10 maio, 2011

FC Porto é Tricampeão Nacional de Andebol 2010/11 !

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Naquele dramático segundo de Setembro último que nos afastou da “champions league” de andebol e entre duas lágrimas que me escaparam, senti nesse exacto momento, o carácter de toda a equipa, sinal de que o tri não nos escaparia.

Enfrentamos adversários duros, arbitragens escandalosas, declarações incendiárias e mesmo assim não nos conseguiram nunca derrubar. Os pupilos de Obradovic seguiram o seu rumo, ganharam a fase regular com justiça e na fase final voltaram a acelerar até ao tricampeonato conquistado este sábado na Maia ainda com duas jornadas por se disputarem.

Sinto-me um privilegiado por ter assistido ao vivo a 25 encontros desta nossa equipa de guerreiros durante esta época. Sábado lá estive uma vez mais, e tem sido assim desde que quebramos o jejum de 31 anos em 1999. Nesse ano estive lá no dia da consagração, e nos 6 títulos que se seguiram a esse (2002, 2003, 2004, 2009, 2010 e 2011) voltei a marcar presença em vários jogos incluindo sempre o decisivo.

São momentos que se guardam para a vida inteira. Dizem que as lágrimas não são doces mas nessas alturas quando elas deslizam no rosto e nós estamos ali revivendo momentos de toda a época, podem acreditar que sabem a mel. É um orgulho ser do FC Porto. Viva o andebol.

Depois dos títulos já garantidos no futebol e andebol queremos o pleno (conseguido em 1999 e em 2004) juntando agora os títulos de hóquei e basquetebol. Numa época em que também os juniores em futebol já triunfaram e onde podemos ganhar ainda muitos outros troféus com destaque para a liga Europa em futebol e em hóquei sem esquecer as taças de Portugal em andebol, hóquei e futebol, não andarei muito longe da verdade se disser que 2011 poderá ser, porventura, o ano mais glorioso de sempre do nosso adorado clube.



ANDEBOL

FC Porto vence em Águas Santas (33-29) e sagra-se tricampeão Nacional!
( 1º FC PORTO-51 pts e 8 jgs; 2º Benfica-45 pts e 8 jgs; 3º Madeira-44 pts e 8 jgs...)
  • Águas Santas 29-33 FC Porto
Quando ao intervalo o FC Porto já vencia por 11-19 em Águas Santas (lá estive, uma vez mais), o tri estava ali bem perto de se concretizar. Na 2ª metade, os dragões geriram com mestria a vantagem que nunca baixou dos 4 golos e por isso os últimos 3 minutos foram de festa dentro e fora das 4 linhas. O público em êxtase absoluto vitoriava os nossos valentes tricampeões que no final festejaram com os adeptos de sempre esta saborosa conquista.

7 anos depois, o FC Porto volta a ser tricampeão no andebol e nos últimos 13 campeonatos os Dragões ganharam 7, maioria absoluta, sobrando 6, sendo 3 para o ABC de Braga e 1 para Sporting, Benfica e Madeira SAD. No total de títulos, o Sporting soma 17 títulos contra 16 do FC Porto, 12 do ABC de Braga, 7 do Benfica, 5 do Belenenses e 1 de Salgueiros e Madeira SAD.

Neste jogo em Águas Santas, o FC Porto festejou o tri (ainda faltam 2 jornadas) com grandes exibições de Dario Andrade (8 golos) e Inácio Carmo (7) devendo ainda destacarem-se os 4 golos de Wilson, Grilo e Ricardo Moreira. Podes ver dois vídeos deste jogo, aqui e aqui.

Na próxima jornada, será dia de festa no dragão caixa com o FC Porto a receber o ABC de Braga (sábado, 15h05 na RTP2) em jogo onde marcarei presença.



BASQUETEBOL

FC Porto está na final para recuperar o título que nos escapa há 7 anos!
(1º FC PORTO- 43 pts e 22 jgs; 2º Benfica-39 pts e 22 jgs; 3º A.Coimbra-38 pts e 22 jgs...)
  • Vitória 68-85 FC Porto
Vitória clara em Guimarães (3-0), com os Dragões a fazerem dois períodos (2º e 3º) fantásticos que terminaram com esta meia final, com 10 minutos ainda por jogar (50-67). Julian Terrell com 21 pontos foi o MVP, seguido de Marçal com 15, Ogirri com 14, Stempin com 11 e José Costa com 10.

