06 novembro, 2014

QUE EQUIPAZO!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Athletic Club Bilbao-FC PORTO, 0-2

UEFA Champions League, Grupo H, 4.ª jornada
Quarta-feira, 5 Novembro 2014 - 19:45
Estádio: San Mamés, Bilbau
Assistência: 47.243


Árbitro: Felix Brych (Alemanha).
Assistentes: Mark Borsch e Stefan Lupp; Bastian Dankert e Marco Fritz (adicionais).
4º Árbitro: Marco Achmüller.

ATHLETIC CLUB BILBAO: Iraizoz, De Marcos, Gurpegi, Laporte, Balenziaga, San José, Rico, Beñat, Susaeta, Guillermo Fernández, Ibai Gómez.
Suplentes: Herrerín, Iturraspe, Bustinza, Iraola (46' Beñat), Etxeita, Muniain (46' Susaeta), Viguera (73' Ibai Gómez).
Treinador: Ernesto Valverde.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Óliver Torres, Tello, Jackson Martínez, Brahimi.
Suplentes: Andrés Fernández, Marcano, Quaresma (60' Tello), Quintero, Adrián López (90+1' Brahimi), Rúben Neves
(81' Óliver Torres), Aboubakar.
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: Jackson Martínez (55'), Brahimi (74').
Disciplina: Alex Sandro (17'), Gurpegi (20').

A sorte não cai do céu, de onde desceram as estrelas do FC Porto para uma exibição terrena, perfeita, solidária e tacticamente irrepreensível. Que equipazo esteve em Bilbau! Com o orgulho de quem tem um nome a defender, o dragão agigantou-se, enfrentou o ambiente do mítico San Mamés e calou os 50.000 bascos. O resultado é mais que uma vitória pois carimba o passaporte para os oitavos de final da prova.

Ora, a actuação dos portistas foi muito personalizada. Com uma pressão altíssima e jogando sempre na antecipação, o FC Porto esteve sempre por cima no encontro. Foi por aqui que o grupo começou por intervir, sendo justo que se meta ao barulho o nome de Julen Lopetegui. Desde logo, porque finalmente bateu a bota com a perdigota nas suas opções. Mais do que qualquer rotatividade, é importante que o treinador estabeleça a estrutura base da equipa, de forma a criar uma rede de segurança em cada jogo. E a estrutura da equipa parece finalmente ter sido encontrada.

Há que explicar, previamente, que as peculiaridades da Champions mexeram com o contexto do jogo. É que o facto do Ath. Bilbau ter apenas um ponto, fez com que a equipa basca entrasse em campo sob brasas, criando para um FC Porto um cenário de relativo conforto, na medida em que até o empate lhe permitiria gerir o apuramento para a próxima fase.

Julen Lopetegui escalonou o melhor onze da actualidade que ofereceu uma mescla de entrega, classe e combatividade. O Bilbau nunca esteve por cima no jogo, nem mesmo nos inícios da etapa complementar quando criou algum perigo para a baliza portista.

Brilhou a estrela da companhia – Brahimi – mas que grande exibição! Que jogador fantástico que o FC Porto tem nos seus quadros. Jackson Martínez esteve no pior (se é que se pode falar esta noite em coisas menos boas) e no melhor. Criou as melhores oportunidades do jogo, desperdiçou uma grande penalidade a fechar a 1ª parte e redimiu-se no início da 2ª parte, aos 55 minutos, abrindo o marcador. Brahimi apontou o 2-0 aos 74 minutos na sequência de uma fífia descomunal do guarda-redes contrário.

Notas de destaque para as grandes exibições de Brahimi, Óliver, Herrera e Casemiro, a segurança do quarteto defensivo, o sentido de oportunidade de Jackson, apesar de muito perdulário e a exibição pouco conseguida de Tello. O catalão esteve algo trapalhão e inconsequente, não conseguindo imprimir velocidade na ala direita, nem criar desequilíbrios.

