23 abril, 2012

A 5 pontos…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Depois da justíssima vitória alcançada no sábado frente ao Beira-Mar, o FC Porto tem 3 jornadas para conquistar 5 pontos que lhe garantam o título de campeão nacional, aquilo que muitos sonham em conseguir, mas que neste momento apenas o FC Porto depende de si para conseguir.

Do meu humilde ponto de vista, é preciso recuar ao dia 29 de Janeiro de 2012 para perceber o porquê do FC Porto estar na 27ª jornada a escassos 5 pontos de revalidar o título de campeão nacional. Nesse dia perdemos por 3-1 em Barcelos, jogamos pavorosamente, sofremos 2 golos CLARAMENTE ilegais e tivemos 2 penalties claros por marcar a favor. Mas jogamos mal, muito mal, demasiado mal para ser verdade, e essencialmente por isso acabamos por perder!

Torna-se interessante pois tentar esboçar algumas ideias que possam sustentar esse crescimento do FC Porto na tabela classificativa. Ao contrário do que alguns iluminados (alguns portistas incluídos) querem fazer crer, não é por acaso que o FC Porto atingiu o 1º lugar, não é fruto das arbitragens, nem é por causa do estado do tempo. No fundo, o crescimento do FC Porto prende-se, não com fatores aleatórios, mas sim com fatores lógicos e racionais que sustentam o crescimento da equipa. Neste particular, VP teve razão (inteira razão) em dizer que o campeonato se tornou fraquíssimo desde que o FC Porto alcançou a vantagem de 4 pontos na liderança. É sempre assim, um imenso coro de patetas a tentar retirar mérito ao FC Porto, e paralelamente uma série de outros a tentarem referir o acaso como razão principal do FC Porto estar prestes a revalidar o título.

Desde o dia 29 Janeiro se calhar mudaram algumas coisas que justificam o crescimento da equipa. Talvez porque saíram alguns jogadores que nunca deveriam sequer ter iniciado a época. Talvez porque Lucho sem correr muito, nem sujar os calções, tem mais classe e categoria que Souza e Guarin juntos. Talvez porque o MELHOR JOGADOR DO CAMPEONATO subiu de forma, e tem feito exibições verdadeiramente incríveis como a de sábado no Dragão. Não me canso de o repetir (desculpem mas sou fã incondicional do homem), mas Hulk é um jogador genial. Não tenho muitas mais coisas a dizer sobre Hulk. Apenas uma só palavra: GENIAL! (tal como o mundo agora está rendido a Falcao, chegará o dia em que Hulk também ira ser coroado como um dos melhores do mundo, acreditem!). Talvez porque Janko é um jogador útil tendo em conta as suas características, afinal tem 5 golos marcados em 10 jogos como titular, não é mau para um ponta-de-lança. E talvez por um conjunto de outras razões que agora não me ocorrem.

A ideia peregrina de que o FC Porto está na frente do campeonato por acaso, é mesmo isso, uma ideia peregrina, sustentada por uma imensa azia. Há uns meses atrás era um campeonato formidável, competitivo e indefinido. Agora é um campeonato fraco, em que se perderam muitos pontos e em que vai ganhar o menos mau. Fica para outra altura uma análise ao FC Porto 11/12 comparativamente ao FC Porto dos últimos 10/15 anos. Só para tentar perceber se o FC Porto deste ano será tão fraco assim.

13 comentários:

  1. Obviamente que tirando a excepção da época passada, este desempenho, não tem sido tão mau quanto a maioria dos anti-VP quer fazer crer. Recordo-me de ter analisado por alto as percentagens de pontos conquistados, e confirmei aquilo que suspeitava, que esta equipa tem sido o competente quanto baste para conquistar cerca de 60% dos campeonatos dos últimos 10 anos. Isto contas de há umas semanas. Obviamente que a grande diferença se verificou em Janeiro, com as "dispensas" de algumas pseudo-vedetas, principalmente uma que espera ficar por muitos anos pelo Inter, mas também com a inclusão do Lucho e do Janko no plantel principal; mas também do Paulinho Santos como um dos "braços direitos" do VP. Esperemos agora é que a equipa mantenha a atitude, principalmente nos 2 próximos jogos, para se poder festejar no Dragão.

