07 setembro, 2008

Transferências e transferências...

Neste post gostava de falar um pouco daquilo que são as trocas de jogadores nas transferências e as expectativas que envolvem, isto do meu ponto de vista.

Todos sabemos que o nosso clube vendeu aquele que era o jogador mais mediático da Liga e dentro do nosso clube um dos que melhor jogava. Talvez o preço não tenha sido o desejado, nem de longe nem de perto. Tudo bem que a transferência pode chegar aos 30 milhões, mas sendo uma transferência que envolve trocas nunca se sabe muito bem o valor real. Transferências destas são sempre consideradas facas de dois (le)gumes.

Pelé foi avaliado em "x", Quaresma foi avaliado noutro tanto e como se uma troca de carro fosse, o Inter deu dinheiro e mais um activo para abater no preço do "carro novo". Mas será que os valores são mesmo aqueles??

As primeiras vezes que vi jogar o Pelé, ainda ele era júnior. Tinha eu na altura colegas mais velhos a jogar no Vitória quando chegou um "martelo" que vinha do Benfica. Já na altura era trinco e era um jogador que sempre fui reparando quer pela sua diferença a actuar, quer pela posição que ocupava, pois com a sua vinda um amigo meu, até à sua vinda trinco titular, teve de ser relegado para defesa central de forma a jogar. Sortes distintas e tal como ainda vou falar mais à frente a transição de junior para sénior nem sempre corre como se espera.

Pelé já na altura tinha o mesmo modo de jogar. Possante, mais forte que os outros, bom a destruir jogo, um bom remate e sempre muita entrega. Hoje pelo que acompanho pela TV o seu estilo não mudou muito, só a qualidade é que aumentou.

Mas não penso que a sua vinda fosse prioritária, porque para mim os trincos que cá temos também ainda não estão muito afinados, mas tal como Pelé ainda podem evoluir. E é aí que se vê que os 6 milhões que vale agora se podem transformar em 15 ou 20 e daqui a uns tempos já muitos podem julgar esta jogada como uma jogada de mestre e assim verificar que foi um excelente negócio, mas o futuro ainda está por escrever. A ver vamos.

Por falar em trocas vou falar também naquela que fizemos com Postiga. Foram 2,5 milhões mais uma jovem promessa que cá veio parar. O preço não me parece muito razoável, quer pelo valor que Postiga custou (que por incrível que pareça também levou Pedro Mendes à troca) mas também porque Diogo Viana é uma promessa e como já disse anteriormente a transição júnior/sénior nem sempre é a mais fácil. E o FC Porto é um clube que pouco tem apostado nos extremos que tem formado. Mas aí está mais um bom factor das trocas. Diogo Viana pode engatar, pode dar-nos muitas alegrias e ainda ser vendido por vários milhões, o que tornaria esta troca outro excelente negócio.

Esperemos que o futuro nos favoreça e que o nosso clube continue a fazer o que tão bem tem feito, que é comprar miúdo e vender graúdo.

Um abraço,
Tiago Teixeira

11 comentários:

  1. Tiago:

    Pelé parece-me ter grandes potencialidades, podemos ter encontrado, definitivamente, o nosso novo trinco.

    Diogo Viana começou este sábado a render... O FCPorto ganhou fora ao Boavista 2-1 em juniores A, Sub 19 na 2ª ronda do campeonato, os golos foram de diogo viana e jorge chula...


    abraço

    ResponderEliminar
  2. Lembro a todos os portistas que hoje á ANDEBOL na Póvoa de Varzim e era bom que fosse muita gente para apoiar o nosso PORTO que eles vem merecem do nosso apoio . Temos que mostrar ao abc o que é jogar em casa do F C PORTO.
    Conto com o vosso apoio de DRAGOES.


    Abraço PORTISTA

    ResponderEliminar
  3. dragao penafiel:

    Conta comigo. Pelas 16h lá estarei.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Tiago Teixeira:

    bom post

    passem em

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Muito bom este blogue.

    PS - Eu sou Sportinguista.

    visitem

    http://www.marcia-costa-sporting.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Acabadinho de chegar da Póvoa:

    Estive no FCPORTO-ABC BRAGA em Andebol (2ª jornada)...

    GANHAMOS!

    FCPORTO-27-ABC-24

    PARABÉNS FCPORTO.

    Um abraço ao dragao penafiel q tive o prazer de conhecer.

    ResponderEliminar
  7. O Treinador do ABC criticou a arbitragem, procedimento normal nesse energúmeno.

    A vitória do Porto ajusta-se num jogo complicado como sempre.

    Vamos lá acreditar q será este ano...

    Agora é ganhar em Aguas Santas.

    Grandes exibições de Filipe Mota e Ricardo Moreira assim como o nosso redes Laurentino.

    ResponderEliminar
  8. lucho até o mariano velazquez, ou lá como se escreve, quando saiu da equipa de hóquei do benfica disse que o Porto era ajudado...7 ou 8 campeonatos consecutivos para ele não é qualidade e supremacia, é mais uma vez a culpa dos árbitros. Enfim, é algo já patente nos nossos adversários e nem precisam ser do Benfica ou do Sporting.. basta seguirem o que ouvem e não admitir que são piores.

    Parabéns à equipa de Andebol do Porto e temos que acreditar que este ano o Basquetebol e o Andebol são nossos!

    ResponderEliminar
  9. vim aqui deixar uma sugestão: o nosso Presidente escreveu, na sua página da Dragões deste mês (que tem o C. Rodriguez na capa...) um interessantíssimo artigo.
    Todos os portistas deviam tomar conhecimento de tal.

    Blue Boy, será «pedir» muito colocá-lo no blog?

    Dessa forma, aproveitava-se a caixa de comentários para debater as ideias do nosso Presidente.

    Deixo a sugestão.

    Cumprimentos azuis e brancos...

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Tiago Teixeira :

    Gostei do teu texto.

    Mas eu vou ser mais optimista ( ou realista ? ).

    Tranferências : Posso entender. Mas a um dado momento não será necesssário criar um núcleo de jogadores formados no Porto para ficarem no Porto ? Para que uma identidade não se perda ?

    O FC Porto tem responsabilidades perante os 6 milhões de adeptos portistas da diáspora Portuguesa. Sim, a diáspora deve rondar os 9 milhões, segundo os meus cálculos.

    Talvez escreva sobre o assunto e que o Blue Boy me torça o pescoço, dizendo que o blog não é um curso de demografia.

    O Manchester tornou-se mítico não só por causa do dinheiro. Lá tem os 6 + 5 . A continuidade dum núcleo de jogadores-referência.

    MrCosmos :

    Vi o vídeo que aconselhaste. Muito interessante. Espero que haja hipóteses de troca de impressões.

    Lucho :

    Oba, oba : Mais uma vitória, mais uma alegria.

    Não tive tempo de ver o jogo, nem de pedir os links. Foi um dia carregado, apesar de ser Domingo.

    Acho um pouco absurdo que um treinador de andebol critique a arbitragem. Aqui não se houvem criticas à arbitragem ( por agora ) no andebol.

    Não te esqueças da classificação !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar