14 setembro, 2008

Um pedido especial

Quarta-feira vamos arrancar para a Liga dos Campeões e para dizer a verdade, estou com muito medo do que o nosso Professorzinho possa fazer. Como já uma vez escrevi aqui no blog, considero o Prof. Jesualdo Ferreira um autêntico Professor Pardal. Infelizmente, adora inventar quando não o deve fazer!

Na época transacta, fomos eliminados nos oitavos de final, a meu ver, única e exclusivamente pelas suas invenções. Espero que este ano não se ponha a fazer invenções e que tenha já aprendido com os erros para que assim possamos mostrar a todos que somos e seremos sempre o Melhor Clube do Mundo!

Tenho muita confiança nesta equipa e tenho a certeza que se o Prof. Jesualdo Ferreira escolher uma boa táctica e colocar os jogadores nos seu devidos lugares, a nossa equipa não vai ter qualquer dificuldade em ganhar a Liga dos Campeões. Basta que o nosso treinador não invente!

Para não variar, temos uma excelente equipa e jogadores de grande qualidade, mas é preciso que estes joguem nos seus lugares. Vamos fazer figas para que não hajam as tais invenções, e se as tiver que haver, que aconteçam sim apenas dentro do campo com golos magníficos e grandes espectáculos!

Saudações azuis e brancas,
Sodani

16 comentários:

  1. Boas!Somente pretenderia discordar c/essa derrota"devida ao inventor" a menos q'esse imberbe carcereiro alemâo dê por esse nome. O gaijito nessa noite defendeu TUDO , e foi visto por presentes e ausentes . O nosso clube costuma tomar uma boa forma mais adiante,em 2 meses está muito afinado , tradicionalmente tem sido . E nâo é assim tâo facil que "tudo" assente nos trilhos e seja : Já cheguei,já ganhei... Nâo amiga, falta mto molete por comer! Com o meu devido respeito ,mas se ir à CL custa , sair airoso dela ainda custa mais .Mas ali iremos e estaremos por direito adquirido, nâo porque ningum nos ajudou . E, se o "profe" se pôe lá a inventar coisas,oxalá atine,e aplaudiremos!
    Será o temor às "feras" que o faz dar passos arriscados, mas tb quem nâo arriscou nem perdeu nem ganhou!

    Outra voz : Viram o ciganito hoje?
    P'ra meu ver ele até trivelou bem !
    Nâo é que grame italianos,mas ali estâo 3 figurôes lusos: JM,LF,RQ !

    Olés azuis&brancos! Sou dos vossos!

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Não podia estar mais em desacordo com a tua opinião, Sodani. Aliás, penso k no 3º ano do reinado de Jesualdo no Porto já era tempo de, finalmente, se olhar com o devido respeito para o treinador bicampeão nacional...

    Ame-se ou odeie-se, nunca se deve colocar em causa a competência, já demonstrada, pelo actual técnico azul e branco. Sendo ele o máximo responsável pela nau azul, poderá ter uma ou outra decisão mais dúbia, passível de conflitos com os adeptos, mas também não esqueço que ele não tem tido vida fácil no FCP, sobretudo pelo Apito Dourado...

    No exemplo com que ilustras o teu artigo, as opções de Jesualdo foram as mais acertadas. 2ª mão de excelente nível, no Dragão, apenas não conseguindo vencer um sobrenatural guardião teutónico. Apenas isso...

    Frente aos turcos teremos aquela que será a melhor equipa, preparada minuciosamente para este jogo. Independentemente do resultado, não será por azelhice técnica que os 3 pontos não ficarão na Invicta...

    Repito a ideia generalizada: é já demasiado fastidioso ler sempre as mesmas críticas, sobretudo quando as mesmas não têm a mínima sustentação, como estas tuas. A argumentação de suporte não existe, os exemplos que poderiam sustentar as tuas opiniões não aparecem, limitando-te tu apenas ao maior desporto nacional, o de falar mal de forma avulsa...

