20 novembro, 2014

CADEIRAS DE SONHO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Acho que é opinião praticamente generalizada de que o trabalho realizado pelo Porto Canal fica muito aquém do expectável, naquilo que há defesa do nosso clube diz respeito. Bernardino Barros rompe com o “politicamente correto” e vai dizendo e relembrando muitas verdades, mas quer em termos de tempo de antena, quer em termos de agressividade no discurso, este é ainda um veículo de informação e defesa do clube que deixa muito a desejar.

Mas se há conteúdos que gosto de ver associados ao nosso clube, são as reportagens que nos vão dando a conhecer mais detalhadamente gente que, um pouco por todo o lado, vai cultivando o que é ser Porto. Gente, mais ou menos anónima, que de forma, mais ou menos próxima, vai tentando não deixar morrer aquilo que durante muitos anos tínhamos a honra de chamar de mística.

Em particular este ano, têm sido focadas algumas pessoas que estando de forma mais ou menos direta envolvidas na estrutura do clube, são indefetíveis portistas de largos anos. Gente que serve a causa que todos amamos, gente que junta a paixão ao clube ao seu posto de trabalho.
Quer queiramos quer não, é óbvio que alguma independência e desprendimento que quem está de fora pode ter a emitir opiniões sobre as realidades associadas ao clube, não pode ser encarnada da mesma forma por essas pessoas. No entanto, tal não significa que estejamos perante “vendidos” ou “mamões” como muitas vezes ouço ou leio. Eu não penso dessa forma! Penso isso sim que estamos perante gente que, pelo menos, publicamente, tem o dever de se conter nas opiniões, de se reservar ao silêncio em relação a muitas matérias e fazer o seu papel de defesa da sua entidade patronal, que para nós não passa do nosso clube, logo, algo apenas baseado na irracionalidade da paixão.

Eu, portista confesso, amante louco do meu clube, manifesto aqui a minha dose de inveja (no bom sentido!) por não poder eu também conciliar o meu clube à minha profissão, podendo juntar ao profissionalismo que todos os dias coloco ao serviço da minha empresa, a paixão louca que apenas conseguimos ter por aquilo que realmente e irracionalmente amamos! Aliás, acho que a maior parte das pessoas sente o mesmo, mas não tem a coragem e frontalidade de aqui o assumir.

Digo muitas vezes que “se há um tacho que tem que ser ocupado, ao menos que seja por alguém que seja portista”. E aqui sim começa a minha indignação!
A verdade é que o suposto profissionalismo que hoje em dia se exige a um clube e toda uma estrutura associada parece não se compadecer com meras questões clubísticas. Ora, é bom dizer que, se é verdade que ser um bom profissional deverá ser sempre condição essencial, ser portista tem que ser sempre igualmente condição fundamental. Não queremos incompetentes só por serem portistas, mas também não aceito indivíduos de outras cores só porque são bons profissionais. Não, procura-se um pouco mais, um pouco melhor, e seguramente que se encontrará alguém igualmente competente, mas dragão, que associa o tal sentido e responsabilidade profissional à paixão.

Portanto, aquilo que deveria ser normal (alguém que trabalha no clube, ser portista), é hoje motivo de reportagem. E isto acontece, afirmo eu aqui taxativamente, porque o nosso clube está cheio de profissionais que têm outro clube no coração que não o FC Porto, e então no Porto Canal nem se fala! O quanto me custa ver uma Gala dos Dragões de Ouro (ou gala dos amigos, pois basta ter um amigo influente para se pedir um convite e marcar presença no evento) com gente que sabe lá o que é o FC Porto, mas só porque trabalha no Porto Canal, ou na Porto Comercial ou noutro sítio qualquer, lá está num evento que só a nós deveria dizer respeito.
Depois ainda há quem se surpreenda com situações como estas que aqui se veêm, com gente de outros clubes nos camarotes graças ao Porto Canal, ou até na bancada reservada aos Super Dragões... e não, não vale a pena apontar o dedo à suposta “candonga”, pois acredito muito mais nos conhecimentos de amigos para amigos que levam a que fulanos de outros clubes tenham acesso a isso.
Ou pior ainda, como ocorreu recentemente com um meu amigo, que estando na loja do associado e vendo funcionários do clube vestidos de vermelho, manifestou, enquanto associado, a sua surpresa por naquele espaço as pessoas não terem o cuidado de não envergar aquela cor. Foi-lhe respondido que tal cor não tinha uma conotação clubística e cada um andava como queria... pois, alguém que trabalha num clube desportivo, e acha que as suas atitudes não têm uma conotação clubística... estamos conversados!

Termino dizendo que o Porto é e tem que ser dos Portistas!
Não compreendo hoje, nem nunca, não aceito hoje, nem nunca, que o meu clube pague salários a gente que não seja portista.

