12 abril, 2012

CEBOLADAS, PALITADAS E O SPRINT FINAL

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


1 Ás vezes, há coisas sobre as quais emitimos opinião, mas que no fundo “pagávamos” para que as mesmas não correspondessem à realidade. Tal sucede não por incoerência ou puro masoquismo, mas sim porque essa realidade pode significar algo que simplesmente nos desagrada e em nada nos deixa feliz... bem pelo contrário.
Excelente exemplo do que acabo de descrever é a questão disciplinar do nosso plantel na época em curso.
Já por diversas vezes falei nela neste espaço, com maior incidência neste post.
Não sou, não fui nem pretendo ser um visiunarium, até porque há coisas que são tão flagrantes que basta querermos vê-las. Ao mesmo tempo, nunca desejei que ocorressem quaisquer casos disciplinares no nosso plantel, apenas com o intuito de dizer “eu bem tinha razão”.
Lamentavelmente, o que é facto é que este este ano têm-se sucedido diversos casos disciplinares que nada dignificam o grupo de trabalho, o passado recente dos nossos valores, bem como a estrutura que deveria zelar para que esses mesmos valores não pudessem ser esquecidos.

Ao cabo de tantas “ceboladas”, finalmente afastamos do grupo não uma “maça podre”, mas sim uma “perâ bebada”, capaz de atingir um sem número de “peras saudáveis”. Demorou, é verdade! Demorou tempo demais até, não haja dúvida! Mas finalmente afastamos o “Rambo de Barcelos”, o “Bailarino de Vizela”, ou simplesmente o Cebola Rodriguez, que até Djalma fez chorar.
Alguém soube o porquê de Djalma ter estado lesionado tanto tempo, sem que tal tenha sucedido à vista de todos? Perguntem ao Cebola...
Alguém sabe os contornos da agressão do mesmo artista a João Moutinho? Talvez porque o João “Sem Medo”não se amedrontou com a agressividade do Rambo...
Felizmente, deste já nos safámos, mas com custos para o plantel algo complicados, pois não raras vezes vimos o indivíduo a colocar em causa as opções do treinador à frente de todo o grupo, discutindo e barafustando com todos os que he apareciam à frente, o que naturalmente não é boa influência para os restantes elementos do grupo, especialmente os mais novos.

No passado sábado, voltamos a assistir a algo parecido, mas desta vez com outro protagonista. Mas pronto... tinha que ser mais um do gang de Barcelos!
Antes de mais, dizer que finalmente chegou a verdadeira explicação para o apelido Palito: é o que ele tem na cabeça no lugar do cérebro.
Só assim se explica o que se passou em Braga na sequência da sua ridícula exibição na pedreira.
Desde o primeiro minuto, foi um verdadeiro buraco, defendendo mal, dando demasiado espaço a Alan para os cruzamentos, falhando recorrentemente as abordagens à bola (a culpa era das chuteiras!!!), e tirando cruzamentos ao pior nível do Secretário. Perante isto, BEM, o nosso treinador substituiu-o, ganhando com isso maior consistência.
Não acho que o artista tenha tido uma má exibição propositadamente, mas quem está pouco concentrado, com pouca vontade de rumar no mesmo sentido dos colegas, corre maior risco de fazer exibições deste género.
O que se seguiu é do domínio público e não vou fazer muitos comentários pois poderia-me exceder nos adjectivos em relação a quem há muito não deveria envergar as nossas cores, tamanha é a falta de profissionalismo e respeito por quem o substituiu, ainda por cima, por quem apenas “jogou” à bola durante Dezembro e Janeiro, precisamente o período que podia ter gerado a sua transferência.
Relativamente a este episódio, apenas sublinho o seguinte: se o relato que no domingo o jornal “O Jogo” ez sobre o acontecimento é totalmente verdadeiro, é grave. Como estive no estádio não pude confirmar, mas segundo o diário desportivo, depois das reacções mal criadas perante treinador e adjunto, o palito prosseguiu com os disparates, tendo sido abordado por Antero Henrique, Nelson Puga e Paulinho Santos, não tendo nenhum deles sido capaz de o acalmar. Ora, se tal aconteceu, é grave! É grave porque faz crescer a dimensão da falha disciplinar, mas também é grave porque tem que haver quem mande e se faça ouvir. No mínimo, a mais alta patente sentada no banco (Antero Henrique), deveria ter ORDENADO que o indivíduo se retirasse e prosseguisse as suas demonstrações de mau profissionalismo no silêncio do balneário, longe de tudo e de todos, não prosseguindo com o show televisivo ao vivo e a cores.