    Deixa lá o Jesualdo Ferreira em paz.

    ResponderEliminar
  3. Estou totlmente em desacordo com este post...

    Medo? Embora os turcos tenham boa equipa não é caso para ter medo deles, qualquer resultado é possivel mas medo isso não. Os turcos, sim, que tenham muuuuuuuuuuuito medo.

    Quanto ao Prof. os argumentos apresentados para culpar-lo da eliminação do ano passado só se justificam pelo odio de estimação que existe contra o Treinador do F. C. Porto, esse odio de estimação eu costumo te-lo é com os adverssarios do F. C. Porto.

    TRIabraços!

    ResponderEliminar
  4. Também não me revejo neste teu comentário.
    Todos os treinadores gostam de "inventar" o Jesualdo não foge à regra, olha que ele até inventou contra o Benfica e não se deu mal, pena que os mouros tivessem tido um jogador expulso cedo de mais, e que o Helton náo tivesse dado mais um brinde, como já nos vai habituando, éramos capazes de trazer um vitória por números anormais.
    Sobre podermos via a ser Campeões Europeus, vamos colocar os pés na terra, pq há perto de uma dúzia de equipes com melhores planteis que o nosso e mais de 3 dezenas com orçamentos superiores ao nosso
    O sonho comanda a vida, mas depois de acordarmos sabemos quanto ela nos é madrasta
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Contra o Sporting as ideias do Homem por vezes são incompreensíveis. Mas na generalidade temos q reconhecer o grande campeonato da época transacta...

    Qt à Champions no capítulo Schalcke parece-me Sodani q estás a ser injusta. Houve infelicidade um Guardião em noite sim...

    Força POrto. Força Mister.

    Nesta altura da época estes posts não se usam. É preciso é incentivar.

    ResponderEliminar
  6. Post completamente ao poste...

    Então o homem tem culpa que o Helton mame um frango gigante que põe a equipa a perder no inicio da eliminatoria, que o Lisandro falhe de baliza aberta e que o GR do S04 tenha a noite da vida!

    ResponderEliminar
  7. "Cheguei à conclusão de que o melhor era ficar"
    CARLOS GOUVEIA

    Na primeira grande entrevista depois de ter renovado o contrato, o médio revela uma conversa com a SAD que o fez mudar de opinião quanto à vontade de sair. Garante estar muito feliz no FC Porto e que nunca imitaria Paulo Assunção na rescisão unilateral. Outra coisa: não gosta que lhe chamem "El Comandante" e explica porquê. Sem fintar os assuntos mais delicados, incluindo Quaresma, reclama reconhecimento pela conquista do tricampeonato, garantindo que, no Dragão, há vida para além do extremo. O campeonato é o grande objectivo da época porque é "preciso assegurar a única vaga directa na próxima Champions", prova em que espera melhorar a performance anterior, mesmo considerando o grupo muito difícil. Tem a palavra o maestro do FC Porto.

    O que foi preciso o FC Porto fazer para o convencer a ficar, depois de ter dito publicamente que gostaria de experimentar outro campeonato?

    Nada. Desde o primeiro momento, defendi que o clube e as pessoas me trataram muito bem. Senti sempre muito carinho aqui. Disse que pensava ter chegado o momento de sair, mas, depois, conversei com os dirigentes da SAD e cheguei à conclusão que o melhor era continuar. E estou muito contente.

    Mas tinha ou não clubes interessados?

    Sim, embora nada de oficial ao ponto de ter que chegar à SAD e dizer sim ou não.

    Os treinadores do Villarreal e do Atlético de Madrid, pelo menos, admitiram o interesse publicamente…

    É verdade e é um orgulho ouvir os elogios dessas pessoas que treinam grandes clubes; saber que gostariam de contar connosco. É sinal de que tenho feito bem o meu trabalho.

