02 outubro, 2015

UMA CRONISTA SAI DO ARMÁRIO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Aos 23 de Setembro de 2015*, eu, Júlia Maria, filha dos meus pais, em plena posse das minhas faculdades físicas e mentais, junto declaro que dou pública e oficialmente o braço a torcer e que o Vitorio Maximiliano Paez Pereira é um jogador do caraças, um defesa direito de excelência e que há muito que os meus olhos não tinham o prazer de ver um jogador que se assemelhasse tanto na sua entrega, alegria e incrível raça ao ENORME João Pinto.

Mais: o que via como caceteirice pura e assassina, ganhou agora novos contornos e vejo que se trata apenas de uma dose generosíssima de virilidade e combatividade total em cada lance, vivendo-o e disputando-o como se fosse o último. Simultaneamente, quanto aos cartões que tem recebido em doses bem mais generosas desde que veste a Azul e Branca Camisola, encaro-as como medalhas ganhas em campo e em gloriosa acção. Depois de anos de seca extrema em termos de títulos ganhos pelo FC Porto, em termos de graves lacunas em jogadores raçudos e que suassem a Camisola, o Vitorio M. Paez P. surge como uma espectacular lufada de ar fresco e como um modelo de virtudes a seguir dentro do plantel. Chega-me a emocionar, tal a fominha sentida por este tipo de entrega.

Pena ter chegado tão tarde ao meu Clube. Os responsáveis pela sua vinda estão de parabéns e não se enganaram. Foi cirúrgico e foi na mouche.

Levaste a melhor, Victorio Maximiliano. Ganhaste. A partir de agora, és para mim Maxi Pereira.

O maior treinador do mundo-fora-dos-relvados

Não é a primeira vez que a afamada intuição feminina me deixa ficar mal, me trai e me deixa abananada, zonza e desamparada no meio de uma linha de comboio e sem plano B. À impotente espera do pior. Que o gajo venha e me cilindre. A Fé é outra que tal. Não menos poderosa, omnipresente e omnipotente. Perniciosa. Mázinha. Chego a esta idade e, ao contrário do que seria de esperar, é só desilusões em relação a realidades que achava firmes e fiáveis. Vejo agora que o futebol não se resume à cena dos onze contra onze e no fim ganha o Porto. Às vezes são mais do que 11 (há equipas que chegam a jogar com 13 ou 14!!) e no fim muitas vezes empatamos! Para meu grande desgosto, o futebol não é a ciência exacta que eu pensava ser. Não basta a uma equipa ter os melhores jogadores, boa energia, a melhor estrutura interna, um treinador com interessantes ideias, apaixonado e entusiasta. Tomemos por exemplo… deixem cá ver… Ah, sim, Julen Lopetegui, o treinador do meu clube lindo. Arrisco-me a dizer que é o melhor treinador do mundo (para já) fora dos relvados.

Faz tudo bem: fala e tem bom discurso, tem boas ideias, treina, motiva, defende, acusa, ambiciona, aponta e dá a cara, sempre com entusiasmo, dedicação e a sua Dupla-Maravilha: “ganas y ilusión”. Entra a transpirar calma e puro power, ciente do trabalho feito ao longo da semana e vai e… falha. Frequentemente. Incrivelmente. Inadmissivelmente. Estrepitosamente. Ruidosamente. Pateticamente e estupidamente e outras coisas acabadas em *ente e quando nada faz prever. Este filme – ora cómico, ora de terror e misturando drama e suspense em doses épicas e cavalares – já passou nas salas de cinema na época passada e o melhor treinador do mundo e arredores fora dos relvados não muda o argumento, não transfigura as personagens, não as faz transcender e… estatela-se. Continua a ser o Lotopegui, o Parvotegui e o Lopatego, gozado por todos e mais alguém, até por aqueles que o deveriam apoiar e dele gostar.

