17 novembro, 2014

A GÉNESE DO FC PORTO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Mesmo que alguém pretenda branquear ou alterar de acordo com a sua conveniência a realidade do presente campeonato, as imagens e os vídeos difundidos pelas redes sociais e televisões, fruto do fenómeno da massificação dos media que durante muitos anos não existiu (nomeadamente no tempo da "velha senhora", em que os roubos eram mais facilmente branqueados!), não deixam grandes hipóteses ao branqueamento que alguns pretendem fazer em relação à vergonha que tem sido a atuação dos "homens de preto".

Quando se chega ao ponto em que Rui Santos, um histórico anti-Portista que fez e faz carreira em meios de comunicação claramente hostis ao FC Porto (lembram-se em canal dava os donos da bola?), admite ele próprio que o FC Porto pela sua “liga da verdade” deveria estar na liderança com 5 (CINCO!) pontos de vantagem sobre o 2º classificado penso que está tudo dito em relação à influência que as arbitragens têm tido neste campeonato.

Perante todo este cenário REAL e INDESMENTÍVEL para alguém normal e minimamente honesto, urge fazer mais algumas reflexões sobre a posição que o FC Porto deve tomar e que os adeptos devem ter perante tudo isto.

Os adeptos devem, na medida das suas possibilidades, denunciar os vários erros de arbitragem que têm sucedido jornada após jornada sempre no mesmo sentido. Utilizando os meios que têm à sua disposição, sejam as redes sociais ou blogues, os adeptos devem continuar a denunciar alto e bom som o que se vai passando em campo, sem medo de nada nem ninguém.

Os profissionais do FC Porto só têm uma saída para responder a todas as adversidades que vos falei nos parágrafos anteriores: responder a tudo isto EM CAMPO, é assim desde sempre, é a única forma do FC Porto no fim sair vencedor e honrar a história gloriosa do clube. A grande verdade é que as adversidades que este ano se nos têm deparado, conjuntamente com o facto do treinador e jogadores novos ainda estarem à procura do maior entrosamento entre si, bem como o normal desconhecimento inicial de algumas “manhas” do futebol português, não constituem nada de novo em relação à história do nosso grande FC Porto.

Se há coisa que gosto de fazer, e todos os Portistas o deveriam fazer, é ler sobre a história do clube, aquela que vai além da nossa idade para percebermos a génese e identidade do clube, a forma como o clube lutou durante anos com imensas dificuldades contra os poderes instalados, as muitas adversidades que enfrentou e que soube sempre, com maior ou menor dificuldade, ultrapassar. Isto é a génese do FC Porto! Foi a génese do FC Porto que o levou ao topo do Europa e do Mundo, com conquistas grandiosas como Taças dos Campeões, Taças Intercontinentais, Taças UEFAS, Supertaças Europeias e um domínio interno esmagador que em alguns anos até foi regado a água e luzes apagadas.

A génese do FC Porto é ter um nível de excelência interno que lhe permite lutar contra tudo e contra todos. Não tenho a menor dúvida que o FC Porto atual (sim, o FC Porto de Lopetegui!) ao seu melhor nível é capaz de vencer todas as adversidades que se lhe vão continuar a deparar.

Um clube que durante décadas viveu num futebol português inserido num regime ditatorial em que o Presidente da Federação só podia ser de um de três clubes, todos da Aérea Metropolitana de Lisboa;

Um clube que mesmo contra Calabotes venceu campeonatos;

Um clube que durante anos lutou contra os muitos “roubos de igreja” a que se referia Pedroto;

Um clube que foi roubado indecentemente numa final da Taça das Taças em 1984 frente à Juventus do corrupto platini, mas que soube com perseverança e de forma brilhante ser campeão Europeu 3 anos depois batendo o todo-Poderoso Bayern Munique numa final em que toda a gente apontava o esmagador domínio dos alemães;

Um clube que conseguiu acabar completamente com o domínio vermelho que assolava o futebol português desde os anos 60, humilhando várias vezes no seu próprio estádio a equipa das galinhas, vencendo pentas e tetras, arrecadando taças de Portugal contra “pedregulhos de lagartos” (grande João Pinto!) e supertaças algumas até disputadas em Paris;

Um clube que teve de lutar contra um país maioritariamente anti-Portista e conseguiu, fruto do mérito e capacidade de um grande Homem chamado PINTO DA COSTA, transformar-se num dos grandes clubes europeus, habitual presença no pote 1 e fase a eliminar da Champions League;

Um clube que ao longo da sua história conseguiu lutar contra tudo isto, é obviamente capaz de lutar contra os “motas”, “paixões” e “duartes” da atualidade!;

Tem é de ser um FC Porto muito forte, unido e competente, minimizando os erros próprios. No fundo, ser o FC Porto que todos nós conhecemos!