    A renovação do contrato foi apenas para melhorar o salário ou pode ser entendida como um sinal de que vai ficar mais tempo no FC Porto?

    A ideia é essa. As pessoas estão satisfeitas com o meu trabalho e eu também estou feliz. Repito, a ideia é essa, mas nunca se sabe o futuro. O FC Porto fez um esforço para que eu ficasse contente. E estou.

    No final da época voltará a tocar no assunto?

    Depende de muitas coisas. Neste momento, estou tranquilo e concentrado em fazer ainda melhor do que na época passada para conseguir títulos.

    Quaresma também disse que queria sair e saiu. O Lucho ficou. O que foi diferente?

    Mesmo durante o campeonato já se falava na vontade de o Quaresma sair e eu nunca o manifestei durante a época. Só nas férias. Cada um tem as suas razões e forma de actuar. Ele ficou feliz por sair e eu feliz por ficar.

    "Funcionamos sem Quaresma"

    Quaresma era um jogador importante no FC Porto, mas nunca foi consensual. Notava-se em alguns jogadores um desconforto com a sua forma de jogar. Nesse sentido, a saída dele é positiva?

    Tem pontos positivos e negativos. Ele era um jogador importante, que marcava a diferença. Mas, neste plantel, há jogadores com qualidade suficiente para anular a sua ausência. Há quem possa cumprir, tranquilamente, esse papel.

    A equipa funciona sem Quaresma?

    Isso já está provado nos dois jogos do campeonato e até na Supertaça. Temos feito bem as coisas.

    É verdade que chegou a haver problemas entre o Lucho e o Quaresma?

    É normal, num grupo, haver alguns desentendimentos mas são coisas que passam. Estranho seria que não houvesse nada. Sempre fomos um grupo muito unido e continuamos a ser.

    O papel do Lucho na equipa ganhou outro protagonismo?

    Não. A minha ideia é jogar e o funcionamento que tenho na equipa é o mesmo, com ou sem ele.

    Mas, por exemplo, assumiu a marcação das bolas paradas. Está relacionado com a saída do Quaresma?

    Sim. Foi uma decisão do técnico. No ano passado era ele o responsável, este ano há vários e acho que estamos mais fortes nesse capítulo. O objectivo é fazer o melhor para a equipa, porque, no futebol actual, as bolas paradas são muito importantes e na pré-época já fizemos alguns golos.

    É um dos tais pormenores que podem marcar a diferença na Champions?

    Sem dúvida. Uma bola parada pode abrir ou decidir um jogo.

    "Não rescindiria como fez o Paulo Assunção"

    Seria capaz de sair do FC Porto da mesma forma que saiu o Paulo Assunção?

    Não gosto de opinar sobre casos particulares.

    Por isso mesmo a pergunta tinha mais a ver consigo: seria capaz de rescindir como fez Paulo Assunção?

    Não. Ele teve os seus motivos e respeito-o. Os jogadores têm de defender as suas convicções, mas penso que não rescindiria como ele fez, porque, simplesmente, isso não é do meu feitio.

    Disse uma vez que o Paulo Assunção facilitava a vida aos outros médios. É mais difícil jogar no FC Porto agora?

    [risos] Entendíamo-nos muito bem porque jogávamos juntos muito tempo e ele tinha um papel fundamental na equipa, dando muita liberdade a mim e ao Raul. Fala-se muito da saída do Ricardo [Quaresma], mas o Paulo [Assunção] era um jogador-chave.

    Há Rodríguez para o lugar de Quaresma e Sapunaru para o de Bosingwa. Mas para trinco ainda não existe uma definição tão óbvia…

    São questões técnicas. Os jogadores que jogaram nesse lugar estiveram bem e ele [Jesualdo Ferreira] é que vai decidir.

    "Não fomos tão elogiados como merecíamos"

    Desde que chegou a Portugal, habituou-se a ver o FC Porto em primeiro no campeonato. Agora não está. Qual é a sensação?