    Só uma questão Off-Topic, que não me recordo da resposta: O FCP já recebeu o troféu relativo ao Título Nacional da época passada? Pergunto isto porque recordo-me que a determinada altura se pretendia fazer a entrega do Troféu à semelhança do que se faz habitualmente na Alemanha, e não me recordo se já o entregaram ou não... O que não seria situação virgem, caso não tivessem entregue.

    Desiludido este fim de semana, com o Andebol pela sobranceria de atitude com o Madeira SAD, e triste pelo Hóquei que teve um resultado paupérrimo.

    ResponderEliminar
  2. @ Johnny Pedrosa:

    Já entregaram, sim. No jogo da época passada com o P. Ferreira no Dragão (empatámos a 3). Espero ter esclarecido a tua dúvida.

    Ricardo Albuquerque, Portista até ao fim do Universo.

    ResponderEliminar
  3. Comentei sempre para este e outros BLOGs, como FIMOZE e simbolizava o meu espirito com o desenho do personagem que todos conheceram. Acontece que um profundo desgosto que sofri, amputou grande parte da minha personalidade, portanto de agora em diante continuarei a seguir-vos atentamente, mas como um personagem mais real. Perdoem-me o comentário pessoal.

    ResponderEliminar
  4. Sim, é verdade que recebemos o troféu de campeão da época passada no jogo da penúltima jornada com o Paços Ferreira no Dragão…

    Lembro-me até de ver o Mariano Gonzalez e o Helton a erguerem o troféu… Ao contrario da altura em que o sr. ricardo costa e companhia estavam na liga, em que aí os troféus de campeão eram entregues ao FC Porto com vários meses de atraso…

    Desde a fatídica 1ª parte com a Académica no pós-galinheiro, que pelo menos a atitude da equipa me parece ser inatacável… Independentemente de um ou outro mau resultado (paços de ferreira e galinheiro na taça da liga), a atitude da equipa tem sido boa… E naturalmente que a atitude sendo um pequeno pormenor, faz MUITA diferença na alta competição como todos nós sabemos...

    Há que manter a atitude, e o nível exibicional dos últimos jogos porque nos esperam partidas comlicadas até final...

    ResponderEliminar
  5. Eu acho extraordinário que algumas pessoas, ao fazerem a avaliação desta época, contabilizem só o campeonato (que ainda não ganhamos) e se esqueçam da miserável prestação nas competições europeias e, mesmo em relação à Liga, não olhem à qualidade exibicional que este Porto (não) produziu.

    Já estou farto de referir isto, mas a nossa eliminação na fase de grupos da Champions (num grupo, por sinal, perfeitamente acessível) foi de uma inconveniência enorme para o equilíbrio das contas, já para não falar do nosso prestígio desportivo. Ora, isto quase obrigará a que no próximo ano a nossa prestação seja impreterivelmente melhor.

    Em termos de exibições, o futebol que tivemos foi quase sempre inseguro, inconstante e soluçante. Independentemente da questão da falta de um bom ponta de lança, temos no nosso plantel nomes como Lucho, Moutinho, Hulk, James, etc. Com isto, o futebol podia e devia ser melhor e mais conseguido e aqui, goste-se ou não, o principal responsável é Vítor Pereira. Como é de Vítor Pereira a culpa de ter votado alguns jogadores ao esquecimento. Iturbe é o caso mais flagrante e, num ano em que tantos portistas (quanto a mim, sem tanta razão quanto isso) falaram em jogadores contrariados e que não davam o litro, é curioso verificar que tínhamos um rapazinho cuja única coisa que queria era jogar, suar a camisola e ter uma oportunidade. Claro que as teorias da conspiração de alguns adeptos (este ano, uma grande parte dos portistas especializou-se nelas, por mais claras e simples que possam ser as situações) à volta deste caso já começaram. A culpa é do Pinto da Costa, é até do próprio jogador, mas de VP é que nem pensar. Temos o Mangala, que raramente entrou para as contas, enquanto o Rolando foi titularíssimo indiscutível durante grande parte da temporada, dando até a ideia de que por mais deplorável que fosse o seu nível exibicional, a sua titularidade não era posta em causa. E ainda podemos acrescentar o Alex Sandro que podia ter sido opção mais vezes, apesar de o Álvaro não ter estado tão mau quanto o pintam.