NOTA FINAL: Contextualizando o meu post no atual cenário, parece-me claro que até ao final do ano a equipa tem de estar em rotação máxima, sem descansos ou pés tirados do acelerador. É fundamental selar o 1º lugar no grupo da Champions e não voltar a ter diarreias mentais no campeonato para não alargar a desvantagem para o 1º, que à conta da "paixão" de "jesus" ou de "mota com qualquer duarte" lá irá continuando a ganhar os seus jogos com maior ou menos dificuldade. Os próximos jogos são fundamentais para se perceber de que matéria é feito este FC Porto. E acredito que é feito da mesma matéria que nos levou a tantas e tantas vitórias ao longo das últimas décadas. Pela minha parte fico a torcer pelo vosso sucesso, que também será o meu.

5 comentários:

  1. essa 'liga real' vale zero. é uma treta não tragam isso para a discussão, não se comportem como mouros

    ResponderEliminar
  2. Do ADN do FCP não faz parte classificações de carocletas ou do raios que o partam, no ADN do FCP está ser melhor mesmo contra tudo e contra todos esses filhos de uma grande puta. As classifições utópicas é a para os lá de baixo que já andam nisso há muitos anos, sejam PORTO e deixem-se de merdas à lampião...

    ResponderEliminar
  3. Um post que toca na verdade e aponta ao futuro. Verdade que somos roubadíssimos desde o início deste campeonato.

    Depois, o futuro: mesmo assim temos que lutar pelo título! E vamos alcança-lo!

    Em frente, PORTO !!

    ResponderEliminar
  4. “A génese do FC Porto é ter um nível de excelência interno que lhe permite lutar contra tudo e contra todos. Não tenho a menor dúvida que o FC Porto atual (sim, o FC Porto de Lopetegui!) ao seu melhor nível é capaz de vencer todas as adversidades que se lhe vão continuar a deparar.”

    Penso que ao escrever isto fica bem claro que os comentários dos 2 anónimos não fazem lá muito sentido.

    Em momento algum desresponsabilizei a equipa e o treinador pelos resultados menos bons que tivemos este ano, estratégia seguida pelos lampiões. Mesmo em Guimarães quando toda a gente apontava o árbitro como principal culpado, eu próprio apontei a insuficiente exibição na 1ª parte e alguns momentos de adormecimento como fatores também eles decisivos para o desfecho que acabou por acontecer.

    Para além disso, ainda não vi nenhum comunicado, nem nenhuma entrevista de alguém da estrutura a apontar os árbitros como principais culpados de estarmos a 3 pontos da liderança. Algo que aconteceria certamente no caso de ser um dos dois clubes da 2ª circular o prejudicado pelas arbitragens.

    Agora, branquear aquilo que tem acontecido em termos de arbitragem quer nos jogos do FC Porto, quer nos jogos do slb, para isto não contem comigo. Denunciarei sempre alto e bom som aquilo que a generalidade da comunicação social pretende branquear quando o prejudicado é o FC Porto. Não recebo nada por isso, nem tenho intenções de promoção pessoal como a maioria dos comentadores da tv afetos ao FC Porto. Talvez por isso a minha defesa seja genuína e completamente despreocupada em relação ao clube, nunca deixando de olhar para dentro e apontar as culpas próprias.

    Mas compreendo perfeitamente que incomode algumas “mentes puras” a verdade que se tem passado em relação às arbitragens. O tempo dos “caladinhos e bons rapazes” já passou há muitos anos. Da minha parte nunca deixarei de denunciar a pouca-vergonha quando ela acontcer. Mas também nunca irei branquear erros próprios com arbitragens. O que são duas coisas perfeitamente conciliáveis: falar de arbitragens e apontar erros próprios!

    ResponderEliminar


  5. @ RCBC

    tens todo o meu apoio nessa demanda.

    de facto, há mesmo quem não entenda que denunciar erros de arbitragens grosseiros (inclusive em jogos em que vencemos) não é ter um comportamento calimero, antes fazer com que os mesmos não caiam no esquecimento.
    e que essa denúncia não apaga os tais erros próprios e que todos nós também reconhecemos...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar