29 abril, 2012

Está quase

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

SC Marítimo 0-2 FC Porto

Liga 2011/12, 28.ª jornada
28 de Abril de 2012
Estádio dos Barreiros, no Funchal
Assistência: Cerca de 4000 espectadores


Árbitro Principal: Paulo Baptista
Árbitros auxiliares: José Braga e Paulo Ramos
4º árbitro: André Gralha

MARÍTIMO: Salin; Briguel, Roberge, Robson e Ruben Ferreira; Rafael Miranda, Olberdam e João Luíz; Danilo Dias, Sami e Fidelis.
Substituições: João Luís por Heldon (46m), Danilo Dias por Benachour (62m) e Roberge por Pouga (81m).
Não utilizados: Peçanha, João Diogo, João Guilherme e Luís Olim.
Treinador: Pedro Martins

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Lucho e João Moutinho; James, Hulk (cap.) e Varela
Substituições: Varela por Djalma (63m), James por Defour (75m), Lucho por Rolando (88m)
Não utilizados: Bracali, Danilo, Kléber, Rolando e Janko.
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Hulk (16m, pen e 89m, pen)

Cartão amarelo: Rafael Miranda (20 e 89m), Ruben Ferreira (31m), Robson (48m), Alex Sandro (55m), Benachour (67m), Olberdam (69m), Hulk (74m); Heldon (84m)

Cartão vermelho: Rafael Miranda (89m)

Carlos Pereira prometeu que FC Porto não teria paz, outros apostaram as fichas todas num tropeção na deslocação à Madeira, mas os Dragões mostraram mais uma vez quem é o patrão do campeonato e ganharam de forma autoritária, com dois golos de Hulk, na conversão de duas penalidades sem discussão. Faltam dois pontos para o bicampeonato. Ou menos.

Boa entrada no jogo do FC Porto, à procura do golo que deixasse o título mais perto. Com Varela no “onze” e Janko no banco, coube a Hulk ocupar a posição central no ataque dos Dragões, que desde o primeiro minuto ameaçaram a baliza de Salin.

Utilizando preferencialmente o flanco esquerdo, aproveitando sucessivas combinações entre Alex Sandro, Varela e Moutinho, o FC Porto encurralou o Marítimo na área e foi procurando criar situações de remate. Hulk e Lucho ameaçaram e aos 13 minutos o golo esteve mesmo iminente, com Hulk a concluir uma excelente jogada pela esquerda, mas que Ruben Ferreira salvou em cima da linha.

O FC Porto pressionava e aos 16 minutos chegou à vantagem, através de um penalti convertido por Hulk, depois de Fidelis cortar um pontapé de canto com a mão – falta clara e sem discussão. Hulk marcou com competência, fazendo a bola entrar junto ao poste esquerdo da baliza de Salin.

Sempre com mais posse de bola, o FC Porto controlou a partida, esteve perto do segundo golo aos 38 minutos, quando uma bela iniciativa de Sapunaru terminou com um cruzamento atrasado para o remate de James, que Salin defendeu em desespero com as pernas.

A perder por um golo, o Marítimo foi acreditando que podia inverter o resultado e a verdade é que na segunda parte criou muitos mais problemas à defesa dos Dragões. Aos 68 minutos Helton impediu a igualdade, com uma grande defesa a remate de Fidelis. No minuto anterior foi Hulk quem esteve perto do segundo golo, mas o remate saiu ligeiramente ao lado.

Mesmo em cima do final do jogo Hulk ofereceu o segundo golo a Lucho, mas o remate do argentino saiu por cima, mas logo a seguir Djalma foi derrubado na área, penalti claro que Hulk converteu no 2-0 final. Está quase.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira

“Foi um passo importante para o título. Ainda não o revalidamos mas estamos perto. Hoje, num campo difícil, provámos a nossa qualidade e carácter como equipa. Os jogadores estão de parabéns.”

“Ao longo da prova tivemos algumas vitorias mais sofridas, outras menos. Este é um campeonato muito competitivo e vir ganhar aqui por dois golos não é para qualquer equipa.”

“O título ainda não está conquistado. Temos agora um jogo em casa, que queremos ganhar. Abordamos sempre os jogos com o sentido na vitória e não vamos tirar o pé do acelerador nem nos vamos desconcentrar. Estamos focados no nosso objectivo e queremos ganhar os encontros que faltam”

João Moutinho

“Sabíamos que este era um campo difícil e que vínhamos defrontar uma equipa que está a fazer um excelente campeonato. Fizemos um bom jogo e saímos daqui com três pontos importantes na luta pelo título.”

“O FC Porto encara todos os jogos da mesma forma, com seriedade e humildade. Hoje estivemos bem e no próximo encontro, com o Sporting, queremos tentar de novo a vitória, para, aí sim, conquistar o título.”

“Este foi um campeonato em que tivemos dificuldades, até porque houve equipas que melhoraram muito face à época passada. Mantivemos o mesmo nível na maior parte dos jogos, apesar de também termos tido altos e baixos. Fomos capazes de dar a volta por cima e agora podemos conquistar o título no próximo jogo.”



RESUMO DO JOGO

14 comentários:

  1. O Bicampeonato a 2 pontos ou a 1 empate dos mouros!
    Marítimo 0 – FC Porto 2
    O Porto entrou forte, pressionante, com vontade de resolver o jogo atempadamente. Num encontro disputado a ritmo não muito elevado, após o golo a equipa portista controlou os acontecimentos de uma forma inteligente sem descurar um princípio básico e, muitas vezes, decisivo no futebol: a melhor defesa é o ataque. No segundo tempo o princípio não foi tão bem enunciado… Demasiada contenção por parte do FC Porto, defendendo muito recuado e deixando o Marítimo crescer perigosamente. Que sofrimento para os adeptos no estádio e a assistir pela televisão! Havia necessidade?! Claro que me dirão: o Porto não arriscou, defendeu reforçando o meio campo e dando a iniciativa ao adversário. Mas também haverá quem concorde que matar o jogo é a melhor atitude. Quando se pode… E, subitamente, alguém o matou! Quem haveria de ser? Hulk! Já não há adjectivos para este portento de jogador! Teve lances geniais e, mesmo desgastado fisicamente, construiu a jogada do segundo penalti que ele próprio converteu. Hulk é cada vez mais Incrível!!! E hoje só o vimos perder uma bola!
    Outros destaques – Sapunaru: muito certinho, não comprometeu a defender e ajudou no ataque. Maicon: que contente fico ao lembrar-me que sempre o defendi de ataques cerrados às suas prestações em jogos da época passada! Apostei nele como um defesa-central de grande nível. O que tem feito prova que a expectativa não saiu defraudada. Lucho: não é (alguma vez foi?) jogador para meter o pé ou se lançar em correrias; mas, com pezinhos de lã, mexe com aquilo tudo. João Moutinho: o “não sabe jogar mal” aplica-se-lhe mais uma vez: podia ter marcado, não marcou mas pautou o jogo de meio-campo. Alex Sandro: vai-se afirmando como um grande jogador, mas tem que se acautelar com a insistência num tipo de jogada que lhe pode ser fatal: quando julga ter o adversário controlado, deixa antecipar-se e vê-o escapar-se-lhe a caminho da baliza.
    Nota para o mau perder de alguns elementos da equipa do Marítimo; será que aprenderam com “o guardanapo” (Carlos Pereira)? Por que razão não se penitenciam de erros infantis em vez de descarregarem sobre terceiros? Filosofia de… “guardanapo”…
    BIbÓ POOOORTO!

    ResponderEliminar
  2. Silva Pereira29 abril, 2012

    Dono da bola = J Moutinho

    Concordo em pleno com Odragão Azul Forte, só não percebo a sistemático recursso de JM bater as bolas paradas, parrece que é o dono da bola, a sua eficácia é igual a zero.
    marcou 2 casntos que normalmente temo o contragolpe, marcou 2 livres inoperantes e fez 3 remates disparatados, ainda bem que na 2ª parte deixou-se disso (se calhar já tinha trabalhado para a estatistica).
    Aliás parece que o VP não treina esses lances. Foi um jogo sofrido com uns comentários lamentáveis. Será que esse srº "Carneiro" não reve os seus comentários, no jogo do Barcelona-Chelsea de 2 autocarros de 2 andares por parte do Chelsea comentava grande jogo tático, grande personalide, blá...e passado 5 dias faz aqueles comentários. Enfim estamos habituados conforme as camisolas conforme os comentários. Já agora pq será que os treinadores dos nossos adversários fazem queixinhas sobre a arbitagem será que vale tudo contra o FCP?