Iludo-me a cada bom resultado e digo que é para durar. Iludo-me a cada mau resultado (sim, Lope, um empate nesta casa é um MAU resultado!!!) e digo que a partir daí tudo será diferente e não mais nos desviaremos da rota traçada. Ha! A inocência! Fico como ele: estatelo-me. Com estrondo. Não aprendo: como ele. Mas eu sei e reconheço quando devo mudar. Pormenores que sejam. Já ele…

Eu sei que acredita piamente nas suas filosofias de jogo e tem a certeza de que mais dia, menos dia as vai conseguir implementar na sua plenitude. Esquece-se é, por vezes, do valor do adversário, da eficaz mentalização e mentalidade dos seus jogadores, da eventual influência de terceiros e de que já vai na sua época sem ainda convencer porque ainda nada ganhou. Já não tem margem de manobra e o bom do benefício da dúvida. Há pessoal desesperado, digo-vos. Bom… desesperados andaremos praticamente todos, mas aqueles há que ao quinto/sexto jogo do homem à frente da equipa já lhe pediam a cabeça. Pode ser que esses sejam os que mais percebam de futebol e que nessa precoce altura antevissem já o deserto de títulos que acabámos por viver. Pode ser também e apenas que se tratem de homens e mulheres à beira de um ataque de nervos. Inofensivos quando isolados. Juntos perigosíssimos. Arrisco-me a dizer que constituirão já mais de metade do Universo Portista. Algozes, ferozes, sádicos, ululantes. Não nos iludamos: se tivermos a infelicidade de ter um ou dois maus resultados consecutivos, o clima no Dragão ficará verdadeiramente insustentável e a bola de neve começará a rolar, detendo-se apenas quando se materializar o despedimento do treinador…

Pois.

Esse é o meu medo. Será mais um a integrar o lote do “homem certo à hora errada”, onde já se perfilam os mais recentes Vítor Pereira e… o Alicinha no País das Maravilhas (mas isto já será matéria para outras núpcias).

Julen, ouve. Engrena por favor. Põe-nos no sítio. Esmaga-os. Queremos ter o melhor treinador do mundo também DENTRO dos relvados. E poder mostrar-te como tal.

* texto publicado na minha página de facebook.

16 comentários:

  1. Se não fosse o Benfica, o Maxi já estaria há muito tempo a jogar num clube do top5 Europeu, tipo um Real Madrid, Barcelona, Bayern, etc. Os vermelhos estragaram-lhe a carreira. Pode ser que agora a relance, mas daqui já ninguém o tira ;)

    ResponderEliminar
  2. Fui um dos que, ficou chocado com a chegada do Maxi. Não o podia ver, não o podia ouvir, ele representava tudo o que de mau existia nos nossos adversários. Símbolo do maior rival, disse mal de nós vezes sem conta e era idolatrado por eles. Não, não podia estar de acordo com a chegada de tão vil personagem ao meu clube do coração. Mas depois... Pois! Ele luta, come a relva, dá tudo em campo, na maioria das vezes mais que qualquer companheiro. Depois de certos jogos, era claro para mim, que não podia ostracizar um indivíduo que defendia a minha camisola como ele o estava fazer. Conquistou-me. Não pude evitar. Tudo o que sentia de mal por ele desvaneceu-se e dou por mim a pensar, fogo, só é pena não termos mais destes, com esta raça, com esta garra. Foi assim que me conquistou e me obrigou humildemente a sair do armário.
    Do nosso mister, quase nem preciso dizer nada. Gosto dele, acho-o um homem carismático que tem suportado uma pressão horrível, causada e muito pelo que se passou na época passada, onde fez uma excelente campanha Europeia, onde fez pontos suficientes para ser campeão em quase todas as épocas que o antecederam mas onde não ganhou nada. Pois, a frieza e crueldade dos resultados a contratar com a qualidade do trabalho feito e a recuperação de uma equipa que estava em ruínas, após viagem ao mundo das maravilhas da Alice. Acredito nele, piamente. Vejo trabalho feito, vejo metodologia, mas vejo algum desnorte perante a corrente de críticas crescente do nosso reino. Criticado por não fazer, acabou por fazer a vontade aos adeptos e deu-se mal e acabou novamente criticado. Mister, mantenha-se fiel ás suas ideias, suporte a critica que os resultados aparecerão. Não tenho a menor dúvida disso.
    Excelente texto e pertinente porque em ambos os casos, ainda existe divisão no nosso reino, não nas mesmas proporções, mas existe.
    Obs: A saída do armário não custou nada. :P
    Excelente com sempre! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Durante 8 anos, Maxi foi a face do inimigo. Perdi conta às vezes que critiquei a sua... virilidade... nos vermelhos, perante o constante assobio para o ar dos doutos senhores árbitros e restante corja do conselho de disciplina. Mas desde o 1º minuto que ele veste a gloriosa camisola Azul e Branca, defendi-o com unhas, garras e dentes, como defenderia uma desprotegida criança frente a uma ululante turba indignada.
    Adeptos que, e infelizmente ainda os existem, tratam por nº 2, um atleta que honra, e defende como um feroz guerreiro, o nosso emblema. Ao enveredarem por esse caminho, é à instituição Futebol Clube do Porto que estão a desprezar e envergonhar.
    É a minha opinião.

