04 outubro, 2015

SERÁ AGORA?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Em dia de eleições (*) temos um duelo que o nosso treinador descreveu como “o mais difícil da semana”.

Gosto de o ouvir dizer isto e saúdo também que tenha reforçado na conferência de imprensa de antevisão que o campeonato é o objectivo nº 1. No entanto todos sabemos que as coisas não têm sido tão simples ou lineares, o que até será um pouco natural.

Não podemos ter ilusões, é natural que a Champions seja o território preferido dos jogadores, aquele onde vão aos limites físicos e mentais. Hoje, com planteis de jovens ambiciosos, muitos deles estrangeiros, será ainda mais difícil que tal não aconteça, sendo que mesmo nos tempos do João Pinto ou do Jaime Magalhães também não acredito que fosse de outra forma. Enfrentar Belanov, Matthäus, Van Basten ou Stoichkov, pisar Camp Nou, San Siro ou o Olímpico de Munique obviamente que lhes provocava mais entusiasmo do que andar a correr atrás do Adão no enlameado Municipal de Penafiel.

O problema é o exagero, uma disparidade tão grande... Por mais positivos ou compreensivos que sejamos, não podemos entender como um Pierre Sagna ou um Evaldo possam ser mais inultrapassáveis que um Ivanovic ou um Azpilicueta, por pior que estes dois estejam actualmente. Por mais apoio que queiramos dar aos nossos não podemos encarar com toda a naturalidade do Mundo as diferenças de rendimento visíveis entre alguns (vários) jogos que podemos observar nos últimos meses.

É no entanto positivo que de uma vez por todas esse tema comece a ser abordado por jogadores e treinador. Embora Lopetegui desvie o tema defendendo os jogadores publicamente, acredito que internamente esteja de sobreaviso e que o discurso seja diferente. Exemplo disso é o que Casillas disse no pós Chelsea, sendo que pela sua experiência e proximidade com o próprio treinador não acredito que tenha agido de forma desalinhada com o discurso interno.

É pois tempo de assentar e de arrancar de uma vez por todas. Depois de 3 campeonatos quase perfeitos seguiram-se 2 anos menos bons, sendo que se 13/14 foi absolutamente horrível o ano transacto ”só” pecou pela exagerada bipolaridade que afecta o FC Porto, capaz de estados de alma demasiado oscilantes. Sejamos claros: o campeonato anterior foi-nos roubado, aquele benfica fez pontos a mais, mas a grande mágoa que nos consome é que mesmo assim podíamos ter roubado a festa, mesmo que tenha sido tão bem preparada por aqueles que sabemos...

O momento chegou e não podemos voltar a deixar esvaziar o balão. A equipa é nova mas já provou que tem valor e acredito que tenha tudo para encarreirar uma série de vitórias “à antiga” no campeonato, daquelas que nos colocavam perto do título bem cedo e que presenciamos em diferentes anos.

Se a capacidade de sofrimento e o querer for pelo menos 1/3 dos exibidos com Chelsea e benfica não haverá muitos Moreirenses ou Marítimos que nos possam travar!

(*) Colocar um jogo de futebol a coincidir com os horários de fecho de urnas e divulgação das primeiras sondagens / resultados de umas eleições tão importantes para a vida colectiva de um País como são as Legislativas mostra bem o nível de civilização que temos. Vou ao Dragão porque não consigo deixar de ir, mas permitam-me que aqui escreva que isto é tratarem-nos à maneira da Roma Antiga: tomem lá pão e circo e paguem mas é os vossos impostos que isto não interessa para nada! Mesmo que infelizmente às vezes assim pareça, um pouco de mais de respeito pelas eleições não fazia mal a ninguém...




1 comentário:

  1. Viva,

    Concordo, plenamente, que não podemos comparar o palco da Champions com o palco da Liga Portuguesa que, exceptuando meia du'zia de pinguins, com a minha pessoa inclui'da nessa meia du'zia de pinguins, não interessa a ninguém.

    O primeiro e o segundo lugar na Liga Portuguesa garantem, por agora, o acesso directo à Liga dos Campeões. Nada indica que, debaixo de pressões econo'micas e media'ticas, o C5 não se alargue à Ru'ssia, alterando-se os critérios de qualificação.

    Pela visibilidade internacional que as vito'rias deram, quer sobre o Bayern quer sobre o Chelsea, mas mais sobre o Chelsea devido a razões histo'ricas, não creio que se possam, realmente, comparar os dois jogos, Chelsea e Belenenses. Não creio que seja bene'fico entrar em tais comparações, ja' que não existem referências idênticas. Em contrapartida, pensar que, o ano passado, o benfica no Dragão fez mais faltas, so' por si, que o desafio Porto-Chelsea é uma comparação palpa'vel.

    O Porto precisa de visibilidade internacional para sobreviver.

    Quem se lembra das deslocações imensamente difi'ceis aos campos pelados? A batalha para que todos os campos fossem relvados, quem lembra? E' normal que as bolas façam ressaltos loucos em revaldos maltratados. Quem se deve adaptar? E' o futebol, é o Porto? Ou o contra'rio?

    Ganhar o campeonato é importante porque da' acesso à Liga dos Campeões e a ser cabeça de série. Ja' quanto ao ti'tulo nacional, não sei até que ponto ainda tem valor so' por si. Infelizmente, acrescento. Quando se lê a imprensa desportiva, pelo menos a Francesa, a grafia salienta não o primeiro lugar, mas os lugares que dão acesso às diferentes competições Europeias.

    Ainda ontem me perguntaram, como se eu soubesse, como é que o Porto fazia para brilhar na Europa.

    Longe vão os tempos em que o Porto era incapaz de ganhar ao Apoel, clube dum pai's (ao lado da Grécia) desconhecido que nem aos refugiados Si'rios interessa.

    Assim, cada competição em seu lugar e concordo que, tirando o factor sorte, jogando com lucidez "não havera' muitos Moreirenses ou Mari'timos que nos possam travar".

    E Viva o Porto!

    Nuno PortoMaravilha




    ResponderEliminar