31 maio, 2011

Vamos ao pleno contra tudo e contra todos!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A época fantástica do futebol do FC Porto provoca azia por todos os outros sectores. O clima tornou-se insuportável, tantas foram as humilhações dessa gente aos pés do rolo compressor gerido com mestria por André Villas Boas. Eles vingam-se onde podem.

No andebol, assisti sábado à mais vergonhosa arbitragem de toda a minha vida com 12 exclusões para o campeão FC Porto... no basquetebol, o treinador dos vermelhos insulta de forma gratuita os árbitros e estes vão ignorando e vão atribuindo técnicas ao Senhor Moncho Lopéz por muito menos, restando ainda o mau exemplo dado por alguns energúmenos de Barcelos que tentaram agredir os hoquistas do FC Porto em jogo onde estive presente.

Soube também que alguns adeptos do FC Porto que estiveram na Luz no domingo (no basquetebol) foram agredidos à pedrada e viram ainda os vidros de um carro que lhes pertencia serem todos partidos, mas evidentemente que isto a comunicação social não relata.

Contra tudo e contra todos vamos conseguir o pleno das modalidades. Quinta-feira e sábado lá estarei em duas enchentes no dragão caixa para ganharmos o título de basquetebol e hóquei em patins (a juntar ao futebol e andebol).

É esse o nosso destino, mesmo que isso doa a tanta gente.



ANDEBOL

FC Porto é tricampeão Nacional e esse facto incomoda muita gente...
( 1º FC PORTO-57 pts e 10 jgs; 2º Madeira-48 pts e 10 jgs; 3º Sporting-47 pts e 10 jgs...)
  • Benfica 30-29 FC Porto
Na meia-final da taça de Portugal realizada em Tavira, estou como Obradovic: "completamente sem palavras". Pensava que já tinha visto a pior arbitragem de sempre destes Madeirenses na Luz na 1ª ronda da fase final, mas estava enganado. Conseguiram dar 12 exclusões ao FC Porto e inclinar o pavilhão de tal forma que o Porto a ganhar 27-21 a 11 minutos do fim, acabou por perder no último minuto. Foram tantas injustiças numa só partida que qualquer erro de um jogador tem que ser silenciado. Este jogo foi ganho pela dupla que um dia virá ao dragão caixa e aí conversamos.

Ricardo Moreira com 10 golos, Inácio com 5 e Mota com 4 foram os melhores marcadores entre os Portistas. Na final, o clube do Regime (acabou em 4º no campeonato...) lá ganhou ao Madeira por 29-25. Acabou a época para o tricampeão Nacional FC Porto.

Em Setembro, tentaremos novamente o acesso à Liga dos Campeões.



BASQUETEBOL

FC Porto tem a final empatada (3-3) e agora o jogo decisivo é esta quinta!
(1º FC PORTO- 43 pts e 22 jgs; 2º Benfica-39 pts e 22 jgs; 3º A.Coimbra-38 pts e 22 jgs...)
  • FC Porto 91-79 Benfica
  • Benfica 85-79 FC Porto
No jogo de quinta-feira (RESUMO EM VIDEO AQUI), o FC Porto não entrou da melhor maneira, e por isso ao intervalo, o 38-38, deixava alguma apreensão ao público presente (2098 espectadores, maior enchente da época e eu obviamente incluído). Na 2ª parte, o público acordou e a equipa também e chegamos aos 18 pontos de diferença a determinada altura (82-64). Terrell com 24 pontos e 15 ressaltos foi o MVP do jogo, com Stempin com 27 pontos, Andrade com 16 e Ogirri com 14 a serem também fundamentais. Vitória justa dos dragões que partiram para Lisboa a 1 vitória do título.

No jogo de domingo, os dragões lideraram quase sempre e a menos de um minuto do fim ganhavam por 78-79 mas um triplo (com falta) feliz acabou por decidir o jogo a favor dos encarnados e assim levar a final à negra (3-3). Os árbitros foram insultados pelos técnicos e jogadores benfiquistas e nem reagiam, mas quando Moncho disse qualquer coisa, levou logo técnica, isto já sem querer abordar a questão do Stempin ter 4 faltas antes do intervalo. Neste jogo, Stempin com 23 pontos e Terrell com 20, seguidos de Ogirri com 10, foram os melhores entre os azuis e brancos.

O campeonato decide-se agora no dragão caixa pelas 20h30 desta quinta feira (sporttv1). Quem ganhar é campeão.