    ResponderEliminar
  3. Silva Pereira29 abril, 2012

    Já me esquecia aqueles experts da SIC, a comentar o caso do UL, até dá pena a criticarem os colegas de não fazerem o trabalho jornalistico e a dizerem só disparates. Felizmente que para o FCP qualquer senário possível. o único prejuízo poderá advir da equipa com melhor ataque (Som FCP 9 - UL 2) 5LB 4 - UL 0.
    Ao FCP serão retirados 6 pontos e ao LB 3 mas terá menos 1 jogo.

    ResponderEliminar
  4. Vitória justa e merecida da melhor equipa em campo. Dois penalties tão claros, que nem o mais faccioso dos comentadores pode negar…

    Faltam 2 pontos para o bi-campeonato… Por mim podia ser já amanhã… Não suporto vê-los ganhar nenhum jogo que seja, por isso quero mesmo é ganhar o campeonato o mais rápido possível…

    Nota também para as declarações de pedro martins e de um jogador qualquer do marítimo na flash-interview… Diz o sr. martins que a sua inteligência não lhe permite entender a atuação do arbitro… Pois bem, a minha inteligência não me permite entender como é possível alguma criatura não ver os 2 claros penalties assinalados contra o marítimo… É que já não há pachorra para este discurso das arbitragens como desculpa para tudo… Reconheçam a superioridade do FC Porto… Mesmo com uma série de problemas, como uma serie de equívocos e com tantos episódios atribulados, o FC Porto é a melhor equipa do campeonato, com mais pontos, mais golos marcados, mais vitórias, menos golos sofridos, menos derrotas… Enfim, é o melhor dos piores, é o melhor dos coitadinhos, mas é mesmo o melhor, seja de que prisma for… Não há meio desta cambada de anormais, em que hoje percebi que o sr. martins se insere, perceber isso… Somos mesmo MELHORES…. Doa a quem doer… E sabe-me tão bem ganhar um campeonato contra o anti-portismo cada vez mais reinante neste nosso futebolzinho...

    ResponderEliminar
  5. Abandono do União de Leiria
    Tenho notado na blogosfera portista algum alarmismo pelo provável abandono do União de Leiria. Permitam-me que desvaneça esse alarmismo, por ser injustificado. Assim:
    O abandono não vai pôr em causa a classificação de FC Porto e 5LB (únicos candidatos ao 1.º lugar). Isto porque:
    - FC Porto “perde” 6 pontos (correspondentes às 2 vitórias sobre o UL);
    - Benfica perde 3 pontos (correspondentes à vitória na primeira volta) e não poderá amealhar os três pontos no jogo que deveria fazer com o União na próxima semana. Frise-se bem: NÃO PONTUARÁ. O que equivale a dizer que a vantagem do FC Porto não será prejudicada por esta situação.
    Resumindo: quer FC Porto quer Benfica não poderão contar com 6 pontos dos jogos com a União de Leiria. Assim mantêm-se a diferença de pontos entre eles.
    Já agora: no fundo da tabela a Académica perderá 4 pontos e o Feirense 3 (vitória no jogo da 1.ª volta) e não pontuará no jogo que está agendado para hoje, 29 de Abril. Pelo que a Académica poderá sair beneficiada.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Abandono do União de Leiria
    Vê-se, portanto, que a aplicação dos regulamentos não altera, em nada, a classificação de FC Porto e 5LB a três jornadas do fim. Mas as consequências seriam bem diferentes se se verificasse um cenário distinto do actual:
    Hipoteticamente, ao fim da 29.ª e penúltima jornada o FC Porto detinha 72 pontos, com 2 pontos de avanço sobre o Benfica (70 pontos) que ia jogar com o União de Leiria na 30.ª e última jornada. O FC Porto havia ganho os dois jogos com o clube de Leiria. O Benfica havia perdido o jogo da 1.ª volta com o mesmo adversário. Quatro ou cinco dias antes da derradeira jornada o União comunica o abandono pelo que não irá jogar com o Benfica. Entretanto o Porto ganha o seu último jogo e amealha mais 3 pontos ficando com 75 pontos na classificação geral. O Benfica não joga. Resultado de toda a embrulhada:
    - FC Porto perde 6 pontos e fica com 69 PONTOS (75 – 6 = 69 PONTOS);
    - Benfica não pontua no jogo banido do calendário e não perde nenhum ponto do jogo da 1.ª volta (por ter sido derrotado). Fica com 70 PONTOS (70 + 0 - 0 = 70 PONTOS)!!!
    Assim, o Benfica classificava-se, no final do Campeonato, com mais 1 ponto do que o FC Porto!!! O contrário também seria prova de que este regulamento é muito PERIGOSO, NÃO SERVE A VERDADE DESPORTIVA (a verdadeira…) e PODE DAR AZO A MANIGÂNCIAS que, só de imaginadas, põem os cabelos em pé. Não será altura de, perante as circunstâncias, os regulamentos serem alterados para evitar nefastas e perigosas trapalhadas?