Na final, vamos encontrar o Benfica (que precisou de 4º jogo para afastar a Académica), adversário poderoso mas que desta feita terá que enfrentar a vantagem casa dos azuis e brancos. Lá estarei no dragão caixa sexta pelas 20h30 e domingo pelas 16h05 (Sporttv1 na sexta e sporttv2 no domingo).

Uma última nota para dar conta do episódio aqui referido com o Miguel Miranda. Pois bem, o Miguel mostrou-se à altura de um Homem que veste a nossa camisola e tudo já foi sanado. Que ele e toda a restante equipa nos proporcionem a alegria máxima que já foge há 7 anos. Sonho com isso.



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto passa em Gulpilhares e já só faltam 3 jornadas para a glória...
( 1º FC PORTO-73 pts e 27 jgs; 2º Benfica-70 pts e 26 jgs; 3º Oliveirense-63 pts e 27 jgs...)
  • Gulpilhares 1-5 FC Porto
Só faltam 3 finais para que o decacampeonato seja uma realidade, depois de mais uma vitória clara em Gulpilhares que começou a adivinhar-se logo aos 8 segundos com o 1º golo de Reinaldo Ventura. Pedro Moreira bisou neste encontro e ao intervalo já ganhávamos por 3-1. Na segunda parte, o golo de Pedro Gil acabou com as incertezas e o de Reinaldo (2º dele no jogo) fechou a contagem. Grande apoio dos nossos adeptos e mais uma bela transmissão do Porto Canal.

No próximo domingo há oitavos de final da taça de Portugal com o FC Porto a receber a Ac. Espinho pelas 19 horas. Depois há liga Europeia em Andorra com um Porto/Barcelona dia 19 (quartos de final) e o campeonato só volta dia 25 com um Porto/Física.

Uma última nota para dizer que os encarnados ganharam este domingo a taça Cers, 20 anos depois. Estas duas taças Cers foram as únicas conquistas Europeias do Benfica contra 7 do clube Português que mais ganhou na Europa, o FC Porto (incluindo duas taças dos campeões Europeus, troféu que os encarnados nunca ganharam). O FC Porto conquistou o seu último troféu na Europa em 1996 (taça Cers) e a última equipa Lusa a conseguir ganhar algo tinha sido o Paço de Arcos em 2000 (também a taça Cers). Reeditar 1986 e 1990 e ganhar a Liga Europeia (antiga taça dos campeões) é o desafio que se impõe agora aos Portistas.



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

DARIO ANDRADE (ANDEBOL)

Foi o melhor marcador do jogo do título em Águas Santas. Dario Andrade marcou 8 golos com 6/6 em contra ataque e 2/3 aos 6 metros. Exibição notável do nosso ponta esquerda que passou por fases menos exuberantes durante a época. Um grande Dario Andrade nesta fase final também ajudou à conquista deste tricampeonato. Parabéns. Dois anos de Dario Andrade no FC Porto e 2 títulos Nacionais!



Saudações Portistas,
Lucho.

14 comentários:

  1. Mais uma vez excelente lucho.
    Um só senão. Ainda fiquei com mais pena de não ter estado na Maia...

    ResponderEliminar
  2. FC Porto - SL Benfica e CF Belenenses - Madeira And. Sad nas meias-finais da Taça de Portugal de ANDEBOL

    As meias-finais da Taça de Portugal disputam-se no dia 28 de Maio, no Pavilhão Municipal de Tavira. A final é no domingo, dia 29.
    Tavira volta a receber a Final Four da Taça de Portugal Seniores Masculinos. O sorteio das meias-finais realizou-se na tarde desta segunda-feira na presença do Presidente da Federação, Henrique Torrinha, o representante da Associação de Andebol do Algarve, Mário Miguel, o Presidente do Clube Vela de Tavira, Eduardo Mendonça e, ainda, o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Tavira, José Manuel Guerreiro.

    Ainda antes do sorteio, que teve lugar na Biblioteca Municipal Álvaro Campos, em Tavira, foi apresentada a nova imagem da Taça de Portugal Seniores Masculinos. Em seguida, foram sorteados os jogos das meias-finais da Taça de Portugal Seniores Masculinos 2010/2011:

    - Meia-final 1, 15h05 - FC Porto : SL Benfica (RTP2)
    - Meia-final 2, 17h00 - CF Belenenses : AM Madeira Andebol Sad

    As duas meias-finais vão disputar-se no Pavilhão Municipal de Tavira, na tarde de sábado, 28 de Maio. Os vencedores das meias-finais vão à final, com início marcado para as 17h00 de domingo e transmissão em directo na RTP2.