    A sensação não é boa, mas também não chega ao ponto de se fazer disso um caso. É o princípio do campeonato, temos um calendário difícil nas primeiras jornadas e era previsível que isto acontecesse.

    Conta voltar já na próxima jornada à liderança?

    O objectivo é esse, mas estamos no início e o que interessa mesmo é chegar à frente no fim. É óbvio que é preferível dependermos sempre de nós e oxalá que, nas próximas jornadas, isso seja possível. Mas não é nada preocupante. Estamos a começar e a diferença entre as equipas é pouca.

    Pelo que já viu, o FC Porto continua a ser o favorito?

    Sim, não apenas pelo que se passou até agora, mas também porque somos os campeões, os tricampeões. Ganhámos o último campeonato com uma ampla vantagem e creio que não nos foi dado o reconhecimento que merecíamos. Penso que não fomos tão elogiados como devíamos.

    E porquê, sabe?

    Não sei. É uma questão de Imprensa. Parece que estão, muitas vezes, à espera de uma derrota ou de um empate para nos caírem em cima. Mas demonstrámos, uma vez mais, que somos fortes e unidos e que seguimos na frente.

    É possível voltar a ganhar com 20 pontos de vantagem ou este será um campeonato mais equilibrado?

    Parece-me que será mais equilibrado. Os nossos rivais estão um pouco mais fortes.

    Na época passada, o FC Porto manteve o onze da anterior, mas agora foi obrigado a mudar algumas peças…

    Chegaram muitos reforços, é verdade. Da equipa base, saíram três jogadores muito importantes, mas os que chegaram agora podem substituí-los da melhor forma. Temos um grupo capaz de anular essas ausências.

    Quais são as diferenças principais entre esta equipa e a anterior? Pode dizer-se que perdeu criatividade e ganhou consistência?

    Talvez. Quando há mudança de jogadores, as equipas passam a ter características diferentes. Saiu o Ricardo [Quaresma], o Zé [Bosingwa] e o Paulo [Assunção], jogadores que eram fundamentais, mas, repito, os reforços estão bem integrados e vão substituí-los bem. A equipa, aos poucos, vai melhorando.

    É um FC Porto que joga de forma diferente também…

    É verdade. As características dos jogadores que chegaram são diferentes das dos que estavam cá no ano passado. Apenas por isso. Mas, as ideias do treinador são as mesmas: ter uma equipa equilibrada, que saiba o que quer e entre sempre para ganhar.

    Olhando às tais características de que fala, esta equipa encaixa melhor no 4x3x3 ou no 4x4x2?

    Creio que tem mais soluções para ter mais do que um sistema, inclusive para o poder mudar no decorrer de um jogo. Essa é uma pergunta para o treinador e não para mim. Há mais soluções para o meio-campo e isso é bom, porque dá alternativas.

    Que análise faz aos reforços?

    Quando chegam jogadores de fora, o nosso dever é integrá-los e isso está cumprido. Parte deles são internacionais, que já demonstraram todo o seu valor, e oxalá façam o mesmo aqui.

    "Andava a rematar muito para a direita e quis mudar"

    Ficou aborrecido, admite que rematou mal e que errou na escolha do lado quando bateu o penálti na Supertaça Cândido de Oliveia. Lucho reviu "algumas vezes" o momento, mas não fez disso um drama, até porque teve a oportunidade de se redimir duas semanas depois, com o Benfica. "Fiquei muito triste não só por ter falhado, mas por ser numa final e me ter dado a sensação de que, se tivesse convertido, o desenrolar do jogo seria outro", referiu, garantindo que não pensou nesse erro quando partiu para a bola no Estádio da Luz. "Estava concentrado e já sabia para que lado ia rematar. É fantástico ter a oportunidade de vingar o falhanço num curto espaço de tempo". Contra o Sporting escolheu o lado esquerdo do guarda-redes e o direito contra o Benfica. Lucho explica: "Na Supertaça, pensei em atirar para esse lado porque andava a rematar muitas vezes para a direita e quis mudar. Infelizmente, fi-lo da pior forma e na pior altura. O penálti não foi bem batido, mas o guarda-redes do Sporting também teve mérito".