    Se realmente excluirmos aqueles atletas com que VP não quis contar, o plantel é curtíssimo. Se, por outro lado, formos fazer uma análise global de todos os jogadores à disposição, verificamos que não é bem assim. Ainda no jogo com o Beira-Mar olhei para os jogadores que estavam em campo e, a dada altura, pensei: o que seria esta equipa com um treinador melhor? O Johnny Pedrosa diz, e com uma certa razão, que o que estamos a fazer daria para ganhar 60% dos últimos campeonatos, mas há que ter em conta que esta equipa é bem mais completa do que muitas das que temos tido, mesmo sem o tal homem-golo. E ainda que se possa pegar pela ausência de um goleador nato, tal também não é explicação para um futebol, geralmente, tão vazio de ideias. Houve um forte investimento no plantel e um esforço adicional para manter a estrutura ganhadora da época anterior. Não acredito que na cabeça de Pinto da Costa estivesse só uma vitória sofrida no campeonato. Para mim a saída de VP será a melhor solução, esta é uma opinião que não altero.

    Ainda em relação ao post do Rcbc. Essa incongruência por parte da CS em geral é gritante. Vítor Pereira aí tem toda a razão. E sim, Hulk é um génio e eu continuo a achar que a saída de Falcao foi preferível à do Incrível.

    ResponderEliminar
  6. Caro Duarte,

    Estou 101% de acordo contigo no que respeita ao facto de termos feito uma miserável liga dos campeões… Efetivamente um clube com os pergaminhos do FC Porto (sobretudo a nível europeu) não pode dar-se ao luxo de não ganhar um único jogo ao Apoel, e ter imensas dificuldades perante um Zenit claramente mais fraco… Aí, repito que há uma repartição de responsabilidades entre VP, jogadores e SAD… A proporção de responsabilidade que cada um tem, essa é discutível e não há seguramente ninguém que possa afirmar com certeza se uns foram mais responsáveis que outros… é discutível, cada um terá as suas crenças e as suas explicações…

    No entanto, e à parte de discussões acerca da qualidade exibicional e dos muitos problemas por que o FCP passou na presente época (que também não foram todos responsabilidade de VP), não nos podemos esquecer de algumas coisas… É certo que VP falhou em termos europeus… Mas também não é menos verdade que Adriaanse também falhou, que Fernando Santos no primeiro ano foi eliminado na fase de grupos da champions (com Dínamo de Zagreb e Olimpiakos) e também foi eliminado pelo Torreense na taça de Portugal… Que o próprio Jesualdo também foi várias vezes eliminado por Atleticos, Fatimas, etc, etc… E até António Oliveira nos 2 anos que esteve, também num deles não passou a fase de grupos… E não foram estas eliminações que diminuíram o meritório trabalho de cada um destes treinadores que acima referi…

    A avaliação ao desempenho desta época terá de ser feita no fim… Ainda faltam 3 jogos, não ganhamos nada e a concentração tem de ser máxima… A verdade é que se em termos externos fica o travo amargo de uma eliminação prematura, a perda da taça Lucílio batista, bem como da taça de Portugal não reduz minimamente o sabor de um eventual título, a competição mais importante e aquela que permite a entrada na liga dos milhões…

    PS: Não sou minimamente advogado de defesa de VP… Acho que tem de ser julgado no fim da época como todos o deverão ser… Acho é que se tem de fazer uma avaliação objectiva, tendo em conta essencialmente os objectivos propostos… E entrando no campo dos cenários, se o FCP conquistar o campeonato, juntando à supertaça já ganha, não é uma época suficiente… É uma época boa, com muitos episódios atribulados, mas não deixa de ser uma época boa…

    ResponderEliminar
  7. RCBC estou plenamente de acordo com alguns dos pontos do teu comentário. Se calhar, até subscrevo mesmo a maior parte, mas ainda assim tenho de dizer mais qualquer coisa.