Parabéns ao treinador que teve a coragem de o retirar quando tal se justificava, não olhando a nomes ou estatuto, e só espero que contra o Beira-Mar o brasileiro Alex Sandro se apresente a bom nível, por forma a que o uruguaio seja definitivamente encostado, além da pesada multa pecuniária que espero que o mesmo tenha.

2 Faltam 4 jogos para o final do campeonato, 4 finais, 4 vitórias que têm que ser conquistadas. Se nessas 4 partidas apresentarmos a garra e atitude que a equipa demonstrou em Braga (excepção feita ao referido palito), certamente seremos campeões.
Mas nesta fase da época podemos ter 2 discursos: o politicamente correcto ou o real.
Se formos para o politicamente correcto, teremos que dizer que ainda estão 12 pontos em disputa, que o nosso campeonato é teoricamente mais complicado do que o dos nossos adversários, que nada está ganho até porque esta prova já nos mostrou que as alternâncias são uma constante e que muito pode ainda acontecer.
No entanto, se adoptarmos um discurso real e “à Porto”, diremos que temos o título a uma curta distância, que temos o pássaro na mão e que só temos que o agarrar com toda a força do Mundo, e que isso significa sermos agressivos dentro de campo, ambiciosos e determinados em cada um dos 360 minutos que faltam jogar.
Qualquer um dos 4 jogos será certamente difícil, mas com franqueza, depois de tudo o que esta época já teve, temos que ter receio seja de quem for? Temos que ter receio de jogar na Madeira ou em casa com os lagartos? Quem quer ser campeão como nós, quem quer ter espírito vencedor como nós, quem quer demonstrar ser Porto como esta equipa, tem que ter medo de quê? DE NADA... só tem que entrar em campo e ganhar os 4 jogos, festejando o título no Dragão com o Sporting.

Um grande abraço!!!

Óh meu Porto eu só existo pra te amar,
É contigo que eu quero estar sempre a cantar.
Só tu me consegues encher o coração,
MEU PORTO QUERO-TE VER SER CAMPEÃO!

PS – O que dirá o presidente do Marítimo sobre os €2.000,00 depositados na conta do assistente José Cardinal?? Será que tal como no caso Kléber, vai dar entrevistas em todas as televisões e jornais, recorrendo à FIFA, UEFA, ONU e Tribunal dos Direitos do Homem?? Largos dias têm 100anos...

14 comentários:

  1. grande poste !

    quem nao quiser ficar no FCPorto que saia para bem longe!

    FOGO DE DRAGAO NA GRUTA

    ResponderEliminar
  2. Uruguachos , são fracas biscas !
    (salvo honrosissimas exceçôes,q particularmente nunca conheci 1 d perto)
    Podem perguntar aos (argentchinos), q digamos d pasagem, tb n/ são nenhumas peras doces...

    ResponderEliminar
  3. Silva Pereira12 abril, 2012

    Bom dia,
    Não sei em concreto o que se passou em Barcelos mas acredito nas razões que aduziu e principalmente com os “artistas” envolvidos. O que me apraz dizer (registado neste fórum desde á meses), ao contrário de muitos opinadores, não reconheço qualidades técnicas a AP, não tem qualidade de receção, no passe erra quase sempre e, se essa falta de atributos no ano passado eram compensados com a entrega ao jogo e disciplina técnica este ano o seu ego foi elevado ao infinito, então à que "trabalhar" para a estatística, só atacar e rematar esquecendo-se das suas limitações e a frustração levou que os seus 2 neurónios entraram em conflito e aí veio a burrice ao de cima. Eu compreendo as razões da SAD (embora com exemplos desses no passado) para a sua não transferência, não tínhamos alternativas e jogaram numa carreira boa na LC, iam preparando o Alex e em Janeiro seria transferido. Mas acontece que no futebol o que é verdade hoje à manhã é mentira ( e vice-versa) e agora temos o dilema para o transferir tem que jogar, mas se jogar só cria instabilidade e não há uma copa américa. Espero que mais uma vez a SAD do FCP tire um coelho da cartola .

    Saudações

    ResponderEliminar
  4. As acusações feitas neste post ao futuro ex-jogador Cristian Rodriguez são gravíssimas, então foi ele que lesionou Djalma propositadamente?