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,

    Ontem o FC Porto fez um jogo à campeão.

    Concentrado, com absoluto domínio da partida e o resultado só peca por escasso.

    O Marítimo limitou-se a recolher as linhas e esperar pela nossa possível ansiedade.

    Só permitimos ao Marítimo um remate perigoso, bem defendido por Helton.
    Por tudo isto, as declarações no final do jogo de Pedro Martins e Briguel, são absolutamente ridículas.
    Os penaltis assinalados são claros, e os dois que os insulares reclamam não são também claramente penalti.

    Das duas uma, ou foi um discurso encomendado pelo lambe-botas, ou os dois elementos que compareceram na flash interview têm menos inteligência que uma simples "pica no chão".
    Na primeira parte o central maritimista deveria ter sido expulso, quando efectuou uma tesoura por trás em Hulk, um tipo de falta que ao prender a perna pode causar graves lesões.

    Os jogadores do marítimo jogaram sempre às pernas, e só a permissividade do árbitro permitiu que terminassem com 11.

    Fantástico jogo de toda a equipa. Defesa seguríssima, meio campo batalhador e ataque criativo, foram os condimentos para uma vitória justíssima que nos coloca a um passo do bi campeonato.

    Fantástica a presença da família portista no Funchal que apoiou a equipa para mais uma vitória.

    Bom domingo,

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Num dia de paradoxos para para a família portista - morte de Francisco Nóbrega, antigo internacional do futebol azul e branco e a conquista do titulo em Andebol, o Tetracampeonato -, o Campeão tinha na Madeira e frente ao Marítimo, um difícil obstáculo que ultrapassado lhe abriria as portas do Bicampeonato. Ganhou justamente e deu um passo de gigante rumo ao título. Falta menos que um bocadinhos assim...

    Mantendo de início a equipa que tinha derrotado o Beira-Mar, apenas com duas excepções, Varela no lugar de Janko e a passagem de Hulk para o meio e Fernando no lugar de Defour, o conjunto de Vítor Pereira entrou forte, dominador, a jogar bem, rápido a atacar, mais pela esquerda e começou cedo a criar perigo e a querer resolver. Hulk, sempre ele, por três vezes esteve perto do golo - numa delas a bola só não entrou por milagre... encontrou um pé salvador... -, golo que surgiria aos 16 minutos, pelo Incrível, na transformação de um penalty claro, por mão de Fidelis. Era uma vantagem justa, o corolário da boa exibição portista. A ganhar a equipa azul e branca manteve o domínio, continuou a controlar, não foi tão perigosa como tinha sido até ao golo, mas nunca correu grandes riscos e se o resultado de um a zero se ajusta, se a vantagem fosse de dois golos, não escandalizaria.

    Na etapa complementar já não foi tanto assim. O F.C.Porto jogou pior, não dominou, não controlou, não foi tão pressionante, houve equilíbrio, o Marítimo foi mais perigoso, criou problemas e com a vantagem mínima a persistir, o Campeão correu riscos de sofrer o golo do empate. Felizmente não aconteceu e já a acabar, novamente de penalty, sobre Djalma, também bem assinalado, Hulk fechou a contagem e garantiu a vitória.