    No que toca a Adriaanse, concordo que a campanha europeia não foi diferente da de VP, mas o holandês chegou a uma equipa que, creio eu, não tinha comparação com esta. Aquela tinha maus hábitos criados, era de uma indisciplina atroz e precisava de um chicote. Além do mais, no ano anterior, tínhamos perdido o campeonato e, por muito que haja quem defenda o contrário, é de uma maneira geral mais fácil iniciar-se um projecto sobre uma vitória do que sobre uma derrota. Jesualdo perdeu com o Atlético e com o Fátima, mas também não é pelas eliminações da Taça e da Taça da Liga que mais condeno Vítor Pereira. Só que o professor garantiu sempre prestações positivas na Champions, com grupos mais difíceis e tendo plantéis à disposição que nem se podem comparar à deste ano.

    Deixei António Oliveira e Fernando Santos para outro parágrafo propositadamente. Em relação ao engenheiro, estou à vontade para falar, porque nunca fui seu fã. Ganhou o penta e terá tido a sua quota parte de mérito, claro, mas tinha uma equipa montada, tal como VP ,e,no ano seguinte, com as coisas mais apertadas e depois de ter perdido o Zahovic, não soube ser astuto e perdemos um campeonato que podíamos ter ganho nas calmas. Mantivemo-lo para 2000/2001, voltamos a perder e mesmo a venda do Jardel não serviu de atenuante. Com Oliveira, que chegou em condições bem mais difíceis que VP, ganhamos duas ligas, fizemos uma Champions boa e outra má. Seja como for, em ambos os casos, estamos a falar de um passado demasiado longínquo. As exigências mudaram e são maiores. O Porto de hoje não é, de certeza, o clube que Pinto da Costa encontrou em 1982, também não é o dos anos 90 e se não o é, isso deve-se ao presidente, claro.

    ResponderEliminar
  8. (Continuação)

    Só um cego é que não vê o desalento dos portistas de uma maneira geral e, justo ou injusto, esse desânimo prende-se todo ele com Vítor Pereira. As últimas assistências no Dragão falam por si. Continuo e continuarei a ver o jogos fora e em casa, mas isso sou eu. Por conversas que tenho tido e comentários que tenho lido, os Dragon Seat para o ano podem muito bem cair a pique se VP não sair. Eu vou renovar o meu lugar anual sejam quais forem as circunstâncias, mas lá está, eu falo por mim, não falo pelos outros. Por muito que possamos condenar, em parte, a atitude destes portistas, também não podemos esquecer que a vida está difícil e gastar-se dinheiro para assistir a espectáculos maus como os deste ano está, compreensivelmente, fora de questão para muito boa gente. Além disto, a direcção não pode mudar os adeptos e os portistas são como são.

    O Mangala deu uma entrevista a um jornal francês que devia merecer uma reflexão séria da nossa parte. Diz ele que no Standard sentiu mais pressão do que no Porto. Eu tenho uma interpretação muito clara para isso. Pode estar errada, mas é a leitura que faço. A pressão externa da parte dos adeptos que a equipa enfrentou este ano (e quando falo em equipa, incluo o treinador) foi pouquíssima. Tivemos umas assobiadelas pontuais, uns posts mais acesos em blogues e, tirando aquele protesto a seguir a Coimbra para a Taça, não houve nada mais. Longe de mim estar a fazer um apelo à fúria desmedida, mas a verdade é que fomos várias vezes calminhos em demasia. Comparando com outros treinadores, mesmo com técnicos consagrados no Dragão, Vítor Pereira esteve longe de sofrer uma pressão visivelmente grande, ou muito diferente daquela que qualquer treinador do mundo sofre. Por aí, ele também não se pode queixar. A maior parte dos adeptos nunca demonstrou o seu descontentamento, mas agora fá-lo, e da pior maneira possível: com desinteresse, apatia e falta de vontade. Quando o Mangala fala em pouca pressão está obviamente a referir-se ao extravasar das emoções da parte dos adeptos, que raramente existiu e que não tem nada a ver, repito, com actos de violência. Ou seja, a falta de pressão externa foi evidente, mas internamente o clube já começa a sentir a falta dos seus adeptos e esta é uma tendência que poderá aumentar. Eu sei que a direcção não pode agir sempre segundo a vontade dos sócios, mas também não pode ser autista a ponto de ignorar a falta de empatia entre eles e o projecto em vigência, encabeçado naturalmente pelo treinador. Isto sob pena de se assistir a um divórcio entre clube e adeptos, o que seria gravíssimo e talvez mesmo inédito no Porto, com todas as repercussões desportivas e financeiras que tal acarreta.