    Do Lopetegui, vejo os portistas a comerem, calarem, aplaudirem e até adoptarem, o abominável insulto que o mestre da táctica fez ao nosso treinador, como se um estranho fetiche tivessem, em vestir o cachecol encarnado. Chocados? Quem se une a benfiquistas no ataque ao nosso treinador, é o quê?
    E no entanto, vêem que o mestre da táctica sem o colinho descarado que se verificou na primeira volta da época passada, nada é. As exibições e resultados esverdeados comprovam-no. Mas aceitam como cordeiros, que lhe colem o epípeto de melhor treinador em Portugal, quando a fralda suja em jogos grandes é a sua imagem de marca, cá dentro e lá fora.

    Vejo muitos a dizerem que não querem Europa. Querem é vitórias no campeonato. Verdade?
    Tivemos um treinador que perdeu 1 ÚNICO JOGO em 2 temporadas. Fez gato sapato das melhores equipas que o slb teve nos últimos 30 anos, e o que fizeram ao Homem? Correram com ele, não foi?
    Estes mesmos adeptos que reclamam vitórias no campeonato.
    Santa hipocrisia!

    Para além das manhosas equipas portuguesas, dos Paixões&Capelas, da imprensa desportiva, do conselho de arbitragem, o Lopetegui tem ainda mais um adversário de peso para combater: O adepto portista! Não acham que é muito para 1 homem só?

    Um homem que apesar dos erros, que os teve (e tem) como qualquer um, devolveu-nos o respeito por nós próprios que o Paulinho nos roubou. Passou os 80 pontos na primeira época, o que seria suficiente para ser campeão em mais de 90% dos campeonatos disputados, sendo a grande diferença entre o título e o 2º lugar, uma mentirosa vitória vermelha no Dragão. Devolveu-nos o prestígio europeu para índices que já o tínhamos esquecido, fazendo-nos acreditar que não existe gigante mundial que não sejamos capazes de vergar.

    Acham mesmo que estão a ser justos com o Homem?


    Excelente texto como sempre ;)

    Cumprimentos,

    Hugo

    ResponderEliminar
  4. Bendita hora em que ele foi embora... se ele tivesse ficado não teria aparecido o Nelson Semedo... Pagai lá 2M€ Líquidos ao Maxi de 31 anos que nós ficamos com o tremendo Semedo e sem-medo de 21 que daqui a pouco vai valer muitos M€....
    Já agora Bendita também a hora que Jesus se foi embora... até rima ehehehhehe

    P.S.- Com o Lopetegui não ides a lado nenhum, e só ganhastes ao Chelsea porque estão de rastos!!! Situação normal leváveis 3...
    E Atenção que o ano passado contra o Bayern ganhastes também e o ano toda a gente sabe como terminou!!!

    ResponderEliminar
  5. @ miss bluebay.

    ponto prévio, sem respeito, sem memória, sem vergonha, ponto final, parágrafo.

    16 de junho de 2015, na merda tv
    defesa direito: "Árbitros? Podíamos ver os anos em que o FC Porto foi campeão."


    desculpa lá, isto não foi dito há 8 anos atrás, nem há 5, muito menos há 2 anos atrás... foi dito, pela sua própria boca (hello, as imagens estão no youtube para quem as quiser ouvir!), precisamente 1 mês antes de o MEU CLUBE ter confirmado oficialmente a sua contratação... repito, 1 mês antes!!!

    porque sei muito bem de onde venho e para onde quero (continuar a) ir, lamento informar todos aqueles que, quanto a mim, padecem de uma memória de papel, mas continuo a ser um incondicional "romântico" do MEU FC PORTO d'outrora... lamento, naturalmente, por vocês.

    se a nível desportivo considerei (e continuo a considerar!) uma excelente contratação "profissional", enquanto Homem, considerei (e continuo a considerar!) uma péssima contratação "pessoal".

    como já repeti milhentas vezes, ao defesa direito, desejo o melhor do mundo nos 90min, sempre e sempre, com o meu apoio incondicional, total e absoluto, enquanto vestir o MEU manto sagrado azul-e-branco... fora disso, quero mais é que o defesa-direito pegue na prima mais gorda e se vão os dois f****!