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto ultrapassa obstáculo Barcelos e resta agora a UD Oliveirense...
( 1º FC PORTO-79 pts e 29 jgs; 2º Benfica-79 pts e 29 jgs; 3º Oliveirense-69 pts e 29 jgs...)
  • FC Porto 7-3 Física
  • Barcelos 2-4 FC Porto
Na quarta-feira, o FC Porto ainda na ressaca da Liga Europeia, teve algumas dificuldades no início, mas depois foi sempre a abrir até aos 7-3. Reinaldo Ventura com 4 golos esteve imparável, com Pedro Gil a bisar e André Azevedo a marcar o golo restante. De lamentar a fraca assistência a esta partida, já que os nossos eneacampeões mereciam uma outra recepção depois de Andorra.

No sábado, com enchente em Barcelos (lá estive tal como na quarta com a Física), o FC Porto fez um jogo muito paciente e seguro, conseguindo uma importante vitória que o deixa à entrada da última ronda a uma simples vitória do deca.

Neste jogo, os golos foram de André Azevedo, Emanuel Garcia, Gonçalo Suissas e Reinaldo Ventura. Lamentável o comportamento de uma parte do público Minhoto (a parte que deve ter 2 clubes...), que obrigou a alguns minutos de paragem do jogo sem qualquer necessidade.

No sábado acaba o campeonato e o FC Porto tem que ganhar à Oliveirense no dragão caixa (18h no Porto Canal) para se sagrar decacampeão.



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

REINALDO VENTURA (HÓQUEI EM PATINS)

Marcou 4 golos ao Física e foi decisivo para que o jogo pendesse para o nosso lado, uma vez que os homens de Torres Vedras estavam a dar muita luta até ao intervalo (3-2). Reinaldo Ventura demonstrou grande eficácia nas bolas paradas e repetiu-a em Barcelos marcando o 4º golo Portista, numa vitória muito importante num pavilhão com muitos adeptos Portistas, mas também com muita gente cheia de azia, que queria dar uma alegria ao verdadeiro clube do coração. Este sábado há mais festival de Reinaldo e companhia...



Saudações Portistas,
Lucho.

22 comentários:

  1. Vamos lá dar colinho ao Basquetebol e ao Hóquei para mais um pleno e terminarmos em beleza uma época memorável.
    No Andebol, nem queria acreditar, depois de sair com o resultado em 5golos de diferença e ver depois que fomos eliminados.
    No Basquetebol não faço muitos comentários, apenas que vamos a eles e depois falamos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas Lucho !

    Que vergonha no andebol, ainda estou tão incrédulo que não sei o que dizer :-( Como a época já terminou, gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os tri-campeões pelas alegrias dadas ao longo da época.Espero para o ano continuar a poder apoiar a equipa ao vivo e fazer o pleno dos jogos em casa :-)

    Em relação ao basquetebol, por motivos profissionais estive fora na 5ª mas consegui ver a 2ª parte em streaming e tivemos momentos sublimes. Estava confiante que iríamos apagar os gayvotas no domingo mas vacilamos no último instante...E eu que parei mesmo em frente ao Dragão para ouvir na Antena1 os últimos instantes da partida...tinha uma fezada que iria festejar...fica para 5ª feira :-)

    Belos resultados no hóquei, e o sonho do Deca está tão perto...espero que o Tó seja profissional a 100% mas que os nossos atletas façam o seu trabalho pois assim de certeza que seremos campeões!

    Para terminar uma palavra de apreço para os adeptos que foram agredidos na orclândia...É uma VERGONHA que ninguém fale disso, mas infelizmente é mais um triste exemplo da falta de cultura desportiva que existe em Portugal.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Todos ao dragão caixa esta quinta e este sábado!

    Mais um esforço de todos e a época termina em beleza com um pleno das 4 modalidades principais.

    Ficará a faltar apenas a taça de hóquei e alguns campeonatos jovens.

    ResponderEliminar
  4. Portuense Verdadeiro:

    "Espero para o ano continuar a poder apoiar a equipa ao vivo e fazer o pleno dos jogos em casa"

    Estou a ver que tenho concorrente;) Tens que te apresentar à malta...

    ResponderEliminar
  5. So andebol foi demais... Desta dupla sou apologista do tratamento dado ao Bruno Paixão...Porrada neles, não há outra forma... O Tiago Rocha nunca deveria ter sido expulso, quando muito 2 minutos...
    Fomos claramente prejudicados...Controlamos sempre o jogo, mas fomos impedidos de ganhar...Parabens à equipa porque esteve á altura...

    Felizmente uma mudança no hoquei...Para o ano com outra garra e energia podemos ser campeoes europeus...