    Álvaro Pereira errou, como Hulk e Rolando fizeram, e certamente terá a sua reprimenda por parte dos seus superiores. E acredito que voltará a exibir-se a um bom nível, ainda esta época. Acredito na sua "reabilitação".

    Em relação a Barcelos, se os adeptos tivessem seguido para casa sossegadinhos, nada teria acontecido.

    PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  5. "Em relação a Barcelos, se os adeptos tivessem seguido para casa sossegadinhos, nada teria acontecido."

    Filipa Moreira, com todo o repeito, mas onde andava no dia 29 de Janeiro à noite??

    Cumprimentos

    "Contigo até ao fim, tu és o nosso amor!"

    ResponderEliminar
  6. Nem mais, Tripeiro.

    Limpeza geral precisa-se.

    1893

    ResponderEliminar
  7. Alvaro Pereira, para mim o unico contrariado plenamente assumido, teve esta epoca 2 atitudes lamentaveis, mas nada que outros já não tenham feito. Mas para os moralistas do costume, lembro que conforme condenam os jogadores por estas reacções,há que condenar tambem os excessos dos adeptos. Se Palito, Rodriguez e mais alguns fizeram o que fizeram em Barcelos, é porque tambem houve algo que os provocou! Vamos lá ser sensatos e humanos, carago.
    Outra coisa, dá vontade de rir reparar que agora o Palito não vale nada!!!!
    Realmente passa-se de bestial a besta mais depressa do que custa dizê-lo...

    Ozzy Bluesky

    ResponderEliminar
  8. E verdade esses senhores são muito bem pagos para nao fazerem figuras tristres ue só envergonham o nosso clube.
    Eles só querem os euros ao fim do mês,eles salvo raras excepções,nao sentem o que nos verdadeiros porristas sentimos, nos sim somos PORTO.

    ResponderEliminar
  9. Por acaso assisti esse jogo em casa, mas mesmo que estivesse em Barcelos, no final do jogo seguia para casa. Não tenho por hábito esperar pelos jogadores para os vaiar, ou insulta-los a eles e à suas famílias.

    Se reagiram às provocações e insultos, estiveram mal, não o deviam ter feito...mas não concordo com o rebaixamento e acusações que têm feito aos jogadores envolvidos nesses incidentes. O Álvaro agora é mau? gostava de ver se a nossa época teria corrido melhor sem ele...

    Os jogadores são profissionais, o dinheiro não é o mais importante nas nossas profissões? Como podemos recriminar jogadores que o façam?
    Portistas somos nós, ponto!

    É a minha opinião;)

    ResponderEliminar
  10. Gostava de esclarecer alguns pontos relativamente ao meu post:

    1) Não pus em causa a qualidade de Palito enquanto jogador. Pus e ponho em causa o seu profissionalismo, tal como ponho em causa o profissionalismo de Cebola. Como para mim a história do FCP não reza sobre grandes vedetas de qualidade individual acima da média, mas sim de homens com garra e determinação, capazes de ultrapassarem quaisquer dificuldades em nome das nossas cores e do nosso brasão, desprezo os que por muito bons que sejam não sabem honrar os nossos valores.

    2)Sobre Barcelos, dizer que o que se passou foi simples: após uma exibição ridícula que podia ter posto em causa toda uma época, vários adeptos anónimos do clube, gente que pagou bilhete, combustível e portagens para lá estar, exerceu o seu direito de se manifestar desagradado por aquela exibição. O gang (palito, cebola e otamendi), passou junto destes adeptos, entrou na camioneta, correu as cortinas da mesma, e de lá de dentro começaram a ver quem eram os adeptos que estavam a contestar. Ora, como não se tratavam de elementos radicais das claques, mas sim de comuns sócios que empunhavam o cartão de sócio, eles sentiram que estavam em superioridade física, e vai daí desatam a sair do autocarro tentando agredir esses mesmos adeptos.

    3)Ainda sobre Barcelos, dizer que tudo isto só piora ainda mais a atitude do gang, pois manifestamente foi um acto de cobardia, pois se quem estava a contestar fossem os adeptos mais radicais do clube, acham que eles saiam de dentro do autocarro? Não, fariam como a chegar de Coimbra em que estiveram uma hora dentro do estádio para de lá saírem. Mas desta vez, como eram outro tipo de adeptos, aí os artistas já se armaram em Rambos!

