24 novembro, 2014

O “FRAQUINHO” GRUPO DA CHAMPIONS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Não é preciso estar-se muito atento ao contexto em que se move a generalidade da comunicação social para se perceber uma clara linha estratégica na maior parte dos pasquins lisboetas, aos quais se juntam um conjunto significativo de blogs “teoricamente” afetos ao FC Porto mas que desesperadamente não fazem outra coisa desde que começou a época senão:

1) desvalorizar tudo o que de positivo o FC Porto de JL tem feito; e
2) empolar ao máximo os aspetos negativos do FC Porto de JL.

Neste sentido, é curiosa a análise que tem sido feita por alguns "iluminados" ao percurso do FC Porto na Champions League (CL) deste ano. Compreendo perfeitamente a enorme azia com que muita gente viu o FC Porto apurar-se para os oitavos-final da CL ao fim de 4 jogos, em contraponto com as dificuldades dos outros 2 clubes portugueses, e compreendo até a azia de alguns portistas mais preocupados com a m**** das suas opiniões e do seu irrelevante umbigo do que com sucesso do clube. Vamos então a algumas curiosidades no que respeita à "fraqueza" do grupo que calhou em sorte ao FC Porto!

Em primeiro lugar, importa que os mais desatentos percebam que o FC Porto é por direito próprio uma equipa do pote 1 da CL fruto das suas excelentes participações europeias ao longo dos últimos anos. Como a massa cinzenta dos palermas anti-Portistas é inexistente, convém também explicar-lhes que o facto de uma equipa se encontrar no pote 1 aumenta as probabilidades de evitar as equipas mais fortes, exatamente porque estas se encontram no mesmo pote.

Depois importa olhar para os adversários do FC Porto, segundo muitos palermas, adversários “fraquitos” que têm facilitado a sua missão. Importa dizer que o Shakhtar tem sido o crónico campeão da Ucrânia, passou duas vezes a fase de grupos da CL nos últimos 4 anos (os encornados em 11 anos conseguiram passar as mesmas 2 vezes!), conta com um treinador experiente com excelente palmarés e dispõe de um plantel com jogadores internacionais pelos mais variados países, desde a Croácia, Ucrânia, passando até por aquele país de tão fracos recursos futebolísticos chamado Brasil (na ultima convocatória de Dunga estiveram lá 3!). Para além disso, mantêm uma estrutura de há muitos anos, ganharam uma Liga Europa em 2009 e participam regularmente na CL. São por isso uma equipa muito “fraquinha”.

Depois há o Bilbau, outra fraquíssima que até está num campeonato também ele de fraquíssima qualidade. Lembro-me como se fosse ontem do Bilbau na pré-época ter arrumado os encornados de forma clara e de na altura muitos cornos (os mesmos que agora dizem que o Bilbau é fraquinho!) terem justificado a derrota encornada com a qualidade dos bascos. Também me lembro quando saíram os possíveis adversários do playoff para o FC Porto a imprensa ter sido unânime em dizer que o Bilbau era o pior adversário possível que poderia calhar aos Dragões. Depois após o sorteio, o Bilbau vs Nápoles era considerado o grande jogo do playoff de acesso à CL. E resta também lembrar que após um mau começo na Liga Espanhola, os bascos têm recuperado na tabela classificativa, estando já no 9º lugar após já ter estado no fundo da tabela. É de facto uma equipa "fraquíssima" que por acaso ainda não tinha perdido no seu estádio com nenhuma equipa portuguesa em toda a sua história, mas claro tal não tem importância nenhuma porque se trata do FC Porto.

Depois há também o BATE Borisov, uma espécie de Áustria de Viena mas com mais experiência na CL. Efetivamente uma equipa fraquinha.

