12 maio, 2011

Dublin, here we go…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

E nunca mais chega o dia 18 de Maio! Aí o nosso mágico FC Porto disputará novamente uma final europeia, depois de Basileia em 1984, Viena em 1987 e mais recentemente Sevilha e Gelsenkirchen, em 2003 e 2004, respectivamente. Isto retirando da conta as respectivas supertaças europeias e as taças intercontinentais. Só mesmo um gigante como o FC Porto, para nos proporcionar momentos assim. E depois da presença em Sevilha, no Sánchez Pizjuán, em Fevereiro último, esta será a minha segunda deslocação ao estrangeiro e a minha primeira final europeia ao vivo. Verdadeiramente apaixonado pelo FCP desde que me lembro de existir, não era nascido aquando do roubo frente à equipa de Platini e também quando vulgarizámos o todo-poderoso Bayern Munique, no estádio do Prater, com o calcanhar de Rabah Madjer! Lembro-me perfeitamente e ainda estremeço de emoção ao relembrar o 21 de Maio de 2003 (a primeira vez que chorei de alegria pelo FC Porto! A minha mãe não acreditava no que via…) e o 26 de Maio de 2004. Sofri e festejei… à distância. Infelizmente à distância, o que muito se deveu à idade que tinha na altura.

Os anos foram passando e o meu desejo para que o FC Porto voltasse a essas lides era enorme, e quando isso acontecesse, eu teria que marcar presença, como tenciono fazer sempre que o nosso clube joga. O destino marcou o jogo para a próxima quarta-feira e a minha presença está assegurada. Não contenho a minha satisfação, espero que o momento da partida chegue rapidamente! Acompanhar o FC Porto dá-me alegria, sinto que é um dever, mas também uma necessidade. É inexplicável, ou muito difícil de explicar. Ainda para mais sendo agora uma final europeia, vamos lá pintar Dublin de azul e branco, carago!!

À crónica de ontem do meu grande amigo Antas, não acrescento nada, e tal como opinei na caixa de comentários, apenas subscrevo o que por ele foi escrito. Tal e qual como ele, comunicaram-me ao final da tarde de segunda-feira que os bilhetes estariam à venda na terça-feira às 11 horas da manhã. Logo aqui, começam os erros e o desleixo pelos adeptos. Porquê apenas a pouco mais de 12 horas, se avisa da venda de bilhetes para uma final europeia? Desse modo não arriscaram a que, fieis adeptos do clube não se pudessem lá deslocar-se, por uma ou outra razão? Depois o horário de abertura da própria bilheteira, 11 horas a um dia de semana?! Ridículo!! Porque não às 9h, uma hora normal para um dia de semana, já para não dizer às 8h, depois de saberem perfeitamente que iam ter centenas de pessoas acampadas à volta do estádio? E depois a forma desmazelada como tratam aqueles indivíduos, que pensam no FC Porto 25 horas por dia e que correm milhares de km’s por temporada atrás da sua paixão, seja com quer for, seja onde for. Não podiam abrir uma salinha que fosse, para as pessoas pernoitarem de uma forma mais saudável? Não seria responsabilidade do clube a organização de uma lista com a ordem de chegada dos adeptos, para evitar eventuais confusões? Seria, mas essa lista foi elaborada por nós. Por último e talvez o mais grave, como é possível que 800 adeptos, no máximo, tenham levado 12000 bilhetes para casa? Óbvio que não levaram 12000 bilhetes, não levaram metade sequer. O que é triste é andar o ano inteiro, juntamente com os meus, para aqui e para ali, e quando chegam estas finais aparecerem caídas do céu pessoas que se dizem muito portistas, e que obviamente vão marcar presença, sem muito esforço e sem saberem bem como. Ou se calhar até sabem, através de agências, patrocinadores e afins, e lá vão eles passear a sua vaidade, tirando lugar a outros, que mereciam bem mais lá estar.

Cheguei ao estádio do Dragão às 22h30, e tinha 80 pessoas à minha frente. Foi uma noite muito bem passada junto de uma grande família portista. Não faltaram os comes e bebes, as cartas e a famosa bola de futebol. Já o calor incidia sobre nós quando a bilheteira abriu finalmente. Meia hora depois tinha o tão papelinho mágico na mão, e ainda fui dos que consegui dos mais baratos. Sinceramente assim sabe melhor. Entre 17 e 19 de Maio andarei por essa Europa fora. Madrid, Londres, Edimburgo e Bordéus, serão pontos de ida e de volta, entre o Porto e Dublin.