    Resumindo:
    Boa primeira-parte do F.C.Porto, pior a segunda, mas nesta altura, mais que jogar bem, era fundamental ganhar, conquistar os três pontos que nos colocam a uma vitória - pode nem ser preciso... - do Bi.
    Melhor Hulk que tem sido decisivo. Já James, tão idolatrado por alguns e que serviu muitas vezes como arma de arremesso contra Vítor Pereira, tem sido titular, mas como titular nunca conseguiu um jogo com a qualidade que evidenciou quando entrava a substituir alguém.

    Notas finais:
    Patéticas, vergonhosas e injustas as declarações de treinador e jogadores do Marítimo, parecia uma cassete. Pedro Martins, por exemplo, disse que nunca falou de arbitragens... pois, falou hoje. Porque será?
    Olhem, limpem a azia ao guardanapo, juntem-se aos aziados vermelhos e vão-se queixar ao Platini.
    Fantoches, marionetes, palhaços!
    Quanto mais longe o clube do regime fica do título, mais os freteiros, recadeiros e lambe traseiros agitam os costumados papões. Já os conhecemos, estamos habituados, não nos aquece nem arrefece.

    Neste momento somos campeões, virtuais, é certo, mas colocamos toda a pressão no clube do regime que sabe, se não ganhar amanhã, o Dragão é Campeão no sofá.

    Parabéns aos adeptos que estiveram nos Barreiros pelo apoio que nunca faltou à equipa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. preparem-se pra logo irmos fazer a festa...

    ResponderEliminar
  10. Vitória justa num jogo morno, com destaque para os quinze, vinte minutos iniciais em que o FC Porto foi forte e ambicioso, mas só fez um golo.

    Na segunda parte consentiu uma reacção do adversário, acabando por ser feliz para manter a vantagem. Sofreu por culpas próprias e só matou o jogo muito perto do final da partida.

    O título está mais próximo, convém no entanto manter a concentração e a ambição, para podermos fazer a festa que todos ambicionamos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Gostei do jogo…nem acredito…o Vítor Pereira colocou a equipa a jogar num bloco baixo para conseguir controlar o jogo com mais eficiência; ao nível do que foi realizado nos anos de enormes conquistas europeias, não quero dizer com isto de que o jogo foi brilhante mas que taticamente foi muito superior ao que temos visto este ano. Digo que nem acredito, pois já vi o Porto, durante esta época, a estar em vantagem e a ser apanhado em contra ataque consentindo muitas vezes o empate.
    Em termos de jogo achei tardia a última substituição pois era claro de que a equipa precisava de ter vantagem numérica junto à sua área para depois se poder lançar livremente no contra ataque, tal como muito bem gostamos de fazer.
    Quanto ao comentário sobre a arbitragem do treinador da equipa adversária… espero poder, durante muitos e muitos anos, continuar a assistir a momentos como aquele pois será sinal de que o nosso sucesso continua a ser real e efectivo.
    Por fim, continuo a afirmar que, a equipa técnica já deve ter traçado, por esta altura, o plano de abordagem à próxima época… e se não o estiver a fazer… é porque não ficará para o ano.
    E é assim que passa mais uma semana no Reino do Dragão… com disciplina a vencer e a convencer.

    ResponderEliminar
  12. Uma dúvida: o Hulk ficou suspenso para o jogo com o Sporting? Tinha ideia de que ele estava com 4 amarelos antes do jogo como Marítimo, mas não vi nada sobre o assunto nos jornais de hoje.

    Ricardo

    ResponderEliminar
  13. CAMPEÕESSSSSS!!!!!!!!!!CARALHO!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. A GENTE FEZ ONTEM O NOSSO TRABALHO , MAS OS invejosos HOJE DERAM O BRINDE AO FAZER-SE O HARA-KIRI NO RIO AVE !
    MERITOS PARA OS VILACONDENSES , ISTO ASSIM DA MALTA A GANHAR E OS MÔRCAS A PERDER .... HÁ FESTA NOS ALIADOS !!!

    PRONTOS , MALTA PREPAREM-SE PARA VER O V.P. A PARTIR P´RA UMA LIGA DA ESTRANJA ... PORQUE OS BIFES QUEREM O PEP GUARDIOLA E O VITOR PEREIRA !!!

    QUE SE FODAM MUITISSIMO BEM FODIDOS OS MOUROS ENCORNADOS, CHUPEM OUTRA!

    ResponderEliminar