Quando ouço dizer que este é um grupo “fraquinho” lembro-me de coisas do “arco da velha”. Lembro-me da época 95/96 em que falhámos o apuramento num grupo com potências mundiais como o Aalborg, Nantes e Panathinaikos, da época 98/99 em que o grande Dínamo Zagreb nos roubou a possibilidade de passar a fase de grupos, da maravilhosa época de 2005/2006 em que ficamos no último (!) lugar de um grupo que incluía o colosso Artmedia Bratislava (lembram-se?) e o fantástico Rangers ou ainda da época 11/12 em que não passamos num grupo com o estratosférico Apoel de Nicósia e o Shakhtar Donetsk, com praticamente os mesmos jogadores de agora. Ah, e também me lembro de no ano passado não termos conseguido ganhar no Dragão, o que teria sido suficiente para passar aos oitavos, a essa referência do futebol mundial chamada Áustria Viena. Não há qualquer dúvida de que o FC Porto nunca foi eliminado num grupo de qualidade similar ao que apanhou este ano. Nunca! Jamais!

Sou o primeiro a apontar o que está mal, mas em abono da verdade devo elogiar a equipa e o treinador pela participação deste ano na CL. Fizeram o que uma grande equipa no panorama europeu como o FC Porto deve fazer: ganhar os jogos seja contra que adversário for e demonstrar o porquê de ser uma equipa de pote 1. E é isso que o FC Porto tem feito na presente edição da CL, faltando ainda a cereja no topo do bolo que será ficar no 1º lugar do grupo e evitar adversários teoricamente mais fortes. Em Borisov não pode haver o mínimo relaxamento porque o objetivo que falta ainda é importante. FORÇA FC PORTO!

NOTA OFF-TOPIC: António Oliveira foi um grande jogador do FC Porto, foi um jogador fundamental na equipa que quebrou o jejum de 19 anos, um título tão importante (quiçá o mais importante!) da história do clube. Desde que me lembro de ver futebol, devo dizer que a seguir às épocas de Mourinho, AVB e Robson, o melhor futebol que vi o FC Porto praticar aconteceu na época 96/97, ano em que com Oliveira no comando técnico finalmente se atingiu o tão ambicionado tricampeonato. Lembro-me de nesse ano termos dizimado a concorrência e ganho o campeonato com quase 30 pontos de vantagem sobre os encornados e meia dúzia sobre os lagartos, lembro-me de termos enfiado 5/0 em pleno galinheiro HUMILHANDO vergonhosamente os patetas e lembro-me também da brilhante vitória em San Siro frente ao Milan e de termos caído nos quartos-final da CL aos pés do Manchester United de Cantona e companhia. Guardo todas essas memórias para mim e sou grato a TODOS os profissionais que representaram bem o FC Porto. Por tudo isso, aliás sobretudo por tudo isso, Oliveira deveria colocar por um momento a mão na consciência e pensar se uma zanga pessoal/familiar justifica o papel triste que anda a fazer num trio moderado por um benfiquista manipulado por outro benfiquista de Paredes. É um papel tão triste, tão triste, que deveria envergonhar o próprio. E Oliveira pelo grande profissional de futebol que foi, não merece descer a um nível de um triste ressabiado que traz zangas pessoais/familiares para defender ideias completamente inquinadas pelo seu ódio pessoal. O que é pena pelo grande conhecimento que Oliveira tem pelo futebol jogado dentro das quatro linhas.

PS: Mais um penaltie claro por marcar a favor de um adversário de uma determinada equipa, lance que poderia permitir o 3-2 mesmo nno final da 1ª parte. Costuma-se dizer que o que é demais enjoa... neste momento o cheiro é nauseabundo.

7 comentários:

  1. «
    P: encontra alguma razao para o FCPorto estar a ser mais regular na Champions do que no campeonato?
    R: o Shaktar ja nao e o mesmo, e uma equipa mais desequilibrada porque perderam jogadores importantes. o Athletic esta a fazer a pior temporada dos ultimos anos, embora tenha qualidade. o BATE e uma equipa fraca.
    nao quero tirar merito mas estas sao algumas das razoes
    »

    Palavras para quê, Vítor Pereira (o nosso(?)) dixit! Se até os nossos (?) falam assim... uma vergonha.

    (retirado do comentário do Miguel Lima ao meu último post.)

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge,

    Não sabia dessas declarações de VP, apesar de ter sabido da existência da entrevista de VP ao rascord.

    A sua afirmação não deixa de ser curiosa na medida em que ele próprio enquanto treinador do FC Porto foi várias vezes gozado e achincalhado pelos mesmos meios de comunicação que agora o entrevistam. E esses meios de comunicação social também desvalorizavam as vitorias que o FC Porto de… VP conseguia dentro de campo até provavelmente com alguns dos argumentos que agora são utilizados.