    ResponderEliminar
  3. Dario Andrade
    (ANDEBOL)
    "Somos a melhor equipa"

    Por vezes não há palavras que descrevam emoções fortes, e Dario Andrade vive um desses momentos. No domingo, depois de ter saído a correr do aniversário da mãe Deolinda, participou na festa dos campeões no Estádio do Dragão e delirou. "Não esperávamos que fosse tão emocionante. Eram 40 mil pessoas a aplaudir... eu tentei desfrutar ao máximo. A dada altura mandaram-nos correr para a volta ser mais rápida, nós corremos dez metros, e eu disse ao Moreira [Ricardo]: 'Vamos andar porque, além de estarmos cansados, isto tem de ser vivido.'" No estádio, notou a presença de adeptos especiais, os que todas as jornadas gritam e cantam atrás do banco e aos quais Dario quis agradecer: "Já perguntei como têm tempo para irem a todos os jogos, e responderam-me simplesmente que é amor. Eles são importantes no conforto que nos dão." Com o título nacional garantido antes do fim do campeonato de andebol, tal como aconteceu no futebol, Dario, que ontem se cruzou com o basquetebolista Carlos Andrade, não resistiu às palavras de incentivo: "Já lhe disse: 'Agora é a vossa vez.' Se o FC Porto fizer o pleno, é fantástico." E enquanto vive um ano em que o clube pode ganhar tudo, recordou os episódios que mais o marcaram: "Falhar o acesso à Liga dos Campeões por um golo, por um segundo, foi frustrante. Depois, de Outubro a Novembro, passei um mau momento. Tudo o que fazia, nada saía bem. Queria encontrar uma explicação e não conseguia. Comecei a treinar mais ainda. Com a ajuda de dois amigos, Telmo Sousa e António Barreiros, fazia treino funcional com métodos que nos permitem ganhar força e resistência. Melhorei tanto que agora faço acompanhamento a alguns colegas. Mais na fase final, não me esqueço do jogo com o Benfica, que ganhámos por dez. Foi um jogo estrondoso. Por fim, o jogo de sábado confirmou que somos a melhor equipa."
    "10 km a correr na praia foi duro"
    Os elogios que Dario ouviu à sua equipa, vindos até de treinadores adversários, levaram-no a concordar que "o FC Porto joga a um ritmo alucinante", o que o fez revelar o segredo: "Tivemos uma pré-época dura. Os dez quilómetros na praia foram dos piores dias de treino da minha carreira [risos]. Lembro-me de estar a correr os míticos dez quilómetros e de dizer: 'Temos de ser campeões só por causa deste treino.' Quando o título ficou mais perto, esses dez quilómetros voltaram a ser recordados. Fizemos treinos no estádio; uma hora e meia a subir e descer as bancadas. Tudo isto fez parte da preparação para um estilo de jogo."
    "Há jogadores que se lesionam, mas o campeonato continua"
    Uma onda de lesões atacou o FC Porto a meio da época, mas parece não ter deixado marcas. "Inconscientemente, numa parte inicial o grupo sentiu-se um pouco abalado, talvez, e isso também fez com que as outras equipas acreditassem que o FC Porto estava mais debilitado, e o que é certo é que nessa altura perdemos a Taça da Liga, mas conseguimos dar a volta por cima. As grandes equipas também têm esse mérito", explicou, sublinhando: "Não me recordo de o treinador ter dito que não ganhámos um jogo porque não tínhamos o Tiago ou o Wilson. Ele nunca quis valorizar esse aspecto. Ele próprio dizia que há jogadores que se lesionam, mas que o campeonato continua."
    "Trabalho de Obradovic é eficaz"
    Se Ljubomir Obradovic deu uma nova imagem de marca ao FC Porto, segundo um andebol moderno, mais próximo do que se pratica na Europa, Dario Andrade reconhece-o e elogia: "Foi muito contestado no ISAVE pelos métodos de trabalho que utilizava. Apesar de ter saído nessa época, o ISAVE apurou-se para o play-off e foi às meias-finais da Taça. No FC Porto, não estávamos habituados à forma de ele trabalhar, mas com o tempo todos vimos que o trabalho dele era eficaz."
    no Ojogo

    ResponderEliminar
  4. Parabéns a toda a nossa secção de Andebol por mais este titulo conquistado. Os parabéns em especial ao Lucho porque este título também é dele.

    Falta agora o hóquei e o basket,eu acredito que vamos conseguir o pleno!