O FC Porto alcança 10 pontos na prova ao fim de 4 jornadas da fase de grupos. Agora tem a missão de terminar em 1º lugar do grupo para ser cabeça-de-série nos oitavos de final da prova a realizar a partir de Fevereiro do próximo ano. Antes disso, muitos jogos terá pela frente. A começar já no Domingo no sempre difícil campo da Amoreira.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Demos uma resposta extraordinária”

Três vitórias e um empate em quatro jogos, com um saldo de 12 golos marcados e apenas dois sofridos, conferem ao FC Porto a liderança do Grupo H da UEFA Champions League e reservam-lhe desde já um lugar nos oitavos-de-final da competição. No final do difícil jogo que colocou os Dragões na próxima fase, Julen Lopetegui era um treinador orgulhoso dos seus jogadores, que considerou terem tido “um grande carácter”. O mesmo que caracteriza as grandes equipas.

“Tínhamos a ilusão e a ambição de sairmos vitoriosos deste jogo, num grande palco e frente a um adversário tremendamente difícil. Demos uma resposta extraordinária e soubemos corresponder a tudo aquilo que o jogo nos exigiu, pelo que merecemos inteiramente a vitória. A equipa teve um grande carácter e está de parabéns, ainda mais porque na UEFA Champions League é muito difícil garantir o apuramento ao fim de quatro jogos. Nós, FC Porto, conseguimo-lo porque trabalhámos muito e fizemos excelentes jogos, que conseguimos aliar a bons resultados. Estamos de parabéns, mas fizemos por merecer esta alegria. Vamos continuar a trabalhar todos os dias para conseguir o melhor em cada jogo, em cada competição”, afirmou Julen Lopetegui após o 2-0 em Bilbau, sem esquecer uma referência os adeptos: “Estou encantado com todo o apoio e carinho que eles nos têm dado”.

OS JOGADORES:

Jackson e Brahimi destacam justiça da vitória

​Intimamente ligados à indiscutível vitória do FC Porto sobre o Athletic Club (2-0), em pleno San Mamés, Jackson Martínez e Brahimi não pouparam nos elogios à prestação colectiva dos Dragões. Naturalmente felizes pelo apuramento já garantido para os “oitavos” da UEFA Champions League, os dois marcadores portistas da noite reafirmaram a vontade em ir o mais longe possível nesta competição.

“Penso que fizemos um grande jogo, muito equilibrado defensiva e ofensivamente. Independentemente do penálti que falhei, o importante é que vencemos e já estamos focados no próximo jogo. Temos trabalhado muito bem, conscientes de que ainda temos muito para melhorar. A UEFA Champions League é uma competição especial, na qual temos a esperança de fazer história. Pensamos jogo a jogo e temos de jogar sempre com seriedade e sentido de responsabilidade. Ainda não estamos no nível que queremos, mas é de realçar a forma como temos evoluído tanto em tão pouco tempo”, declarou o capitão Jackson Martínez, autor do primeiro golo do FC Porto, após jogada genial de Brahimi.

Ora, o internacional argelino voltou a brilhar intensamente à escala europeia e, além da assistência para Jackson Martínez, aproveitou uma infelicidade do guarda-redes basco para sentenciar o encontro com o 2-0, encostando para um dos golos mais fáceis da carreira. “Foi um jogo muito complicado, frente a uma excelente equipa. Fizemos uma grande exibição e merecemos inteiramente os três pontos. Sinto-me bem e capaz de fazer coisas para ajudar a minha equipa, mas o mais importante é continuarmos no caminho que estamos a traçar. Quero conquistar títulos no FC Porto e ir o mais longe possível na UEFA Champions League”, declarou Brahimi após o desafio que reservou desde já um lugar para o FC Porto nos oitavos-de-final da mais importante competição de clubes do mundo.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

5 comentários:

