11 novembro, 2014

LOPETEGUI VOLTOU A ERRAR!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Podia falar de mais um (MAIS UM!) fora-de-jogo muito mal assinalado numa jogada de golo do adversário do 1º classificado, golo que dava o empate no jogo ou até podia falar do golo de um qualquer “jonas” tão em jogo como o avançado do Rio Ave na pretérita jornada.

Podia falar dos dois grandes frangos que o GR do Nacional mamou no domingo, colocando ele próprio a bola no fundo da baliza em dois lances infinitamente ridículos (ridículos porque é o slb, caso fosse o FC Porto era mais um tentáculo do polvo a funcionar).

Podia falar de um penaltie claríssimo cometido sobre Danilo no Coimbra da Mota, lance que a sporttv apenas se dignou a repetir uma vez (sim, uma única vez!) e que um “lobo” que cada vez mais parece um “porco” nem se dignou a comentar, bem ao contrário de todos os lances em sentido contrário.

Podia falar da influência que as arbitragens têm tido neste campeonato com sucessivos erros sempre a favor de um e sempre contra os mesmos.

Todavia, creio que falar muito desses assuntos vale de muito pouco. Porque infelizmente, e é muito triste dizê-lo, não acredito minimamente que:

1) o slb deixe de ser escandalosamente beneficiado ao longo deste campeonato como tem sido até aqui;

2) o FC Porto deixe de ser prejudicado em todos os lances de dúvida porque na dúvida há pavor em errar a favor do FC Porto; e

3) seja possível que a generalidade da comunicação social (em que incluo com todas as letras, a sporttv, a tal tão associada ao FC Porto!) deixe de ser a mesma nojenta de sempre, com tanto cabrão anti-Portista por metro quadrado que até mete nojo.

E porque falar de fatores incontroláveis, ou controláveis por outros que “fazem as coisas por outro lado”, acaba por esvaziar a relevância do assunto, torna-se incontornável falar-vos de algumas coisas que me deixaram FO**** no domingo após mais um empate naquele maldito Coimbra da Mota, um estádio que é uma autêntica “besta negra” para o FC Porto ao longo de quase toda a sua história.

Bem sei que é muito mais fácil acertar no totobola à 2ª feira, ou seja, analisar qual teria sido a melhor tática para o jogo A ou qual teria sido o jogador certo para o minuto X depois do resultado já estar sabido mas mesmo assim acho que há coisas evidentes que entram pelos olhos de qualquer Portista minimamente atento ao dia-dia do seu clube.

Não está em causa a rotatividade defendida por JL, o que considero ser muito útil para manter todo o plantel motivado ao longo da época, nem embarco na crítica fácil e demagógica que muitas vezes é feita ao espanhol por tudo e mais alguma coisa. Porém, é incontornável dizer que JL errou gravemente pela 2ª vez nesta época. E não errou por ter mudado o jogador A ou B pelo C ou D, errou por ter feito exatamente a mesma coisa que já tinha feito no jogo com o sporting para a taça. Após quatro vitórias consecutivas, com excelentes apontamentos, com uma evolução a olhos vistos do 4X3X3 que JL pretende implementar, foi com evidente apreensão que antes mesmo do jogo começar me apercebi de nova alteração do sistema tático num jogo SUPER-IMPORTANTE em que procurávamos manter a magra desvantagem de um ponto para a liderança.

Não vale a pena suavizar as palavras: JL errou gravemente ao mudar novamente o sistema tático num jogo tão importante e acabou fortemente penalizado por isso. Ao colocar a equipa daquele modo, a tática que JL utilizou não foi um 4X4X2 como vi escrito por aí. Quem viu o jogo penso que percebeu claramente que a equipa jogou num 4X2X4, porque Quaresma e Brahimi defendem muito pouco, porque Adrián estava perdido na frente a atrapalhar as ações de Jackson e porque Casemiro e Herrera tentavam os dois controlar o meio-campo do estoril fortemente povoado de jogadores.

A mudança de sistema tático pode ser positiva e uma das características das grandes equipas é a facilidade em mudar de sistema tático e manter o padrão qualitativo de jogo. Mas a mudança de sistema tático nesta altura faria sentido numa altura em que o FC Porto estivesse a perder ou empatar a 20 minutos do fim de um jogo e precisasse de forçar o ataque. Nunca poderia dar certo como tática inicial num jogo importantíssimo com o estoril, quando se tinha de aproveitar os excelentes apontamentos dados em Bilbau, uma equipa mil vezes melhor que o estoril que o FC Porto soube controlar e vencer porque jogou com um meio-campo consistente.

Mais uma vez a mudança de sistema tático aconteceu na pior altura e diminuiu fortemente a consistência de meio-campo, um sector que estava a carburar muito melhor nos últimos jogos. Foi evidente a falta de consistência do meio-campo Portista porque Casemiro e Herrera eram os únicos elementos que defendiam alguma coisa. Pedir a Quaresma, Brahimi, Adrián ou Jackson que defendam é o mesmo que pedir a Fabiano para marcar livres diretos.

