27 novembro, 2014

BANCO, ESTADO E NOVO. ESTADO NOVO BANCO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Ora bem... posso estar a dizer um tremendo disparate... mas, sinceramente, não acho... no entanto... ajudem-me!
  • O Novo Banco detém 1.832.530 ações da SAD do clube de carnide, que corresponde a 7,97% dos direitos de voto do capital social da sociedade.
  • O Fundo de Resolução da Banca é o accionista único do Novo Banco (LINK):

  • "Fundo de Resolução da banca, que é o accionista único do Novo Banco, herdeiro dos activos saudáveis do BES, já pagou perto de 30 milhões de euros em juros, segundo o seu presidente, José Berberan Ramalho.
    1,3 milhões de euros saíram dos cofres do fundo de resolução ainda em Agosto. Um dia depois da resolução, a 4 de Agosto, o Tesouro estatal emprestou, além dos 3,9 mil milhões injectados, mais 635 milhões como adiantamento, até que a banca pudesse emprestar a sua parcela de 700 milhões de euros. A 28 de Agosto, o sistema financeiro fez esse empréstimo. E no dia seguinte foi devolvido o dinheiro ao Estado.
    "Deu lugar ao pagamento de juros ao Estado no valor de cerca de 1,3 milhões de euros", contou aos deputados Berberan Ramalho, na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES.
    Assim, a 29 de Agosto, o Novo Banco estava financiado com 4,9 mil milhões de euros – 3,9 mil milhões vindos do Estado (da troika), 700 milhões de um empréstimo da banca e 300 milhões através de recursos próprios do fundo (alcançados através das contribuições iniciadas em 2012). Os empréstimos do Estado e da banca têm uma maturidade de três meses, sendo reembolsados até a um máximo de dois anos - altura em que o Novo Banco tem de ser vendido."
Então, deixem ver se eu percebi. A Troika obrigou à criação de um fundo de supervisão da banca, na qual, o Estado afetou uma verba para resolução de possíveis colapsos da Banca. Houve um colapso da Banca, o BES, o Fundo veio a terreiro, o fundo, que é constituído maioritariamente por dinheiro de todos nós, e é o único acionista do Novo Banco que, por sua vez, é accionista do clube de Carnide.

Como se diz na minha terra: "Mas que merda é esta?"
Então, o Estado, agora é indiretamente acionista de um clube de Futebol?
Quem é que vai lá votar?

Digam-me que estou enganado, que isto do Novo Banco, não é a versão moderna do Estado Novo...

Apelo à bluegosfera, que sei que tem entendidos nestas coisas, que "abra os olhos à malta", ou então, que me expliquem como e porquê estou enganado. E espero estar. Totalmente!

PS - Quem lá for votar, que mantenha a confiança no Orelhas por favor... é só conquistas europeias!

3 comentários:

  1. Já que ninguém do FCP faz nada está na altura dos adeptos porem na ordem a comunicação social e depois desmascarar estas poucas vergonhas.
    O andor continua em Portugal, na Europa em que não há árbitros a ajudar ANDOR DAQUI PARA FORA, só não vê quem não quer

    ResponderEliminar
  2. o que nao deveria ter consequencias minimas e esta pouca-vergonha aqui

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=515403

    enfim...
    por muito menos sonegaram-nos seis pontos.

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo post.
    Claro, que é muito "colinho", então a confirmar-se a história dos 50M€ de empréstimo que Salgado concedeu ao bifica antes do colapso do BES, é um caso de polícia.

    ResponderEliminar