    "Se temos perdido com o Sporting é porque fazemos alguma coisa mal"

    O que se passa nos jogos como Sporting?

    Nada. São jogos diferentes dos outros por serem clássicos. Infelizmente, temos perdido os últimos confrontos, sobretudo as finais e isso dói ainda mais. Mas também já lhes ganhámos.

    Está a chegar nova deslocação a Alvalade…

    É muito bonito jogar no estádio deles. Mas falaremos do Sporting quando chegar a semana desse jogo. Nessa altura, trabalharemos duro e analisaremos o que fizemos mal, porque, se perdemos, é porque fizemos alguma coisa de mal.

    Há alguma questão psicológica a limitar a equipa?

    Não. Se analisarmos esses jogos que perdemos, tivemos sempre muitas situações de golo que não aproveitámos antes de sofrermos. Se tivéssemos marcado, tudo seria diferente. É mais fácil gerir as coisas quando elas estão a nosso favor e nunca tivemos essa hipótese com eles, porque saímos sempre a perder.

    E nos jogos a eliminar, qual é o problema?

    São partidas decisivas em que sabemos que não podemos cometer erros e que devem ser analisadas a frio. Vamos tentar não repetir isso esta temporada. Muitas vezes, sobretudo nos jogos da Champions, faltou-nos um pouco de sorte, mas não é tudo. Não existe qualquer trauma. Gostamos de actuar nesses jogos e queremos passar as próximas eliminatórias que nos surgirem.

    No clássico da Luz, há quem defenda que o FC Porto não foi ofensivo o suficiente para ganhar quando passou a jogar contra dez. Consegue explicar?

    Basicamente por duas razões: o Benfica fechou-se mais e nós não encontrámos as melhores soluções. A determinado momento o Benfica pensou o lógico: ao estar com menos um, quis fechar-se, conformando-se com o empate. Também houve alguns erros da nossa parte, mas é preciso lembrar que, do outro lado, há um adversário. E, por vezes, é mais difícil jogar contra dez do que contra onze. Antes da expulsão e deles terem empatado, dispusemos de algumas ocasiões para ampliar o marcador.

    Polémicas do clássico "deviam ficar no relvado"

    Já foi há duas semanas, mas ainda mexe. O apito final de Jorge Sousa não terminou o clássico da Luz, prolongado à custa das imagens televisivas que têm servido para reclamar castigos a jogadores. O Benfica queixou-se de uma alegada agressão de Rodríguez a Nuno Gomes, mas Lucho não faz esse enquadramento do lance e reclama da importância dada às imagens. "São coisas normais que se passam nos relvados e não deviam sair de lá. E não me parece correcto estar a falar de uma coisa que se passou há tanto tempo. Hoje em dia, com todas as imagens e câmaras, as coisas aparecem com dias de atraso e não tem sentido opinar. Qualquer dia não há jogadores para os jogos porque estão castigados por causa das imagens. O mesmo se passa quando se procuram penáltis", sublinhou.

    "Distinção que me orgulha"

    Foi eleito pelo barómetro de O JOGO como o melhor jogador do campeonato. Quer comentar?

    É um orgulho. Dá-me forças para continuar a trabalhar e fazer as coisas bem para o clube. Este tipo de distinções é importante, até porque nem todos os que votaram serão adeptos do FC Porto.

    Pode dizer que chegou um 8 e que agora é mais um 10?

    Pode ser. O meu funcionamento na equipa foi mudando. Quando cheguei tínhamos outro treinador e outro sistema de jogo. Agora, tenho a liberdade para jogar mais no meio.

    O bom rendimento na época passada pode ser associado ao facto de não ter ido à selecção?

