08 maio, 2011

ENTREVISTA: Casa do FC Porto da Madeira (Funchal)

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Sendo um arquipélago com um clima sub-tropical e paisagens deslumbrantes, a Madeira é justamente conhecida como “o Jardim Flutuante” ou “a Pérola do Atlântico”. Localizada no Norte do Oceano Atlântico a cerca de 900 km de Portugal continental e a cerca de 600 km de Marrocos, a Madeira é o miradouro da Europa para o Oceano Atlântico. O arquipélago é formado, não só pelas ilhas habitadas, que são a Madeira (a maior) e o Porto Santo, mas também por dois pequenos grupos de ilhas desabitadas que são as Desertas e as Selvagens.

Além do luxuoso azul do céu e do mar e da imponência dos vales e das montanhas onde a flora é diversa e abundante, a Madeira tem uma variedade de raras atrações. A ilha é famosa pelo seu vinho da Madeira, pelas talentosas bordadeiras, pelo “bolo de mel”, pelas flores e frutos exóticos e pelo espectacular fogo de artifício no fim-de-ano, (que o Guinness Book of Records considera o maior). Se adicionarmos a isto tudo um clima balsâmico, é fácil de perceber porque é que a “Ilha Paradisíaca” se tornou um dos destinos de férias mais desejados do “velho mundo”.

E se é conhecida por múltiplas razões, é já também conhecida pela Casa do FC Porto da Madeira, no Funchal, pelo que reservei para todos vocês neste mês de Maio, mais uma entrevista em EXCLUSIVO para este espaço de tertúlia azul-e-branco.

Seguidos todos os procedimentos habituais e concretizada a entrevista tão pretendida, não posso deixar de agradecer toda a simpatia e amabilidade em todos os diálogos mantidos com o Sr. Duarte Vieira, aproveitando desde já para desejar os votos dos maiores sucessos para esta (mais uma) Casa do (nosso) FCPorto.

Vamos lá então a essa prometida entrevista...


    Casa do FC Porto da Madeira - Funchal
    Delegação nr. 68 do fcPORTO


    1- Queiram fazer uma breve apresentação dos Orgãos Sociais.

    A Casa do FCPorto da Madeira é composta por:

    - Assembleia Geral: presidida pela Dra. Marta Vieira de Freitas, Luís Miguel Gonçalves como Vice-Presidente, e Ruben Teixeira como Secretário.

    - Direcção: presidida por Duarte Vieira, Beto Mendes e Marcelo Faria como Vice-Presidentes, João Carlos Sousa como Secretário, e Miguel Freitas como tesoureiro.

    - Conselho Fiscal: Francisco Medeiros como Presidente.

    2- Como e quando surgiu o espaço azul e branco da Madeira?

    Surgiu de uma conversa de três jovens amigos que acharam por bem que esta Região merecia uma representação da Instituição FCPorto. Além destes jovens serem apaixonados por este Clube, o crescimento do Portismo a nível mundial não poderia deixar de estar presente na Região Autónoma da Madeira.

    Acrescento que esta ideia de criar a Delegação Madeira teve o seu ponto alto, quando o primeiro Delegado do FCPorto na Madeira, Sr. António Gil Silva, colaborou significativamente para a realização deste projecto. A este homem que tanto nós lembramos e designamos como o nr. 1 da Madeira, mesmo já não estando entre nós, mas será sempre a referência máxima desta Delegação.

    3- Como tem sido o desenvolvimento, durante o tempo de existência, e quantos associados têm?

    Tem sido um percurso difícil e árduo, mas acima de tudo aventureiro e interessante. É óbvio que com muitas dificuldades como em geral acontece com este tipo de Associações. Em nove anos de existência, já contamos com cerca de 500 Sócios e neste momento após uma reestruturação, contamos apenas com 180. Sabemos que os tempos eram outros, neste momento as famílias portuguesas e neste caso as madeirenses vivem algumas dificuldades. Isto não é para nós o mais importante, mas sim continuar a dignificar e representar a Instituição e servir os nossos Dragões Madeira. É para isto que existimos e será para isto que continuaremos.

    4- Quais as expectativas para este ano?

    Desportivamente tem sido um ano maravilhoso. O FCPorto está a fazer uma época excepcional e portanto os adeptos normalmente aparecem sempre em grande numero. Tem sido um ano positivo.

    5- Quais foram os pontos mais altos ou mais marcantes da casa?

    Refiro entre vários, 3 grandes momentos:

    Primeiro, a Inauguração da Casa a 22 de Outubro de 2005 pelo Sr. Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa. A inauguração deu-se nas antigas instalações, pois agora dispomos de um outro espaço.

    Em segundo, uma palestra por nós organizada em colaboração com uma escola Secundaria local intitulada o sucesso no futebol e nos estudos, de onde tivemos a presença de Vítor Baía como principal orador, entre muitos ligados ao ensino e ao desporto que falaram das suas experiências para cerca de 500 jovens.

    Em terceiro, a conquista de Campeão Nacional de pool por parte da nossa equipa. Os nossos atletas conquistaram o título em Gaia, e foi sem duvida um acto marcante para a Casa e para a modalidade Regional.

    6- Quais os apoios e iniciativas que a casa pode oferecer aos adeptos do nosso clube?

