19 novembro, 2014

DANILO - BRAÇADEIRA E AS GRANDES PENALIDADES

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Há cerca de um ano, quando o Futebol Clube do Porto sofreu a sua primeira derrota na Liga 2013/2014, uma das maiores críticas que fiz ao jogador que, então, envergava a braçadeira de capitão foi não ter assumido a marcação da grande penalidade que a equipa dispôs nos últimos minutos. Um capitão do Porto não pode usar a braçadeira por estar há mais tempo no clube, por ser o que vende mais camisolas ou por outro motivo semelhante. Um capitão do Porto tem que o ser pelos motivos que todos sabemos, sem que seja preciso estar aqui a enumerar. E aí, o capitão tinha que assumir!

Em meu entender, Danilo assume cada vez mais o papel de capitão do Futebol Clube do Porto. Isso nota-se nos vídeos de pré-época, nas reportagens, nas entrevistas e, acima de tudo, dentro do terreno de jogo. Dentro das quatro linhas, não tenho dúvidas em afirmar que Danilo é o homem que comanda as tropas.

Por isso, não é de estranhar que, há dias, o jogador tenha afirmado que tem toda a confiança em Jackson mas, se for necessário, ele próprio assume a marcação das grandes penalidades. Sejamos sinceros, alguém se acredita que os jogadores falham porque não treinam grandes penalidades? Basta fazer uma pesquisa no Google para encontrar declarações de treinadores de renome mundial a assumir que é impossível treinar estas situações, uma vez que a dificuldade da grande penalidade está na pressão do momento. Num treino, qualquer jogador profissional, digo eu, mete a bola onde quer da marca dos 11 metros. Então, o que está a faltar para resolver este problema das grandes penalidades que ultrapassa há muito todo e qualquer limite do razoável?

Uma atitude “à Danilo” de pegar na bola e assumir a marcação? Talvez, talvez. Contudo, volto ao início do texto e esclareço que, nesse jogo, quem falhou a grande penalidade foi o próprio Danilo. Para que se tenha noção da gravidade da situação, relembro que, nos últimos dois anos... Lucho, James, Quaresma, Danilo, Quintero, Brahimi, Jackson, Jackson, Jackson, Jackson e Jackson falharam grandes penalidades. Porquê? É difícil, muito difícil perceber. Já estou por tudo, chamem o Mestre Alves!

Para terminar o tema Danilo, é curioso puxar a cassete atrás e ver o quanto o jogador foi criticado por ter custado 13M. Hoje, digo com toda a confiança que não encontro muitos laterais direitos a jogar no continente Europeu com a capacidade (e com a idade) de Danilo. Este ano, quem sofre o peso do preço é Adrian López. O jogador que há uns meses marca o golo que coloca o Atlético na final da Champions, que joga com regularidade na equipa campeã espanhola e finalista da Champions... é o mal amado do Dragão, que há um ano tinha Licá como opção para o lugar (com todo o respeito que Licá me merece, pois acho que tem muito mais qualidade do que aquela que – não – mostrou no Porto).

Até que ponto o preço nos influencia demasiado na avaliação do desempenho de um atleta? Até que ponto nos permite achincalhar o atleta (e treinador pela sua utilização)? Até que ponto esta pressão que nós próprios colocamos beneficia o Futebol Clube do Porto? Até que ponto não somos demasiado influenciados por comentadores que humilham o treinador do Porto por levar 3 guarda-redes para os jogos fora na Champions? Jankauskas não se lesionou no treino de adaptação ao relvado de Sevilha, em 2003? Qual é o problema de levar 20 jogadores e dois ficarem de fora? É o peso a mais no avião? Por esta lógica, alguns desses paineleiros nunca poderiam viajar de avião para acompanhar o clube...

Para terminar, quero saudar o regresso do capitão Hélton aos treinos sem limitações. Não sei até que ponto estará em reais condições de disputar o lugar mas, estando bem, não tenho dúvidas nenhumas que é o número 1 do FC Porto e que está uns bons degraus acima da concorrência. Que volte rápido, é o meu desejo... ainda que muitos não estejam preparados para engolir este sapo.

Um grande abraço a todos os Dragões. Unam-se para que possamos ajudar a equipa a acabar 2014 no lugar que todos queremos.

2 comentários:

  1. Caro SDValadares,

    Grande Post. Concordo consigo, acho que o Danilo devia ser Capitão. Ele leva a sério a braçadeira e tem uma atitude à Porto e um sentido de liderança e de comando, até do público, que eu acho que é toda a qualidade de um grande Capitão.

    Quanto aos preços, o Danilo veio num tempo onde as transferências davam superavit e o Adrián... bem... basta ver com atenção o relatório e contas e.. ligar os pontos...

    Ia adorar que o Adrián se tornasse um goleador extraordinário ao lado de Aboubakar para o ano.

    Um abraço azul e branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    P.S.: Já agora, se quiser e me der a honra, pode ver o que penso sobre o Danilo e a Capitania aqui e sobre Adrian e o seu custo aqui.

    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  2. Um texto com sumo.
    Eu também concordo que seja Danilo a bater o livre.
    Quanto ao Danilo a Capitão, confesso que prefiro ver Helton nessa função. A não ser possível, Danilo parece-me óbvio e consensual.

    ResponderEliminar