    ResponderEliminar
  6. Embora lá ao empurãozinho final aos nossos campeões.
    Quer na quinta quer no sábado o esforço vai ser muito grande para estar presente e nem devo ver o inicio de ambos os jogos mas vai ter de ser.
    Vou responder á convocatória :)

    ResponderEliminar
  7. Um Andebol que podia bem ter feito a dobradinha mas os árbitros e alguma desconcentração impediram isso, um Basket que tem tudo para ganhar o que já devia ter ganho e um Hóquei coeso e forte em Barcelos rumo ao Deca...
    Eu acredito no pleno e em comemorá-lo no jantar de Sábado, a juntar às outras gloriosas conquistas...

    ResponderEliminar
  8. @Lucho

    por acaso gostava de fazer o pleno em casa no andebol e no basket (este ano fui praí a 70-80% dos jogos destas modalidades) mas não será fácil...O que é certo é que foi o acompanhamento das modalidades (especialmente andebol e basket) que me levou a meter-me como sócio :-)

    Tenho-me sentado mts vezes no S4 mas sou mais reservado :-) És o adepto que costuma levar a camisola do Lucho ? Se sim, até acho que estive por perto no jogo da festa frente ao ABC e da próxima fica a apresentação feita !!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Foi um desconsolo aquele final no Andebol. Muito justificado por uma arbitragem escandalosa.

    Mas o que me deitou mesmo abaixo, foram os últimos 45 segundos do jogo de basquete... Como é possível! O FCP esteve sempre à frente. Mas é para ganhar, na negra.

    Só falta um para o DECA. os guerreiros do hóquei não vão deixar fugir a oportunidade. Vai haver festa no Dragãozinho.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. " És o adepto que costuma levar a camisola do Lucho ? Se sim, até acho que estive por perto no jogo da festa frente ao ABC e da próxima fica a apresentação feita"

    sim, exactamente;)

    ResponderEliminar
  11. Vamos lá fechar a época em beleza!

    Temos tudo para ganhar estes 2 jogos e fecharmos o ano como campeão total! Melhor equipa, melhor treinador, melhor público, só não temos (nem queremos!) a arbitragem do nosso lado. Essa fica para o lado lampião!

    Nunca mais é 5ª! Nunca mais é sábado! VAMOS PORTO!

    ResponderEliminar
  12. ÁRbitros para o basket:

    Luis Lopes, Fernando Rocha e Pedro Coelho.

    ResponderEliminar
  13. @ Lucho,

    estes arbitros significam o k???É que no final da transmissao orelhasTv, Henrique Vieira pos logo o onus da negra no facto de para esse jogo haver arbitros com competencia e coragem!!!Se tiverem a mesma coragem que tiveram os do 6º jogo?!!?

    ResponderEliminar
  14. Meu amigo, vamos sim, ser campeões na quinta (basket) e no sábado (hóquei), lá estarei para apoiar o mágico FC PORTO!!

    TODOS ao CAIXA!!!

    ResponderEliminar
  15. Temos e vamos ganhar no Basquet e no Hoquei, assim espero!;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  16. aNJINHOS no aNDEBOL... ainda que a meias com uma dupla que merecia era levar uma murraça nas trombas por mais uma inclinação às claras e à descarada.

    prontos, ok, foi como uma esmolazita aos os pobres d'alegrias ;)

    mORCÕES no basquetebol... não há um jogo renhido que lhes ganhemos?! há-de sempre acontecer alguma coisa no último minuto?! filme já visto e revisto ene vezes.

    bem, moral da história... 5ª feira, é recebê-los, olhá-lhos olhos nos olhos... e faze-los vergar perante a nossa superioridade.

    nós? temos que ser do 1º ao último minuto, o 6º, o 7º, o 8º jogador da equipa... fazer-lhes um autêntico inferno non-stop. Bamos a eles!!!

    por fim, no hÒQUEI, soma e segue, estamos em cima da linha de meta... agora, é só dar mais um passo e já tá... DECACAMPEÕES!!!

    ResponderEliminar
  17. @ Lucho,

    estes arbitros significam o k???


    Bruno:

    Significam que dois são os mesmos q estiveram no 6º jogo...por isso...

    ResponderEliminar
  18. Hoje o que se passou na loja do associado foi uma vergonha...Mais não digo, mas peço-te Lucho (ou algum teu conhecido) que se conhecers alguém na direcção para transmitires a tristeza de um portista de corpo e alma...E digo isto mesmo tendo acabado por conseguir bilhete.

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Caro portuense verdadeiro: Também estive na Loja do Associado e apesar de ter conseguido os bilhetes para o meu pai e para o meu irmão vim exactamente com o mesmo sentimento! Segundo as pessoas que lá estavão os bilhetes esgotaram com 13 pessoas o que provocou obviamente a indignação daqueles que estavam na fila. Subitamente apareceram mais 250 bilhetes que se destinavam ao 5lb e eu pergunto afinal o 5lb também tem direito a bilhetes?? Se o pavilhão tem 2000 lugares para ai 500 lugares anuais (se calhar nem tanto) sobram 1500 bilhetes são postos à venda pouco mais de 250 então onde andam os outros 1250???