    Além de termos neste momento uma Casa bem apetrechada no que diz respeito a lazer, já que nós possuímos um amplo espaço com salão de jogos, mesas de pool, parque infantil, sala de reuniões e palestras e um serviço variado em refeições e snack bar, contamos também com apoio de algumas empresas locais em variados ramos que com o seu serviço oferecem descontos aos associados. Como é óbvio, a participação do Clube em relação às Delegações, tais como um acesso muito mais rápido e acessível aos jogos da equipa principal de futebol, tanto no Dragão com fora.

    7- Existem casas ou delegações de outros clubes na Madeira? Se sim, qual o tipo de relação que mantém?

    O FCPorto é o único Clube de momento representado na Região. Refiro-mo aos ditos 3 grandes do nosso futebol.

    8- Tem alguma história curiosa que queiram contar ou relatar, relacionada com a vossa região e a vossa casa?

    Não é bem relacionada propriamente com a Casa, já que nessa altura, em 1989, a Delegação 68 do FCPorto não existia, mas como costumo dizer, esta Casa tem uma historia longa. O nosso primeiro Delegado, foi sempre o símbolo do Clube na Região. Esta recente Casa sabe reconhecer aqueles mais antigos Dragões que sempre apoiaram este Clube e o que fizeram no passado. Nesse ano, realizou-se uma homenagem da Madeira ao Presidente do FCPorto e nesse evento, foi marcante pela atitude do Presidente do Governo, Dr. Alberto João Jardim que vestiu a camisola do FCPorto. Esses momentos não são esquecidos e serão sempre lembrados na Casa, até porque está exposta em fotografia.

    9- Digam-nos como é viver a uma distância tão grande, o que torna muito mais difícil assistir os jogos ao vivo?

    Não é fácil a deslocação assídua aos jogos do Porto, por nossa parte é certo, mas apenas digo que para um Portista, seja qual for a distância, nunca é ou será impeditivo ou impossível estar perto do Clube. E nós, acima de tudo, temos o nosso espaço e fazemos do mesmo o nosso Estádio, o nosso cantinho de emoções.

    10- Como o último jogo do campeonato vai ser na Madeira, gostaríamos de saber se estão a preparar algo para receber os nossos Campeões?

    Iremos realizar uma jornada festiva em três dias, como forma de celebração deste Campeonato e recepção aos Campeões. Realizaremos actividades Sócio culturais e educativas. E temos agendadas mais iniciativas directamente com o Clube, mas sabendo que o FCPorto está neste momento em fase de competição, teremos de aguardar por respostas. Mas uma promessa já poderei deixar, é que a Madeira se vestirá de azul e branco para receber os CAMPEÕES.

    11- Quais as vossas expectativas para a Liga Europa e Taça de Portugal?

    Ganhar! Já nos habituamos a isso. A palavra derrota não existe para nós.

    12- Já conheciam o blog "BiBÓ PoRtO, carago!!"? Se sim, qual a vossa opinião?

    Não, infelizmente não.

    13- Para finalizar, queiram deixar uma mensagem aos nossos leitores.

    Que se continue a viver como se tem vivido até então este PORTO, que se trabalhe em prol deste Clube, mesmo com dificuldades que avizinham sejam pessoais e profissionais, que se olhe para este Clube como o nosso alento diário, a nossa paixão constante e de uma forma que nos faça sorrir e viver dia a dia. E que principalmente se incuta este Portismo nos mais jovens, nas futuras gerações porque este PORTO será cada vez maior.

    A todos os Dragões um bem hajam e numa possível visita à Madeira, podem contar connosco para o que for necessário, porque a Madeira tem mais encanto vestida de azul e branco.



    CONTACTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS

    morada [sede social]: Estrada da Boa nova nº5 Funchal

    contactos telefónicos: 96 501 2922

    como se podem inscrever novos associados da casa do FC Porto e os seus custos: preenchimento da ficha de inscrição, uma foto, e cota de 35 € anual para adultos e 10€ para crianças.

    e-mail: dragoesmadeira@gmail.com

4 comentários:

  1. Mafaldinha: Belo post sobre uma das Casas do FC Porto com mais carisma.

    Do evento de 1989, referenciado por Duarte Vieira, tenho registos fotográficos e texto que serão apresentados na História do FC Porto - Dragões de Azul Forte, quando chegarmos ao ano respectivo.

    Sobre a Madeira gostaria de dizer o seguinte: para além de todas as maravilhosas características tão bem mencionadas por ti, a empatia que o povo madeirense consegue com os visitantes é algo de admirável. No Algarve já me senti estrangeiro e “ultrapassado” por pessoas não portuguesas. Na Madeira senti-me tão bem como… um estrangeiro. Ali não há discriminação. Nos hotéis, nos cafés, nos bares, nas lojas, em todo o lado as pessoas são duma simpatia e um profissionalismo exemplares. Estive lá há 21 anos. Gostava de voltar…

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Mais um excelente post sobre as Casas do FCP, neste particular na Madeira, uma região onde temos, acho eu, um elevado número de adeptos e por isso de grande importância.
    Aliás o FCP através do Presidente, tem óptimas relações com o Governo Regional.
    E assim se propaga o azul e branco...

    ResponderEliminar
  3. Grande Mafaldinha, a casa do Porto na Ilha e o Alberto João, agradecem, este belo post.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tb já estive na Madeira e só tenho elogios.

    Parabéns à Mafaldinha pela entrevista e divulgação a mais este espaço azul e branco. Que façam uma boa festa no px sábado, a equipa merece.

    ResponderEliminar