Um abraço, até sábado, um pouco mais abaixo do sítio do costume!

PS – Que grande, saborosa e épica (mais uma!) vitória do andebol sobre os lagartos.

15 comentários:

  1. grande vitória contra o sporting em andebol! chupem calimeros!! :D :D

    ResponderEliminar
  2. Bravo, Norte!

    Assino por baixo, palavra por palavra!

    Abraço AZUL E BRANCO,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  3. Caros Portistas,

    Concordo em absoluto com este post, o problema do Porto hoje em dia é que há muita gente a meter cunhas para este ou para aquele e nem sequer querem saber se são Poristas ou não. Tenho a esperança que ao menos obriguem todos os funcionários do clube a serem sócios é o minímo que deviam fazer, se não o fazem então é vergonhoso. Tantos e tantos Portistas que davam tudo para poder pôr os seus conhecimentos ao serviço do clube do coração e andam a dar trabalho a tipos de outros clubes que nem sequer respeitam a instituição onde trabalham, sinceramente há coisas que me ultrapassam.
    A história do funcionário de vermelho ai se fosse comigo, tiveram sorte...
    Quanto ao profissionalismo também dúvido muito pois uma vez estava à espera para ser atendido, eu e dezenas de pessoas à hora do almoço (que é quando os sócios podem) estando 3 empregadas a trabalhar duas vão almoçar e deixam uma para umas dezenas de pessoas para serem atentdidas, o Porto não é o estado, enfim depois admiram-se de muita coisa que acontece. O Porto tem de ser dos Portistas.

    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde. Sou leitor assiduo deste excelente blogue, mas raramente faço comentários. Mas este é um assunto que me doí na alma, que luto constantemente, e que pensava eu, era o único maluco. Felizmente não é assim.
    Só discordo de uma coisa, que é esta. Para mim não existe diferença nenhuma entre um adepto que faz candonga de um individuo que trabalha num departamento do FCPORTO e que para se meter com uma rapariga oferece bilhetes para um determinado jogo. ( Há uma foto onde claramente isso se vê.)
    Uma das coisas que mais me mete nojo é existirem milhares de bilhetes ( sim são milhares pois quando vou ao dragão vejo muitos individuos com maços de bilhetes) na posse de meia dúzia de adeptos que só vivem para isso. É vergonhoso isso, e não me digam que o clube não o sabe pois,se antigamente eles eram discretos, atualmente estão em frente à bilheteira a fazê-lo. E vendem a qualquer pessoa. A tal chamada bancada jovem pode muito bem ser bancada velha, basta pagar. Portanto entre oferecer bilhetes para o camarote ou ver a candonga diária que existe no dragão para mim são todos lixo. Um dia vamos pagar isto bem caro um dia vamos ter assembleias bem piores que o nosso rival. Acho uma vergonha isto. Dizem que apoiam do 1º ao último minuto, dizem que vão a todo lado dizem isto e aquilo mas são uns vendidos. A minima oportunidade só não vendem a alma ao inimigo porque não podem. Muitos nem seque rsão sócios ou melhor, muitos fizeram-se sócios para estar na AG do clube quando foi para votação do estádio.

    Bruno Miguel Guedes - 28061 ( número de sócio)

    ResponderEliminar
  5. Quando ser Portista, seguir o Futebol Clube do Porto para todo lado e anos a fio juntamente com os milhares de adeptos anónimos deste clube é motivo de preconceito e razão para perda de oportunidades dentro do canal do próprio clube, dados como os aqui partilhados não me surpreendem e apenas confirmam a opinião dos que acreditam que para subir nesse canal uma primeira página da Caras vale mais do que uma visita ao Dragão Caixa em dia de jogo.

    ResponderEliminar
  6. resumindo... este texto só mostra que foi escrito por um ressabiado e invejoso...
    arranjem uma vida...

    ResponderEliminar
  7. BRUNO GUEDES,

    Saúdo-o pela participação e deve sempre deixar a sua opinião.

    Acho que está a tomar o todo pela parte, alargando uma realidade restrita a meia dúzia de pessoas (como inicialmente diz) a um conjunto de muitas centenas (os tais que vão a todo o lado) que nada têm a ver com essa situação.

    E não...ninguém se fez sócio na tarde da AG....foi pior do que isso, mas não o vou dizer aqui.
    No entanto, entendo que para si possa ser igual, mas para mim é muito mais grave quando as coisas acontecem dentro do clube...que legitimidade há depois para falar de quem quer que seja?

    Um abraço, e volte sempre!

    ResponderEliminar
  8. Texto escrito por um invejoso e ressabiado??? eh, eh, eh!

    Quer-me parecer que o problema de muita gente é de facto não ter vida própria, precisando de dormir "á sombra" e "á cola" dos outros para poder existir...não é seguramente o meu caso!