    4) Para finalizar o tema Barcelos, dizer-se que as pessoas deveriam ter ido embora, é uma opinião totalmente respeitável como qualquer outra, mas por isso mesmo fica também a minha: se todos pensassem dessa forma, se não tivessem uma postura activa e interventiva no clube, estaríamos agora a discutir o terceiro lugar com o Sporting e com o Marítimo. Emitirmos opiniões desde o conforto do nosso sofá, do calor da nossa casa, é bastante simpático. Mas os clubes fazem-se da mole humana que os acompanha, que os incentiva e que lhes cobra o que está mal. E se havia dia em que deveria haver cobrança, sem dúvida esse era um desses dias.

    5) Sobre a lesão de Djalma, limitei-me a dizer que foi Cebola que o lesionou. Não sei onde alguém leu que eu disse que tinha sido uma atitude premeditada. Agora, mais grave do que lesionar um colega num treino, é quando abordado por um outro colega, ainda o agredir ao invés de reconhecer o excesso e pedir desculpa ao colega lesionado.

    6) Comparar o que ocorreu com Hulk e com Palito, só dá vontade de rir. Hulk não fez metade das cenas ridículas que Palito fez. Não desrespeitou a autoridade de Antero e Nelson Puga, entre outros. Não era reincidente como Palito. E mais: percebendo que tinha agido mal, o que fez? Na zona mista, perante todos os jornalistas, reconheceu o seu erro e atitude incorrecta, terminando logo ali com qualquer especulação. Ora, porque não fez também isto Palito á saída de Braga? O ego é do tamanho do Mundo...
    Quanto a Rolando, esteve muito mal, e eu tive aqui oportunidade de o dizer (para quem se quiser lembrar), mas lá está, não é reincidente, o que significa que também não queremos colocar a cabeça no pelourinho a qualquer pessoa por um erro, colocando-o ao mesmo nível daqueles que repetem falhas disciplinares.

    7) Finalizar dizendo que na minha profissão o mais importante é obviamente o dinheiro, certamente como nos jogadores de futebol. Bem, mas se eu entrasse no meu local de trabalho a dizer que o meu director é maluco e a dar socos na minha mesa, bem que podia começar a arrumar o meu computador, pois o meu destino estava traçado...

    ResponderEliminar
  11. Silva Pereira13 abril, 2012

    Norte disse…

    Acredito perfeitamente em tudo que disse.
    Convivi na minha juventude (à décadas) com muitos jogadores do FCP e sei perfeitamente (e na altura praticamente só eram portugueses) que os jogadores acima de tudo pensam neles (daí falarem de si na terceira pessoa) e como no resto da sociedade existem alguns em que o seu caráter deixa no mínimo muito a desejar.
    Como no passado num grupo existem parcerias e por vezes atuam de forma grupal para obter os seus objetivos, daí que por vezes apareçam as lesões (feitas de propósito).
    Ora o que me habituei neste FCP é acima de tudo saber escolher e erradicar esses mesmos jogadores. É certo que cada vez mais os jogadores estão mais desprovidos das boas características que todos nós devemos ter: palavra, respeito pelos compromissos assumidos e os colegas e responsáveis e acima de tudo profissionalismo e ja´agora alguma humildade.
    Ora o que me espanta é que a SAD do FCP pareça estar a falhar nesta componente (a escolha de carater).
    Para mim é mais importante um todo do que as partes. O somatório deve ser maior do que a soma das partes como prova o Barcelona. Quando os dirigentes conseguem meter na cabeça desses jogadores que o seu sucesso passa pelo sucesso da equipa isso está conseguido.
    Como dizia o outro há que saber expurgar as maças podres do pomar.

    ResponderEliminar
  12. « os clubes fazem-se da mole humana que os acompanha, que os incentiva e que lhes cobra o que está mal »

    muito bem escrito!
    é que é essa mesma molde humana que também dá apoio incondicional ao clube nos bons momentos.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  13. Silva Pereira13 abril, 2012

    Caro Norte
    Comungo das ideias plasmadas no teu comentário.
    Embora não conhecendo pessoalmente nenhum dos jogadores referenciados, pareci-me que o Otamendi não fosse capaz duma atitude como a relatada na altura pensei que talvez fosse solariedade sul americana, mas mesmo que fosse foi errada e merece criticas.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Será que era desta maneira que Paulo Pereira Cristóvão arranjava o dinheiro para depositar na conta dos árbitros?

    link: http://www.2shared.com/document/3AX2xYIL/PPC.html

    ResponderEliminar