    Um abraço
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Caro Duarte,

    Nessa matéria estou perfeitamente à vontade porque já ouvi da boca de portistas outro tipo de afirmações, como por exemplo:

    “Oxalá que o FC Porto não seja campeão para o VP se ir embora”

    “Este FC Porto vai ganhar sem saber ler nem escrever”

    E outras que tais…

    Da minha parte apenas digo o seguinte: não tenho um QI suficiente para perceber como é possível um portista desejar a derrota do seu clube, seja em que circunstancia for… Eu, com Octavio Machado ao leme do clube, sofria pelo clube, pelas suas derrotas e pelo seu rumo, mas deseja-lhe o dobro do que desejava para mim, ou seja as vitorias do FC Porto…
    Há portistas mais preocupados com o seu umbigo, com o seu egoísmo doentio e com a sua arrogância genuína, e que estão se pouco a cagar para o clube… Interessa-lhes mais as suas convicçõezinhas pessoais de meia-tigela… A esses (que torcem pelo clube de acordo com as circunstancias) apenas digo: bem podem torcer pelos encornados nas últimas 3 jornadas, e torcer também com todas as suas forças para que o FC Porto perca… Talvez aconteça uma hecatombe o FC Porto perca o campeonato, e aí sim, VP vai para a rua e o futuro vai ser radioso… Se calhar com Pedro Emanuel que deve estar prestes a ser despedido pela Académica depois de dezenas de jogos sem ganhar… E que segundo alguns, é anos-luz melhor treinador que VP…
    Enfim, é melhor ficar por aqui…

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. RCBC, eu também já li esse tipo de opiniões. Mas quero acreditar que a maior parte das pessoas que não gostam do treinador querem que o FC Porto vença este campeonato na mesma e que ele saia no final. Pela minha parte, quero vencer este como qualquer outro e comungo do teu pensamento. Por coincidência, ou talvez não, tive o mesmo sentimento que tu em 2001/2002. Acho que uma vitória na Liga não é, nem pode ser, impeditivo de uma mudança de treinador, mas se for, eu quero ganhar na mesma.

    Aqueles que desejam a derrota do próprio clube para levarem a sua avante, mais vale mesmo não irem ao estádio.

    Em relação ao Pedro Emanuel, também não entendo o que tanta gente vê nele. É preciso andar-se desatento.

    ResponderEliminar
  11. Caro Duarte,

    Para mim aqueles que desejam a derrota do clube, não passam de uns grandes patetas mais preocupados com o seu triste umbigo do qualquer outra coisa...

    Ter sentido critico? Sim, sempre... Desejar as derrotas do clube só para determinado treinador se ir embora? Mais uma vez digo, o meu QI não me permite entender isso...Até acho que só um psicólogo consegue explicar esse fenómeno....

    ResponderEliminar
  12. Compreendo os argumentos de quem critica V.P. e os de quem apoia (mesmo que não incondicionalmente). O caso do nosso actual técnico é diferente de todos os outros treinadores que temos tido na nossa história. Em primeira análise na época passada era treinador-adjunto, o que quero dizer com isto, era o homem sombra da equipa técnica- o homem que orientava todo o aspecto físico (hoje o nosso plantel é sem dúvida o que se encontra mais bem preparado nesse capítulo)… a questão era saber se ele tinha capacidade para orientar a equipa psicologicamente, motivá-la , uni-la e criar uma rotina de jogo vencedora; resumindo, se tinha capacidade para concretizar um projecto com a Nossa Dimensão. Em segunda análise, continuo a acreditar que foi a melhor opção encontrada no cenário em que decorreu a saída do último treinador (num outro ano numa situação idêntica por esta altura estávamos pior classificados e não ganhamos o campeonato).Em terceira análise o V.P. como é compreensível colocou em prática as suas ideias e concepções de jogo mas com um plantel que ele não escolheu em critério com essa sua concepção; sem esquecer dos meninos que chegaram a vir para a comunicação social anunciar o seu tempo de saída do Clube.
    Em última análise, foi um início de projecto algo atribulado.
    É verdade que ele não tem capacidade de comunicação (utilizar a comunicação social como o fazia alguns treinadores que passaram por esta casa), dá um ar de ser demasiado sisudo e sem graça e não tem o carisma que outros tinham.
    É tudo verdade, mas também é verdade que quando a equipa bateu no fundo (Gil Vicente) conseguiu de alguma forma uni-la em torno do seu orgulho; é verdade que já no final conseguiu condicionar o nosso adversário que é sempre levado ao colo ao revelar para a imprensa como esses jogadores obtinham vantagem nas áreas adversárias (bloqueio).
    Sim, o homem está muito longe de ser perfeito e sem dúvida que ainda não estava preparado para assumir um projecto desta magnitude.
    Não sei se vai ou deve ficar na próxima época, mas se ganhar o campeonato e se lhe derem mais uma oportunidade não vou criticar ninguém por isso; mas se lha derem e não melhorar espero que não lhe seja concedida uma terceira oportunidade.
    Os actos valem sempre mais do que as intenções.