    ResponderEliminar
  9. clap, clap, clap... pouco fica por dizer, senão que, apenas mais umas larachas para a fogueira:

    PORTO CANAL - trabalho relevante ao nível da informação sobre o clube, 7 estrelas no que toca a todas (!!!) as reportagens do Ricardo Amorim (7 estrelas mesmo!!!), meritório o esforço por transmitir todas ou quase todos os jogos das modalidades no Dragão Caixa (só meritório, porque NUNCA percebi o porquê de não passarem o basquetebol, mas isso sou eu que sou um tinhoso, e já estou a ver filmes onde eles não existem...), e uma NULIDADE TOTAL E COMPLETA no que toca à defesa do clube, de tantas e tantas ofensas que somos presenteados diariamente em tudo o que é boteco de vão de escada, ou papel de limpar a peida, mas lá está, coisas de novos ricos, deve ser isso...

    GALA DOS DRAGÕES DE OURO - cada vez mais, cada vez mais, uma feira de vaidades, e pouco mais que isso... aquela de quase "escorraçar" os galardoados do palco, sem uma palavra que seja, sem um agradecimento, é de uma atrocidade total... mas também quem disse que eu percebo alguma coisa de marketing visual?!

    CANDONGA, CONVITES & AFINS - há de tudo um pouco, infelizmente, mas lá está, mas não sempre ouve? porque é que não haveria de haver agora? esta, é uma luta perdida por natureza, minha opinião. Hoje, só parece pior, por uma razão... com as redes sociais, tudo se sabe, ou quase tudo... e depois, levamos na tromba com este tipo de situações que deveriam fazer corar de vergonha quem as alimenta ou quem as patrocina... mas, pouco mais há a fazer do que lamentar.

    FUNCIONÁRIOS DO CLUBE - muito sinceramente, sem qualquer tipo de rodeios, não tenho razões de queixa... lá como em qualquer outro balcão de atendimento de uma outra qq entidade, já se apanhou de tudo um pouco... uns mais sorridentes, uns mais prestáveis, uns mais simpáticos e vice-versa em tudo isto... eu, não tenho razão de queixa... mas conheço muito gente que a tem. Se calhar, tenho sido um sortudo, não sei... No resto, a peça de roupa côr de carneiro, lá está, de facto, cada qual anda como quer, nem ninguém tem nada a ver com isso, nem mesmo com o seu eventual gosto clubístico diferente, mas há que no minimo, ter algum bom senso. Os há que o têm, se calhar, outros não terão.

    E prontos, é isto o que tenho para dizer... nada de importante, como está bom de ver.

    Até mais bêre...

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. A opinião que tive da bancada jovem desde o início mantenho-a.Começou como que a enxotar os sócios com lugar anual para outro sector do estádio.
    A meu ver não interessa nestes moldes. Disvirtua o sector.Inquina o sector.Quantidade não é sinónimo de qualidade! Que apoio especial tem havido? Para mim, nada de especial! Há mais bilhetes para venderem a quem os quiser comprar.No jogo com os lagartos, vi a venderem a 3 miúdas portistas que iam com um rapaz com a camisola dos lagartos por debaixo do casaco; vi a venderem 4 bilhetes a 2 casais de turistas para o nosso sector!Isto é correcto? Quem tem a culpa é quem permite isto!Que é a Sad!Será que vale a pena ter lugar anual pago? Preocupa-me que se esteja a afastar os sócios...Entrar no Dragão só com cartão de sócio FCP ou cartão de SuperDragões/Colectivo, associado no bilhete.
    De um sócio FCP e SD.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia NORTE. Acho estranho tratar assim alguém mas só o conheço por este nome.
    Peço desculpa se o ofendi quando mencionei "Dizem que apoiam do 1º ao último minuto, dizem que vão a todo lado dizem isto e aquilo mas são uns vendidos", quando disse isto sei bem que é uma minoria. Conheço muita gente que acompanha o FCPORTO e não só em Futebol e que não ganha um tostão com isso. Sei bem de muita gente que gasta ao fim do ano milhares de euros no acompanhamento do FCPORTO POR AMOR e não por interesses. Não quis ofender esses sócios. Sei bem que a candonga sempre existiu, agora da maneira que é hoje acho uma vergonha. No antigo ANTAS nunca presenciei um artista a vender bilhetes a lado da bilheteira. Nunca vi um artista a querer impingir um bilhete em frente das pessoas que estão na bilheteira a vender bilhetes. Mais do que isso é ver que o fazem com permissão dos seguranças, aliás desconfio que eles estão lá é para isso. Acho que vamos chegar ao ponto em que nos dirigimos a bilheteira e a pessoa diz para comprar a esses artistas. Eu acho isso uma vergonha, desculpem mas se somos grandes, devemos o ser em tudo. Quanto a questão da AG, tinha essa sensação mas não falo do que sei, pelas suas palavras meia palavra basta para bom entendedor. Cada vez mais me convenço que independentemente de ganharmos este ano ( acredito numa época fantastico e não estou a ser ironico) ou no próximo, quando JNLPC deixar de ser presidente vamos passar vamos ter um deserto ainda maior que o que tivemos. Espero estar enganado, aliás é o que eu mais quero mas ai os dias serão bem negros.