Depois as explicações de JL por não utilizar Oliver ou Quintero por questões físicas não fazem o mínimo sentido. Caramba, o próximo jogo é daqui a 15 (QUINZE!!) dias! Não havia possibilidade de quem estivesse menos bem fisicamente fazer um esforço num jogo tao importante para ajudar a equipa e depois então aproveitar os 15 dias para descansar das eventuais mazelas físicas que pudessem daí advir. Chama-se a isto espírito de sacrifício, sem ele não há campeões. Sem ele, o FC Porto não seria metade do clube que é hoje em dia!

Em suma, mais um erro de JL, mais 2 pontos perdidos e novamente a liderança a 3 pontos. O preocupante não é os 3 pontos de desvantagem para o 1º, porque já foi 1, já foi 4, agora são 3 pontos, a questão fundamental é JL perceber que tem de estabilizar a equipa taticamente. É fundamental ter um meio-campo estável que jogue de olhos fechados e se entenda muito bem. E jogar ora com 2 médios, ora com 3, ora com Adrián perdido para a vida ao lado de Jackson não ajuda rigorosamente nada à evolução da equipa. JL ainda está totalmente a tempo para emendar os seus erros. Tenha capacidade e humildade para perceber quais os erros e a melhor forma de os corrigir.

6 comentários:

  1. Infelizmente o Porto contratou um treinador mediocre isso já o provou várias vezes.

    ResponderEliminar
  2. Medíocre é o teu comentário.

    ResponderEliminar
  3. Com os encornados a serem levados ao colo domingo apos domingo é dificil guardar a calma com tanta falta de vergonha. Acho que o grande problema é que o Lopetegui nao conhece as artimanhas do nosso campeonato, nao sabe que tem que jogar contra 14 a cada jornada que passa.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com toda a consideração feita pelo RCBC.
    Acho que o Lopetegui está a fazer um trabalho relativamente bom (a eliminação da Taça ainda não foi bem digerida), mas neste jogo que até tive a oportunidade de presenciar ao vivo, esteve tacticamente mal!
    O RCBC já apontou quais os erros tacticos cometidos, com os quais, enquanto treinador de bancada, também concordo. Acrescentaria apenas que o mister não se pode queixar de falta de jogadores (mazelas em Quintero ou Oliver ?!?) por não colocar a equipa em 4-3-3.
    Afinal porque ficam no banco jogadores como Ruben Neves ou Evandro? Este ultimo com pendor mais ofensivo e com possível motivação extra por jogar contra a ex-equipa? Não há desculpa. Errou. Que aprenda e não se repita!
    Deixo aqui uma outra nota solta que se refere aos malfadados penaltys. Dizem que a sua concretização será um caso de treino e perícia, outros dizem que é confiança e concentração. O facto é que (sem nenhuma ofensa, obviamente) Jackson já falhou não sei quantos esta época e o "chavalo" do pequeno ToZé é uma máquina a marca-los (lembram-se dele no ano passado?). Teria ele menos pressão do que tem Jackson? O que diriam se falhasse contra a equipa do coração? Tem mais maturidade? Mais confiança? Qual o segredo afinal? Treino, treino, treino? Certo é que penaltys para ToZé é como euromilhoes à segunda-feira: "Fdx, é o ToZé a marcar, este gajo não falha!"
    Grande abraço antes de 2 semanas a secar!
    DMST

    ResponderEliminar
  5. Tivemos 3 jogos bons, alguns assim assim e 5 jogos horríveis (e incluo nesses os embates com o Braga e com o Bilbau no Dragão. Ainda não dá para perceber se Lopetegui é apenas teimoso ou é mesmo incompetente. Temos que aguardar.

    ResponderEliminar
  6. Mesmo considerando que já não é a 1ª vez que Lopetegui erra com consequências graves, não embarco minimamente na teoria catastrofista de que o trabalho de Lopetegui é medíocre e que nada tem de positivo até ao momento.

    É preciso perceber que o FC Porto há muitos anos opta claramente por uma linha bem definida, com características comuns a quase todas as escolhas: treinadores jovens, inexperientes como treinadores principais em clube grande e sem títulos. Foi assim com Artur Jorge, Oliveira, Mourinho, AVB, VP e até com PF. E é novamente assim com JL. Não nos podemos admirar demasiado com as “dores de crescimento” de um treinador que também ele se está a desenvolver enquanto treinador. É aquilo que se chama de aprendizagem “on the job”.

    A chave está sempre no mesmo factor: aprender com os erros, perceber, corrigir e entrar no rumo certo. Por exemplo, VP teve muitos problemas e erros no seu início mas soube sempre dar a volta por cima e endireitar o rumo da equipa rumo a títulos e conquistas. PF foi o que se viu. JL “só” tem de escolher qual o rumo que pretende. Tem jogadores de qualidade, tem qualidade técnica como treinador porque também já se percebeu que é um homem que percebe de futebol e tem as metodologias corretas, agora não pode de modo nenhum errar tão infantilmente como aconteceu no estoril, sem razão absolutamente nenhuma para a mudança tática depois de um grande jogo em Bilbau.

    Porque se não tivesse inventado no estoril, continuo a pensar que com maior ou menor facilidade venceríamos tranquilamente o aguerrido estoril.
    Errar é humano, persistir num erro que já se cometeu, já não é só teimosia. Tem a palavra JL e os jogadores. Perder mais pontos ESTÚPIDOS com boavistas e estoris pode tornar-se fatal no fim das contas.

    ResponderEliminar