  1. SIM!!!! VITÓRIA COM MUITA CLASSE!
    Equipa bem organizada, disciplinada, coesa, solidária. Ausência de erros defensivos graves, meio-campo com Casemiro e Herrera em bom nível e um irreverente Óliver. Ataque com um mágico (Brahimi) e um ponta-de-lança (Jackson) em excelente forma mas… que, definitivamente, não sabe marcar penaltis. Muitas oportunidades no primeiro tempo, segundo com jogo a roçar o brilhantismo e dois golos com Brahimi em ambos de modo diferente.
    A duas jornadas do final da fase de grupos, o FC Porto está apurado para os oitavos-de-final da Champions. Resta agora lutar pelo 1.º lugar do Grupo H.

    ResponderEliminar
  2. Foi um grande FC Porto o que se viu ontem em Bilbau, um estádio tradicionalmente muito difícil.

    Muito organizado, cada vez mais consistente e com a qualidade ofensiva do costume. As 4 vitórias consecutivas, Bilbau, Arouca e Nacional, consubstanciadas na aproximação à liderança do campeonato e na passagem aos oitavos-final dão muito mais confiança a esta equipa.

    Para além dos elementos da frente de ataque que mais uma vez estiveram bem, destaco a exibição de um jogador a quem tenho feito críticas, mas que me parece estar a crescer a olhos vistos, quer taticamente, quer fisicamente: Casemiro foi dos melhores em campo e deu grande consistência ao meio-campo. Finalmente parece estar a encontrar o caminho correto, numa posição fundamental no equilíbrio defensivo da equipa.

    Estamos no nosso habitat natural, ou seja, entre as melhores 16 equipas da Champions para disputar o acesso aos quartos da maior competição europeia de clubes. É fundamental garantir o 1º lugar para evitar a maioria das equipas teoricamente mais complicadas, Bayer, Real Madrid, Atlético Madrid, etc.

    Agora é fundamental ganhar na Amoreira, antes de nova paragem para seleções. Acho que estamos no muito bom caminho. Isto promete.

    ResponderEliminar
  3. Apenas queria referir que se o nosso Porto tivesse perdido, já teriamos uns 20 comentarios. Ganhou e muito bem, apenas 2. É triste. De certeza que preferem ir para o Dragão assobiar em vez de aplaudir.
    Quanto à nossa equipa, estamos claramente no bom caminho.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo: volto aqui para te dae TODA A RAZÃO. Porra, se, por um acaso, o nosso PORTO tivesse sofrido um desaire... havia aqui mais de uma dezena de comentários dos "trauliteiros" pedindo a demissão do treinador, do presidente... do roupeiro e da p.q.o.p.!
    Porra: FORÇA LOPETEGUI! FORÇA PINTO DA COSTA!
    BIBÓ PORTO, caralho, digo... carago!

    ResponderEliminar
  5. Grande jogo do nosso FCPorto! Autoritário, pressionante, com bons índices físicos (a aumentar de jogo para jogo), boa e (felizmente) normal consistência defensiva, grande e variado caudal ofensivo (nota mais para Brahimi, nota menos para Tello), sem mais destaques individuais pois todos estiveram bem, dizer que o resultado foi mais que justo!
    No entanto não podia deixar de referir como grande destaque o excelente trabalho de Lopetegui, que também tem sabido aprender com alguns erros. Como é normal com bons treinadores, os jogadores também começam a adaptar-se ao estilo de jogo pretendido e ao facto de não existirem titulares (pronto, o Cha Cha Cha e o Danilo são!!) na equipa!
    Preocupação: Os penaltis não concretizados! Não é admissível falhar tantos! Poupem o Jackson e que avance outro jogador! Treinar, treinar, treinar!
    Agora que a novela Quaresma e a novela rotatividade está mais que gasta, que irão os comentadores apontar ao FCPorto?
    Em suma, dos melhores jogos desta época. Que seja apenas o principio de um grande ciclo de vitórias!
    Até Domingo, na Amoreira!
    Abraço a todos!
    DMST

    ResponderEliminar