16 novembro, 2014

O MAIS MISERÁVEL CASO DE ARBITRAGEM DO FUTEBOL PORTUGUÊS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Os meus queridos amigos não me conhecem.

No entanto, quem vivenciou a década de noventa e o início do milénio como catraio reconhecerá, certamente, o seguinte sentimento.

Durante a minha infância, adolescência e início de juventude tive o enorme prazer de assistir a grande lances, enormes vitórias e feitos históricos do FCP. O penta, Mário Jardel, Mourinho, Deco, Porto-Lazio, Sevilha, Gelsenkirchen e por aí fora.

Foram momentos inesquecíveis que, feliz e recorrentemente, o FCP me dá a oportunidade de repetir.

Mas há uma coisa que também não deixo de recordar.

Sempre que o FCP ganhava, e ganhava reiterada e categoricamente – porque tinha, efectivamente, os melhores jogadores, os melhores treinadores, a melhor estrutura e os melhores adeptos – o ruído de fundo era sempre o mesmo: o Pinto da Costa, os árbitros e a fruta.

Só os mais fortes, só aqueles com maior presença de espírito não cedem à tentação de, antes de qualquer autocrítica ou de análise séria, desenterrar causas externas e cabalísticas para a sua própria incompetência, ignorância e impreparação.

E foi assim que, orgulhosamente, ignorei, durante anos a fio – e anda ignoro! -, todos aqueles que foram e continuam a ser incapazes de reconhecer que o FCP se tornou e é, de longe, o maior e o melhor clube de futebol português após a queda do regime.

Repito, os meus amigos não me conhecem.

Mas se me conhecessem saberiam - e posso afirmá-lo com tranquilidade - que, talvez por tudo aquilo (seguramente por tudo aquilo!) não atribuo especial importância e atenção aos lances de arbitragem.

Exemplo claro foi o último Estoril - FCP: as três grandes penalidades não assinaladas a favor do FCP interessam-me muito pouco quando comparadas com os erros próprios que a equipa cometeu (designadamente desacerto táctico, Adrian perdido e penalty infantilmente concedido).

Mas o que se registou no jogo Rio Ave - Benfica foi, a meus olhos, o lance mais grosseiro, mais miserável, mais indigente que me recordo de assistir.

Falo, como não podia deixar de ser, disto:

E esqueçam a linha. Está bem colocada, está mal colocada. Esqueçam. Isso é para o Rui Santos se entreter.

Relevam aqui três pontos essenciais.

Em primeiro lugar, o jogador do Rio Ave que acaba por fazer golo está em linha. Não é possível, com seriedade, dizer que o homem está fora de jogo. Mas, como se sabe, em caso de dúvida, que admito perfeitamente que possa existir, o ataque deve ser beneficiado. Não foi. O fiscal de linha não teve, portanto, dúvidas.

Em segundo lugar, o dito fiscal de linha está completamente desenquadrado com o lance. Está, sem exagero, uns bons metros atrás da posição que lhe permitiria ajuizar – e como dissemos, ainda assim, com dúvidas – o lance. Tendo em conta a posição completamente desfasada do lance e a velocidade da jogada, não era possível, com seriedade, assinalar o fora de jogo. Ainda assim, o fiscal de linha não teve dúvidas.

Em terceiro lugar, o referido fiscal de linha só sinaliza o fora de jogo ao árbitro de campo quando a bola já está a caminho da baliza, quase a beijar as redes. Ou seja, as dúvidas que o fiscal de linha não teve dissiparam-se quando o Rio Ave faz o golo.

Não sei se este fiscal de linha é aquele que coloca no seu facebook frases e imagens de incitamento e de orgulho benfiquista. O que sei é que, curiosamente, este lance, repito, o mais miserável que já tive o desprazer de assistir, foi ajuizado, sem qualquer dúvida, a favor do Benfica.

Não será por isto, ou por lances semelhantes, que o FCP não atingirá os seus objectivos. Esta época, como sempre (à excepção de percalços contados e passageiros), o FCP é o melhor.

É, de facto, muito melhor.

Em condições normais vai ser campeão.

E em condições anormais...

... murro na mesa...

Também vai ser campeão!

Pedro Ferreira de Sousa

3 comentários:

  1. É esta a verdade desportiva que eles querem instalar. São estes lances que se fosse ao contrário ainda hoje os pasquins fariam 1ªs páginas a falar deles, aqui entra a culpa do nosso clube o FCPORTO, porquê deixar jornalistas dos pasquis, tvi`s, sic`s, bola`s tvs etc entrar nas nossas intalações?? Porquê?? sinceramente não entendo como estes tipos que gozam com a nossa honestidade intlectual consecutivamente podem circular nas nossas instalações, deviam ser completamente proibidos e se quisessem saber notícias do melhor clube Português que vissem o porto canal, ISTO TEM DE MUDAR RAPIDAMENTE!

    ResponderEliminar
  2. e verdade mas a culpa e sempre nossa a lances do bennfica que sao estupidamente estupidos que se fosse o porto era logo marcado.

    ResponderEliminar
  3. Com o PdC de mão dada com o LFV vai ficar tudo bem

    ResponderEliminar