    tenho dito... para memória futura.

    já em relação ao Senhor Lopetegui, enquanto cá estiver e respeitar o MEU CLUBE, terá sempre, sempre, sempre e sempre, o meu apoio incondicional e total... quero o melhor para ele, e o melhor para ele, é naturalmente o melhor para o MEU CLUBE. e não, não confundo algos com bugalhos... não é o treinador perfeito, mete água aqui e ali, ainda não percebeu que "cá" tem que se jogar de formar substancialmente diferente de quando é "lá", mas, mas, é o MEU treinador, é o treinador do MEU CLUBE. ponto final, parágrafo.

    nota: como sempre, e apesar desta vez estarmos em pólos diametralmente opostos (és uma cagareta pá, é o que é, quanta memória de papel tu tens?!), no essencial, o conteúdo literário da coisa, tamanha é a perfeição, está assim pró coisa e tal de muita fixolas. naturalmente, e merecidamente, parabéns ;)

    ResponderEliminar
  6. Cara Miss Bluebay,

    Estou surpreendido, não costumo estar em desacordo consigo.

    Deixe-me dizer-lhe uma coisa, em ponto prévio: Este é o primeiro treinador em muitos anos a quem reformularam totalmente a equipa. No jogo contra o benfica estavam 3-três-3 repetentes do ano anterior. Parecem desculpas, não são. O FC Porto, em dois anos consecutivos, deu dois bailes a dois colossos europeus à minha frente.

    Não há, hoje em dia, uma única equipa que olhe para o NGC e faça o que Simeone fez - bem feita, também, ó arrogante - e faça poupanças connosco para outros jogos. Não há uma única equipa portuguesa que jogue connosco de igual para igual.

    Agora, vamos criticar Lopetegui por não saber jogar defesobol? Pronto, OK. Este será um treinador que irá, certamente, para um grande europeu, onde as condições são condignas à prática de futebol.

    Deixo-lhe 3 perguntas e com isto calo-me:

    - É possível a Imbula fazer aquelas arrancadas num relvado cheio de buracos?

    - É possível fazer 1x1 quando há 3 defesas para cada homem?

    - É possível jogar em passec curto e transição apoiada quando ninguém se faz à bola e defende até quando está a perder 1-0?

    Se treinadores abdicam de competições europeias para se guardar para a liga são inteligentes? O que é suposto querer-se? Tudo e o seu contrário?

    Domingo Lopetegui apresentará a sua melhor - e mais motivada - equipa.

    Tiremos conclusões aí.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  7. Olhem que o Maxi quando chegou aos Lampiões era tecnicamente inferior a este puto que foi ocupar o lugar dele.
    Maxi foi uma boa contratação mas já mais vou esquecer as muitas coisas que disse do FCP durante estes anos.
    Lembram-se da última?Em Portugal só me vejo a jogar no Benfica.
    Miguel Guerreiro

    ResponderEliminar
  8. O F. C. do Porto foi sempre reformulado todas as épocas e até Jesualdo foi campeão.
    Imbula quando chegou fazia arrancadas, mas os gritos de Lopetegui cortaram-lhe o ímpeto, ainda bem que lhe fez ouvidos moucos na 2ª parte com o Chelsea.
    É possível fazer 1x1 se não se jogar a passo para o lado e para trás.
    É possível derrotar autocarros, porque temos melhores jogadores, não podemos é jogar à velocidade das lesmas ou rematar invariavelmente 1 vez em 45 minutos.
    Há equipas que se poupam contra nós e dão-se ao luxo de deixar Matic e Harzard no banco tal como Simeone fez.
    Já andamos a tirar conclusões há ano e meio e nunca passamos uma vergonha tão grande na Europa.

    ResponderEliminar
  9. Caro Anónimo,

    Diga lá quando foi a ultima vez que sairam 8 titulares de uma vez.
    O Imbula disse de sua justiça hoje mesmo. Leia o site d'O Jogo e perceba que é muito ao contrário disso.
    Você pode não gostar do estilo, rendeu 82 pontos no ano passado.
    Concordo que temos de jogar sempre com a intensidade que jogamos na terça.
    "Vergonha" não é a palavra que, aposto, 90% dos Portistas usaria para falar da nossa prestação Europeia. Nem a imprensa internacional. Nem os clubes adversários.

    Mas há sempre 10%. Aqueles cujo copo está sempre (meio) vazio. Para quê? Desconheço. Não devo saber mais, com certeza.