    Bruno Miguel Guedes- 28061
    P.S- Não o conheço, mas pela sua opinião até que gostava de um dia trocar impressões consigo sobre este tema.

    ResponderEliminar
  13. BRUNO GUEDES,

    Não me senti ofendido com as suas palavras...achei apenas um rótulo demasiado abrangente para tantas e tantas pessoas que, como diz e bem, gasta tantos milhares de euros num ano e sem qualquer ganho.

    Quanto á dita "candonga", a tal minoria que refere, não é "filha" do Dragão. Não, é algo que ocorre dos tempos das Antas, por ventura com outros protagonistas. Nem tão pouco, é "filha" do nosso clube...acontece em todo o lado.
    Não penso que seja um tema onde possamos falar muito, pois isto é o reflexo de todo o país! Todos os meios onde se mexe com dinheiro, existe aproveitamento desse movimento.
    Como tal, na minha opinião, esse é o menor dos males que ocorrem no nosso clube.

    Quanto ao futuro, julgo que todos o tememos, pois suceder a JNPC será uma tarefa hercúlia, até porque todos terão sempre a tendência de criar termos comparativos.
    Em tudo na vida, quando um governo, uma empresa ou um clube é liderado décadas pela mesma pessoa, o que acontece na saída é sempre um momento de perturbação, de incerteza e inconstância. Teremos que estar preparados para isso, mas não numa perspectiva pessimista, mas sim numa perspectiva de união, de profunda colaboração entre todos, pois as dificuldades seguramente triplicarão!

    Mas não vamos pensar nisso agora, porque o homem está aí prás curvas!

    Um abraço, e a troca de impressões ocorrerá seguramente!

    PS - A todos quantos se sentiram molestados pelo meu post, é coçar que isso passa! Apenas os lampiões, lagartos ou outros que tais que habitam no nosso clube se podem sentir afectados...e para esses, quanto mais afectados, melhor!

    ResponderEliminar


  14. é tramado com um F bem maiúsculo escrever comentários num telemóvel "esperto", com um utilizador burro (eu) e com um teclado sem acentuação tuga e com um corrector que... enfim.

    porque o meu comentário anterior poderá ter sido mal interpretado, eis o que eu queria afirmar:
    «
    portanto e se bem entendi: tecem-se críticas construtivas e sem muitas reflexões e/ou com muito orgulho, e quem as faz é logo apelidado de «um grande ressabiado» e «invejoso» e «não tem vida própria» - argumentação própria e tão característica dos anónimos neteiros, sempre prontos a lançar "farpas" com a mão escondida.

    falando mais a serio:
    o Blue açambarcou "isto# tudo e só para ele, e já disse tudo o que haveria para dizer.
    »

    ps:
    @ "norte"
    peço desculpa se te induzi em erro, pelo comentário anterior.
    e acredita que não me senti visado pelo teu pertinente post scriptum :D

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  15. Boas, Sou leitor assiduo deste blog, fica aqui os meus parabéns aos responsáveis pelo grande blog, mas raramente faço comentários, só ultimamente tenho feito alguns comentários aqui. Após ler este post e os sucessivos comentários, decidi deixar a minha opinião aqui tambem.

    Concordo na maioria com o texto escrito e aplaudo os topicos abordado pelo Norte no post. Tal como o Bruno Guedes abordou, tambem tenho muita admiração pelos adeptos q acompanham o Porto gastando milhares de euros sem receber nada troca a nivel financeiro. Acrescentando, que tenho ainda mais admiração pelos adeptos q acompanham as modalidades. Gostaria de acompanhar (principalmente nas modalidades), mas ora por questões financeiras mas principalmente por falta de tempo relacionado com o facto de ser trabalhador-estudante, ficando as vezes pouco tempo para acompanhar o Porto.

    Sobre a sucessão de PdC q o Bruno Guedes e o Norte falaram, também a mim me preocupa, mas como o Norte disse é um periodo a encarar nao numa perspectiva pessimista mas de profunda união entre todos. Na minha modesta opinião é o elemento que as vezes tem faltado, ultimamente, no nosso Porto. Sendo novo em idade, e até como sócio, á coisas q desconheço do passado, mas tenho tentado ao máximo estar ocorrente, mas fica aqui o meu voto tambem de um dia tambem poder trocar impressões sobre estes temas.

    ResponderEliminar