    Sexta lá estarei para o 1º jogo da final!

    ps:uma palavra para o incidente que deixou de o ser com o Miguel Miranda,ainda bem que tudo se resolveu e mais do que nunca estámos todos unidos para conquistar o titulo que nos foge desde 2004!

    Força Grande Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Lucho, sempre muito sentidas as tuas palavras...
    Daí que para mim tenha sido um "luxo" assistir ao jogo da consagração - o único que vi, eu pecador me confesso - na tua companhia...(e demias amigos que lá estavam,claro).
    Grande FCP, grande equipa de Andebol, não esqueço a empatia rara que presenciei entre jogadores e adeptos...
    Quanto às outras modalidades, eu acredito no sucesso. Força Porto.

    ResponderEliminar
  6. Fantástico treinador e uma equipa que representa muito bem o que é o F.C.Porto. Qualidade, profissionalismo, raça, alma, mística e o forte espírito do Dragão.
    Parabéns a todos e agora vamos à Taça, para a dobradinha.

    O mesmo poderei dizer do Hóquei, que, apesar do mau início, há muito que já entrou no bom caminho. Com a ajuda de muitos e ferrenhos adeptos, vai chegar ao Deca.

    Espero que o Basquetebol chegue a esse patamar e mostre na final dos play-off, estar à altura das responsabilidades.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Já cá canta o TRI em Andebol. O meu sonho está mais perto de se concretizar. Cumprido a 42,9 %! Cumprido no que respeita a Camp. Nacional Seniores, Camp. Nacional Juniores e Camp. Nacional Andebol.

    Falta concretizar: Liga Europa, Taça de Portugal, Campeonato de Basquetebol e Campeonato de Hóquei.

    Passo a passo, o Dragão avança. Será o ANO DO DRAGÃO!

    Parabéns a todos os portistas e, aqui por razões óbvias, saudações especiais ao Lucho.

    As tuas lágrimas (como eu te compreendo, amigo...) foram acompanhadas pelas minhas. Juro: o primeiro evento a que eu tiver a felicidade de assistir no Dragão Caixa, vai ser a teu lado. Valeu?

    Abraços.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns ao andebol por este feito notável! Aguardemos pelo basket... em quem deposito mta confiança diga-se!

    Saudações

    ResponderEliminar
  9. Título conquistado no Andebol. Grande equipa, grande espírito, uma autêntica família, em perfeita simbiose com os adeptos. Uma máquina. Sinceramente, esta equipa que temos dá-me um orgulho tremendo, e confesso, das três modalidades, não era a minha favorita, mas estou-lhe completamente rendido. Ver esta equipa ao vivo é um sonho.

    Temos a TP para conquistar. Tavira... pois... "as usual"... Só um F. C. Porto neste super-patamar a que chegou poderá trazer mais este troféu, os empecilhos serão muitos, como foi possível ver no jogo no pavilhão dos apagados...

    Hóquei... está quase... mais uma vitória, faltam três... concentração máxima é o que se pede... vamos conseguir.

    Basket, fizemos, e bem, a nossa parte na 1/2 Final. E eis que chegou o "round" decisivo, aquele que vai ditar a "qualificação" da nossa época. Vai ser duro, tensão constante, equilíbrio, angústia, sofrimento, mas acredito que chegou a nossa vez. Faltam 4 vitórias.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Se no hóquei e basquetebol demos mais um passo rumo ao objectivo título nacional, no andebol festejamos um título mais do que merecido!

    Ganhou a melhor equipa e aquela que mais trabalha para que isso aconteça. Tudo o que este grupo tem conseguido é justo, muito justo!

    Parabéns a todos os que contribuiram para este título! Tive pena de não ter estado até ao fim, mas ainda é impossível estar em 2 locais ao mesmo tempo. :)

    Meu amigo Lucho, se há alguém que merece a alegria proporcionado por este título de campeão nacional, essa pessoa és tu!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. Estive lá... este título é teu!

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. hoquei passa para domingo 19h

    ResponderEliminar
  13. Parabéns aos nossos meninos do andebol!

    Hoquei, só espero mais 3 vitórias, para chegarmos ao DECA...

    Basquete, espero muita luta concentração e também um pouco de sorte, este ano temos que que ser Campeões...


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  14. Coração azul12 maio, 2011

    Parabéns a todos os atletas e equipa técnica do andebol séniores.
    Foi um gosto ter partilhado esta alegria ao assistir ao jogo.
    Espero que nos outros escalões consigam ser campeões.

    ResponderEliminar