    VP está a passar pelo fenómeno da beatificação pós-FC Porto que todos passam. Nos 2 anos em que em 60 jogos perdeu 1, que bateu sempre o slb de jesus e que foi 2 vezes campeão nacional, VP era uma BESTA para a generalidade dos pasquins de lisboa… Desde que saiu do FC Porto até a bolha e o rascord relevam a sua competência enquanto treinador, bem como alguns comentadores vermelhos que agora já dizem que VP tem qualidade e competência.

    Muito sinceramente, acho que fazia-lhe bem arranjar um novo clube… Se calhar deixava de ter que fazer tantos fretes em tantos sítios onde foi tão maltratado enquanto treinador do FC Porto.

    ResponderEliminar


  3. @ RCBC

    secundo-te nas tuas opiniões.
    de facto, é mesmo um grupo "fraquinho" e tal e coiso...
    os outros é que têm o Mónaco (uma potência! curiosamente quando os defrontámos, em 2004, tivemos "aquela Sorte", mesmo depois destes terem humilhado o AC MIlan); o Zenit (que nós já defrontámos num Passado recente, mas tivemos "aquela sorte" de ter por lá o Incrível, que falhou golos escandalosos e não sei mais o quê, que esta época é orientado pelo £ibras e naquele passado pelo Spaletti) e o portento do Bayer Leverkusen (actual 4º classificado da bundesliga).

    sobre o grupo do actual oitavo classificado, nem comento, pois é pura perda de tempo.

    sobre o Vítor Pereira, quero mais é que se lixe com um F bem maiúsculo. está a cuspir no prato que o deu a conhecer ao Mundo. então aquela pérola de ter "ensinado" o Pep Guardiola... enfim... cum'é que é mesmo? "presunção e água benta, cada qual toma a que quer"...

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. O que gostava de perceber é porque é que senhores como António Oliveira, Vitor Pereira, Vitor Baía e muitos outros que passaram pelo FC Porto.
    Param sempre nesses jornalecos e canais que a única coisa que fazem é achincalhar o nome da nossa nação.
    Enfim....

    Um abraço e esperar esta longa espera atá amanhã ás 17h.

    ResponderEliminar
  5. o grupo da champions é acessível mas para isso temos o grande mérito de sermos cabeças-de-série no sorteio. o benfica também conseguiu o mesmo feito mas como são bananas só conseguiram ganhar, nem sabem como, ao monaco

    ResponderEliminar
  6. Para além dos tubarões que integram o grupo dos encornados, como bem referiu o Miguel Lima, quanto ao grupo do atual 8º classificado inclui também a potencia do Maribor que é 3º no fortíssimo campeonato da Eslovénia, bem como o Schalke 04 que está no 7º lugar na Bundesliga.

    Em suma, se somarmos tudo a qualidade média dos grupos de slb, scp e FC Porto não difere de modo muito significativo, direi mesmo que os 3 têm obrigação teórica de passar os seus grupos.

    A questão não é o grupo do FC Porto ser acessível, obviamente o FC Porto tem obrigação de passar e quiçá ficar em 1º lugar do grupo. A questão é que ficamos tantas vezes eliminados na fase de grupos com grupos de similar qualidade ao que apanhamos este ano, só que a diferença é que este ano fomos competentes… E noutras alturas não…

    PS: Quando o FC Porto não ganha por causa dos árbitros, do sistema ou da fruta, a culpa é da fraqueza dos adversários que apanha. No dia em que os pasquins admitirem o mérito das vitórias do FC Porto algo estará mal. Mas que continue assim, sempre foi e sempre será. A mim só me interessa que a equipa e treinador estejam totalmente focados e sejam sobretudo competentes.

    ResponderEliminar
  7. “gostava de perceber é porque é que senhores como António Oliveira, Vitor Pereira, Vitor Baía e muitos outros que passaram pelo FC Porto.”

    Caro Filipe Ferreira,

    É muito triste ver gente por quem tenho imensa consideração, gente que deu tanto ao FC Porto e que o FC Porto sempre tratou impecavelmente, colaborar com meios de comunicação social tão hostis ao FC Porto.

    ResponderEliminar