto, onde foi dada razão ao FC Porto e condenados os parceiros Benfica e V. Guimarães a pagarem as custas do processo, o jornal A Bola num pequeno apontamento no canto inferior esquerdo, em oito simples palavras, afirmava timidamente: «FC Porto garante presença na Liga dos Campeões».

E para que esta informação realmente verdadeira, no referido cantinho, tivesse um enquadramento condigno, foi o resto do espaço, em grandes parangonas, ocupado com mais uma mentira sobre o FC Porto:

- «FC Porto e Inter avançam nas negociações»;

Esta declaração era, nesse dia, falsa. Como ainda o é no momento em que escrevo estas linhas, já que nunca o Inter apresentou qualquer proposta pelo nosso jogador Ricardo Quaresma.

Palavras para quê?

Estes vermelhos não as merecem! Mereceriam-nas, sim, mestre Cândido de Oliveira ou Vítor Santos, que certamente se sentiriam enojados com esta «isenção» e ética jornalísticas.

PS: Para que não se pense que estamos perante um caso isolado, reproduzimos também a primeira página de A Bola de 13 de Dezembro de 2004, logo após o FC Porto ter-se sagrado «só» Campeão do Mundo de Clubes pela segunda vez, feito até à data inatingível por qualquer outro emblema português.

Palavras para quê?

fonte: Revista Dragões, Ago2008

# imagens surrupiadas «sem autorização» do blog Dragão Doente

6 comentários:

  1. Podes surripar à vontade que eu não levo a mal.
    Essa página do Presidente está excelente e mostra bem a forma de fazer jornalismo de a bola.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Vá lá, uma reacção da SAD, ou sera melhor dizer, do Presidente? Sabe-me a pouco, mas já preocupa a inercia demonstrada em reagir...

    Fico satisfeito com esse número da revista "Dragões".

    Triabraços, à campeão.

    ResponderEliminar
  3. Caros AMIGOS PORTISTAS:
    Fiquei tambem satisfeito por ver finalmente na palavra do nosso presidente uma alusão ao que nos varios blogs dedicados ao nosso ORGULHO FCPORTO, por variadissimas vezes temos chamado a atençaõ. Aqui para nós já tive a ideia de comprar um exemplar desses pasquins rasga-lo em pedaços e enviar esses pedaços para a redação deses coisas chamadas de jornais. Mas não cheguei a faze-lo porque para esses senhores só merecem mesmo é o nosso desprezo e nada mais. Agora das instituições como a SAD PORTISTA deveria a meu ver , haver alguma tomada de posição de força para que e aos poucos nós possamos ser tratados com isenção e verdade que é tudo o que queremos, pois não queremos nem tão pouco precisamos dos bajulamentos dessa escumalha que se intitula de jornalistas. Como diz e bem o nosso presidente quer se ganhe quer se perca o que sempre prevalecerá é o orgulho inabalavel em ser PORTISTA.
    FORÇA PORTO
    276mqj

    ResponderEliminar
  4. estas palavras do nosso presidente demosntram bem a grande porcaria que é o jornalismo de hoje...

    Em lisboa, a porcaria governa...

    Até me apetece fazer uma suposição:

    imaginem que em vez do FCP, quem se tinha sagrado campeão do mundo era outro clube, mas vermelho...
    De certeza absoluta que nos dez dias seguintes (ou mais!!!!) não se ia comer outra palha senão a grandiosa conquista dos bastardos..


    PS: nem consigo parar de rir com a «agressão» ao pontapé do C. Rodriguez fez ao nulo gomes, tão bem denunciada ontem à noite por uma falhado filho da puta na sic.n....

    Que escumalha reles...

    ResponderEliminar
  5. Finalmente algo sobre esses facciosos de merda desses jornalistas desportivos que ainda pensam que o vermelho é que vende!!!! Não se adequam aos novos tempos... Era a mesma coisa que o Belmiro de Azevedo se dedicar a abrir mercearias...

    Vão ter o final merecido...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    PS- É com pena que não tenho escrito muito neste fantástico blogue por falta de tempo, mas acompanho-o religiosamente, lendo as postagens e comentários nos tempinhos livres. mas continua em grande sempre... Bibó Porto Carago...

    ResponderEliminar
  6. Mensalmente, é uma minha religião a leitura da revista Dragões pelos motivos mais que óbvios.

    Sempre fiz uma leitura atenta da tal 'Página do Presidente', até pelo habitual sarcasmo e provocação que ali são lançadas a alvos muito bem definidos... mas este mês, a crónica, está simplesmente fantástica.

    Não vou dizer mais nada... leiam apenas e interiorizem... está tudo lá!

    ResponderEliminar