    Não sei. No primeiro ano ia à selecção e as coisas também me saíram bem. É verdade que a recuperação é um tema delicado, as viagens são cansativas e muitas vezes regressamos na véspera dos jogos e é preciso decidir se jogamos ou não.

    Sim às tatuagens, mesmo no Real Madrid

    Do autógrafo de Maradona aos nomes dos filhos e mais umas quantas quase indecifráveis. Até o próprio já perdeu a conta - ou não quis revelar para não ferir susceptibilidades - às tatuagens que adornam o seu corpo. Sabe apenas que são "muitas" e que deve ter mais do que Raul Meireles, o outro amante da decoração corporal no plantel. "É um gosto que temos em comum e falamos muito sobre isso". Um assunto que está na ordem do dia depois de o Real Madrid ter anunciado que pretende controlar as tatuagens dos seus jogadores por considerar que podem ser perigosas para a saúde dos atletas. Lucho discorda, mas compreende a decisão dos merengues. "Não estou a ver o nosso médico a acompanhar-me a fazer uma tatuagem [risos]. Mas não me parece uma má decisão, assim como acredito que fazer tatuagens não interfere no rendimento dos jogadores". Provocação: então e se for contratado pelo Real Madrid, vai continua a fazê-las? "Disso ninguém duvide. É algo de que gosto".

    "Grupo é difícil mas temos muitas hipóteses de seguir em frente"

    Jesualdo Ferreira colocou o campeonato como a grande prioridade do FC Porto para esta temporada. Em que posição fica a Liga dos Campeões?

    Também é um dos nossos objectivos, mas, obviamente, o campeonato é o principal, até porque, para o ano, só há uma vaga directa na Champions. É importante assegurá-la. À margem disso, é evidente que essa é uma prova que todos sonhamos e o objectivo, para já, é superar o que fizemos na época passada, ultrapassando os oitavos-de-final.

    Que análise faz ao sorteio e ao grupo?

    Muito equilibrado e difícil. São três grandes equipas: já conhecemos o Arsenal; o Dínamo é forte em casa, onde vamos jogar com muito frio; e o Fenerbahçe cresceu muito nos últimos tempos e tem um grande treinador. Vai ser um grupo difícil, mas o FC Porto tem muitas hipóteses de seguir em frente.

    Até que ponto é decisivo entrar a vencer contra o Fenerbahçe?

    Depende. É importante, mas no ano passado começámos com um empate e terminámos em primeiro no grupo. Será importante para ganhar moral.

    Além dessa de ter um grande treinador, que outras ideias tem do Fenerbahçe?

    É uma equipa que tem ganho qualidade. Chegou aos quartos- de- final na última Champions e apresentou bom futebol. Nestes poucos dias que faltam, vamos tentar analisar a equipa ao pormenor.

    Depois, segue-se nova viagem ao terreno do Arsenal, onde o FC Porto perdeu há duas épocas…

    O Arsenal é sempre o Arsenal, mas parece-me que o de 2006/07 era mais forte; tinha jogadores que desequilibravam. Este também terá, mas está numa fase de transição com muitos jovens que não sei se terão muita experiência na Champions e podemos aproveitar isso.

    "Boa sorte a Aimar, mas que o FC Porto seja campeão"

    A cotação de Portugal já mudou no seu país?

    Sem dúvida. Somos vários e Portugal ganhou outra importância. Fico contente porque os primeiros que chegaram, onde me incluo, fizeram bem as coisas, abrindo as portas aos outros. Os clubes viraram-se mais para esse lado da América do Sul e é sempre bom ter compatriotas por perto.

    O tema da visibilidade do campeonato português, que Lisandro tanto se queixava, deixou de fazer sentido…

    É verdade. Quando há muitos jogadores num país, os argentinos dão outra atenção.

    Aimar no Benfica, Lucho no FC Porto. Dois dos três melhores 10 argentinos estão em Portugal?