    Uma coisa é certa - assino o meu comentário.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo 1: Nunca antes prestei atenção ao jogador Maxi Pereira. Aliás, tal como nunca a prestei a nenhum jogador do selebe. Para mim não passam de cepos com olhos e orcs. Quando o via, sempre nas repetições era a tentar partir pernas a quase tudo que mexia. Agora no Porto… bom! Que jogador! Pena… chegou tarde demais. Tivesse sido mais cedo, já a esta hora estaria, concordo, num dos clubes de top mundial. Enfim… escolhas! Tivesse sido mais inteligente há oito anos atrás. 

    ResponderEliminar
  11. Cara missbluebay
    Costumo gostar muito dos seus artigos e expresso aqui esse sentimento.
    Hoje acho o seu artigo completamente fora do contexto e nem percebo o motivo para o que me parece ser mais uma crítica velada ao treinador.
    Logo agora que tivemos uma exibição memorável exaltada na imprensa Inglesa.
    Bjinho
    Melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. A minha memória do que o Maxi disse e fez no passado é permanente.
    Agora estando no Nosso Clube tenho-o visto a jogar sempre a 110%, e isso é o que se pede. E quanto ao seu discurso actualmente tem mostrado respeito e vejam lá que ele estava todo feliz da vida ao derrotar o seu antigo clube.
    Com o passar do tempo pode-se corrigir as coisas.
    A memória permanece e também a minha alma diz que este Pereira está a agir como deve ser.

    Lopetegui é o tal "navio" que está rodeado de inimigos e |se calhar falsos?| apoiantes.
    Pelo que se vê na Europa ele mostra o que as suas ideias valem e derrotou os adversários com clareza. Aquela derrota pesada foram 45 min em que tudo estava desencontrado e desorganizado. Foi pesado? foi. Mas é assim com estes resultados que nós nos "fazemos" no que somos actualmente.
    Internamente vê-se jogos com "pobre" futebol mas que os jogadores e treinador querem inverter essas situações, mesmo não notando-se de cima, mas nota-se pelo desespero dos jogadores em tentarem inverter a situação.

    Somos conhecidos por sermos os adeptos com melhor mentalidade aqui neste país.
    Temos que centrar de uma vez por todas no apoio a equipa e chegar-lhes o Nosso verdadeiro fogo de dragão.
    Ambientes congelados é que não param na nossa morada.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  13. Este filme – ora cómico, ora de terror e misturando drama e suspense em doses épicas e cavalares – já passou nas salas de cinema na época passada. É o melhor treinador do mundo e arredores fora dos relvados, não muda o argumento, não transfigura as personagens, não as faz transcender e… estatela-se. Continua a ser o Lotopegui, o Parvotegui e o Lopatego, gozado por todos e mais alguém, até por aqueles que após um jogo razoável de quando em vez, acreditam que finalmente, com a matéria humana que dispõe vai finalmente honrar os pergaminhos do Clube.

    ResponderEliminar
  14. Ainda bem que o receberam bem. O Nelson Semedo é incomparavelmente melhor.

    ResponderEliminar
  15. Todos, mas todos os anos se reformula a equipa. Não com jogadores que vão para o banco do Atletico de Madrid, mas com jogadores de dezenas de milhões que vão vara titulares absolutos nas equipas para onde vão desde Falcão a James Rodriguez, de Deco a Hulk. Não são os Campañas, Olivers ou outros que tais.
    O Imbula diz precisamente que está a aprender a travar e com ABS quando no Marselha estava habituado a focar-se na baliza da equipa adversária.
    O estilo rendeu 82 pontos na tal matemática do pontinho e ganhou o quê?
    Talvez esteja enganado e sejam 90% que não se revêm neste futebolzinho, os seus 10% só se forem multiplicados por copos de pipocas.
    Levar 6 na Liga dos Campeões mereceu-nos rasgados elogios de todos os clubes e imprensa internacional!?! Talvez nos jornais de escárnio e maldizer.
    Exaltar uma vitória normal e natural do F.C. Porto sobre o que apelida de colosso Europeu, tão colosso que agora em casa foi derrotado por esses candidatos à bola de ouro Cédric e José Fonte.
    João Gonçalves

    ResponderEliminar
  16. como é possível aprovar um comentário no Bibo Porto de um encornado monte de merda com dor de corno pelo Maxi!

    ResponderEliminar