    Nobre PORTO sempre.

    ResponderEliminar
  13. Muito boa discussão entre Duarte, RCBC e Bruno5.

    Infelizmente isto tem sido raro ultimamente, onde discussões têm sido baseadas em : VP é uma vitima e o paraiso se és um Verdadeiro Portista, se VP não presta és um mau portista.

    Mas a verdade não é escrita em quadradinhos nem é tão preta nem branca.

    Nota : RCBC ... sobre as pessoas que desejam que o Porto perca para o VP ir embora, penso que isso não está em discussão, nem trás pontos a favor nem em contra do VP. Simplesmente não interessa nem nunca foi posta em questão, quando a questão é séria.

    Eu pessoalmente encontro-me entre as posições de Duarte e Bruno5.

    Só queria fazer um aparte :

    Vitor Pereira não pode ser comparado a outros treinadores passados. Cada época é uma época e cada caso é um caso. Cada época trás os seus problemas e as suas vantagens.

    Verdade que os problemas que o Porto teve esta época, penso que nenhum foi criado pelo Vitor Pereira. MAS , e um grande MAS, este é o responsável para os resolver. Não há volta a dar a isto. Ele é a pessoa com o papel de resolver os problemas e tem que os resolver.

    Agora para mim, quando um problema é resolvido em :
    * Emprestar o jogador,
    * Vender o jogador,
    * Meter jogador no banco ou
    * Não convocar jogador

    não é um problema resolvido, mas sim um problema desistido.

    O treinador, para bem ou para mal, tem que colocar os melhores jogadores a jogar o seu melhor futebol. Não apenas meter os que lhes apetece jogar.

    E é ai que para mim, mais peca Vitor Pereita : Falta de liderança, de figura de autoridade, ser o "chefe". E por isso digo, para o bem ou para o mal. Quando ser amiguinho dos jogadores não funciona... tem que se tomar outras medidas.

    Sobre o próximo ano, apenas quem vive o balneário do FC Porto poderá dizer se se deve manter ou não o VP. Será importantíssimo, alguém saber analisar o crescimento de Vitor Pereira em termos de se tornar a figura autoritária que é necessário.

    Penso que o facto de o Porto ainda estar a lutar pelo campeonato e de não o já ter ganho, não se advém a ter ou não "x" jogador ou de ordem táctica. Tem a ver em que em certos jogos... simplesmente não se jogou. É neste caso que, se Vitor Pereira ficar, terá que nunca mais deixar acontecer novamente.

    Eu gosto bastante do Vitor Pereira, pelo que transparece, como pessoa. Parece ser um portista, um Verdadeiro Portista. Mas como treinador, já não tanto. Mas tenho esperança que a experiência lhe dê as características que necessita.

    Sobre a época, esta época não é nem nunca será uma boa época. Seria uma boa época para outros clubes, mas não para o FC Porto. Considero que não houve crescimento, muito perdido a nível financeiro, estatuto e de activos. Mas principalmente, por que é uma época que penso ser completamente contra a filosofia do meu clube e da filosofia que acredito ser a do grande mestre : J. M. Pedroto.

    ResponderEliminar