    Não porque não me considero um 10. O Pablo [Aimar] é um excelente jogador, demonstrou-o no Valência, no Saragoça e na selecção. Atravessou um mau momento, com muitas lesões. Deus queira que as coisas lhe corram de feição agora, mas que o FC Porto seja o campeão.

    Sendo mais jogador agora do que quando chegou, não é um estranha a ausência da selecção?

    Pode ser. A Argentina tem muitos jogadores espalhados por grandes ligas e a jogar a um nível muito alto. Por isso, é difícil não só jogar como fazer parte das convocatórias da selecção. Tenho de continuar a trabalhar bem aqui porque haverá mais oportunidades para mim.

    Este ano, pela primeira vez, cumpriu a pré-temporada no FC Porto. Que benefícios lhe trouxe?

    Tive mais convívio com os meus companheiros e isso favorece o entrosamento. Fisicamente, sinto-me muito melhor. Terminei estas três partidas muito bem. Espero aguentar.

    Ele não gosta que lhe chamem "Comandante"

    É um apelido que lhe assenta que nem uma luva, mas a educação que recebeu na Argentina ensinou-o a ser humilde e a partilhar os louros com os companheiros. Afinal, o futebol é um desporto de equipa. Lucho não gosta que lhe chamem "El Comandante". "Dá-me a sensação que sou só eu em campo", justifica. "Somos onze e não sou só eu quem comanda a equipa. Não gosto desse protagonismo. Não posso ganhar os jogos sozinho", acrescenta. A qualidade que espalha nos relvados dá outra ideia e, goste ou não, é ele quem tem o papel de ditar as coordenadas à equipa e empurrá-la para o ataque. Lucho concorda. Com reservas. "Há outros jogadores que fazem o mesmo papel que eu e não são reconhecidos", insistiu.

    ResponderEliminar
  8. O POST q coloquei acima é uma entrevista de LUCHO GONZALEZ AO JORNAL O JOGO NA SUA EDIÇÃO DE HOJE.

    ResponderEliminar
  9. O Prof tem tido de mim muitas críticas, mas devo dizer, que não ponho em causa a competência dele, acho até que exceptuando Artur Jorge e Mourinho, não existe em Portugal melhor treinador que ele...Só lhe falta aquela centelha de genialidade que observei existir nos outros que mencionei! Já disse e repito, uma dupla com Jesualdo e AJorge seria excepcional! Jesualdo Ferreira é, na minha forma de analisar, uma pessoa séria, competente, profissional e responsável no que faz! Tenho dito.

    ResponderEliminar
  10. Desculpem, esqueci-me, "e muito boa sorte Professor!"...

    ResponderEliminar
  11. Todos os treinadores do Porto foram no seu momento contestados. Talvez a única diferença é que Jesualdo é de facto uma pessoa de grande nível e nunca tentou mascarar nenhum insucesso nem nenhum falho. Jesualdo poucas ou nenhumas polémicas levantou. É talvez o treinador do Porto desde 1980 que sofreu mais injustiças e pressões externas. É um treinador certo no lugar certo. Quantos não se deixariam levar pelo discurso fácil contra tudo e contra todos? Jesualdo provou na primeira época ser um grande treinador, na segunda o melhor de Portugal e na terceira merece ser finalmente aceite por todos os portistas como um homem com H e o treinador que necessitamos.

    Não significa que não veja os erros que comete, eu também discordei da entrada de João Paulo à esquerda na final da taça, e infelizmente o jogo deu-me razão.Aquele que nunca se enganou que atire a primeira pedra e de preferência acerte no estádio da Luz.

    Jesualdo muita sorte no primeiro jogo da Champions como Portista estou 100% do teu lado até que deixes de ser nosso treinador, mas sempre merecerás o meu respeito como profissional e homem de valor.

