23 maio, 2011

Tribunal d'O JOGO - taça Portugal 2010/11, final

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal d'O JOGO: VSC Guimarães 2-6 FC Porto

Árbitro: : João Ferreira (Setúbal); Assistentes: Pais António e Luís Ramos; 4.º Árbitro: Elmano Santos.


Nem a televisão esclarece tantos casos... A primeira parte do jogo esteve não só recheada de golos, como também de jogadas de difícil análise e com decisões duvidosas da equipa de arbitragem. Os peritos de O JOGO estão longe de ser unânimes, mesmo com recurso às repetições televisivas.



Momento mais complicado

45' Fernando carrega Faouzi na área do FC Porto justificando-se a grande penalidade?

Jorge Coroado
-
Fernando entrou em contacto com Faouzi, que acabou por se encostar ao adversário o que potenciou o movimento e simulou a grande penalidade que o árbitro indevidamente assinalou, com exibição errada de cartão amarelo. Aliás, outros lances semelhantes ocorreram, como aos 72', com o árbitro a ter critério distinto. Aqui, aos 45', deixou-se conduzir pelo assistente Pais António, perito em avaliações estapafúrdias.

Pedro Henriques
+
Fernando empurra Faouzi pelas costas em pequeno toque mas suficiente para o desequilibrar. Correcta a decisão do árbitro, por indicação do assistente, em marcar a grande penalidade e advertir o jogador do Vitória de Guimarães.



Outros casos

19' Álvaro Pereira derruba Targino no lance que precede o empate do Guimarães (1-1)?
36' Rolando marca golo (2-3) fazendo jogo perigoso?
87' Mariano estava em fora-de-jogo no golo anulado?

Jorge Coroado
+
Álvaro Pereira foi precipitado no modo de abordar o lance, provocando a queda do adversário e justificando o livre directo.
-
Rolando fez pé em riste e firme cometendo jogo perigoso activo, não devidamente assinalado pelo árbitro. Outros lances semelhantes ocorreram devidamente punidos.
-
No momento em que o passe foi efectuado, Mariano estava no máximo em linha com o penúltimo defensor. O assistente, o inefável Pais António, voltou a fazer burrada.

Pedro Henriques
+
Álvaro Pereira rasteira de forma negligente junto à linha de baliza Targino. Infracção passível de livre directo mas sem motivo para sanção disciplinar.
+
Aparentemente há um levantar do pé, indiciador de eventual jogo perigoso, mas com acesso à repetição aceita-se a decisão do árbitro em considerar o lance legal.
+
Lance muito à queima. Em repetição vê-se que a cabeça de Mariano está para lá da linha do penúltimo adversário. Correcta, pois, a indicação do assistente.



Apreciação global

Jorge Coroado

Jogo interessante na primeira parte, com movimento e no global pacífico. O árbitro pôs a sua marca com a insegurança própria da sua carreira. Técnica e disciplinarmente não foi criterioso nem coerente. Podia fazer bem melhor.

Pedro Henriques

Boa arbitragem do João Ferreira, alicerçada em decisões técnicas correctas, num critério disciplinar largo e muito bem auxiliado pelos assistentes.



fonte: ojogo.pt

1 comentário:

  1. nunca me cansarei de denunciar esta pretensão de que estas análises serão técnicas!
    Serão tudo, menos isso. Basta atentar na dissemelhança, e mais, na tendência continuada, semana após semana, para reconhecer que este espaço não tem qualquer mérito, porque nega à evidência o objectivo que pretende:
    a análise técnica.
    É apenas um pretexto para tentar influenciar a opinião pública, iletrada, ignorante, e propensa à violência verbal.

    ResponderEliminar