“Venceremos venceremos, venceremos outra vez, o Porto vai ganhar a taça, como em 2003”

Relativamente ao fim-de-semana ultra, nota positiva tanto no Sábado como no Domingo. Tenho de mencionar também a Sexta-feira, onde tivemos dois elementos do nosso grupo presentes em Guimarães a apoiar a nossa equipa de basquetebol, que passou à final dos play-off e defronta agora os apagados. Sábado, dia do hóquei em patins e do andebol. Sendo à mesma hora, teve que haver uma divisão, o que não impediu que houvesse apoio, tanto em Águas Santas como em Gulpilhares. Apesar da paixão pelo hóquei, estive presente em Águas Santas, onde nos sagrámos Tri-Campeões Nacionais da modalidade. Bancadas muito bem compostas num belo pavilhão, que vive intensamente o jogo, vários ultras portistas marcaram presença e deram um verdadeiro “show” na bancada. Já tive oportunidade de rever o jogo na TV e raros foram os momentos em que não nos fizemos ouvir. Apoio do princípio ao fim do encontro que foi retribuído com mais um título. No final o festejo com os jogadores, sempre de uma humildade extrema. Bela presença também em Gulpilhares, com SD e C95 presentes, todo o apoio é preciso nesta recta final da época.

Domingo, dia de comemoração no Dragão. Nem o empate frente ao Paços de Ferreira esmoreceu os festejos dos portistas, que encheram o Dragão e viram os nossos capitães erguerem a taça do campeonato nacional. 48 309 Dragões marcaram presença no último jogo no estádio do Dragão. Já estou com saudades. Pena chegarmos ao final do ano sem que em nenhum jogo tivéssemos batido a barreira dos 50000. Uma época como esta, merecia isso. Estádio praticamente cheio e coreografias à entrada das equipas. Na bancada nascente e debaixo da faixa habitual “A vencer desde 1893”, mostraram-se três panos gigantes, também já anteriormente estendidos. Um com o emblema do FC Porto, outro com a equipa e outro com a marca “12”. Na Superior Sul, as duas faixas gigantes “Campeão Nacional 2010/2011” e “Este é o nosso destino”. No meio, o pano gigante estendido no jogo com o Sporting. Super Dragões e Colectivo com sector lotado e com ambiente de festa. Os momentos da noite foram o “Porto Mágico” entoado durante o jogo, e no final a consagração individual dos heróis deste ano, sendo entoado o seu cântico, a cada atleta que entrava no relvado.

Destaque também para a presença no estádio dos “Yellow Boys”, que com maior ou menor número de ultras, estão sempre presentes.

PS - uma boa viagem e uma boa estadia para quem se vai deslocar à Madeira este fim-de-semana. Queremos a vitória obviamente e o registo imaculado de um campeonato sem derrotas.

Um abraço ultra.

6 comentários:

  1. Tripeiro, boa viagem até Dublin. Tu bem mereces esta Final, ao vivo. E bem mereces a VITÓRIA.

    Cá te espero, no regresso, com uma bandeira azul-e-branca erguida, bem ao alto, em sinal de júbilo.

    BIbÓ PORTO! Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Ponderei tb ir a Dublin mas acabei por decidir ficar. Vários factores explicados ontem, e hj tb pelo Norte, ENTRE OUTROS, levam-me a decidir ver pela TV.

    Vamos lá escrever mais uma página de glória do nosso clube. Vamos Porto!

    Boa viagem Tripeiro:)

    Este fim de semana (sexta e domingo) todos ao basquetebol!

    ResponderEliminar
  3. Crrega, Tripeiro e grita por mim e por ti.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Boa viagem e que tragas a tão desejada taça!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Muito boa viagem Tripeiro, dia 18 é cantar até que a voz nos doa!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Tripas aí vamos nós.

    Muita força na Madeira é o que se pede.

    Grande post e um grande abraço.

    PS: sou o Antas não percebo o que se passa com esta porcaria do Blogger.

    ResponderEliminar