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    É só para chamar a atenção d'alguns portistas para o facto da equipa ter perdido esta época 3 jogadores chave,ter recebido vários reforços (embora com qualidade,mas...)e por conseguinte o conjunto ainda não estar bem afinado.Refiro-me aos automatismos,jogar duns para os outros d'olhos fechados.
    Tambem acho que temos de ter paciência, e,dar tempo ao Jesualdo para colocar a equipa "nos trinques".
    O Jesualdo pode não ser o melhor treinador do mundo,mas é com certeza dos melhores.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Viva !

    Penso já ter escrito, aquando da reprodução da entrevista de J. Ferreira, ao diário "Público", neste espaço, todo o bem que penso do actual treinador do Porto.

    Ganhar um campeonato com vinte pontos de avanço, foi cortar qualquer possibilidade de retórica aos nossos adversários em tempos difíceis.

    Analisando sob este ângulo : Jesualdo Ferreira não foi um professor. Foi um Mestre.

    Para mim, já faz parte do grande memorial da História do Porto.

    Paulo Pereira :

    Bem de acordo contigo. Gostei do adjectivo que empregaste "sobrenatural". Segundo "les cahiers du football", para mim, a única revista Francesa que fala de futebol, o guarda-redes Alemão defendeu uma bola ( a cabeçada de Tarik) que na vida real teria entrado.

    Tripeiro de Caracas :

    Prazer em te ler de novo ! Não acompanho muito o futebol Italiano. Sei que não tem estádios em condições. Sei que em 15 anos perderam 50 por cento de espectadores.

    Concordo com Saci Perere : Jesualdo Ferreira é um grande professional . Podemos estar de acordo ou não. Mas creio que há que respeitar o nosso Mestre !

    Gostei da observação de Dragão Atento. O problema dos automatismos e não só : Como, por exemplo, a paragem de 15 dias ( salvo erro ).

    Mas haverá tempo para discursar sobre o assunto na antevisão do jogo. Espero que haja !

    MeirelesPortuense :

    A ideia da dupla Jesualdo Ferreira/Artur Jorge parece-me uma utopia. Mas também é verdade que sem utopias nunca teriamos ganho em 1987 nem nunca teriamos ganho um campeonato com 20 pontos de avanço.

    Lucho :

    Genial ! O Lucho fala do Lucho ! Lol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  14. Excelente a entrevista do Lucho... um verdadeiro jogador à Porto apesar de nascido e "crescido" na Argentina...
    Quanto ao Jesualdo: que Deus o ajude, é do que nós precisamos... E claro... também... que o Helton não dê o frango habitual nos jogos decisivos!

    ResponderEliminar
  15. Sodani:

    Pois, não desfazendo, alinho pelo mesmo diapasão do que aqui muitos deles já se pronunciaram, ou seja, nesta altura, já não é hora de «ataques» ao treinador, porque é este que temos, e por isso, é o melhor de todos eles.

    Se no inicio fui um seu acérrimo defensor para a sua contratação, não nego que a determinada altura esmoreci um pouco a fiabilidade nas suas capacidades técnicas para dirigir um «fórmula 1» como é o plantel do FC Porto... mas hoje, volta a estar por cima no meu crédito.

    Já sabemos que não é nenhum guru dos treinadores... mas carago, bater sempre no ceguinho, não!!!

    Que culpa tem o Prof. Jesualdo Ferreira dos falhanços escandalosos dos avançados em alguns jogos a eliminar?
    E dos perús (que já começam a ser em demasia) de Helton nos jogos cruciais?

    Jesualdo Ferreira é o nosso actual treinador... e se é o nosso, é o melhor, portanto, para quê arranjar tricas e destricas só para esconder os erros individuais de alguns jogadores?

    4ª feira, é preciso muito e muito FC Porto... sempre com apoio total e inequivoco aos jogadores... mas tb ao treinador, que sendo este, é o melhor do mundo... e arredores!!

    Bamos mas é a eles carago!!!

    ResponderEliminar