    Mais uma situação que em nada dignifica o grande F.C.Porto!

    ResponderEliminar
  20. Penalizados nos lances livres"
    M.P.

    E ao sétimo jogo vai tudo ficar resolvido! FC Porto e Benfica desfazem, amanhã, no Dragão Caixa, o empate que se regista no play-off e, se o factor casa voltar a imperar, os portistas serão os novos campeões. Júlio Matos, responsável-mor do basquetebol azul e branco não tem dúvidas: "Com o apoio dos nossos adeptos vamos, de certeza absoluta, ser campeões!"

    O dirigente não esquece, contudo, que a decisão do título até podia ter ficado resolvida mais cedo. Reportando-se ao jogo do passado domingo, no Pavilhão da Luz, justifica: "Penso que a nossa equipa foi de alguma forma penalizada e, quando no final do jogo verificámos a estatística, vimos que o Benfica foi 43 vezes à linha de lance livre e o FC Porto apenas 25. Uma diferença que nos levou a ficar atentos e a analisar convenientemente a situação." E essa atenção levou-o à seguinte conclusão: "Estamos preocupados e esperamos que tal não volte a acontecer, pois com 18 lances livres de diferença, e tendo nós perdido por seis (85-79), temos o direito de questionar certas coisas."

    Com mais de 30 anos de ligação à modalidade e, também por isso, mostrando-se conhecedor da qualidade dos árbitros destacados para este play-off - "São os melhores e os mais experientes", esclarece -, Júlio Matos prefere acreditar que nesse último jogo "não existiu a intenção de prejudicar", mas isso não o impede de acrescentar que "na realidade o FC Porto foi penalizado".

    A propósito do tema "lances livres" faz questão de recordar: "Já na Supertaça, o Benfica foi 21 vezes à linha de lance livre e nós apenas três". "Algo incompreensível, mas que aconteceu e, como estamos atentos, não podemos deixar passar em claro e as pessoas da arbitragem sabem que estamos atentos e analíticos", reforça.

    Com critérios iguais teremos vantagens"

    Estando o basquetebol, mais do que muitas outras modalidades, indelevelmente associado aos dados estatísticos, Júlio Matos lembra que no somatório dos pontos dos embates com o Benfica, o FC Porto detém uma vantagem de mais de 50 pontos. "Estamos a comandar por 512-458 e nos jogos em que nos ganharam, nunca o fizeram por mais de 10 pontos, enquanto os triunfos do FC Porto ultrapassam a média de 20 pontos." Para que o objectivo traçado para esta época seja atingido, volta a insistir na actuação da arbitragem: "Usando critérios iguais, nós temos vantagens em todas as áreas."

    ResponderEliminar
  21. Caro Pedro
    Eu cheguei à fila às 8:30, fiquei incrédulo qd disseram que o pavilhão tava esgotado às 9h15 e tinham saído meia-dúzia de pessoas da loja com bilhete...Fiquei lá mais um bocado e qd já estava pra vir embora dizem que afinal havia mais bilhetes...Escusado será dizer que a fila ordeira que havia de manhã já se tinha esfumado e foi um salve-se quem puder...Muito, mas mesmo muito triste...Uma situação 3ºmundista num clube de topo como o nosso...Tenho pena por algumas caras conhecidas que vi na fila terem ficado de fora deste importante jogo e que amanhã o Caixa esteja preenchido por muita gente que nem sabe o nome dos jogadores...

    ResponderEliminar
  22. Caro Portuense Verdadeiro: Eu devo ter sido um sortudo porque cheguei à fila lá para as 10h05 e tirei bilhetes por volta das 10h35 mas já devo ter sido dos últimos porque eles já eram para a fila 1.

    O F.C.Porto nestas situações não sabe distinguir aqueles que apoiam as equipas durante uma época inteira e os Portistas de Festa!

    Ainda hoje li uma noticia no JN que dizia que o F.C.Porto evoluiu em termos de marketing e comunicação e eu depois olho para estas situações e fico no minimo espantado!

    Enfim esperemos que aqueles que apoiam o F.C.Porto durante todo o ano arranjem maneira de assistir ao jogo e que aqueles que só vão nestas alturas fiquem a gostar e apareçam mais vezes!

    ps:Espera-se infelizmente uma situação idêntica para o jogo de hóquei no Sábado.

    ResponderEliminar